ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Considerações de um iniciante (e viciado!)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ottomano

MensagemAssunto: Considerações de um iniciante (e viciado!)   Seg Abr 08, 2013 12:00 am

Sem muitas pretensões, vou dar um testemunho aqui sobre como entrei para o mundo da arqueiria.
Apesar de sempre gostar, nunca havia sequer chegado perto dum arco. Há mais ou menos dois anos, comprei uma balestra (uma Jaguar, que achei na net ao procurar uma zarabatana). Viciei e alguns meses depois vendi a Jaguar e comprei uma Barnett Quad 400. Essa só me trouxe decepção, pois partiu ao meio (riser) algum tempo depois. Como já estava "na neura", desfiz-me de algumas coisas que já não usava e comprei uma TenPoint (Turbo XLT II). Aí sim soube o que é atirar com uma balestra de qualidade...
Mas sentia que ainda faltava alguma coisa... Numa das tardes de tiros com a balestra conheci uma pessoa que atirava com arco, um composto que, no dia, não tive a curiosidade de sequer saber a marca. Mas atirei com ele, ou melhor, tentei atirar com ele (o maluco deixou, coisa que eu, hoje, confesso, não faria jamais). Foi amor à primeira vista!!
Alguns dias depois já estava comprando meu primeiro arco e vendendo a TenPoint!
Aí chega a parte que creio possa ser útil aos muitos iniciantes (iguais a mim) que diariamente postam aqui no fórum. Foi rápida a compra, mas antes li muito, mas muito mesmo a respeito de tudo relacionado ao esporte.
Como trabalho noutra cidade, não tinha e não tenho tempo para ter aulas, por isso a opção pela "produção independente". É possível, mas apenas LENDO MUITO antes. Revierei esse fórum de cima a baixo...
Optei por um Bear Encounter, e o fiz porque sabia que conseguiria dar conta da puxada. Não é para qualquer um, então, antes de fazer igual, recomendo aos inciantes ter em mente que não é fácil começar com um arco de 60lbs. Quanto ao arco em si não tenho nem o que falar, bom demais. Creio que não haja arco "de entrada" melhor. Igual talvez, melhor não creio!
Calculei minha puxada, informei ao vendedor (Gabriel Palatnic) e ele enviou o arco já "pronto pra atirar". Aí foi a hora de por em prática toda a teoria aprendida aqui no fórum...
Primeiros tiros = braço em carne viva!! A maledeta da corda insistia em arrebentar com meu braço!! Não me dei por vencido e já a partir do segundo dia nunca mais tive esse problema, causado por um erro bobo de postura - braço esticado demais!. Postura essa que me deu um pouco de trabalho, pois apesar de não mais acertar a corda no braço ficava com uma baita dor nas costas sempre que atirava. Depois que fui atirar com um colega aqui do fórum (MSarri) a questão foi resolvida. Eu ficava com o corpo num ângulo mais ou menos de 45º em relação ao alvo, e fui orientado por ele a ficar num ângulo de 90º, de lado mesmo, e os pés abertos de maneira a ficar "alinhados" aos ombros. Sinceramente, nem sei se essa é posição correta, mas para mim foi um divisor de águas! Sofri para me acostumar, mas depois foi só alegria...
Nesse ponto já conseguia alguns bons tiros atirando a 24 metros (espaço disponível em casa, onde costumo atirar agora, quase sempre à noite), mas percebia que, primeiro, não tinha um agrupamento lá muito bom e, segundo, numa série de 06 tiros, quase sempre 01 ou 02 ficavam MUITO longe dos outros - coisa de 10, 15, 20cm! Sem contar um irritante "deslocamento" dos tiros á esquerda. Alvo no centro, tiros à esquerda! Recorri ao científico método de tentativa e erro, sempre mudando alguma coisa na maneira como fazia a puxada, a ancoragem e o disparo. Assim percebi que minha puxada/ancoragem estava muito baixa, ou seja, eu tinha que abaixar a cabeça para poder fazer a mira (olhar por entre o peep). Mudei isso e, pasmém, mudei também a maneira como prendo o release ao pulso. Nem sei como descobri isso, mas percebi que deixava o release muito frouxo, então resolvi deixá-lo mais firme e o resultado, aliado à "nova puxada" foi demais. Ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas hoje sinto que tenho o domínio do arco. Sinto que, quando erro o tiro, foi por erro mesmo, principalmente falta de concentração e precipitação, e não por desconhecimento daquilo que estou fazendo, como era quando comecei.
Para poder testar e comprovar a melhora no deslocamento à esquerda dos tiros resolvi usar como alvo itens como garrafas de leite e suco, para não me preocupar muito com a altura dos tiros. Deu resultado. Depois comecei a usar alvos oficiais, mas fiquei sem rapidinho, então há alguns dias estou usando uma bola de tênis.
Posto aqui uma foto para mostrar que continuo melhorando...

Enfim, espero que possa ser útil aos iniciantes e espero também que os mais experientes comentem e, principalmente, dêem opiniões e corrijam as eventuais bobagens escritas.
[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]

MensagemAssunto: Re: Considerações de um iniciante (e viciado!)   Seg Abr 08, 2013 8:33 am

Muito bom relato. Parabéns.

Sds.

Considerações de um iniciante (e viciado!)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Mulher iniciante + Gixxer 1000 + Palomar Mountain = CRASH
» Considerações sobre transmissão automática ou manual
» Seguro para Hornet-ajudem um horneteiro iniciante!!!
» Iniciante (Bandit N600 1996 Vinhedo-SP)
» DESABAFO DE UM VICIADO!!!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: