ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Problema com vícios...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Daniel 135

MensagemAssunto: Problema com vícios...   Dom Jun 23, 2013 3:25 pm

Pessoal alguem da uma ajuda ae, a uns 6 meses atras eu comprei um Velox Senior 30 libras, no começo eu tive uns problemas para puchar mais logo me acostumei, então eu resolvi comprar outro arco, desta vez de 40 libras, como no primeiro, tive problemas em puxar mas logo me acostumei, o problema é que quando eu não conseguia puchar o arco direito eu soltava as flechas sem muita mira e mesmo agora que eu ja me acostumei com o peso do arco, eu continuo soltando a flecha muito cedo, sem mirar, e isto está me custando a vida de algumas flechas além de me deixar irritado interrompendo meus treinos, alguem ajuda ae !
Ruy

MensagemAssunto: Re: Problema com vícios...   Dom Jun 23, 2013 4:18 pm

Ola Daniel,

Eu aconselharia a procurar um arqueiro experiente ou um clube de tiro com arco. Se já é difícil detectar problemas pesssoalmente, a não ser que seja muito gritante, imagine através de vídeos, fotos ou palavras.
Na falta desses dois, veja alguns passos a seguir.

Posicione os pés corretamente. No início tanto o de trás quanto o da frente alinhados ao alvo. Mais para frente você poderá colocar o da frente um pouco mais aberto (open stance).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

A seguir segure corretamente o arco.

Não é para agarrar o arco, mas apenas apoiá-lo contra a parte mais "mole" da palma da mão próximo ao polegar, iniciando no "V" da mão. Forme um ângulo de aproximadamente 45 graus conforme a figura. Os dedos deverão ficar relaxados. Utilize um cordão nos dedos ou no punho para que o arco não caia após o tiro.

Segure a corda como mostra a figura. Essa forma mostrada é muito "tensa". Tente não agarrar a corda como na figura, coloque-a um pouco mais próxima da ponta dos dedos mas sem causar insegurança e soltura sem querer.

A maior parte da tensão deverá ser suportada pelos dedos médio e anelar e só um pouco pelo indicador. Para soltar a corda você deve relaxar os dedos e não abrir repentinamente a sua mão.

Antes de iniciar a puxada, siga os 8 passos.

1. Mantenha o corpo ereto

2. Distribua o peso do corpo nas duas pernas.

3. Estique a sua cabeça, como se estivesse sendo "enforcado".

4. Aplique força no abdomem.

5. Não estufe o peito, mantenha plano.

6. Os ombros devem ficar baixos. Importantíssimo para encaixar a articulação e conseguir máximo draw length.

7. O corpo inteiro deverá ficar no mesmo plano. Não entorte a coluna nem os joelhos.

8. Gire a cabeça em direção ao alvo e mantenha nessa posição até soltar a corda.

Para fazer a mira corretamente, siga a figura a seguir.

Agora você iniciará a puxada.
Faça exatamente como na figura abaixo. Posicione o arco e mire o alvo. Continue mirando, vá dirigindo a mão até ela tocar a seu queixo, e vá puxando a corda até que ela toque a ponta do seu nariz. Esse é o momento que você irá soltar a corda. A sua mão que puxa a corda deverá estar em contato com o seu queixo ou mandíbula, nem mais, nem menos.
Qualquer alteração no posicionamento, cabeça, mão, etc, altera a trajetória.

No começo você, erradamente, irá utilizar somente o músculo do braço e do ombro para fazer a puxada. É a forma errada e causa contusão se a libragem for muito alta. O correto é utilizar o músculo das costas, aquela que fica na "asa". Isso precisará de muito treino para acostumar com isso.
Comece puxando, devagar, com o braço e no momento que a puxada começa a "acabar" faça a rotação do antebraço para trás utilizando os músculos das costas que são mais poderosos. Tudo isso sem mover o restante do seu corpo.

Vá devagar e aprimore cada passo por vez. Tente lembrar antes todos os passos e não durante o tiro.
Com o tempo isso torna-se instintivo.

Espero ter ajudado.
Sds.
TRC

MensagemAssunto: aula   Dom Jun 23, 2013 6:53 pm

Barbaridade, meu!
Ruy, mas que aula professor!
Excelente, excelente, excelente.
O Frederico Araujo postou uns vídeos excelentes aqui no forum:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Daniel 135

MensagemAssunto: Re: Problema com vícios...   Seg Jun 24, 2013 5:04 pm

Valeu mesmo Ruy, vou seguir passo a passo e ver se resolvo o problema!
Ruy

MensagemAssunto: Re: Problema com vícios...   Seg Jun 24, 2013 5:20 pm

TRC escreveu:
Barbaridade, meu!
Ruy, mas que aula professor!
Excelente, excelente, excelente.
O Frederico Araujo postou uns vídeos excelentes aqui no forum:

É isso aí.

"Conhecimento adquirido não se guarda: compartilha! Essa bobagem de nunca ensinar o "pulo do gato" é coisa de gente que não têm ciência da sua mortalidade" by Miriam Reynaud

Os vídeos também são muito bons.

Sds.
Skywise

MensagemAssunto: Re: Problema com vícios...   Seg Jun 24, 2013 5:31 pm

Excelente resposta Ruy!!! Parabéns!!

Daniel, te aconselho a usar um arco de baixa libragem (menos de 30) até corrigir totalmente a postura.

Outra técnica é utilizar um pedaço de borracha de latex pra garrote (menos de 1 m), do tipo que se compra em loja ortopédica ou algumas farmácia e amarrar de forma que a fazer um circulo e você possa puxa-la como um extensor. Dai treina na frente do espelho a postura utilizando esta borracha
Ruy

MensagemAssunto: Re: Problema com vícios...   Seg Jun 24, 2013 5:37 pm

Daniel 135 escreveu:
Valeu mesmo Ruy, vou seguir passo a passo e ver se resolvo o problema!

Tiro com arco é um esporte de precisão e perfeição. Mentalize um passo de cada vez, não pule etapas, vá devagar...
Dos esportes que pratiquei, sem dúvida, o arco recurvo é o mais difícil.
Num torneio, no final do ano passado, tive uma péssima pontuação. Decepcionado, comprei um arco composto e estava decidido a deixar o recurvo.
Como havia um torneio no meio do ano, meu técnico insistiu para que eu continuasse. Tive apoio de outros para fazer um ajuste fino no arco, escolher um conjunto melhor de flechas etc. Fiquei muito feliz com o resultado e mais ainda, se tivesse desistido nunca saberia até onde eu poderia chegar e provavelmehte a minha auto-estima ficaria com alguns pontos a menos.

Persista, insista, mas faça isso conscientemente. Estude cada movimento, cada passo, até atingir a perfeição.

Sds.
TRC

MensagemAssunto: complemento   Seg Jun 24, 2013 6:24 pm

Permitam-me, os amigos, mais um pitaco na prosa.
Quem vai atirar de recurvo, pelo menos tive essa experiência, é ruim puxar a corda sem a necessária proteção nos 3 dedos puxadores.
Arcos de libragem baixa, até seria possível.
Meu recurvo tem 40 libras, sem proteção nos dedos não dá para ancorar e mirar, os dedos doem muito.
Uso uma luva comum na mão direita, de pelica, serve muito bem; custou uns 15 reais.
Digo com sinceridade, não é fácil ancorar 40 libras, treme o braço.  ssrsrsr
Pior é quem puxa arco de maior libragem ainda, creio que os dedos doem mais.
Tenho aqui 2 compostos 50#, atiro com gatilho, mas dá perfeitamente para atirar puxando com os dedos; o composto tem o letoff, aí não fica pesado na hora de ancorar.
Daniel 135

MensagemAssunto: Re: Problema com vícios...   Seg Jun 24, 2013 6:49 pm

Sim, tenho uma dedeira de couro mas ela ja "atrofiou", sem isto fica dificil de soltar com muita suavidade...
Trento

MensagemAssunto: Re: Problema com vícios...   Ter Jun 25, 2013 1:55 am

Daniel 135 escreveu:
Pessoal alguem da uma ajuda ae, a uns 6 meses atras eu comprei um Velox Senior 30 libras, no começo eu tive uns problemas para puchar mais logo me acostumei, então eu resolvi comprar outro arco, desta vez de 40 libras, como no primeiro, tive problemas em puxar mas logo me acostumei, o problema é que quando eu não conseguia puchar o arco direito eu soltava as flechas sem muita mira e mesmo agora que eu ja me acostumei com o peso do arco, eu continuo soltando a flecha muito cedo, sem mirar, e isto está me custando a vida de algumas flechas além de me deixar irritado interrompendo meus treinos, alguem ajuda ae !

Eu estou tendo um problema parecido, estou com o meu arco a 2 semanas, um velox senior de 30 libras dei cerca de uns 70 tiros até agora, estou atirando em um alvo de 60x40, a cerca de 20 metros de distancia, estou com os tiros bem irregulares, estou presando simplismente acertar o alvo, independente de onde, afinal sou iniciante, porém estou com uma média de acerta no alvo (não no centro) de cerca de uns 60 a 70% onde os tiros que eu erro passam bem proximo ao alvo pelas laterais ou por cima, sinto que o problema é na ancoragem e na largada, ainda não tenho muita técnica, mas estou sempre buscando maiores informções pela internet para melhorar a minha técnica, acredito que o ideal seria realizar alguns tiros com alguem ja com certa experiencia na arqueria para que essa mesma pessoa possa corrigir alguns erros de facil percepção para quem está olhando, mas encontro problemas com isso aqui em botucatu, soube que tem muitos arqueiros aqui mas pessoalmente não conheço nenhum, vou dar uma olhada nesses videos do link que postaram e ver oque consigo tirar para a minha pratica, que infelizmente por questão de tempo e local não estão sendo muito constantes (preciso ir até a faculdade para realizar o meu treino)

abraço
miojox

MensagemAssunto: Re: Problema com vícios...   Ter Jun 25, 2013 6:25 am

Amigo, 20m pra iniciante (70 tiros) viram 90m. Atira de menos de 10m até vc começar a agrupar bem e vai afastando o alvo gradativamente...

Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Problema com vícios...   Ter Jun 25, 2013 1:04 pm

Eu comecei a 5 metros kkkk
Skywise

MensagemAssunto: Re: Problema com vícios...   Ter Jun 25, 2013 1:12 pm

Eu comecei puxando borrachinha Razz
Trento

MensagemAssunto: Re: Problema com vícios...   Ter Jun 25, 2013 3:17 pm

miojox escreveu:
Amigo, 20m pra iniciante (70 tiros) viram 90m. Atira de menos de 10m até vc começar a agrupar bem e vai afastando o alvo gradativamente...

Ok, vou tentar fazer isso é que a 20 metros é muito mais empolgante quando você acerta o alvo, eu liguei pra um cara aqui em botucatu, dentro de 2 semanas ele vai estar inaugurando um espaço para arco e flecha, creio que ele podera me dar algumas dicas de posicionamento, apesar de ter assistido os videos do link que foi postado de onde consegui tirar varias dicas que infelizmente hoje por causa da chuva não pude colocar em pratica, mas acredito que amanha ja vou poder dar uns tiros com o arco.

abraço
cimerio

MensagemAssunto: Re: Problema com vícios...   Ter Jun 25, 2013 7:17 pm

puxa, meu instrutor de tiro, recomenda agarrar o arco com a mão esquerda fechando o punho e puxar com os três dedos abaixo da flecha (indicador, médio e anelar).

será que é pq sou iniciante?
TRC

MensagemAssunto: dedão   Ter Jun 25, 2013 9:09 pm

Dedos abaixo da flecha é um outro tipo de puxada.
Fica mais fácil "zoiar" a flecha e o sentido que ela irá.
Já vi em algum vídeo indicado aqui no forum essa postura de puxada.
Quem atira com mira, acho que mais indicado seria: indicador pra cima e o grandão e anular pra baixo.
marcelommatos

MensagemAssunto: Problema com vícios...   Qua Jun 26, 2013 6:55 pm

Eu vi no fórum este link muito interessante, vale a pena ver, mesmo não intendendo inglês dá para pegar muita coisa.

Bons tiros!

MensagemAssunto: Problema com vícios...   Qua Jun 26, 2013 6:59 pm

Sábado, dia 22/06, fiz minha primeira aula com Ronaldo Nacaxe, foi uma aula experimental mas foi de grande valia...

Vou ver se consigo pegar firme, uma vez que terei que viajar mais de 300 km ida e volta para o curso.

Mas vale a pena.

Caso tenha algum clube, escola, instrutor ou mesmo alguém experiente para te observar e ajudar, vai ser bom, muito bom.

Abraços e bons tiros a todos!

MensagemAssunto: dedão   Qua Jun 26, 2013 9:33 pm

Arco recurvo, dedo indicador no queixo, dedão na garganta, nariz na corda.
sordi

MensagemAssunto: Re: Problema com vícios...   Qui Jun 27, 2013 12:24 pm

TRC escreveu:
Arco recurvo, dedo indicador no queixo, dedão na garganta, nariz na corda.
e o composto?
TRC

MensagemAssunto: ancoragem   Qui Jun 27, 2013 2:55 pm

O composto tem letoff, se conseguir rolar as cams, ancora fácil.
Ponto de ancoragem depende da puxada do arco, eu penso.
Tenho um composto aqui com umas 30", ancoro nas 30".
Outro com 28", ancoragem menor.
Gatilho de mão (back tension), dedão pra baixo e palma da mão pra fora.
O importante no back tension, sinto isso, é a posição do dedão.
Para mim, a mira altera mais quando comprimo o gatilho mais com a ponta do dedão; fica melhor, com a dobra do dedão ... tem que "encher" a mão com o gatilho.
Gatilho de pulso, acho mais fácil.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Problema com vícios...   Hoje à(s) 4:09 pm

Problema com vícios...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [DÚVIDA] - Abastecimento com Gasolina Podium traz algum problema pro marcador?
» custo x benefícios de se ter um carro
» Exercícios para cérebros enferrujados 3
» Ligando no Frio..problema ou normal?
» AJUDA: Problema no filtro do gasoleo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: