ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioRegistarEntrar

Instruções para compra de arco iniciante

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Dener A

Instruções para compra de arco iniciante Empty
MensagemAssunto: Instruções para compra de arco iniciante   Instruções para compra de arco iniciante Icon_minitimeQua Ago 07, 2019 3:33 pm

Opa galera,
Há um bom tempo tenho interesse em começar na prática de arco e flecha e gostaria de algumas instruções básicas para compra de um bom modelo para iniciar. No momento não rola um curso ou algo, então tenho mais intenções auto-didata a qual me adapto bem.
O modelo recurvo me agrada bastante, procuro com o intuito para pratica de lazer. Queria também algumas indicações de marcas, o material do arco e modelos que recomendam, e outros equipamentos necessários para inicio da pratica.

Tenho 1,76 cm de altura, olho dominante esquerdo e sou destro.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Instruções para compra de arco iniciante   Instruções para compra de arco iniciante Icon_minitimeQua Ago 07, 2019 9:32 pm

olho dominante esquerdo e habilidade destra
isso quer dizer que vai ter que escolher um lado para atirar

eu tinha olho dominante esquerdo e uma vida de canhoto
mas preferi arco destro pela facilidade de comprar e vender
levei algum tempo, hoje sou canhoto na vida, destro no arco e olho dominante direito.

Quanto a arco, pode ir nos arcos da Old Skull para um tiro tradicional
ou compra um arco recurvo Sanlida Jandao Songzu no Aliexpress (importação) ou no Mercado Livre.

https://www.aliexpress.com/item/32959194564.html

Se for um recurvo escola, vai no tamanho 68" e peso de puxada entre 24 a 28 libras.
Para iniciante 28 é um pouco pesado, mas se pegar um de 18 a 20 lbs, em pouco tempo fica sem graça.
Aqui na arqueiria começamos sempre com 18 a 20 lbs, independente do arqueiro
mas para comprar recomendamos sempre mais pesado, o aluno treina, pega força e só depois compra o arco.
Dener A

MensagemAssunto: Re: Instruções para compra de arco iniciante   Instruções para compra de arco iniciante Icon_minitimeQua Ago 07, 2019 10:05 pm

Wow, muito bom! Obrigadão!
Só outra duvida, seria mais fácil me adaptar a ser canhoto no tiro, ou me adaptar para que o meu lado direito seja o olho dominante ? Ou tanto faz ? Essa adaptação ocorreria durante e pratica e tudo mais. Porque particularmente tenho zero habilidade com mão esquerda.
ArturFS

ArturFS

MensagemAssunto: Re: Instruções para compra de arco iniciante   Instruções para compra de arco iniciante Icon_minitimeQui Ago 08, 2019 9:48 pm

Dener A escreveu:
Só outra duvida, seria mais fácil me adaptar a ser canhoto no tiro, ou me adaptar para que o meu lado direito seja o olho dominante ? Ou tanto faz ? Essa adaptação ocorreria durante e pratica e tudo mais. Porque particularmente tenho zero habilidade com mão esquerda.

Tchê,
Acredito que seja bem melhor adaptar o olho!
Por experiência própria, não levo essa do olho dominante muito a sério a ponto de ter que adaptar por completo minha forma de atirar, posso estar errado, mas quer um exemplo?

Sabe o "teste" de descobrir qual é o olho dominante? aquele que faz um círculo pequeno com a mão, fixa dentro do círculo algum ponto notável distante e testa qual olho, sozinho, enxerga esse ponto?
Pois bem, se tu tiver só com um olho aberto, SEMPRE vai acertar... e mesmo assim, eu, pelo menos, consigo trocar qual é meu olho dominante. Com um pouco de concentração, claro, eu consigo alterar qual olho que tem a visão sobreposta ao outro

Então eu diria o seguinte... Escolhe o arco pela tua facilidade (destro ou canhoto) e adapta teu olho a ele. E como saber se ta adaptado ou não? Simples, faz a pontaria e fecha o olho que 'não quer usar' e ve se a pontaria fica alterada.

Bom, isso é o que eu faço e acredito, se alguém discorda, por favor me diga, pois posso estar errado também!

Mas não basta pra ser livre, ser forte aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Instruções para compra de arco iniciante   Instruções para compra de arco iniciante Icon_minitimeSeg Ago 12, 2019 3:47 pm

Treino é treino.
Vc treina e modifica a sua coordenação motora, habilidades e força muscular.

A única coisa que pode impedir ou limitar é um problema físico grave.
Por exemplo, uma competidora brasileira sofreu um acidente de carro e ficou toda quebrada.
Hoje ela voltou a linha de tiro, cheia de placa de metal e pino nos ossos. Fica toda retorcida na linha.
Mas é o melhor que ela pode fazer e atira bem.

Aqui é fácil porque colocamos todo tipo de arco na mão do arqueiro.
Um cara cheio de dúvidas apareceu por aqui e durante meses treinou de destro e canhoto.
Depois de algum tempo ele percebeu que errava o alvo, não por estar destro ou canhoto, problema era atrás do arco.
E um dia ele decidiu que iria seguir o olho dominante e fixou como destro.

No seu caso, sem uma pessoa para orientar e acompanhar de perto, complica.
Sem vários arcos para experimentar fica difícil. Igual alguns que nunca pegaram um arco e encomenda um de 70 libras.
Um dia apareceu um aqui e disse que a roldana estava travada.
O técnico pegou o arco, puxou normalmente, disparou uma flecha.
Quando o iniciante entendeu que o problema era falta de força que nem mexia o arco, ele percebeu o erro.

Quanto a atirar com um olho fechado, isso é exceção.
O ideal é manter os dois abertos e ganhar percepção de profundidade.
Só quem tem dificuldade extrema que se faz isso, ai na linha são os piratas.
Mantém os dois olhos abertos para garantir musculatura relaxada e usa um óculos com um tampão de um lado.

Like a Star @ heaven
Dener A

MensagemAssunto: Re: Instruções para compra de arco iniciante   Instruções para compra de arco iniciante Icon_minitimeQua Ago 14, 2019 8:04 pm

ArturFS escreveu:
Dener A escreveu:

Tchê,
Acredito que seja bem melhor adaptar o olho!
Por experiência própria, não levo essa do olho dominante muito a sério a ponto de ter que adaptar por completo minha forma de atirar, posso estar errado, mas quer um exemplo?

Sabe o "teste" de descobrir qual é o olho dominante? aquele que faz um círculo pequeno com a mão, fixa dentro do círculo algum ponto notável distante e testa qual olho, sozinho, enxerga esse ponto?
Pois bem, se tu tiver só com um olho aberto, SEMPRE vai acertar... e mesmo assim, eu, pelo menos, consigo trocar qual é meu olho dominante. Com um pouco de concentração, claro, eu consigo alterar qual olho que tem a visão sobreposta ao outro

Então eu diria o seguinte... Escolhe o arco pela tua facilidade (destro ou canhoto) e adapta teu olho a ele. E como saber se ta adaptado ou não? Simples, faz a pontaria e fecha o olho que 'não quer usar' e ve se a pontaria fica alterada.

Bom, isso é o que eu faço e acredito, se alguém discorda, por favor me diga, pois posso estar errado também!

Mas não basta pra ser livre, ser forte aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo

Sim, realmente. Mas pelo visto, de qualquer forma vou precisar me adaptar, ou o físico, ou o olho. Então complica um pouco, mas realmente prefiro continuar destro e me adaptar o olho, por ter não só maior controle mas também força no lado direito do corpo. Valeu as dicas!!
Dener A

MensagemAssunto: Re: Instruções para compra de arco iniciante   Instruções para compra de arco iniciante Icon_minitimeQua Ago 14, 2019 8:10 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Treino é treino.
Vc treina e modifica a sua coordenação motora, habilidades e força muscular.

A única coisa que pode impedir ou limitar é um problema físico grave.
Por exemplo, uma competidora brasileira sofreu um acidente de carro e ficou toda quebrada.
Hoje ela voltou a linha de tiro, cheia de placa de metal e pino nos ossos. Fica toda retorcida na linha.
Mas é o melhor que ela pode fazer e atira bem.

Aqui é fácil porque colocamos todo tipo de arco na mão do arqueiro.
Um cara cheio de dúvidas apareceu por aqui e durante meses treinou de destro e canhoto.
Depois de algum tempo ele percebeu que errava o alvo, não por estar destro ou canhoto, problema era atrás do arco.
E um dia ele decidiu que iria seguir o olho dominante e fixou como destro.

No seu caso, sem uma pessoa para orientar e acompanhar de perto, complica.
Sem vários arcos para experimentar fica difícil. Igual alguns que nunca pegaram um arco e encomenda um de 70 libras.
Um dia apareceu um aqui e disse que a roldana estava travada.
O técnico pegou o arco, puxou normalmente, disparou uma flecha.
Quando o iniciante entendeu que o problema era falta de força que nem mexia o arco, ele percebeu o erro.

Quanto a atirar com um olho fechado, isso é exceção.
O ideal é manter os dois abertos e ganhar percepção de profundidade.
Só quem tem dificuldade extrema que se faz isso, ai na linha são os piratas.
Mantém os dois olhos abertos para garantir musculatura relaxada e usa um óculos com um tampão de um lado.

Like a Star @ heaven

Sim, sozinho complica bastante. Minha preocupação é justamente essa, comprar o equipamento e não ter como utilizar por não ser o ideal para mim.
Pensando nisso eu to vendo uma escola aqui próximo e vou tentar marcar uma aula experimental, justamente pra ter essa experiencia com o arco primeiro, mesmo que só em uma aula experimental, acredito que pelo menos já consigo ter uma noção.

Instruções para compra de arco iniciante
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste fórumVocê não pode responder aos tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: