ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

inclinometro quantitativo (!bolha)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
gerabelo

MensagemAssunto: inclinometro quantitativo (!bolha)   Dom Jun 09, 2013 2:05 pm

Bom dia senhores,

Para alguns, a essa altura, pode parecer óbvio que sou iniciante no esporte. Bem, estou aguardando meu primeiro arco, recém adquirido -aqui mesmo no forum; brute x, via gpalatnic-, chegar e, enquanto preparava meu campo de tiro, percebi alguns artigos tratando sobre a importancia/influencia dos angulos.

Se você precisa de dados quantitativos sobre angulos, minhas dicas são:

1. Celular (android): lista de aplicativos (play.google)

2. Arduino: para aqueles um pouco mais shiitas talvez seja interessante o simples -old but gold- arduino:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
(se alguém tiver interesse posso passar os dados sobre como construir)

cordial abraço!

machado.leonardo

MensagemAssunto: Re: inclinometro quantitativo (!bolha)   Dom Jun 09, 2013 3:58 pm

Ficou muito legal, parabéns.
Mas seria interessante fazer uma placa final para esse projeto, não acha? Certa vez fiz um shield caseiro para Arduino, ainda tenho as dimensões anotadas.
Mais uma vez, excelente projeto.
gerabelo

MensagemAssunto: Re: inclinometro quantitativo (!bolha)   Dom Jun 09, 2013 6:04 pm

machado.leonardo escreveu:
Ficou muito legal, parabéns.
Mas seria interessante fazer uma placa final para esse projeto, não acha? Certa vez fiz um shield caseiro para Arduino, ainda tenho as dimensões anotadas.
Mais uma vez, excelente projeto.

Tens razão, Leonardo. Quando o arco estiver em minhas mãos vou começar a me divertir com o design da pcb.

XClinometer, para android, é free e já me ajudou a beça com o nivelamento dos alvos no terreno irregular do meu campo.

btw, bom saber que mais alguém curte arduino. vamos trocar idéias e ver como podemos contribuir com a galera aqui.

abraço
machado.leonardo

MensagemAssunto: Re: inclinometro quantitativo (!bolha)   Dom Jun 09, 2013 7:47 pm

Não trabalho só com o Arduino, eu sei programar o ATMega328, que é o microcontrolador. Assim dá pra usar o Arduino como plataforma, e desenvolver coisas mais sofisticadas.

Essa placa extra que você usou é um acelerômetro? Nunca usei um, gostaria de aprender. Very Happy
Ruy

MensagemAssunto: Re: inclinometro quantitativo (!bolha)   Seg Jun 10, 2013 7:05 am

Muito interessante.
Daqui a pouco poderemos ter miras cujas telas indiquem a inclinação, distância do alvo etc como nos aviões. Eletrônica embarcada a serviço da arqueria. Very Happy
Para a caça pode ser uma maravilha mas para o target...

Eu também mexo com Arduino. Mas como amador.

Seja bem-vindo.

Sds.
gerabelo

MensagemAssunto: Re: inclinometro quantitativo (!bolha)   Seg Jun 10, 2013 7:20 am

Não trabalho só com o Arduino, eu sei programar o ATMega328, que é o microcontrolador. Assim dá pra usar o Arduino como plataforma, e desenvolver coisas mais sofisticadas.

Essa placa extra que você usou é um acelerômetro? Nunca usei um, gostaria de aprender. Very Happy

Exatamente, Leonardo. trata-se do acelerômetro MMA7361. O custo é baixo se você comparar com o giroscópio de três eixos.

Parabéns pelo interesse em programação de microcontroladores!

Já conheces o raspberry pi? se não, recomendo fortemente que brinques com ele. O Raspberry PI possui portas multi propósito (GPIOs) compatíveis com o Arduino (SPI, I2C etc) mas trabalha a até 1GHz com 512MB de RAM e custa uns us$35.00. Consegues rodar linux nele.

abraço

Última edição por gerabelo em Seg Jun 10, 2013 7:39 am, editado 1 vez(es)
gerabelo

MensagemAssunto: Re: inclinometro quantitativo (!bolha)   Seg Jun 10, 2013 7:29 am

Ruy escreveu:
Muito interessante.
Daqui a pouco poderemos ter miras cujas telas indiquem a inclinação, distância do alvo etc como nos aviões. Eletrônica embarcada a serviço da arqueria. Very Happy
Para a caça pode ser uma maravilha mas para o target...

Eu também mexo com Arduino. Mas como amador.

Seja bem-vindo.

Sds.

ficar sem bateria na hora da caçada ou sofrer um curto na chuva, já pensou? kkk

pior que é verdade! OpenCV, ARTool Kit... as tecnologias estão aí, não é?

... desenvolver algo para Android. Você acopla o celular ao arco e tem estas informações (com base nos sensores e cameras do próprio aparelho).

Aviônicos embarcados no arco; ideia tentadora, mestre Ruy! Tô dentro! Wink

rubensrw

MensagemAssunto: Re: inclinometro quantitativo (!bolha)   Seg Jun 10, 2013 7:47 am

To falando....

Tava faltando entrada USB nesses arcos modernos... to vendo que vai ser por pouco tempo....

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
04/2012 - 09/2012 - Recurvo OnePiece Thimberhawk Sparrow 48" 36@24 - vendido
05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
05-2012 - 03/2013 - Recurvo BearPaw Hard Hunter 62" 35#@28 - vendido
09/2012 - ......... - LongBow Bodnick Dakota 64" 45#@28
12/2012 - ......... - Samick Phantom 62" 45#@28
04/2013 - ......... - Samick Phoenix 60" 35#@28
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"
sordi

MensagemAssunto: Re: inclinometro quantitativo (!bolha)   Seg Jun 10, 2013 12:18 pm

rubensrw escreveu:
To falando....

Tava faltando entrada USB nesses arcos modernos... to vendo que vai ser por pouco tempo....

Daqui a pouco termos Wifi e 3G Laughing Laughing Laughing
Lincoln

MensagemAssunto: Re: inclinometro quantitativo (!bolha)   Seg Jun 10, 2013 1:04 pm

Se colocar numa caixinha pequena, acoplar ao arco e alinhar com a mira, vai ser bem legal. Não sei muito bem como funciona, mas lembra algo parecido ao inclinômetro dos range finders.

MensagemAssunto: Re: inclinometro quantitativo (!bolha)   Seg Jun 10, 2013 2:53 pm

Cara, to amando essa ideia. Vou tentar por em pratica com o atmega, botar no meu arco e validar como projeto.

gerabelo

MensagemAssunto: Re: inclinometro quantitativo (!bolha)   Seg Jun 10, 2013 7:32 pm

Cara, to amando essa ideia. Vou tentar por em pratica com o atmega, botar no meu arco e validar como projeto.

opa! qualquer coisa, tô na área para ajudar!

gerabelo

MensagemAssunto: Re: inclinometro quantitativo (!bolha)   Seg Jun 10, 2013 7:39 pm

rubensrw escreveu:
To falando....

"-sr policial, o sr não está vendo esta porta USB? isto não é arma!"

registramos como iArcophone ou iCelulArco? fui! enviar sms HB p/ sogrinha...

gerabelo

MensagemAssunto: Re: inclinometro quantitativo (!bolha)   Ter Jun 11, 2013 12:27 am

Lincoln escreveu:
Se colocar numa caixinha pequena, acoplar ao arco e alinhar com a mira, vai ser bem legal. Não sei muito bem como funciona, mas lembra algo parecido ao inclinômetro dos range finders.

também não conheço o funcionamento exato dos rangefinders mas imagino que se você tiver um feixe de laser estável (cuja intensidade luminosa não oscile com a variação da potência fornecida -oscilação do nível de energia armazenada na bateria-) podes aferir a distância até um objeto "iluminado" com base no seu "brilho" uma vez que este será inversamente proporcional a mesma.

usando, por exemplo, uma ferramenta de visão computacional chamada OpenCV, podemos providenciar algo para Android que meça distâncias sem necessidade de laser (mas apenas para objetos com dimensões previamente conhecidas).

note que se, além do angulo que você percebe entre o alvo e o horizonte, tu também tiveres a distância, fica possível -teoricamente- desenvolver um aplicativo para celular que, quando adequadamente acoplado ao arco, permita descartar a mira tradicional. Estamos falando de três coisas: Celular, Laser Pointer, Acoplamento adequado para ambos.

se alguém dentre os colegas tiver uma impressora 3d, vamos já providenciar estes "acoplamentos adequados". rs

ps. apesar de preferir arqueria tradicional.

[EDITADO] opa! encontrei isto para a nossa turma de Arduino:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: inclinometro quantitativo (!bolha)   Hoje à(s) 8:04 pm

inclinometro quantitativo (!bolha)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» bolha do capo junt com painel
» Bolha/ParaBrisa p/ Bandit 650N 2010
» Bolha da Acriparts ou Bolha e Cia
» BOLHA NO PNEU
» Insulfilm na bolha?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: