ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

ajuda com arco de mola de kombi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: ajuda com arco de mola de kombi   Sex Mar 29, 2013 11:14 pm

boa noite,
tenho 13 anos e tenho duvidas sobre um arco q pretendo fazer com meu pai
gostaria de saber se o arco feito com molas de kombi e bom? ele tem um bom "impulso" na flecha ?e a fabricaçao das flechas em geral.
dês de já grato.
therion.akkad

MensagemAssunto: Re: ajuda com arco de mola de kombi   Sab Mar 30, 2013 9:51 am

Olá Igor!

Já fiz dois arcos com molas de Kombi entre outros.
Na minha opinião, os com molas são os mais fáceis de se fazer. Não são perfeitos mas já dá para começar e com baixo custo.

Acho eles com uma puxada mais forte que a tração para a flecha, mas dá para o gasto.

Aconselho a mola mais grossa da Kombi, que tem 3,1cm de largura, pois as outras fica fraco.

Trabalhe um bom riser, preferencialmente com madeira de lei para não quebrar.

Aqui tem um modelo bom:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Apenas atente, que a janela dele está para canhoto, então deverás inverter se fores destro. As medidas estão em mm o que facilita as coisas.

Quanto as molas, tive dificuldade de as encontrar inteira aqui em Porto Alegre, a maioria dos ferros velho daqui, só tem elas pela metade (aprox 50cm de comprimento), o primeiro que fiz, usei assim e ficou um pouco curto (54"), o que faz a puxada ser um pouco pesada e eu não consegir puxar as 28", o que acaba prejudicando meu tiro.

Aconselho usar molas de 70 ou 75cm que somados aos 50cm do riser e descontando os encaixees, ficará com uma envergadura de aproximadamente 1,75m (69").

Aconselho também, curvar as molas para frente, que além de dar mais força no tiro, deixará ele esteticamente mais bonito.

Um detalhe, é que estas molas de kombi, vem um corte em forma de "v" no meio (que a única forma de evitá-lo é usar lâminas de 50cm - desaconselhado), então veja para que lado vais colovar este corte para que prejudique o menos possível a aparência estética do arco.

Para curvar as molas (eu achei o mais chato de tudo), a melhor forma que achei, foi usar um tronco roliço deitado, apoiei a lâmina nele e fui dando marretada com uma marreta de 5kg (quanto mais pesada a marreta, menos trabalho). O tronco ajuda a curvatura das 2 lâminas serem iguais e mais arredondadas (meu primeiro teste, usei a grade do meu prédio, encaixei entre as grades e fui puxando devagar, mas não gostei, pois faz um ângula no metal e não fica tão bonito).

Cabe lembrar que as batidas com a marreta na lâmina, devem ser feitas com cuidado, pois estaras marreteando uma "mola" o que fará a marreta pular para cima a cada batida podendo acertar seu rosto. Comece devagar até entender a dinâmica do trabalho.

Outra dica, é usar algo para proteger a corda onde esta prende na lâmina, pois estas tendem a ficar afiadas no corte de enaixe da corda podendo cortá-la no tiro. Madeira ou couro são boas pedidas, assim como uma lima circular bem fina para acabamentos e arremates.

Aqui tem meu blog (http://armoraria.blogspot.com.br), com alguns de meus trabalhos. Sem falar aqui no fórum que o pessoal é super atencioso e colaborativo. Muito aprendi aqui, além das tentativas de erro e acertos.

Qualquer coisa, estou a disposição!

Abraços!
giarch22

MensagemAssunto: Re: ajuda com arco de mola de kombi   Sab Mar 30, 2013 10:24 am

eu tambem estou fazendo um e se eu colocar as laminas retas ainda vai ficar potente???eu tentei mas nao consegui dobrar e uma fico um poquinho torta a otra ta reta e agora?? ainda vai dar certo??
therion.akkad

MensagemAssunto: Re: ajuda com arco de mola de kombi   Sab Mar 30, 2013 11:25 am

giarch22 escreveu:
eu tambem estou fazendo um e se eu colocar as laminas retas ainda vai ficar potente???eu tentei mas nao consegui dobrar e uma fico um poquinho torta a otra ta reta e agora?? ainda vai dar certo??

É melhor curvar as molas, se não vai ficar fraco e feio.

Tem de ter paciência e uma marreta beeeeem pesada

Faz com o tronco que falei que dá certo.

Faz assim:

- Pega um tronco roliço com pelo menos uns 30cm de diâmetro (pode ser maior) e deita ele no chão;
- apoia no tronco a parte que queres curvar com a ponta onde colocaras a corda para fora, a outra ponta, apoia no chão;
- coloca teu pé sobre a ponta que está no chão, para segurar a lâmina;
- comece a dar marretadas na mola, na parte que está suspensa, bem perto do tronco, para que ela vá se curvando em direcão ao solo, adquirindo o formato do tronco (não bata na parte que está entre o tronco e teu pé, faça na que está para fora);
- Repita o procedimento na outra lâmina;
- Faça um acabamento com uma lixa d'água (molhada, claro) para tirar as marcas da marreta.
- Fure a mola com furadeira de bancada (eu levei em um torneiro aqui perto e o cara me cobrou R$10,00 para fazer os 4 furos (2 em cada).
therion.akkad

MensagemAssunto: Re: ajuda com arco de mola de kombi   Sab Mar 30, 2013 11:27 am

Só para constar, eu levei uma meia hora para curvar cada uma.

Mas gostei muito do resultado.
giarch22

MensagemAssunto: Re: ajuda com arco de mola de kombi   Sab Mar 30, 2013 11:33 am

pow vlw cara mas as duas laminas vao ficar com a mesma invergadura e sem querer encher rsrs....eu vou fazer a parte de por a corda com durepox fica bom?? e vou pintar com colorgin
therion.akkad

MensagemAssunto: Re: ajuda com arco de mola de kombi   Sab Mar 30, 2013 1:00 pm

giarch22 escreveu:
pow vlw cara mas as duas laminas vao ficar com a mesma invergadura e sem querer encher rsrs....eu vou fazer a parte de por a corda com durepox fica bom?? e vou pintar com colorgin

Acredito que o durepox deva ficar bom sim.

Se lixar bem, com lixas mais finas progressivamente para ficar bem lisinho e uma tinta de qualidade, deve gerar um ótimo resultado.
therion.akkad

MensagemAssunto: Re: ajuda com arco de mola de kombi   Sab Mar 30, 2013 1:01 pm

Essa semana, vou pegar umas molas novas e fazer outro, daí vou ver se consigo tirar algumas fotos e quem sabe alguns vídeos. Daí posto por aqui.
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: ajuda com arco de mola de kombi   Sab Mar 30, 2013 1:35 pm

therion.akkad escreveu:
Essa semana, vou pegar umas molas novas e fazer outro, daí vou ver se consigo tirar algumas fotos e quem sabe alguns vídeos. Daí posto por aqui.
quando for fazer o arco faça um vídeo se poder e poste aqui para me ajudar, blz?
giarch22

MensagemAssunto: Re: ajuda com arco de mola de kombi   Sab Mar 30, 2013 3:54 pm

therion.akkad escreveu:
posta sim muito obrigado cara ja fiz a furaçao tudo agora é dobrar e ver no que dá... eu vi seu arco no seu site e nao precisa dobrar muito né nao é como eu pensava eu tava com um arco mongol na cabeça husahshuasa xD
therion.akkad

MensagemAssunto: Re: ajuda com arco de mola de kombi   Dom Mar 31, 2013 7:17 pm

giarch22 escreveu:
therion.akkad escreveu:
posta sim muito obrigado cara ja fiz a furaçao tudo agora é dobrar e ver no que dá... eu vi seu arco no seu site e nao precisa dobrar muito né nao é como eu pensava eu tava com um arco mongol na cabeça husahshuasa xD

Olá!

Aquele que aparece nas fotos, é o primeiro que eu fiz e não tive paciência nem experiência.

Mas o outro que fiz e não tenho fotos (vou tirar e postar), a curva faz 90º e é bem arredondada.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: ajuda com arco de mola de kombi   Hoje à(s) 7:10 pm

ajuda com arco de mola de kombi
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» REGULAGEM DO FACÃO!!
» Emis suspensão trazeira: batente e calço mola
» Mola e amortecedor traseiros para Fibravan Vip 1600
» Apresentando-me e solicitando ajuda.
» [AJUDA] Mola esportiva no tiida

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: