ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Fui taxado incorretamente, o que fazer?!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Primo

MensagemAssunto: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Seg Maio 06, 2013 2:14 pm

Boa tarde amigos, tive uma surpresinha hoje, havia comprado um pacote de hastes de madeira para montar algumas flechas tradicionais, o que paguei cerca de R$140,00 com o envio, porém o vendedor declarou na nota de postagem "Sporting Goods" aí os caras da RF arbitraram os "equipamentos" com o valor de $100,00 obamas, e tributaram sobre este valor, resultado, R$186,00 de imposto, muito mais do que paguei pelas hastes.

Estou pensando em me negar a receber, deixar o pacote voltar, e pagar o reenvio, solicitando que reenvie declarando "hastes de madeira", o que acham?

Tributaram sobre um valor arbitrado com certeza por não estar descrito exatamente o que havia dentro, suponho.

O que acham?? Alguém já passou por isso?
Tiago.Pacheco

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Seg Maio 06, 2013 2:29 pm

Situação complicada, tu pode solicitar um formulário informando o valor correto, anexar cópia da fatura do cartão de crédito e link do produto, mas isso vai depender da boa vontade de quem analisar, mas para falar a verdade acho que por R$46 a mais eu pagaria para não me incomodar.
Primo

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Seg Maio 06, 2013 2:51 pm

O brabo é o seguinte, paguei pelas hastes $48,00, o que dá R$100,00, os caras estão cobrando imposto sobre $100,00, acho um abuso, vou falar com o vendedor, dizer que me negarei a receber e solicitar que reenvie declarando o conteúdo como "hastes de madeira". Não preciso destes R$86,00 a mais que está sendo cobrado para continuar vivendo, mas já acho um absurdo cobrarem 100% de imposto sobre os $48,00 de minha compra. Não me desce a idéia de pagar 200% de imposto sobre os $48,00 das hastes.. Tenho flechas sobrando, não me imposto que demore mais 40 dias para recebeu novamente esse pacote... É complicado...
megaseba

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Seg Maio 06, 2013 2:53 pm

Lamentavelmente e assim mesmo. E o risco que se corre. Voce retornar o pacote e pedir novamente o envio e uma alternativa mais tem que ter confiaça com ou cara da outra ponta. E antes de fazer isso falar com ele. Nessas situações te diria que o melhor a fazer e pagar e lamentar. Voce pode como indicaram reclamar do valor. So vou avisando o processo e longo, demorado e ainda tem que torcer pelo cara da receita ter vontade de ver do que se trata. E mesmo assim vai pagar multa e juros sobre o valor devido a receita.

Abs,

http://www.spinarchery.com.br
Primo

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Seg Maio 06, 2013 3:07 pm

Mandar para revisão nem cogito, não valeria mesmo a pena passar por tanta dor de cabeça. Vou entrar em contato com o vendedor e ver qual sua posição, porque entendo que ele também seja culpado, como é fabricante destes produtos confio nele, creio que não vai se importar de proceder desta maneira. O que não me conforme é de não terem aberto o pacote para verificar o conteúdo... se tivessem feito isso..
Tiago.Pacheco

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Seg Maio 06, 2013 3:22 pm

Primo, cuidado ao pedir para declarar hastes de madeira, teunho um amigo que fez o curso de despachante aduaneiro, lembro dele comentar algo sobre produtos como madeira, sementes e produtos de origem animal, o procedimento para importação desses produtos é muito mais complicado, requer laudos e inspeções, tu pode pedir isso para o vendedor e acabar complicando mais a tua vida. Não estou desejando que a coisa saia errada, mas é algo que pode acontecer.
Primo

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Seg Maio 06, 2013 3:59 pm

Pois é amigo, bem observado, realmente a tributação de madeiras é diferenciada, melhor declarar "arrow shafts".
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Seg Maio 06, 2013 4:19 pm

Primo escreveu:
Mandar para revisão nem cogito, não valeria mesmo a pena passar por tanta dor de cabeça. Vou entrar em contato com o vendedor e ver qual sua posição, porque entendo que ele também seja culpado, como é fabricante destes produtos confio nele, creio que não vai se importar de proceder desta maneira. O que não me conforme é de não terem aberto o pacote para verificar o conteúdo... se tivessem feito isso..

Amigo,

O vendedor não tem nada a ver com isso; Ele fez a parte dele, ou seja, enviou, declarou o preço corretamente e o produto chegou. A partir daí o problema é entre vc e a RF.

Neste caso, é melhor pagar e deixar pra lá.

Isso acontece com todo mundo que costuma importar coisas com frequencia. Os fiscais tem total autonomia para avaliar e julgar se o valor declarado de um pacote é o correto; Neste caso ele julgou errado.

Você pode até mandar para revisão, antes de retirar o pacote dos correios, mas não acho que vale a pena.

Rafael.

Primo

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Seg Maio 06, 2013 4:43 pm

Rafael, digo que parte da responsabilidade é do vendedor porque ele não declarou corretamente o produto, o que havia dentro do pacote eram hastes para flechas, se tivesse declarado "hastes", "hastes para flechas", ou "flechas", não haveria problema, no entanto não foi claro ao declarar "Sporting goods", ou seja, tendo declarado "equipamentos esportivos" isso é genérico, como disse, pode ser uma haste de madeira sem valor ou um raro taco de Golf, de milhares de dólares....

Neste caso, foi erro da RF em não ter aberto a mercadoria para verificar, se a declaração estava genérica, e foi uma imperícia do vendedor, na hora de declarar o conteúdo..
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Seg Maio 06, 2013 5:23 pm

Primo escreveu:
Rafael, digo que parte da responsabilidade é do vendedor porque ele não declarou corretamente o produto, o que havia dentro do pacote eram hastes para flechas, se tivesse declarado "hastes", "hastes para flechas", ou "flechas", não haveria problema, no entanto não foi claro ao declarar "Sporting goods", ou seja, tendo declarado "equipamentos esportivos" isso é genérico, como disse, pode ser uma haste de madeira sem valor ou um raro taco de Golf, de milhares de dólares....

Neste caso, foi erro da RF em não ter aberto a mercadoria para verificar, se a declaração estava genérica, e foi uma imperícia do vendedor, na hora de declarar o conteúdo..

Entendo; O engraçado é que sempre quando eu encomendo flechas, peço justamente para o vendedor declarar como "sporting goods", pois pela minha experiência, quando declara-se "archery shafts" ou "archery arrows" ou, neste caso, se ele fosse preciso mesmo, "wooden archery arrow shafts", tem bem mais change da receita encrencar e até mesmo mandar para o exército.

Na minha opinião, ele não fez errado em declarar como "sporting goods". Neste caso até evita chamar atenção para a arqueiria, que é um esporte muito pouco compreendido pelos fiscais.

Em todo caso, não acho que deveria sobrar para o vendedor, pois acho que ele declarou corretamente; Isso foi uma infelicidade que provavelmente aconteceria independentemente do que estivesse escrito na embalagem.

Isso é problema de Brasil, meu caro. Uma vez encomendei uma boquilha de saxofone que comprei por U$48,00 no eBay. A receita taxou como U$200,00. Ou seja, eles fazem o que querem quando bem entendem; A culpa não é de ninguém senão da própria incompetência dos fiscais.

Alexandre_Ramos

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Seg Maio 06, 2013 6:48 pm

Primo,

O que você vai gastar com frete se não receber a encomenda vai ser quase o mesmo valor da diferença de impostos que foi cobrado à mais...
Mas fique tranquilo, seu dinheiro será bem empregado na "Bolsa reeleição 2014".

Cometa Fusion GR50 4,5
CBC B19-14 4,5
vinirag

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Ter Maio 07, 2013 6:47 am

Minha cunhada trabalha na RF, acho que se voce for fazer todo aquele procedimento vai encher mais seu saco do que pagar, ou até mesmo cair o mesmo valor pagando todo o método de reenbolço. Abçs.
TiagoMS

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Ter Maio 07, 2013 10:18 am

não li o post todo.

Importação:

Acima de 50 dolares = +60% do valor (alfandega) ---- por encomenda.
Acima de 300 dolares = +60% do valor (Alfandega) ---- Pessoalmente (ou seja, voce viajou e trouxe)
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Ter Maio 07, 2013 12:34 pm

O processo é simples.

1- Imprime a página do site de compras com o valor do produto.
2- Imprime a página do site que tem o total pago pelo pacote e número de pedido.
3- Imprime um comprovante do cartão de crédito com o valor pago, se for por paypal pode imprimir a página de resumo do paypal.
4- Vá até o correio e solicite o impresso para pedir o recalculo do valor do imposto.

Preencha o documento que é simplificado, anexe os documentos e entregue tudo para o servidor do correio. O nome do processo é Reexame do Lançamento.

Ele vai enviar o pacote para a Receita Federal, quando voltar se você ainda não concordar com o valor basta não aceitar o pacote e mandar devolver como recusado pelo remente. Só nesse caso você entra em contato com o vendedor. A importância de pedir o recalculo é botar pressão na receita para os caras fazerem a coisa corretamente. Se você simplesmente recusa o pacote ou paga fica confortável para a receita colocar qualquer valor. Se houver uma quantidade gigantesca de pacote voltando para recalculo eles serão obrigados a pegar mais leve.

Não existe multa para o pedido de recalculo. O que acontece é que se o servidor da Receita considerar o pedido infundado será cobrado os acréscimos legais porque o documento para pagar o imposto no correio tem uma data de vencimento do débito. Essa prazo é 30 dias depois de emitido o documento pela receita, o pacote chega no correio uns 3 a 4 dias depois, portanto você tem 26 dias mais ou menos de prazo para pagar. Se envia para reexame do lançamento e passar desse prazo será cobrado o valor de pagamento atrasado. Eu não sei como se calcula esse valor. Se o pedido for considerado idôneo será lançado um novo documento com um novo prazo e você está tranquilo.

Quem pede muita coisa sempre passa alguns pacotes sem cobrar imposto e outros cobrando e nesses casos o importador costuma relevar esse cálculo errado.

Mas na minha experiência com flechas, TODOS os meus pacotes de flechas comprados em leilão no eBay passaram com imposto alto, a maioria com valor acima do pago. Por alguma razão as flechas são fiscalizadas com mais intensidade.

Aqui no fórum alguém comentou que as flechas de alumínio são inspecionadas manualmente e tem a ponta desmontada para verificar se existe droga dentro da haste. Resumo, flecha de madeira é tributada pela tabela de flecha que deve considerar o preço das hastes de alumínio e carbono.

Nome do processo de importação pelo correio - RTS
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Primo

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Ter Maio 07, 2013 1:18 pm

Pois é amigos, desisti de falar com o vendedor, sei de sua idoneidade, e tenho certeza que não se importaria de me reenviar o pacote, mas pra não me incomodar fui lá e paguei, fiquei pensando a noite na possibilidade de estes tributos ficarem em aberto, ou meu nome ficar marcado na RF.. em fim, esses R$186,00 de imposto estou pagando literalmente pra encerrar este assunto, foram as hastes mais amargas que já comprei.... rsrsrs

Antes tivesse comprado 20 flechas de carbono com o que me custou estas hastes...
fabio carneloci

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Ter Maio 07, 2013 3:49 pm

a verdade é que esta complicado fazer importações, estão barrando tudo e tributando tudo também... HOJE mesmo recebi uma encomenda de 59 dólares, cujo qual a RF coloco como 200 dólares e tributarão como mercadoria de 200 dólares... resumindo paguei 240 reais de imposto.

agora é importar e ser taxado clown

http://www.arcoeaventura.com.br
lvx_kailash

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Qua Maio 08, 2013 3:30 pm

Hahahaha e ainda tinham alguns defendendo o sistema, viu como são honestos, mas não se preocupem, seus dinheiros vão ser cobrir bem as diárias internacionais dos políticos, e construir mais uns estádios inúteis.
Jose Americo Dantas Bahia

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Qua Maio 08, 2013 6:21 pm

Hoje eu dei uma passada na agencia dos correios daqui,pra ver se o meu arco tinha chegado.
A boa noticia é que sim,o arco chegou e a ruim é que eu nao pude pegá-lo!!

O gerente me mostrou a taxaçao de importaçao da receita,mas disse que faltava chegar mais um e que eu precisava esperar a chegada deste e se os correios nao receberem o tal imposto por carta registrada dentro de alguns dias,ele iria entar em contato com a receita pra ver o que poderia fazer,só assim eles me entregariam...Acredito que seja o ICMS,mas ele nao soube me informar!!!
...Achei estranho,os impostos nao chegam junto com o arco???Alguém já teve uma experiencia parecida?Por quanto tempo que eu vou tomar esse chá de cadeira?
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Qua Maio 08, 2013 9:00 pm

O imposto federal é colocado dentre de um saco plástico e colado no pacote.
Na agência o funcionário abre o saco plástico e retira os documentos. Os documentos originais do remetente também vem em um saco plástico colado do lado de fora.
Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Qua Maio 08, 2013 9:09 pm

Jose Americo Dantas Bahia escreveu:
Hoje eu dei uma passada na agencia dos correios daqui,pra ver se o meu arco tinha chegado.
A boa noticia é que sim,o arco chegou e a ruim é que eu nao pude pegá-lo!!

O gerente me mostrou a taxaçao de importaçao da receita,mas disse que faltava chegar mais um e que eu precisava esperar a chegada deste e se os correios nao receberem o tal imposto por carta registrada dentro de alguns dias,ele iria entar em contato com a receita pra ver o que poderia fazer,só assim eles me entregariam...Acredito que seja o ICMS,mas ele nao soube me informar!!!
...Achei estranho,os impostos nao chegam junto com o arco???Alguém já teve uma experiencia parecida?Por quanto tempo que eu vou tomar esse chá de cadeira?

isso já aconteceu comigo; Acontece quando os documentos do ICMS "se perdem" no meio do caminho, aí tem que esperar uns 3 dias pra chegarem. Mas não dá problema não. No rastreio, costuma aparecer: "entrega condicionada ao complemento da documentação"
Jose Americo Dantas Bahia

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Qui Maio 09, 2013 6:05 pm

Ok Bruno,foi exatamente isso que aconteceu e no status do rastreio do correios,apareceu essa mesma ressalva que voce citou.

Por sorte,o tal GNRE (GUIA NACIONAL DE RECOLHIMENTO DE TRIBUTOS ESTADUAIS),chegou hoje,mas pra minha surpresa,somando a taxa de importaçao de 60%+GNRE,tive de pagar exatos 100% de impostos sobre o valor da nota!!!

Nao teria de ser 78%,sendo a tx de importaçao 60% +18% de ICMS??
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Qui Maio 09, 2013 7:21 pm

Jose Americo Dantas Bahia escreveu:
Ok Bruno,foi exatamente isso que aconteceu e no status do rastreio do correios,apareceu essa mesma ressalva que voce citou.

Por sorte,o tal GNRE (GUIA NACIONAL DE RECOLHIMENTO DE TRIBUTOS ESTADUAIS),chegou hoje,mas pra minha surpresa,somando a taxa de importaçao de 60%+GNRE,tive de pagar exatos 100% de impostos sobre o valor da nota!!!

Nao teria de ser 78%,sendo a tx de importaçao 60% +18% de ICMS??

Não...O ICMS é cobrado já sobre o valor do produto+frete+imposto federal (60%), não sobre somente o valor do produto+frete.

Então, sempre acaba dando em torno dos 100%.

Brasil, né?

Sinceramente, tenho cada vez mais desgosto de viver aqui. Se fosse por mim eu me mudava, mas a minha mulher não muda de jeito nenhum, aí fica difícil.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Fui taxado incorretamente, o que fazer?!   Hoje à(s) 7:51 pm

Fui taxado incorretamente, o que fazer?!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Fazer um som simples pro Ka. Será que fica bom?
» Fazer 250 e Twister 250 carenadas
» Fazer 8
» fazer isto com uma fisga é obra!
» Fazer garagem e postar fotos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: