Olá pessoal,
Fazia um tempo que eu queria desenvolver meu próprio suporte, que mantivesse o arco devidamente preso e alinhado a fim de ajustes de rest, mira e outros, além de tornar o processo de prensagem mais seguro ao se utilizar uma prensa portátil.
O objetivo era prender o arco pela rosca do estabilizador e a inspiração de conectar o arco ao suporte através de um cilindro, foi de pesquisas pela net. O resto foi a legítima gambiarra à brasileira mesmo.
Minha ideia desde o início era fazer algo bem simples e prático, mas que atendesse as minhas necessidades. Ficou algo bem tosco no final em termos estéticos, mas ele cumpre bem a função de controlar os eixos longitudinal e transversal, além de ter ficado bem estável e seguro.
Eu conhecia uma pessoa bem engenhosa e com muita experiência na área da serralheria e soldas, etc. e já aposentado, que faria a coisa de forma mais detalhada, sem pressão e com capricho. Porém, o cara se mudou para um sítio no interior do interior e ficaria longe para eu ir discutir ideias e soluções ao longo da construção do dispositivo. A solução foi recorrer a uma serralheria mesmo.
Fiz uma ilustração 3D do projeto como era para ser. Eu condensei 4 imagens numa só, para não sobrecarregar o tópico.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Eu adquiri o parafuso para a rosca do estabilizador e este foi soldado ao cilindro. O cilindro rosqueado ao arco é inserido no tubo quadrado (poderia ser redondo também) do suporte. Através do parafuso lateral com o "registro" ou borboleta, eu prendo o arco, podendo girá-lo 360° e travá-lo na posição desejada. O tubo quadrado é apoiado no parafuso inferior e dessa forma eu tenho como fazer um ajuste fino e deixar o arco a exatos 90° em relação ao chão, o que pode ser conferido pelo nível de bolha acoplado a corda. Isso é para garantia caso o suporte esteja fixado numa mesa ou bancada meio "capenga" ou piso desnivelado, etc. Com o tubo quadrado erguido totalmente, o arco fica na horizontal, coincidindo as braçadeiras e com um simples pino eu travo o sistema.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Na prática, por precaução, foram colocados dois parafusos laterais no tubo quadrado, pois sem os serviços de torno, o cilindro não ficou justo como deveria dentro do tubo quadrado. O pior de tudo foi a pintura que ficou uma porcaria. Eu já desconfiava que a tinta deveria ser automotiva, mas o cara falou que poderia ser esmalte sintético mesmo e como eu tinha um resto aqui, resolvi usar. A tinta não aderiu ao metal e sai com facilidade. No final, após tudo pronto, o cara me diz que o ideal seria tinta automotiva PU. Não entendi porque não falou antes !! Agora vou levando assim mesmo, mais tarde passo um removedor e pinto novamente com a tinta certa.
Bom, só queria compartilhar essa maravilha da engenharia moderna. Sei que há milhões de maneiras melhores, mais práticas e funcionais de se fazer isso. Mas, para mim funciona exatamente da maneira que eu precisava.
Peço desculpas pela qualidade das fotos, mas minha habilidade com uma câmera na mão é a mesma como arqueiro: uma desgraça !
Ficaria muito agradecido pelas críticas e sugestões.
Abraço a todos.