ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioRegistrar-seConectar-se

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira

Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
J_Claudio

J_Claudio

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Empty
MensagemAssunto: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeDom Mar 05, 2017 5:02 pm

Salve salve a todos

Por influência de um vizinho acabei por construir um arco recurvo com (as famosas) molas de Kombi. Atirar flechas atira, mas........
O arco com as lâminas de metal foi (ao menos isso) o impulsionador para "vôos" mais altos hehe.

Iniciei a construção com a colagem das madeiras para o riser, uma peça de marfim, duas de ipê e duas de peroba.
Utilizei uma resina base polyester (única disponível em minha cidade) e tive uma desagradável surpresa, durante o corte do riser as peças começaram a soltar. O ipê, segundo leitura, tem o péssimo hábito de não colar. Colei o riser com cola comum (PVA) e está integro e firme.

Para as lâminas utilizei duas peças de marfim e duas de ipê, cada com 3,5mm de espessura (total 7mm + FV), 45mm de largura (acabado com 40mm) e 650mm de comprimento. A colagem com polyester deu problema (riser e lâminas foram coladas na mesma manhã) e tive que limpar e lixar tudo de novo. Recolei com resina epóxi (um senhor que faz moldes para fundição me "emprestou" um pouquinho) mas, ainda tive um pequeno descolamento na ponta, foi recolado com PVA.

Fiz os furos e alinhamento, falta a camada de fibra sobre a face frontal das lâminas (material chegando, ECT é difícil). Após a camada de fibra ser adicionada lixar tudo e envernizar. A base para a construção foi o vídeo do Elison Lusvardi (https://www.youtube.com/watch?v=8u5EAAd4SrA) a quem agradeço a disponibilidade em postar o vídeo e dicas dadas.

Desculpem-me não tirei fotos da forma, acrescento posteriormente.

Dicas e sugestões SÃO SUPER BEM VINDAS.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
fabiomic

fabiomic

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeSeg Mar 06, 2017 1:11 pm

Muito bem J. Claudio, parabéns!

Faz um vídeo atirando com ele e mostra pra nós...
elisonj

elisonj

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeSeg Mar 06, 2017 5:46 pm

Tá bonito!

Vou querer mais fotos e tbm o video, como o Fabio sugeriu. Very Happy

J_Claudio

J_Claudio

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeTer Mar 07, 2017 3:31 pm

Obrigado Elison, Fábio e amigos

Estou enfrentando problemas, minhas lâminas insistem em descolar. As lâminas (ipê e marfim) foram coladas com epoxi (acredito que rígido) e mesmo assim uma delas soltou. Estou aguardando a chegada de material para tentar salvar as lâminas (snif, snif).

Aceito (e preciso muito) de dicas de como colar as lâminas de forma correta.
Preciso de dicas de como aplicar a camada de fibra sobre as lâminas, também corretamente. gostaria de aplicar diretamente sobre as lâminas de madeira.

Prometo um vídeo se o arco sair hehe.

Foto do "desastre" e da forma que usei, usarei[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
.
elisonj

elisonj

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeTer Mar 07, 2017 5:04 pm

Dae! blz?

Então... Sobre as colas, da uma olhada aqui:

E só reforçando: Cola não é a mesma coisa que resina.
Apesar de algumas resinas serem aceitáveis para colagem, essa não é realmente a função dela.
Do resto, o video é bem esclarecedor...

Já sobre como aplicar a fibra diretamente sobre as lâminas, seguindo esse princípio aqui, já da pra ter um bom resultado:

J_Claudio

J_Claudio

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeTer Mar 07, 2017 6:54 pm

Bacana Elison, boas dicas.

Uma das minhas dificuldades é morar em uma cidade pequena onde tudo tem que ser comprado fora. Espero que esse material que está chegando (2,6 m2 de tecido 330grs e "Resina Epoxi Araldite 260 e endurecedor 40" da Epoxicenter (não é propaganda pois, nem conheço o material ainda)) seja adequado e sirva ao meu propósito. Se a "coisa" não rola a gente começa a ficar desanimado he he.

Obrigado mais uma vez, valiosas dicas.
elisonj

elisonj

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeTer Mar 07, 2017 7:12 pm

J_Claudio escreveu:
Bacana Elison, boas dicas.

Uma das minhas dificuldades é morar em uma cidade pequena onde tudo tem que ser comprado fora. Espero que esse material que está chegando (2,6 m2 de tecido 330grs e "Resina Epoxi Araldite 260 e endurecedor 40" da Epoxicenter (não é propaganda pois, nem conheço o material ainda)) seja adequado e sirva ao meu propósito. Se a "coisa" não rola a gente começa a ficar desanimado he he.

Obrigado mais uma vez, valiosas dicas.

E vc fala isso pra quem mora numa cidade que não tem nem 2500 habitantes?
Hehehe...
Sei bem o que é isso de não ter material.

A sorte que inventaram uma tal de internet... Aprendendo a usar, até a.China fica perto. Wink

J_Claudio

J_Claudio

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeTer Mar 07, 2017 7:33 pm

Eu nasci em Arapongas, ou seja, até que perto de você mas, faz 21 anos que moro em Mococa-SP, antes de vir para cá morava em São Paulo. Meus se mudaram para São Paulo quando eu tinha só 6 anos (faz um tempão he he).

Realmente a internet ajuda e antes dela era impossível conseguir estes materiais sem se deslocar para uma cidade grande. É que estamos acostumados com tudo para ontem e os 4 ou 5 dias para chegar já nos mata de ansiedade huahauhauhauhauhauhau. Comprando pela internet também aumenta o custo devido a fretes, comprei a resina de um vendedor e o tecido de outro totalizando 41,80 só de frete.

Tem alguma sugestão para a REcolagem das lâminas? Não consegui solta-la totalmente.

Obrigado
sandro_ventania

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeTer Mar 07, 2017 7:35 pm

Cláudio, seu projeto está muito caprichado, o riser ficou show!
Você só está errando nos materiais.
A resina de poliéster, não tem "poder de cola" NENHUM! Mesmo que aparente estar colado, não está, está somente ancorado.
Já a resina epoxy, apesar de não ser ideal para colagem, por ser fluido "liquida", ainda assim serve.Na falta da cola, você pode adicionar amido (maizena) para engrossar a resina e colar...normalmente usam aerosil pra isso ou talco industrial.
Mas mesmo usando a resina, não deveria nunca de ter acontecido essa descolagem na lâmina como aconteceu na foto.
Resina epoxy sempre vem em duas partes para serem misturadas e a proporção entre elas é dada pelo fabricante e deve ser rigorosamente obedecida.
Se na sua região, voce não acha...compre Araldite no mercado ou loja de ferragens...prefira o de 24hs. Araldite é cola epoxy.
Quando você for laminar com fibra as lâminas...não deixe de por no molde e apertar bem para tirar o excesso de resina.
Boa sorte!
J_Claudio

J_Claudio

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeTer Mar 07, 2017 7:48 pm

Obrigado pela dica Sandro, vou tentar colar novamente. Esta chegando uma compra de resina epoxi, espero que consiga usa-la da forma correta hehe. Também comprei uma pequena balança para dosar de forma precisa a quantidade de endurecedor e resina para não correr o risco de ficar desproporcional a mistura.

Obrigado
J_Claudio

J_Claudio

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeQua Mar 08, 2017 1:11 pm

Boa tarde a todos

Hoje cortei umas peças de ipê e tamarindo, únicas madeiras disponíveis. Cada peça tem algo de 4mm.

Tenho algumas opções para minhas lâminas: duas peças de ipê e uma de tamarindo (taperado) com uma camada de tecido de FV (330gr) entre cada uma e uma camada de FV no backing, somente duas peças de ipê ou uma de ipê e uma de tamarindo com a mesma distribuição de FV. Também vou tentar recolar as lâminas "velhas" mas, antes dela descolar, puxei e estou achando-as fracas, muito menos que as 30 libras do meu arco com lâminas de aço.

O que recomendam?

A primeira opção me parece mais interessante pois, pretendo um arco potente em torno de 50 libras.

Aguardo sugestões e dicas.

Obrigado a todos
J_Claudio

J_Claudio

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeQua Mar 08, 2017 6:18 pm

Boa tarde a todos

Colei a lâmina "velha" vejamos se amanhã estará colada mesmo. Também fiz 4 peças de marfim e pau-brasil para "engrossar a ponta da lâmina (não sei o nome do trem hehe).

O que sobrou da resina experimentei colocar um pouco de tinta preta (aquela de tubinho para colorir latex) e misturou super bem com a resina, vejamos amanhã como estará.

Obrigado a todos

sandro_ventania

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeQua Mar 08, 2017 7:22 pm

J_Claudio escreveu:
Boa tarde a todos

Hoje cortei umas peças de ipê e tamarindo, únicas madeiras disponíveis. Cada peça tem algo de 4mm.

Tenho algumas opções para minhas lâminas: duas peças de ipê e uma de tamarindo (taperado) com uma camada de tecido de FV (330gr) entre cada uma e uma camada de FV no backing, somente duas peças de ipê ou uma de ipê e uma de tamarindo com a mesma distribuição de FV. Também vou tentar recolar as lâminas "velhas" mas, antes dela descolar, puxei e estou achando-as fracas, muito menos que as 30 libras do meu arco com lâminas de aço.

O que recomendam?

A primeira opção me parece mais interessante pois, pretendo um arco potente em torno de 50 libras.

Aguardo sugestões e dicas.

Obrigado a todos

Cláudio, eu acho a primeira opção melhor. A de tamarindo deve ficar com aproximadamente 1/3 do comprimento das de ipê. As de ipê 4mm é muito, 2mm no máximo.
A fibra de vidro deve ser aplicada somente na frente e nas costas...entre elas não.
As Lâminas velhas, quando você colar a fibra de vidro é que você verá a diferença. Só na madeira fica fraco mesmo.
J_Claudio

J_Claudio

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeQua Mar 08, 2017 8:20 pm

Obrigado Sandro

Meu material chegou hoje (resina, endurecedor e FV), colei as lâminas "velhas" e amanhã verei o resultado, se ficarem boas passarei à aplicação da FV no backing.

Meu tecido de fibra é de 330grs por m2, ou seja, razoavelmente grosso, quantas camadas devo usar de fibra?

Abração
sandro_ventania

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeQua Mar 08, 2017 9:00 pm

J_Claudio escreveu:
Obrigado Sandro

Meu material chegou hoje (resina, endurecedor e FV), colei as lâminas "velhas" e amanhã verei o resultado, se ficarem boas passarei à aplicação da FV no backing.

Meu tecido de fibra é de 330grs por m2, ou seja, razoavelmente grosso, quantas camadas devo usar de fibra?

Abração

Seu arco é recurvo, a fibra de vidro não é só no backing, tem que levar uma camada nas costas e na frente...fazendo tipo um sanduiche com a madeira.
Francamente não sei te dizer quantas camadas ficaria bom...quanto mais camadas, mais forte fica o arco.
Eu colocaria só uma, se ficar mais fraco que voce deseja, usaria duas na proxima...assim voce fica com dois jogos de lâminas pra ocasioes diferentes
Aperte bem o molde.
J_Claudio

J_Claudio

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeQui Mar 09, 2017 2:19 pm

Boa tarde a todos

Ficou ótima a colagem da lâmina, então, resolvi aplicar as camadas de fibra de vidro. Utilizei duas camadas de tecido de 330grs, utilizei um pouco de tinta na resina tornando-a preta (acho hehe). Para o acabamento da FV usei uma fita de acrílico para "espelhar" a resina. Usei vazelina como desmoldante.

Amanhã saberemos o resultado.

Abraço a todos

J_Claudio

J_Claudio

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeSex Mar 10, 2017 3:06 pm

Boa tarde a todos

A colagem das 2 camadas de FV ficaram melhores que imaginei. Fiz o acabamento e montei as lâminas no arco. Ficaram boas mas, só 27 libras (puxada 28"), ou seja, muito aquém do desejado de 40 a 50 libras, então, resolvi colar mais uma lâmina de tamarindo com uma camada de FV. A lâmina de tamarindo está taperada iniciando em 4mm e terminando em 1,5mm (+ ou -).

Espero que fiquem boas e dentro do peso desejado.

Abraço a todos

J_Claudio

J_Claudio

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeSab Mar 11, 2017 9:14 am

Bom dia a todos

Noticia triste, meu riser quebrou. Fiz ele reforçado, com mais madeira nas partes mais finas e mesmo assim quebrou. As lâminas ficaram mais fortes (óbvio) e ao puxar para ver o tiling o riser não resistiu. Ainda estou tentando entender o que houve hehe.

Vou dar um tempo para o arco e aumentar meu nível de paciência, talvez volte a mexer com ele futuramente.

Abraço a todos, obrigado pelas dicas
sandro_ventania

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeSab Mar 11, 2017 6:38 pm

Poxa Cláudio, que chato!

Posta uma foto pra gente ver como ele quebrou.
Normalmente quando se mescla madeiras, deixamos a mais resistente como alma, isto é, no centro, por que normalmente os recortes fragilizam. Pelas fotos, essa madeira clara não é muito resistente e ela que ficou no meio.
Ou quebrou na colagem?
Não desista, você tem tudo pra fazer um bom arco.
Agora conta...pra quê você quer um arco tão forte? Vai caçar javali ?...rsssss!!
J_Claudio

J_Claudio

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeSab Mar 11, 2017 6:57 pm

Boa noite

Então hehe, o peso é para ficar em torno de 40 libras, sou grande e as 30 libras do meu arco de metal é pouco, quase não faço força para atirar. Penso que umas 40 libras seja mais adequado ao meu porte físico.

A madeira branca é marfim, ou seja, resistente. Acredito que ele descolou na junção marfim/ipê ficando a carga somente no marfim em uma região mais fina da madeira.
Vou tentar mais um, talvez de roxinho mas, será sem colagens.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
sandro_ventania

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeDom Mar 12, 2017 7:17 pm

É verdade...descolou e ficou tudo para o marfim segurar. Lembra que eu disse que resina de poliéster não tem poder de cola, nenhum! Aí o resultado.
Roxinho é uma madeira muito bonita...e não precisa afinar tanto...afinal voce disse que é grande...rsss!!!
Isso aí...não deixe de mostrar!
J_Claudio

J_Claudio

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeQua Mar 15, 2017 8:26 pm

Boa noite a todos

Como não consegui fazer as lâminas de madeira de forma satisfatória vou partir para lâminas de fibra de vidro. Colei agora a noite a peça de acrílico sobre o molde. Colei com resina de polyester e colori com tinta para ver o resultado. Tenho resina de expoxi mas, em todos os vídeo que assisti a maioria utiliza a de polyester para a construção das lâminas então, vou tentar com essa que é bem mais barata e consigo comprar aqui na minha cidade

Também farei outro riser em roxinho mas, de peça única, sem colagens.

Abraço a todos

J_Claudio

J_Claudio

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeQui Mar 16, 2017 11:27 am

Bom dia a todos

Laminação da fibra de vidro. Espero que a lâminas fiquem de acordo com o projeto, ente 40 e 45 libras. Usei 11 camadas de manta e 11 camadas de tecido, + ou - 1 kg de resina polyester.

ELCIO

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeQui Mar 16, 2017 2:14 pm

JClaudio: muito legal seu arco. Logo você chega num resultado definitivo, sem quebras ou descolamentos.
Achei muito interessante os parafusos que vc usou para fixar as lâminas no riser. Tem como vc mostrar mais detalhes deles? Como é o nome daquela parte externa da cabeça do parafuso Alen (parece inox com paredes inclinadas).
Também gostaria de ver o da parte roscada (contrário à cabeça do parafuso), para ver como vc fez a fixação da porca do outro lado.
J_Claudio

J_Claudio

MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira Icon_minitimeQui Mar 16, 2017 4:02 pm

Boa tarde a todos

Riser tomando forma

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: