ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioRegistarEntrar

Pequena dúvida sobre luneta

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
victor.machado

victor.machado

Pequena dúvida sobre luneta Empty
MensagemAssunto: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeSeg Jul 11, 2016 12:42 pm

Boa tarde a todos, bom comprei uma luneta 4x20 e sei bem q ela só possui regulagem nas torres e não permite ajuste para distâncias diferentes, aí veio a dúvida ao manusea-la, para que serve aquela rosca no suporte da lente ocular, seria pra caso houvesse necessidade de troca-la? E se ela não possui regulagem para distâncias diferentes basta somente zerar pelas torres e tá td certo? Desde já agradeço!
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeTer Jul 12, 2016 12:12 am

victor.machado escreveu:
Boa tarde a todos, bom comprei uma luneta 4x20 e sei bem q ela só possui regulagem nas torres e não permite ajuste para distâncias diferentes, aí veio a dúvida ao manusea-la, para que serve aquela rosca no suporte da lente ocular, seria pra caso houvesse necessidade de troca-la? E se ela não possui regulagem para distâncias diferentes basta somente zerar pelas torres e tá td certo? Desde já agradeço!
a rosca traseira é um ajuste de dioptria (foco)

na torre superior você regula para as mais variadas distancias, boas lunetas tem regulagem por clic e marcações externas nas torres, dependendo da arma e munição utilizada você vai dar um numero de clics a cada distancia
tipo assim, vc regula a luneta para 20 metros em uma carabina de pressão, se for atirar a 30 metros vai ter que dar 15 clics (hipoteticamente) para o ponto de impacto ser o mesmo que a 20 metros no retículo

veja o exemplo da tore da minha BSA Stealth

Pequena dúvida sobre luneta IMG_8410

Bear Kuma #70 @28.5
Bear LST        #60 @28.5" 
Bear Moment   #70 @28.5"
Bear Arena 30     #75 @28.5"
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
victor.machado

victor.machado

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeQua Jul 13, 2016 10:29 am

Entendi, o único problema é q as torres da minha luneta não tem cliks
Antonio Amaral

Antonio Amaral

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeQua Jul 13, 2016 11:43 am

victor.machado escreveu:
Entendi, o único problema é q as torres da minha luneta não tem cliks

sua luneta deve ser muito simples mas nos parafusos internos das torres deve ter uma graduação, você faz uma marca com uma caneta permanente e usa como referencia

abraços

Bear Kuma #70 @28.5
Bear Moment   #70 @28.5"
victor.machado

victor.machado

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeQua Jul 13, 2016 12:12 pm

Boa ideia, vlw! Mas ainda to com aquela dúvida sobre o suporte que prende a lente ocular tem uma rosca ali, pra q q serve?
Antonio Amaral

Antonio Amaral

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeQua Jul 13, 2016 1:48 pm

victor.machado escreveu:
Boa ideia, vlw! Mas ainda to com aquela dúvida sobre o suporte que prende a lente ocular tem uma rosca ali, pra q q serve?

regulagem de foco
respondi logo no inicio, a rosca trava a rotação da ocular

Bear Kuma #70 @28.5
Bear Moment   #70 @28.5"
victor.machado

victor.machado

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeQui Jul 14, 2016 4:19 pm

Ah sim, foi mal eu num tinha visto q tu tinha falado sobre a rosca
victor.machado

victor.machado

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeQui Jul 14, 2016 4:42 pm

Po dei uma procurada no YouTube e não achei falando sobre a regulagem de foco de luneta 4x20, tu poderia me explicar um pouco mais? Qul o lugar certo pr mim deixar o suporte da lente ocular, tem lugar certo, ou eu deixo onde eu achar melhor?
Antonio Amaral

Antonio Amaral

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeQui Jul 14, 2016 4:53 pm

victor.machado escreveu:
Po dei uma procurada no YouTube e não achei falando sobre a regulagem de foco de luneta 4x20,  tu poderia me explicar um pouco mais? Qul o lugar  certo pr mim deixar o suporte da lente ocular,  tem lugar certo, ou eu deixo onde eu achar melhor?
se você estiver enxergando bem não mecha, esse ajuste é só para quem tem algum problema de vista.

está nítido deixe como está, se não estiver regule para um lado ou para o outro até ficar nítido, depois trave a regulagem

Bear Kuma #70 @28.5
Bear Moment   #70 @28.5"
Henrique Coelho

Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeQui Jul 14, 2016 4:56 pm

Primeiro você precisa ver se sua luneta tem regulagem de foco.
Não é comum ter regulagem de foco em lunetas 4x20. Este ajuste de foco também é conhecido por ajuste de Parallax.

A sua luneta no máximo deve ter um ajuste de dioptria para adaptar ao seu olho (este é o ajuste na ocular) e os ajustes do retículo (altura e lateral). O foco, como na maioria das lunetas pequenas deve estar regulado de fábrica para infinito. Não tem ajuste.

As lunetas mais sofisticadas ou tem um botão giratório do lado esquerdo junto dos botões de regulagem da mira ou é a própria parte da frente da objetiva. Normalmente vem graduado em Jardas.

Mathews No Cam HTR #50
Martin Jaguar #35/62"
Falco Spirit #35/66
Bodnik Bows Brasil - RD Stick #35/58" (Em Jatobá - Edição Limitada 2015)
victor.machado

victor.machado

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeQui Jul 14, 2016 5:04 pm

Ah sim entendi, obg por mais essa ajuda ae, a merda é q eu já mexi, rss
Antonio Amaral

Antonio Amaral

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeQui Jul 14, 2016 6:20 pm

Henrique Coelho escreveu:
Primeiro você precisa ver se sua luneta tem regulagem de foco.
Não é comum ter regulagem de foco em lunetas 4x20. Este ajuste de foco também é conhecido por ajuste de Parallax.

A sua luneta no máximo deve ter um ajuste de dioptria para adaptar ao seu olho (este é o ajuste na ocular) e os ajustes do retículo (altura e lateral). O foco, como na maioria das lunetas pequenas deve estar regulado de fábrica para infinito. Não tem ajuste.

As lunetas mais sofisticadas ou tem um botão giratório do lado esquerdo junto dos botões de regulagem da mira ou é a própria parte da frente da objetiva. Normalmente vem graduado em Jardas.

não é ajuste de Paralax que estou falando Henrique é foco , alias dioptria essa todas tem até as pequenas

é isso que vc está se referindo não é Victor?
numa 4x20
Pequena dúvida sobre luneta 31VJcBYe6OL

numa mais sofisticada 3x9x40 com paralax frontal

Pequena dúvida sobre luneta 13714483_10207143605216081_912379550_n

e uma 6x24x50 com paralax lateral
Pequena dúvida sobre luneta 13735500_10207143604696068_1884979948_n

abraços

Bear Kuma #70 @28.5
Bear Moment   #70 @28.5"
victor.machado

victor.machado

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeQui Jul 14, 2016 7:24 pm

É..... nessa parte aí msm
Henrique Coelho

Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeSex Jul 15, 2016 8:46 am

Eu discordo deste desenho.

O ajuste de foco é em função da distância. O ajuste de Parallax é o foco a cada distância diferente.

O ajuste de dioptria não é foco. Aquele + e - é uma calibração da ocular para adaptar as características visuais do atirador independente da distância.

Mathews No Cam HTR #50
Martin Jaguar #35/62"
Falco Spirit #35/66
Antonio Amaral

Antonio Amaral

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeSex Jul 15, 2016 11:35 am

Henrique Coelho escreveu:
Eu discordo deste desenho.

O ajuste de foco é em função da distância. O ajuste de Parallax é o foco a cada distância diferente.

O ajuste de dioptria não é foco. Aquele + e - é uma calibração da ocular para adaptar as características visuais do atirador independente da distância.

Se vc não regular a dioptria fica fora de foco em todas as distâncias independente de ter regulagem de paralax ou não
O paralax corrige o foco para uma distância bem específica porém a dioptria ou foco básico deve ser regulado antes para se ter leituras precisas, dá para usar até como rangefinder se a luneta for muito boa não é verdade?

abração e parabéns pelo resultado no field do RAM

Bear Kuma #70 @28.5
Bear Moment   #70 @28.5"
Antonio Amaral

Antonio Amaral

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeSex Jul 15, 2016 11:40 am

só completando meu raciocínio

nas minhas lunetas eu sempre faço o seguinte procedimento inicial

coloco a arma em um rest, o alvo em uma distância específica (normalmente 20 metros), coloco a regulagem de paralaxe na mesma distância e se não estiver no foco perfeito eu regulo a dioptria ou foco basico como preferir chamar, a partir daí teoricamente todas as medidas do indicador de paralax devem bater com as distâncias reais. claro que existem lunetas e lunetas, algumas tem precisão no paralax para isso e outras não, normalmente o preço dita a qualidade do paralaxe e da regulagem das torres

abraços

Bear Kuma #70 @28.5
Bear Moment   #70 @28.5"
Henrique Coelho

Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeSex Jul 15, 2016 1:50 pm

Nesta prova de FT do RAM eu estreei uma luneta nova com sidewheel de 130mm.
Fiz as marcações numa fita crepe e lasquei no sidewheel.

Aí fui pra prova. Eu errei os 2 alvos mais próximos...errei tiro a 12 metros só que era em cima de um poste. E eu avaliei mal o triangulo...Mas o resto de 15 a 50 metros caiu tudo e eu fiz o rangefind pelo sidewheel da luneta e vi em qual dot tinha que mirar. Deu certo.

Mas nesta luneta, o ajuste da dioptria ficou regulado numa posição só para que eu atire sem óculos.
E foi na boa.

Mathews No Cam HTR #50
Martin Jaguar #35/62"
Falco Spirit #35/66
victor.machado

victor.machado

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeSex Jul 15, 2016 4:03 pm

Meus amigos me esclareçam uma coisa, pra cada distância q eu for atirar a luneta tem que ser regulada exatamente pr essa distância, e c for tiro pro alto com 45 graus ou mais tem q ser levada em consideração a aceleração da gravidade ou eu regulo a luneta pr atirar a 20 metros por ex. Ela vai servir pr atirar tanto na horizontal quanto em diagonal? E mais uma coisa eu costumo caçar e não dá pr prever a distância ideal em q o alvo vai estar tem como eu tirar uma média? Por exemplo se o alvo varia de 10 a 15 mtrs eu posso regular pr 7,50?
Henrique Coelho

Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeSex Jul 15, 2016 5:02 pm

Depende do tipo da luneta.

Se for uma luneta que não tem ajuste de foco da objetiva você tem sempre a mesma visão seja qual for a distância. As lunetas são, em sua maioria graduadas com pequenas escalas desenhadas no retículo. Tem modelos que não tem.

E tem as lunetas que tem o ajuste de foco (Parallax). Nestas lunetas você foca e olha no botão giratório de foco o que diz na escala. Vamos supor que o alvo focou a 30 metros. Então você deverá saber o que tem que compensar para 30 metros em função da distância que zerou (centrou o tiro).

Por exemplo. Se você regulou sua luneta ( com os botões de cima e da direita ) para acertar o centro do alvo a 25 metros, você então precisa saber o quanto tem que compensar para atirar a 30, 35, 40, etc utilizando a escala do retículo. Isto é qual o ponto que deve fazer pontaria. Muitas lunetas tem o famoso "mil-dot", pequenas bolinhas pretas que ficam nas escalas verticais e horizontais da luneta. Então se você numa sessão de treino aprendeu com o seu material que precisa mirar na 1a bolinha preta acima para acertar a 30 metros você faz a mira neste ponto e não no centro do crosshair.

Para outras lunetas tem possivelmente outras tecnicas.

Mas basicamente você não fica mechendo nos cliques a cada tiro. Isto é um erro crasso.

Você usa os cliques para zerar numa determinada distância e aí compensa distancias diferentes usando as marcações do retículo. Para saber o quanto tem que ajustar você faz de duas formas:

1) Ou testa e vê os resultados. Vai trocando de distancia e subindo a pontaria e ir vendo onde acerta até descobrir o quanto tem que compensar em cada tiro.

2) Ou usa um software que pega dados da arma, do chumbo e calcula a trajetória e te dá o quanto você tem que compensar. Chama-se Chairgun.

Mathews No Cam HTR #50
Martin Jaguar #35/62"
Falco Spirit #35/66
Henrique Coelho

Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeSex Jul 15, 2016 5:06 pm

Eu, fazendo prova de FT que os alvos ficam de 10 a 50 metros, faço uma tabela e com base na distância estimada eu olho na tabela o quanto que tenho que compensar.

No Domingo passado na prova em SP que eu fiquei em 2º lugar eu colei uma fita crepe no boné e escrevi os pontos de compensação na fita. A cada tiro eu olhava pra tabela pra ver qual era o ponto que eu tinha que fazer a pontaria. Mas o ponto central da luneta fica sempre regulado em 25 metros.

Depois eu ponho uma foto do boné.

Mathews No Cam HTR #50
Martin Jaguar #35/62"
Falco Spirit #35/66
victor.machado

victor.machado

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeSex Jul 15, 2016 10:05 pm

Po vlw irmão pelas informações, amanhã eu vou viajar e vou ficar 15 dias lá no sítio do meu avô, acredito q pegando todas essas informações da pr ter um bom treino
Henrique Coelho

Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeSab Jul 16, 2016 10:16 am

Olha aí a tabela que fiz pra prova.

Pequena dúvida sobre luneta CCC85DCC-63DE-43A0-9D86-A5CDF91A669C_zpsdusojghh

Mathews No Cam HTR #50
Martin Jaguar #35/62"
Falco Spirit #35/66
victor.machado

victor.machado

MensagemAssunto: Re: Pequena dúvida sobre luneta   Pequena dúvida sobre luneta Icon_minitimeSab Jul 16, 2016 7:59 pm

Ata tlgd, fez uma colinha aí né kkk

Pequena dúvida sobre luneta
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste fórumVocê não pode responder aos tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Carabinas de Ar-
Ir para: