ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Opções de colas para vanes?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Sturmo

MensagemAssunto: Opções de colas para vanes?   Sex Abr 19, 2013 5:12 pm

Olá pessoal!

Tenho algumas vanes danificadas pelo uso que devem ser trocadas e gostaria de saber o que vcs indicam para colar as novas vanes..(que possa ser encontrado no mercado nacional) .

Superbonder ou outras bonders quaisquer são uma opção????

As flechas são de carbono..

Grato
isdruviz

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Sex Abr 19, 2013 5:58 pm

O pessoal da Arqueria Rio Preto gosta de usar o Superbonder Gel, por ter a testura de um gel facilita a aplicação e não escorre tanto.

Easton XX75 Genesis Arrow
megaseba

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Sex Abr 19, 2013 6:22 pm

Com certeza super bonder não têm melhor
http://www.spinarchery.com.br
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Sex Abr 19, 2013 6:32 pm

Tinha dúvida se a super bonder por ser rígida demais seria eficaz.....testei superbonder em uma flecha de alumínio e a vane pareceu bem colada, no outro dia toque nela e ela caiu...!!!
São coisas distintas eu seu, carbono e alumínio, mas fiquei cético.
collaco

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Sex Abr 19, 2013 6:52 pm

Superbonder faz uma mancha tipo uma fumaça, que eu não gostei. Não sei se é o vapor.

Falco Trophy Vintage 40#
Brasilbows Salomão Slim 40#
Bearpaw Recurve Grizzly Hunter 40#
Bearpaw Viper Longbow 40#
Hoyt Helix Recurve + Carbon 550 Limbs 38#
megaseba

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Sex Abr 19, 2013 6:56 pm

Tem varias coisas.

Voce pode colar a pena mais se fizer força ela vai cair.

Primeiro limpe muito bem o tubo e a pena onde vai passar cola.No shaft com um pano limpo, nas vanes eu passo alcoohol com um cotonete e depois passo um cotonete sem para secar. Não bote os dedos na parte onde vai colar na flecha. Qualquer traço de gordura nas mão vai fazer ela não ficar firme.

Passa superbonder na pena da uma batidinha para tirar o exesso mais tem que ter cola em todo o longo dela. Ai cola.
Uma vez que colou as penas eu costumo colocar uma gotinha em cada ponta da pena, na frente e atras, parece besteira mas ajuda a segurar pa caramba. Ja tive pena que soltou no voo e fico segurada somente por essa gotinha.

Quanto a super bonder gel ou normal, realmente eu não notei muita diferença mais eu não utilizei vanes plasticas por muito tempo. Faz mais de ano que uso as tipo spinwing essas se colam com fita dupla face.

Abs,
EVC

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Sex Abr 19, 2013 7:01 pm

O que o Seba falou mas eu recomendo o álcool isopropílico, que você compra em lojas de componentes eletrônicos.

Eu uso uma fita dupla face da Bohning para colar minhas vanes. Permite reaproveitá-las caso se soltem. Uso cola de vane (também da Bohning) apenas nas pontas para reforço. Quando preciso trocar a vane é só removê-la do tubo e limpar com o isopropílico. Além disso, não precisa esperar a cola secar no jig.

Abs.
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Sex Abr 19, 2013 7:19 pm

Mega, tava muito bem limpo cm isopropílico....e soltou

As penas originais são grudadas pra valer..na hora de tirar é um sufoco, tem que cortar com um bisturi e raspar o resto da cola..

Uns falam que a SB gel é melhor (acho que essa não vai manchar "tipo fumaça"..isso é o vapor que faz) outros falam que tanto faz!!

Certamente colas importadas específicas são melhores, mas preciso mesmo de uma solução "local"
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Sex Abr 19, 2013 7:26 pm

Tem outro agravante, uso rest biscuit que alguns falam danificar as vanes..no meu caso nunca aconteceu, os danos sempre são externos.
Mas apesar de usar as mesma vanes Blazer orginais na reposição, fico preocupado pois vanes originalmente coladas, não soltam nem a pau, já as coladas com bonder não sei se resistem ao biscuit
EVC

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Sex Abr 19, 2013 7:48 pm

Você limpou as vanes com o isopropílico também? Algumas vêm com um ativador (não sei se é o caso dessas) que é para a cola própria para vanes.

Outra coisa que eu tentaria seria usar aquela cola de contato da 3M (parece a cola tigre). É a coisa mais próxima da cola da Bohning (Fletch Tite Platinum) que eu conheço.

Abs.
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Sex Abr 19, 2013 8:20 pm

vou ver essa 3m..pode ser uma opção
megaseba

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Sex Abr 19, 2013 10:04 pm

Se quizer uma cola Bohning Fletch Tite Platinum eu tenho uma para vender

Para falar a verdade comprei para testar, e nunca acabei montando as flechas kkkkkkkkkkk continuei usando as Spinwing por tanto se estiver a fim dela e so me falar.

Em breve sera solução "nacional" pois vou trazer varias para vender Very Happy

Abs,
silentcry

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Sab Abr 20, 2013 9:34 am

olha eu também estou procurando uma solução para o assunto. um colega disse que eu posso usar a TEk Couro 725,que é encontrada facilmente em lojas que vende produtos para couro. ainda não testei,vou ver se encontro aqui e depois posto o resultado.......já usei superbonde também e colou legal!
http://www.musicaematematica.blogspot.com
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Ter Abr 23, 2013 11:36 am

Pessoal, na busca por super bonder gel acabei encontrando outra cola, a Super Ciano...o vendedor me disse ser melhor que a superbonder, resolvi testar:

Fiz alguns testes e me pareceu realmente muito boa, adere instantaneamente. Tem uma viscosidade maior (menos líquida) que as outras bonders, não escorre, não deixa manchas nem libera vapor. O bico aplicador é ideal, e vem com 20g (contra 3 das concorrentes) e paguei apenas R$ 7,00

Colei penas novas em 4 flechas (12 vanes)...não usei ainda mas parece que ficou relmente bem colado.

Fica a dica!!!
Bandoleiro

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Ter Abr 23, 2013 1:56 pm

Entao tem como passar mais informaçoes sobre essa cola Super Ciano? Dei uma olhada na internet e não achei muita coisa. Vou precisar de uma dessas em breve.

------------------------------------------------------
Arco Recurvo Martin Saber TD (2013) 40#@28"
6x Easton XX75 Tribute 600 (1916) 29" Feathers
3x Easton XX75 Gamegetter 500 (2016) 29" Feathers
------------------------------------------------------
jeferson01

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Ter Abr 23, 2013 10:14 pm

para penas naturais eu recomendo a fita dupla face 3m, nunca usei pra vanes mas deve ficar bom também. antigamente eu usava superbond, as vezes as penas ficavam tortas e depois a haste ficava cheia de cola. facilitou muito pra mim, principalmente pq n tenho aquele fletching jig.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Ter Abr 23, 2013 10:41 pm

Bandoleiro....não tenho muit informação amigo, comprei e testei. achei muito boa...mas não tenho dados técnicos sobre ela...digitei o nome e achei muita coisa, dá uma olhada.!
megaseba

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Qua Abr 24, 2013 12:16 am

Se me pertmite fazer uma sugestão, o acabamento esta sendo feito com essa fita de embalar. Eu uso penas do tipo spinwing. Elas tambem são coladas com dupla face e o "acabamento" tanto na frente como atras da pena e feito com uma fita preta (vem com as penas mesmo), a qual depois de muito colar flechas reparei que e exatamente igual a fita isolante.

Se estiver a fim faz esse teste. Pega um pedaço de fita isolante, corta fininha (eu diria uns 4 mm) e deixa uns 7 a 9 de cumprimento e enrrola puxando muito. Vai dar aquela esticada. NO final puxa apertando contra o shaft ate ela estorar. So vai sair se molhar e acho que vai ficar bem melhor que a fita de embalagem.

Abs,

jeferson01

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Qua Abr 24, 2013 9:31 am

eu já testei com fita isolante e começou a soltar no mesmo dia.. sei lá deve ser pq era muito velha aquela fita. vou comprar uma nova e testar depois.
na imagem n da pra perceber pq ficou tudo embassado, mas com durex acabou ficando muito melhor, não solta, fica bem preso, e por ser muito fino quase n cria relevo na haste.

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Qua Abr 24, 2013 2:03 pm

jeferson01 escreveu:
eu já testei com fita isolante e começou a soltar no mesmo dia.. sei lá deve ser pq era muito velha aquela fita. vou comprar uma nova e testar depois.
na imagem n da pra perceber pq ficou tudo embassado, mas com durex acabou ficando muito melhor, não solta, fica bem preso, e por ser muito fino quase n cria relevo na haste.

Sim testa com fita da BOA mesmo tipo a 3m e nova. Fita isolante velha e uma drogra fica quebradiça e a cola solta gruda a cola dela por todos lados menos na fita.

Abs,

EVC

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Qua Abr 24, 2013 9:16 pm

megaseba escreveu:
Sim testa com fita da BOA mesmo tipo a 3m e nova.

Eu ia sugerir isso mesmo. A fita imperial da 3M é a mais barata mas já deve dar um ótimo resultado. Existe uma outra (não lembro a denominação) que é mais cara (o dobro do preço) mas deve produzir um resultado excelente.
NETTO

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Qua Maio 08, 2013 9:19 pm

Desculpe me intrometer como sou novato e estou pesquisando bastante sobre esse maravilhoso mundo, e não entendo nada. Mas essa parte da cola super ciano eu entendo bem essa cola é quase a mesma coisa que o super bonder, quase porque a loctite deu uma abrandada na formula por causa de acidentes domesticos , super ciano é uma marca procure por "adesivo instantâneo" a composição é "éster de cianoacrilato" ou como chamamos no meio no qual trabalho simplesmente de "ciano" ele é muito usado na marcenaria moderna você acha facilmente em lojas que vendem MDF para fabricação de moveis, e me recordo agora de três marcas desse adesivo instantâneo uma é o superciano citado, outra é a cascola e o adesivo instantâneo da leo.
Espero ter contribuído com o pouco que sei nesse primeira mensagem que escrevo
megaseba

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Qua Maio 08, 2013 10:11 pm

NETTO escreveu:
Desculpe me intrometer como sou novato e estou pesquisando bastante sobre esse maravilhoso mundo, e não entendo nada. Mas essa parte da cola super ciano eu entendo bem essa cola é quase a mesma coisa que o super bonder, quase porque a loctite deu uma abrandada na formula por causa de acidentes domesticos , super ciano é uma marca procure por "adesivo instantâneo" a composição é "éster de cianoacrilato" ou como chamamos no meio no qual trabalho simplesmente de "ciano" ele é muito usado na marcenaria moderna você acha facilmente em lojas que vendem MDF para fabricação de moveis, e me recordo agora de três marcas desse adesivo instantâneo uma é o superciano citado, outra é a cascola e o adesivo instantâneo da leo.
Espero ter contribuído com o pouco que sei nesse primeira mensagem que escrevo

Po foi perfeito!!! Very Happy

NETTO

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Qui Maio 09, 2013 4:19 am

Mais uma coisa que me lembrei, todos os adesivos ciano causam aquele efeito embassado devido ao vapor, mas para a limpar é só passar um pano úmido no caso das flechas um cotonete, e um mito que tem que guardar na geladeira isso não existe, pode deixar o tubo ate deitado que não estraga, pode deixar o tubo aberto até terminar a colagem de todas as penas que ele não seca assim tão rápido ou seja da para se preocupar apenas com a colagem e apos terminado o serviço tampar o tubo, esse adesivo tem em tubos de 20g e 100g e eu acho ele até que barato para utlidade aqui eu pago $6 e $17
edsonnad

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Sex Jun 14, 2013 10:13 pm

NETTO escreveu:
Mais uma coisa que me lembrei, todos os adesivos ciano causam aquele efeito embassado devido ao vapor, mas para a limpar é só passar um pano úmido no caso das flechas um cotonete, e um mito que tem que guardar  na geladeira isso não existe, pode deixar o tubo ate deitado que não estraga, pode deixar o tubo aberto até terminar a colagem de todas as penas que ele não seca assim tão rápido ou seja da para se preocupar apenas com a colagem e apos terminado o serviço tampar o tubo, esse adesivo tem em tubos de 20g e 100g e eu acho ele até que barato para utlidade aqui eu pago $6 e $17

Eu tambem estou usando a Ciano e atende muito bem, e o mais importante, eh muito mais barata que a superbonder. Fica a dica
http://www.nadbem.com.br
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Opções de colas para vanes?   Hoje à(s) 8:14 pm

Opções de colas para vanes?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» (DIY - geral) Produto Wurth - colas para tudo que precisamos em nossas MB - adesivos cianocrilaticos
» ADESIVO PARA COPA DO MUNDO NO BUGGY...
» UBERLÂNDIA (MG) para CALDAS NOVAS (GO)...
» História para contar para os netos...
» Treinando para colocar a foto kkkkkk

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: