ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Técnica de tiro com Setra (Estilingue)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
joaosoter

MensagemAssunto: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Seg Jul 01, 2013 9:22 pm

Recentemente de surgiu uma divida sobre como atirar com minha Setra, é, pra quem não sabe é o mesmo que estilingue mas eu sempre conheci por setra então vou chamar assim hahaha

Eu tenho o meu e sempre fiz com uma forquilha de arvore e elástico daqueles de fazer garrote pra tirar sangue, que vende na farmácia.
Eu fui atá a RD Arqueria comprar flechas e alguns materiais, conheci o espaço lá e vi que eles vão fazer o primeiro campeonato de estilingue, o qual eu vou participar só
para ver no que da, já que não sou muito bom nisso não.

E é ai que entra minha curiosidade com relação ao tiro de estilingue.

Eu sou destro para tiro com arco, mas sempre atirei com a minha setra sendo segurada com a mão direita e puxada com a mão esquerda, o que é o contrário do que faço
com o arco. Isso será que influencia na minha pontaria com a setra? já que meu olho dominante é o direito?

Alguém sabe me responder essa? porque posso estar atirando errado com a setra desde criança.
carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Seg Jul 01, 2013 9:39 pm

Bom, sempre atirei de estilingue, arma, besta, revolver e tudo mirando com o olho direito pq é melhor de pegar no "material" pq sou destro, porem depois que entrei no forum foi que aprendi essa de olho dominante é o esquerdo, porem uso o direito para mirar com qualquer coisa! Então eu acho que vc deve mirar e atirar com o olho q vc acerta!!

A se eu moro perto da rd arqueria, uma medalha dessas era minha ja!

humilde filete d’água, mas
persiste e ganha força quando
encontra aliados córregos e
ribeirões"

BELLO
TRC

MensagemAssunto: chute   Seg Jul 01, 2013 9:44 pm

Se for um problema isso que você mencionou, então eu tenho o dito cujo.
Seguro o arco com a mão esquerda, seguro a forquilha do estilingue com a direita.
Dou um chute! Permite-me?
O arco fica fixo na mão esquerda e a mão direita puxa a corda.
A mão esquerda segura e fixa a "malha" (que segura a pedra) do estilingue na altura do ouvido esquerdo, a mão direita se movimenta e leva a forquilha pra longe.
Aí então a diferença, nos destros, sempre a mão direita é a que se movimenta, a mão esquerda é fixa.
Os destros não tem destreza com a mão esquerda, apenas com a direita.
Se eu segurar o estilingue com a mão esquerda, a minha tendência é puxar a malha com a mão direita, e, isso não dá bom resultado.
Aí está o meu chute, pois é assim que eu atiro flechas e atiro pedras.  rsrsr
joaosoter

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Seg Jul 01, 2013 10:05 pm

Faz sentido isso, é que eu já vi de varias formas a puxada do estilingue, algumas vezes igual a do arco, usando uma mão estivada com a forquilha e a que puxa o elástico
que traz ele até a "ancoragem". Dessa forma usando a lógica de olho dominante para fazer mira eu teria que usar o mesmo lado que o arco, isso quis dizer.

Porem, é extremamente desconfortável fazer assim pra mim, já com o arco é o contrário, é extremamente desconfortável usar a mão esquerda pra fazer a puxada, deu pra entender?

Talvez tenha mais a ver com a forma com que usa a força para segurar um e o outro, são diferentes e dai vem o problema da mão usada.
Mas não me convenci ainda, vou é dar uma treinada usando a mão esquerda pra segurar o estilingue e ver se muda alguma coisa na minha mira (que nunca foi muito boa com a setra).
Dt.

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Seg Jul 01, 2013 11:02 pm

Quando vou dar umas estilingadas eu sempre miro com a malha no meio da forquilha e depois puxo sem olhar, mas não funciona direito não, se fosse fazer um grupamento de uns 20m dificilmente ia acertar todas as pedras num alvo de 1m de diametro...kkkkk
carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Seg Jul 01, 2013 11:38 pm

Oooooo, te bastante "estilingueiros" aki no forum, que sabe n sai uma competiçãozinha por ai!! Tipo.o.torneio web com arco!

Ja tem um futuro inscrito!! Kkkkkk

ribeirões"

BELLO
TRC

MensagemAssunto: mira   Ter Jul 02, 2013 9:26 am

O amigo Carlos tem razão, está sobrando estilingueiros.  kkkkk
Amigo João, o meu chute foi quanto às mãos.
Quanto à mira, o meu modo de atirar seria instintivo. ????
Como a malha - mão esquerda - está atrás da minha orelha esquerda, eu não tenho como usar o estilingue como mira, eu uso o objeto (alvo) a ser atingido como mira.
Fixo o "zói" no alvo, a mão esquerda na lateral posterior da cabeça e a mão direita é que coloca a forquilha no ponto da reta entre a malha e o alvo.
Não tem como fazer mira, propriamente, é apenas instinto.

Editado: - bonito o nome do seu estilingue, SETRA. rssrsr
FSETA

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Ter Jul 02, 2013 12:05 pm

Também seguro o estilingue com a mesma mão que segura o arco. Até tô fazendo uma alteração no elástico do estilingue pra treinar a ancoragem do arco e memória muscular, pelo menos da mão que puxa a corda.

Gostei da ideia do torneio.

MensagemAssunto: opa   Ter Jul 02, 2013 12:41 pm

Opa!
Vamos tornear.
Já vou até trocar a borracha do bitelo.
carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Ter Jul 02, 2013 2:10 pm

Opa, como disse o amigo trc, vamos tornear!

So precisamos de algum com esperiencia pra organisar e passar as regras pra gente!! Eu ja to dentro!

ribeirões"

BELLO
fernandorizzi

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Ter Jul 02, 2013 2:17 pm

Binngooo!! ,,,achei que esse fosse um defeito de fabricação só meu . uhauhaauhauh!

Semana passada resolvi tentar atirar de estilingue usando a mão contraria ..no caso a esquerda segurando .. do mesmo jeito que atiro com o arco ... e o que pude perceber .. eh q eh bem dificil purar .. ( nao sei explicar o porque ) mas a mira com o olho fica bem melhor ..

joaosoter

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Ter Jul 02, 2013 10:24 pm

Oloco, pessoal aqui gosta dessa historia de estilingue mesmo ein.

Eu tava pesquisando e encontrei alguns vídeos sobre fabricação, um dos canais, e um dos únicos brasileiros acredito é esse aqui:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Quero tentar fazer um processo parecido com esse, vocês usam desse mesmo tipo ou usam comprados? ou ainda melhor, os feitos de forquilhas de arvores mesmo?
Alem dos vídeos do canal, que não poucos, ele tem vários arquivos no 4shared com modelos e moldes para copiar e fazer em casa. Gostei bastante e vou fazer algum
deles com certeza.

Vejam ai o que acham.
E para quem gosta, já chamo para o campeonato que vai ter na RD em Campo Largo, eu sou de Antonina mas to sempre em Curitiba e com certeza estarei por lá.
rubensrw

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Ter Jul 02, 2013 10:57 pm

pros aficcionadod por estilingue olha ai...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
04/2012 - 09/2012 - Recurvo OnePiece Thimberhawk Sparrow 48" 36@24 - vendido
05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
05-2012 - 03/2013 - Recurvo BearPaw Hard Hunter 62" 35#@28 - vendido
09/2012 - ......... - LongBow Bodnick Dakota 64" 45#@28
12/2012 - ......... - Samick Phantom 62" 45#@28
04/2013 - ......... - Samick Phoenix 60" 35#@28
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"
carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Ter Jul 02, 2013 10:57 pm

Eu pessoalmente sou apaixonado por estilingue!, eu faço minhas forquilhas com taboas, pego duas taboas de +/- 1,5cm quadradinhas, prego elas como um "X" deixando a parte de cima maior e fica otimo, no.lugar do encontro da madeira é só fazer uma cava em cada taboa e encaixar, fica perfeito e bem reto! Mais vou baixar uns modelos quem sabe n animo fazer um pra por na parede!

ribeirões"

BELLO
FSETA

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Qua Jul 03, 2013 1:14 pm

Pessoal, deem uma olhada nessa site, tem vários templates.

Alguns bem fáceis de fazer, outros muito bem elaborados.

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Qua Jul 03, 2013 5:46 pm

1 -Atire do jeito destro, e como no video.
2-Vença o campeonato!

joaosoter

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Qua Jul 03, 2013 9:31 pm

OK, parece que respondeu minha dúvida haha

não tinha encontrado um vídeo assim ainda, muito bom.
carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Qua Jul 03, 2013 9:38 pm

Tem varios punho ai, eu ja escolhi o meu e to só esperando os amigos marcar pra nois "tornea"!

ribeirões"

BELLO
fishingwithabow1

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Qua Jul 03, 2013 11:46 pm

eu achei um jeito curioso de atirar eu fiz um estilingue com o braço bem mais comprido que o necessário, coloquei um apoio de punho e então fiz uma mira eu ancoro ele como se fosse um arco recurvo você atirando instintivo coloco na mira e atiro e deu certo kkkkkkkkkkk
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]  " />
o anel serve de mira ele fica preso com pedaços de borracha de estilingue cortadas em tirinhas finas para regular e so ir mudando ele de posição, eu ancoro como arco e atiro ate 8 metros funcionou quero testar a mais agora kkkkkkk
Dt.

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Qui Jul 04, 2013 2:56 am

Boa as dicas, vou por em prática esse fds vamos ver se vai dar certo...kkkk
Tenho dois estilingues de forquilha de leiteiro e um de caninho de aluminio que ganhei do meu pai, é bem simples mas gostei dele.
joaosoter

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Ter Jul 09, 2013 7:34 pm

Depois do vídeo que o nosso amigo RuanRed postou, eu comecei a usar essa tecnica, mudei a mão que segura e comecei a tentar a mesma postura do arco, quase a mesma, e PIMBA, melhorei muito, depois de alguns minutos atirando deu pra ver a diferença.
Fiz uns testes na visada e agora já comecei a fazer sequencias de 5 acertos seguidos em copo plástico a uns 8 metros, os que erram passam muito perto.

Realmente técnica é tudo, e fez muita diferença.
Agora que venha o campeonato da RD! da pra fazer um pouco menos feio do que eu faria antes hahaha

Esse é o primeiro que fiz com duas chapas de compensado naval coladas com Araudite, é um modelo "Y"

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Ter Jul 09, 2013 7:54 pm

Aonde vc comprou essas fitas thera band ouro?? So.achei a verde e as mais fracas!

Posta pra gente o site!

Abçs!

ribeirões"

BELLO
joaosoter

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Ter Jul 09, 2013 10:10 pm

Eu comprei em Curitiba numa loja que não sei o nome, tava passando e vi que era de produtos de fisioterapia, dai parei e comprei, porem, não são as Thera Band Gold original, é uma marca nacional, mas parece muito resistente.

Hoje mesmo eu pedi a Thera Band mesmo pelo site [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Achei ai e o preço ta bom pelo que procurei já.

carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Ter Jul 09, 2013 10:45 pm

Valeu por compartilhar, vou comprar um metro dela e vou testar a diferença para esses "soros" tradicionais!

Abçs!

ribeirões"

BELLO
joaosoter

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Sab Jul 20, 2013 9:06 am

A alguns bons dias já que chegou minhas Thera Band Gold aqui, e não tinha feito ainda.

Ontem a noite resolvi montar com a Thera Band original, a tal Gold, e olha, a diferença é grande mesmo!

Eu tinha feito a outra com duas tiras de cada lado e tava bem forte, mas ela ficou pesada na largada e as vezes batia bem forte na mão que segura a forquilha,
isso machucava as vezes, pensei ser problema na largada, mas fiquei testando e não parava. Ontem montei com apenas uma tira de cada lado, cada uma medindo
19x4x2cm e a diferença é enorme, parece que mesmo com apenas uma tira de cada lado ficou mais rápido o disparo, com mais energia.

Tava chovendo muito, então dei uns 4 tiros da janela mesmo, mas deu pra ver como ficou mais suave o tiro e não bate na mão.

Pesquisei e realmente não existe um fórum brasileiro sobre setra/estilingue né?
Porque tem muita informação pra se trocar, eu tava tentando encontrar algo sobre o tamanho do "saco" de munição, do couro que vai a munição, e não encontrei.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Técnica de tiro com Setra (Estilingue)   Hoje à(s) 9:36 am

Técnica de tiro com Setra (Estilingue)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» tiro aos pratos
» TIRO AOS PRATOS
» 170 (W136/W191) - Ficha técnica
» Mais um lobo-ibérico abatido a tiro
» Ficha técnica ML 320