ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioRegistarEntrar

Longbow apartir de uma vara redonda

Ir para baixo 
AutorMensagem
giovatra

giovatra

Longbow apartir de uma vara redonda Empty
MensagemAssunto: Longbow apartir de uma vara redonda   Longbow apartir de uma vara redonda Icon_minitimeSex Fev 03, 2012 10:54 am

Então, eu pedi pro meu pai comprar um pedaço de ipê com 1 1/2" X 1 3/4" X 1,75m pra fazer um arco no modelo do site [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] , só que meu pai gênio resolveu comprar sozinho e comprou uma vara redonda com +- 1" de diametro e 1,75m de altura, eu queria saber se da pra fazer algum tido de arco com o que eu tenho aqui.Obrigado =D
OBS: Eu só tenho hoje pra fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR

MensagemAssunto: Re: Longbow apartir de uma vara redonda   Longbow apartir de uma vara redonda Icon_minitimeSex Fev 03, 2012 11:00 am

Cara, tecnicamente você faz um arco com qualquer vara e uma corda, o maior problema ai vai ser fazer o arco de uma forma que fique confortável pra você. o que acho que não vai ser possível ter muito conforto com menos de 1,50 de arco.

RafaelMorgan

RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Longbow apartir de uma vara redonda   Longbow apartir de uma vara redonda Icon_minitimeSex Fev 03, 2012 11:04 am

Cara, vou te falar uma coisa.

Por experiência, sei que escolhar a madeira para um arco não é nada simples.

A primeira coisa, que é essencial, é que os veios da maderia estajem retos, tanto na parte superior quanto na parte lateral. Os veios devem acompanhar o comprimento da peça. Se não for assim, vai quebrar.

Mandar uma pessoa comprar para você não é um bom caminho.

Como já lí em alguns artigos sobre o assunto, para se fazer um arco, tem que saber "ler" a madeira. Tábuas e peças prontas são ainda mais difíceis do que trabalhar com troncos brutos, pois, com os troncos, pode-se escolher com cuidado de que parte sairá o arco, já com a tábua, ou ela presta ou não presta.

Estou terminando um flat bow de Ipê Roxo, que é mais forte que Ipê Amarelo. Para você fazer ideia, passei uma hora na madeireira até conseguir achar a tábua correta, entre outras centenas de tábuas.

Portanto, analise esta peça de madeira. Se os veios estiverem razoavelmente retos, acompanhando a peça, vc pode sim fazer seu long bow. O fato de estar cilíndrica até facilita, já que a seção transversal do longbow é mesmo em formato de "D". Se a peça estiver boa, vc desbasta um lado (o da barriga do arco) e as costas já estão praticamente prontas. Dependendo, se conseguir rachar a peça no meio, pode fazer até dois arcos de uma vez.

Mas tudo dependerá da direção e retidão das fibras da peça.

Caso queira, poste fotos detalhadas da peça, mostrando bem as fibras.

Rafael.

giovatra

giovatra

MensagemAssunto: Re: Longbow apartir de uma vara redonda   Longbow apartir de uma vara redonda Icon_minitimeSex Fev 03, 2012 11:11 am

Na verdade eu não mandei ele comprar, ele falou que agente ia hoje de manhã, mas depois nem me chamou e comprou de qualquer jeito, eu vou tentar desbastar a barriga e ajeitar um pouco a empunhadura. E quanto as fibras, elas parecem estar na vertical acompanhando a madeira. Bom depois do almoço eu vou pegar as ferramentas e começar a trabalhar. Acertando ou fracassando eu posto aqui depois. Obrigado a todos!!
RafaelMorgan

RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Longbow apartir de uma vara redonda   Longbow apartir de uma vara redonda Icon_minitimeSex Fev 03, 2012 11:49 am

Na hora de desbastar, observe bem as fibras. Se estiverem formando "anéis" ao longo da barriga e lateral do arco, provavelmente a peça quebrará. Aí, nem adianta perder tempo. As fibras tem que estar contínuas.

Rafael.

giovatra

giovatra

MensagemAssunto: Re: Longbow apartir de uma vara redonda   Longbow apartir de uma vara redonda Icon_minitimeSex Fev 03, 2012 6:17 pm

Desisti de fazer mesmo ta cheio daqueles anéis que você falou, peguei as ferramentas emprestadas com meu pai pra levar pra minha casa, e essa semana vou em uma madeireira ver direitinho o que eu quero. Obrigado a todos ai
boconcelob

boconcelob

MensagemAssunto: Re: Longbow apartir de uma vara redonda   Longbow apartir de uma vara redonda Icon_minitimeSab Fev 04, 2012 12:49 am

giovatra escreveu:
Desisti de fazer mesmo ta cheio daqueles anéis que você falou, peguei as ferramentas emprestadas com meu pai pra levar pra minha casa, e essa semana vou em uma madeireira ver direitinho o que eu quero. Obrigado a todos ai

nada e boa sorte! Very Happy
jorge_wiendl

jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Longbow apartir de uma vara redonda   Longbow apartir de uma vara redonda Icon_minitimeSab Fev 04, 2012 6:12 pm

giovatra escreveu:

Não seja FRACO!

Tente pelo menos, o pior que pode acontecer é você conseguir lenha para acender a churrasqueira!

Inclusive os Longs ingleses (ELB) eram de madeira redonda/oval e já atirei com alguns, é bem interessante.

I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the goddamn valley!

Longbow apartir de uma vara redonda
Ir para o topo 
Página 1 de 1