ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Velox Bufalo, arco prático para desmontar e transportar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Lincoln

MensagemAssunto: Velox Bufalo, arco prático para desmontar e transportar   Sab Jun 29, 2013 4:00 am

Eu havia prometido para mim mesmo nunca mais falar bem dos arcos da Velox. Não consegui resistir em escrever essa boa crítica depois de desmontar o arco de um amigo que está de mudança para outro estado.

Trata-se do Bufalo modelo de 4 palhetas com parafusos para ajustar a libragem; não sei se funciona no modelo novo. Desmontei o arco em menos de 5 minutos, com apenas uma chave allen que catei no jogo de ferramentas da bicicleta do meu irmão. Não foi necessário bowpress. Bastou afrouxar aos pouco, e alternadamente, os parafusos que prendem as lâminas que a corda e os cabos perderam a tensão. Retirei as lâminas dos limb pockets e coloquei todo o conjunto numa sacola de supermercado. A mudança irá por transportadora, então o arco não ocupará espaço e correrá menos riscos. Pra montar já vi que é tão fácil quanto. Talvez seja um bom arco para recreação, e até caça, quando não se está disposto a carregar o arco montado durante uma longa caminhada. Basta botar no canto da mochila. Vieram algumas ideias na minha cabeça, como carregar o arco desmontado de moto, ou bicicleta.

Nunca havia me passado pela cabeça levar um arco composto desmontado para linha de tiro. Para manter a regulagem, talvez bastaria deixar o arco sempre com aperto máximo e máxima libragem. Talvez demore alguns tuiros para a corda e cabos se acomodarem.

O Bufalo é um arco muito simples, que não trabalha no limite da performance como o arcos modernos. Mas creio que esse tipo de design, no qual que pode-se desmontar o arco completamente sem bowpress, seja viável. Não em arcos super topo de linha, mas em arcos medianos. Seriam equipamentos com foco mais na comodidade de transporte do que em performance e precisão. Com o design moderno das CAMs, e novos materiais das lâminas, cordas e cabos talvez não ficariam tão atrás.

Minha principal preocupação seria a manutenção da regulagem, entre uma montagem e outra. Talvez seja possível tomar cuidados para manter quantidade de voltas na torção dos cabos e cordas.

General
General

MensagemAssunto: Re: Velox Bufalo, arco prático para desmontar e transportar   Sab Jun 29, 2013 10:45 am

muito interessante esse tópico Lincoln, várias pessoas já me perguntaram se havia algum composto que possibilitasse a montagem no local dos tiros sem necessidade de bowpress ou algum equipamento pesado e demorado de usar, portanto tua resposta vem de encontro a isso

vão algumas tentativas de ajudar a melhorar o processo onde você acredita ser o gargalo

essa idéia de apertar ao máximo os parafusos das lâminas já ajuda a deixar o arco sempre na mesma configuração, outro quesito e usar alguma fita adesiva (ou elastico) para prender a ponta dos cabos e cordas, assim garznte sempre o mesmo número de voltas

como o maior uso seria caça e lazer creio que a precisão do tiro seria mínima se pensarmos que os tiros serão numa distância máxima de 20 metros, e a precisão não precisa ser cirurgica, isso é, não precisa acertar uma moeda de 5 centavos e sim uma laranja de bom tamanho (caso de caça de animais de médio e grande porte)

realmente está aí uma excelente dica, para quem já andou muito tempo com um arco na mão sabe o quanto isso atrapalha, no fundo de uma mochila isso seria muito facilitado, além do que os braços não estariam sem forças na hora de puxar a corda e fazer mira
Jose Americo Dantas Bahia

MensagemAssunto: Re: Velox Bufalo, arco prático para desmontar e transportar   Sab Jun 29, 2013 11:05 am

Desmontar é facílimo,montar é outra história...
Quando eu desmontei o meu búfalo para pintar,foi 2 minutos,mas não consegui montá-lo nem com reza braba,ficou parado até eu fazer um bowpress.

Recentemente eu o vendi para um membro daqui do fórum,um arqueiro com uma certa experiência e também possui bowpress...
Um colega dele deu um tiro e a corda saiu da cam...Me ligou pedindo instruções,pois não conseguia de jeito nehum.
Depois de algumas horinhas,finalmente ele conseguiu montar,meu amigo Leobvieira que o diga...

Como o búfalo geralmente é um arco de entrada e a maioria que o compra não tem muita habilidade,nao recomendo desmontá-lo a não ser que tenha bowpress e o mínimo de conhecimento,senao você poderá se frustrar e perder um agradável final de semana atirando.

Não sei se o novo modelo sem ajustes de potencia é mais fácil...
TRC

MensagemAssunto: velhos   Sab Jun 29, 2013 11:15 am

Então a vantagem dos velhos é a boa qualidade. ???
Os novos, já não são lá essas coisas. ???
Fico aqui me perguntando o "por que" da decadência.
Normalmente, a competência é dos jovens, a decadência dos velhos.
Nessa marca, parece ser o contrário, os velhos são melhores, os jovens, piores.
Pelo que vi em tópicos, aqui, a respeito dessa marca, é isso que acontece.
Poderia ser o contrário, os jovens cada vez melhores ... isso, muito beneficiaria a arqueiria br.
Fly
Hunter
Hunter

MensagemAssunto: Re: Velox Bufalo, arco prático para desmontar e transportar   Sab Jun 29, 2013 1:37 pm

TRC escreveu:
Então a vantagem dos velhos é a boa qualidade.  ???
Os novos, já não são lá essas coisas. ???
Fico aqui me perguntando o "por que" da decadência.
Normalmente, a competência é dos jovens, a decadência dos velhos.
Nessa marca, parece ser o contrário, os velhos são melhores, os jovens, piores.
Pelo que vi em tópicos, aqui, a respeito dessa marca, é isso que acontece.
Poderia ser o contrário, os jovens cada vez melhores ... isso, muito beneficiaria a arqueiria br.

Então..o velho neste caso é o dono da empresa...e entrou em decadência....

TRC

MensagemAssunto: velho   Sab Jun 29, 2013 2:07 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tô jogando confete em mim mesmo, pois já tô velho.  kkkkkkkkkk
Quanto à marca, é uma pena, poderia ser diferente, não?
Os velhos eram bons!
Furadan

MensagemAssunto: Re: Velox Bufalo, arco prático para desmontar e transportar   Ter Jul 09, 2013 10:16 pm

O site da Velox ta de cara nova, o Velox Bufalo e Velox Alpha estão com pintura de riser diferentes dos modelos antigos.

Sera que vem novidade por ai, ou é só trocando de cara?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
TRC

MensagemAssunto: arcos   Sex Jul 12, 2013 5:12 pm

Será que voltaram os parafusos de regulagem?
Composto sem parafuso de regulagem de pressão, é dose!
PeryRamos

MensagemAssunto: Re: Velox Bufalo, arco prático para desmontar e transportar   Ter Nov 03, 2015 11:01 pm

Poxa, o tópico é antigo mas vou desenterra-lo.

O Velox Bufalo novo continua sendo um arco simples, em tudo. Facil desmontar e montar. O sr. Jair agora tem um canal no youtube e la há um vídeo de como trocar a corda. Nada que seja do alem, tudo o que vc precisa é uma morsa pra prender o arco e um pouco de paciência.
Basta prende-lo na morsa, soltar os loops do cabo de tração e gentilmente soltando-o para que a polia não exerça mais pressão e pronto. O arco está desarmado!
Ai pra desmonta-lo todo, basta soltar o outro cabo de traçao e a corda, tirar os limbs etc...
Fiz com o meu pra poder pinta-lo! Ainda não o montei pois estou esperando a secagem total da pintura que, não ficou la aquelas coisas mas, como diz aquele ditado: "pra quem é ta bom demais"!
Mas ja tinha desmontado e montado de novo pra ter certeza de que conseguiria monta-lo depois de pintar.
Enfim, não é mesmo um arco moderno, cheio de traquitanas e parafusos, modulos etc mas, funciona e acredito que sua simplicidade é o seu carro chefe.

Abraços!
https://m.youtube.com/user/somaryrep
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Velox Bufalo, arco prático para desmontar e transportar   Qua Nov 04, 2015 4:20 pm

Canal do sr. Jair, citado acima:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
TRC

MensagemAssunto: arcos   Qua Nov 04, 2015 9:25 pm

Até onde eu vi, se os fabricantes nacionais de arco composto aumentassem a janela de passagem da flecha, o arco evoluiria para melhor.
É duro comprar um composto nacional e depois se surpreender com um riser acanhado onde a flecha precisa estar com a vane guia na horizontal.
Vane guia horizontal é pra recurvo, mas mesmo assim, o meu riser GMX hoyt tem a janela mais aberta que um composto nacional que comprei no início da minha vida de arqueiro.
É mole não!
PeryRamos

MensagemAssunto: Re: Velox Bufalo, arco prático para desmontar e transportar   Qui Nov 05, 2015 12:00 am

Nisso o TRC tem toda razão!

A janela do Bufalo é muito estreita, foi feito pra usar rest auto adesivo, desisti de tentar colocar outro tipo de rest.
Por isso não considero o Bufalo como um "arco composto". Está mais pra um recurvo com cabos e polias, se reparar nos limbs verá que de fato são recurvadas para frente...
Tenho que confessar, apanhei pra conseguir sincronizar as polias. Consegui! Porem a ATA ficou alguns milimetros a menos do original. :/
E de tanto por e tirar ele da morsa ja arranhei a pintura! Kkkkkkk
Só rindo pra nao chorar...
https://m.youtube.com/user/somaryrep
TRC

MensagemAssunto: arco   Qui Nov 05, 2015 8:10 am

Tenho um master, aqui, empresto para o pessoal iniciar no tiro.
O recurvo Hoyt, também empresto, o uso como arco escola.
Coloco uma lâmina de 30# e o aluno treme para atirar. srsrrs
Eu atiro nele com uma lâmina de 40#, com um estabilizador curto e sem mira, tiro instintivo.
No master consegui usar flecha com a vane vertical, afastando bem o rest, um Quad.
Fica um pouco de lado o alinhamento da flecha, mas quebra o galho.
Não serve para muita coisa, mas para aprendizado de postura, até que serve.
Meus compostos não empresto, não!
Dá muito trabalho regular mira. kkkk
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Velox Bufalo, arco prático para desmontar e transportar   Hoje à(s) 12:40 pm

Velox Bufalo, arco prático para desmontar e transportar
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Óleo semi-sintético ou 100% sintético para a SLK Kompressor?
» Chaves para consertar montar e desmontar a moto?
» (W168): Viabilidade em converter câmbio automático ou semiautomático para manual
» VITARA PARA DESMONTAR PEÇAS
» Lubrificador automático para correntes

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: