ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Carabina alemã com mais de 100 anos de idade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Neubert

MensagemAssunto: Carabina alemã com mais de 100 anos de idade   Sex Jun 07, 2013 7:36 pm

Prezados é com grande orgulho em possuir esta magnífica carabina alemã com mais de 1 século de idade que a exibo aqui aos que se interessam na história que fascina os admiradores deste segmento das armas de pressão.

MODELO: Victorian Gem .177 German Air Rifle:
Descrição: German Air Rifle made from 1882 upto the 1930`s. Calibre .177 barrel and cocking lever. Octagonal barrel

Meus comentários iniciais:

(1) - Arma única, desenho único e particularidades construtivas muito "engenhosas" para a época.
(2) - Construção firme e rígida, sem ruídos no acionamento principalmente devido ao aço aplicado (grande espessura) em sua construção
(3) - Gatilho muito, mas muito "macio" com parafuso de ajuste de disparo (coisa de mais de 100 anos e presente neste modelo)
(4) - A alça e a massa de mira simplesmente me surpreenderam, casam perfeitamente e milimetricamente a visada dos dois sobrepostos é incrivelmente bem feita.
(5) - Apesar de estranhar o desenho não tradicional da arma (parece estar com o cano quebrado para armar) a mesma casou e assentou como uma luva no meu ombro.
(6) - O ano deste modelo é exatamente 1890 a onde as características construtivas como o fecho de abertura do cano e desenho da haste do guarda-mato determinam o ano de fabricação deste modelo apresentado.

FOTO - 01 - Panorâmica da carabina.

Observações:
(1) - Comprimento total de ponta a ponta: 745 mm
(2) - Comprimento do cano: 322 mm
(3) - Peso da carabina: 2,4 Kg aproximadamente

FOTO - 02 - Detalhe da haste de acionamento do embolo.

Observações:
(1) - Observem que a haste que "empurra" o embolo é o guarda-mato
(2) - A mola esta intacta, ou seja, "não quebrada" ou sem ação ou "cansada"
(3) - Esta haste corre em dois trilhos esculpidos no corpo da carabina sendo sua extração realizada unicamente pela coronha (após sua remoção)

FOTO - 03 - Detalhe da base do cano Octogonal.

Observações:
(1) - Muito bem feito e rígido até demais para uma carabina de baixa pressão e calibre .177

FOTO - 04 - Somente mais uma foto para ilustrar detalhes construtivos.

FOTO - 05 - Detalhe da Alça de mira

Observações:
(1) - A alça de mira é também a trava do cano. Para quebrar o cano para realizar o seu basculamento é necessário apertar a alça de mira para que a trava existente entre o corpo e o cano se desprendam. Muito engenhoso e pratico este sistema.

FOTO - 06 - Detalhe da massa de mira em latão

Observações:
(1) - Na medida certa, fica a visada exatamente como um "w"

FOTO - 07 - Detalhe do gatilho

Observações:
(1) - Extremamente simples e de acionamento suave com regulagem do "arraste" do mesmo.

FOTO - 08 - Detalhe da mola de ação dentro do corpo da carabina

FOTO - 09 - Detalhe da mola de ação dentro do corpo da carabina

Observações:
(1) - Pode-se observar os dois trilhos guia da haste de acionamento entre o corpo da câmara de compressão (corpo da carabina)

FOTO - 10 - Carabina "basculada" durante a operação de "armar" e inserir o projétil.

Observações:

(1) - Fácil basculamento e sem ruídos ou interferências.

FOTO - 11 - Carabina "basculada" durante a operação de "armar" e inserir o projétil.

FOTO - 12 - Detalhe do furo de inserção do projétil

Observações:
(1) - Não imaginei que o excesso de óleo prejudicaria a fotografia, mas estão integras e ambas superfícies de contato entre a câmara e o cano.
(2) - Não possui anel de vedação do tipo o'ring nesta vedação. Ao que pode ser é uma pequena junta de papelão tipo de cabeçote de carro por ali instalado.

FOTO- 13 - Detalhe da trava CANO-CÂMARA

Observações:
(1) - Casam como uma luva impedindo qualquer folga no sentido longitudinal.

FOTO - 14 - Detalhe da trava CANO-CÂMARA

Observações:
(1) - Possui um chanfro e um furo acima da câmara de compressão para realizar o travamento.

FOTO - 15 - Detalhe do interior do furo do cano.

Observações:
(1) - Alma lisa sem raias.
(2) - Não possui arranhões e esta integro.

FOTO - 16 - Detalhe da soleira (base da coronha)

Observações:
(1) - Confeccionada em latão, aparafusada por único parafuso com entalhe na madeira da coronha para perfeito "casamento"
(2) - Ao remover esta peça de latão você terá acesso a porca responsável pela fixação da coronha ao corpo da arma (um tirante metálico seção circular de 10mm de diâmetro)

FOTO - 17 - Detalhe da soleira (base da coronha)

FOTO - 18 - Detalhe da soleira (base da coronha)

FOTOS - 19 e 20- Detalhes da unica regulagem existente no do gatilho. REGULAR O CURSO (Arraste) e não o peso do mesmo.

Considerações finais:

(1) - Apesar de possuir mais de 100 anos de idade, a mesma contem todas as características originais e um funcionamento exemplar.
(2) - A corrosão é mínima e todos parafusos e travas saem com facilidade e sem interferências.
(3) - Poderia lixar ou restaurar a oxidação porem para uma carabina com tantos anos de vida acredito desnecessário esta operação somente por excesso de frescura.
(4) - Valores eu não tenho. Ganhei este exemplar ontem dia 06-06-2013 de um amigo e colecionador de Vitória-ES.
(5) - Maquina utilizada: SONY DSC-HX200V

Abraços,
Neubert

FILIAÇÃO MVB Nº 3077

CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: Carabina alemã com mais de 100 anos de idade   Sex Jun 07, 2013 9:14 pm

sensacional, nunca tinha visto!!

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com
Neubert

MensagemAssunto: Re: Carabina alemã com mais de 100 anos de idade   Sex Jun 07, 2013 10:33 pm

CALIL escreveu:
sensacional, nunca tinha visto!!

CALIL,

Ate ontem eu também jamais tinha "visto" ou "ouvido falar" nesta carabina.

Valeu e obrigado

Neubert

FILIAÇÃO MVB Nº 3077

fishingwithabow1

MensagemAssunto: Re: Carabina alemã com mais de 100 anos de idade   Sab Jun 08, 2013 9:59 am

que massa velho
ela ainda atira??
se sim posta um vídeo pq fiquei super curioso sobre o funcionamento dela agora
parabens bela carabina
leonardoac

MensagemAssunto: Re: Carabina alemã com mais de 100 anos de idade   Sab Jun 08, 2013 12:27 pm

fishingwithabow1 escreveu:
que massa velho
ela ainda atira??
parabens bela carabina
²°
gabriel p.

MensagemAssunto: Re: Carabina alemã com mais de 100 anos de idade   Dom Jun 09, 2013 10:14 pm

leonardoac escreveu:
fishingwithabow1 escreveu:
que massa velho
ela ainda atira??
parabens bela carabina
²°
ALAN VITOR ANDRADE

MensagemAssunto: Re: Carabina alemã com mais de 100 anos de idade   Seg Jun 10, 2013 5:49 pm

relíquia de patrão... hein neubert...

onde vc conseguiu essa raridade fala ai mais sobre...

abração
Neubert

MensagemAssunto: Re: Carabina alemã com mais de 100 anos de idade   Seg Jun 10, 2013 10:58 pm

Bem, quanto aos vídeos postarei quando aprender e tiver tempo livre que talvez fique para o final de ano.

Mas posso contar sobre esta carabina é o seguinte, meu amigo (amigo mesmo) me convidou para casa dele e me mostrou em seguida esta carabina, mas eu nao pedi nao, ele me ofereceu mesmo.

Mas é claro que quando a vi nao tinha jeito, pensei em comprar na hora.

Agora a história anterior desta carabina é coisa de família, do bisavó em diante. Sendo a origem perdida junto com os familiares que se foram.

Mas agora repousa ao lado de diversas carabinas mais novas porem da década de 60 em diante e tenho o compromisso de nao vende-lá em hipótese alguma como trato com o antigo proprietário e assim será feito.

FILIAÇÃO MVB Nº 3077

ALAN VITOR ANDRADE

MensagemAssunto: Re: Carabina alemã com mais de 100 anos de idade   Ter Jun 11, 2013 7:22 am

mas é incrível mesmo...

neubert me apresenta seu amigo ???? kkkkkkkkk
Neubert

MensagemAssunto: Re: Carabina alemã com mais de 100 anos de idade   Ter Jun 11, 2013 8:53 am

ALAN VITOR ANDRADE escreveu:
mas é incrível mesmo...

neubert me apresenta seu amigo ???? kkkkkkkkk

kkkkk

nunca...

FILIAÇÃO MVB Nº 3077

Dt.

MensagemAssunto: Re: Carabina alemã com mais de 100 anos de idade   Ter Jun 11, 2013 2:44 pm

Linda, e imaginar que tem 100 anos...Parabéns!
Neubert

MensagemAssunto: Re: Carabina alemã com mais de 100 anos de idade   Ter Jun 11, 2013 7:14 pm

Dt. escreveu:
Linda, e imaginar que tem 100 anos...Parabéns!

sinceramente eu não acreditaria se não procurasse nos sites europeus a respeito desta carabina, a ultima edição foi em 1930 seguramente informado na historia da empresa GEM

Segundo descobri em minhas buscas de informações a MARCA e MODELO é motivo de artigos da "Airgun World"

Para quem se interessar basta utilizar um buscador bom e pesquizar pelos termos abaixo:

MODELO: Victorian Gem .177 German Air Rifle:
Descrição: German Air Rifle made from 1882 upto the 1930`s. Measures 39.5 long with a 21.5 smoothbore .177 barrel and cocking lever. Octagonal barrel

Abraços e obrigado my friend
Neubert

FILIAÇÃO MVB Nº 3077

Alexandre_Ramos

MensagemAssunto: Re: Carabina alemã com mais de 100 anos de idade   Ter Jun 11, 2013 9:02 pm

Eu acho que ficaria legal se removesse a oxidação e aplicasse alguma coisa para preservar.
Ferrugem piora cada vez mais, seria uma pena que alguma peça se quebrasse por este motivo.

Cometa Fusion GR50 4,5
CBC B19-14 4,5
Tales

MensagemAssunto: Re: Carabina alemã com mais de 100 anos de idade   Ter Jun 18, 2013 11:01 pm

Na minha singela opinião, merece um "talento", fosfatização, pois cobre melhor as cicatrizes deixadas pelo ferrugem, e um tratamento na madeira. Além de retornar a beleza irá conserva-la mais.
marcelocasanova

MensagemAssunto: Re: Carabina alemã com mais de 100 anos de idade   Qua Jun 19, 2013 7:18 am

Rapaz, alem das facas essa bichinha e digna de visitação, rsrsrs
Eu passo a semana em Serra, a trabalho. A coleção aceita visitas? Rsrsr 
To brincando mas mesmo assim parabens pela aquisiçao.

fabiomic

MensagemAssunto: Re: Carabina alemã com mais de 100 anos de idade   Qua Jun 19, 2013 7:41 am

Neubert, raridade MESMO, vale a pena fazer uma restauração!!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Carabina alemã com mais de 100 anos de idade   

Carabina alemã com mais de 100 anos de idade
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» 125 e mais de 25 anos
» Vale a pena comprar mercedes de 10 a 15 anos??
» duvidas sobre o DPVAT
» Holanda aumenta exportação de carros com mais de 25 anos - MB no topo da lista.
» As 125cc já pagam selo desde o início do ano.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Carabinas de Ar-
Ir para: