ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioRegistrar-seConectar-se

Existe fadiga com o tempo, dos limbs de arco composto?

Ir em baixo 
AutorMensagem
Batos

Batos

Existe fadiga com o tempo, dos limbs de arco composto? Empty
MensagemAssunto: Existe fadiga com o tempo, dos limbs de arco composto?   Existe fadiga com o tempo, dos limbs de arco composto? Icon_minitimeSex Jun 21, 2019 7:43 am

Olá pessoal, pesquisei no fórum e não encontrei algo específico sobre arcos compostos, somente sobre balestras recurvas, mas a minha dúvida é:
Com o passar dos anos pode ocorrer fadiga nas lâminas ou limbs dos arcos compostos? Pois a corda fica pré tensionada, todos sabem que nos recurvos a fadiga ocorre se deixa-los encordoados por muito tempo.
Na minha opinião intuitiva é de que não ocorre isso, pois as grandes marcas dão garantia vitalicia a seus arcos e se ocorresse essa fadiga precisariam repor os limbs com o passar do tempo.
Agora gostaria de ouvir a opinião dos mais entendidos, pois as vezes a intuição falha.

Att. Bruno Fianco.

Mission By Mathews Hype DTX, #70 @30''
eddiebrait

eddiebrait

MensagemAssunto: Existe fadiga com o tempo, dos limbs de arco composto?    Existe fadiga com o tempo, dos limbs de arco composto? Icon_minitimeSex Jun 21, 2019 9:30 am

Se for arco de procedência americana duvido muito que isso acontecera,temos aqui no fórum o Amigo e Bowhunter @Mariojr possui um Mathews Halon 7 ele atira praticamente todo Sto dia e nunca deu problemas nas laminas..
Batos

Batos

MensagemAssunto: Re: Existe fadiga com o tempo, dos limbs de arco composto?   Existe fadiga com o tempo, dos limbs de arco composto? Icon_minitimeSex Jun 21, 2019 12:40 pm

Pois é, esse é o meu pensamento. Fiz a pergunta porque tenho um composto da Diamond de 9 anos, e estou vendendo, e uma pessoa que está querendo comprar afirmou que acontece fadiga com o tempo, e como não tenho balança apropriada para aferir a libragem na potencia máxima, fiquei com essa dúvida.
Obrigado pela resposta eddiebrait.

Mission By Mathews Hype DTX, #70 @30''
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Existe fadiga com o tempo, dos limbs de arco composto?   Existe fadiga com o tempo, dos limbs de arco composto? Icon_minitimeSeg Jun 24, 2019 7:07 pm

Fadiga de qualquer material que é submetido a flexão e vibração é uma fato.
O problema é saber o quanto o material vai aguentar.

Um arco recurvo de competição sempre é trocado ao final da temporada.
Flechas sempre são trocadas ao final de temporada.

Quem compra um arco usado tem que aceitar que ele foi usado por alguém.
Isso quer dizer que ele não é novo. Até parece a Dilma falando, mas é isso ai.
Tem fadiga, tem alteração química, tem riscos. Pode aparecer micro trincas na tinta de revestimento.

Mas o que vemos por aqui na aqueiria é nossos arcos escolas tem longa duração.
As vezes quebra uma lâmina de um arco de 8 a 10 anos de uso.
Temos um arco recurvo escola, de madeira, que tem uma marcação a caneta 1986. Está em uso.
Ele veio já usado, doação quando a nossa aqueiria iniciou. Até hoje está em uso.

Mas é fato que de vez em quando quebra alguma lâmina, principalmente as mais leves,
porque essas são as mais usadas pelos iniciantes.

Essa semana passada um colega comprou, por minha indicação, um arco de um competidor.
O competidor parou de competir em 1982 e o arco estava guardado até os dias de hoje sem uso.
O filho dele resolveu vender. O equipamento está perfeito, em ótimo estado.
Vai ter vida longa. Very Happy

Existe fadiga com o tempo, dos limbs de arco composto?
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Compostos-
Ir para: