ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Ajuda com tiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
therion.akkad

MensagemAssunto: Ajuda com tiro   Seg Mar 25, 2013 8:49 am

Olá amigos!

Vamos do princípio.

Me interessei muito pelo esporte, porém não possuia muitos recursos, então seguindo algumas dicas daqui, youtube e do arqueria.forumeiros (as vezes os dois forums me parecem o mesmo), resolvi construir meu próprio arco. Primeiro fiz com PVC, mas não fiquei muito satisfeito, então fiz um riser de madeira e usei lâminas de mola de Kombi (tá certo, sei que não é o mais indicado, mas era o que eu dispunha), ele ficou com 54"45#27" (o tamanho reduzido se dá ao fato que não consegui lâminas maiores). Só para constar, já consegui uma peça de IPÊ e vou me aventurar a fazer as lâmonas de um recurvo com a madeira e FV, assim como um riser novo (mas isso é outra história).

Bom, o que ocorre é que quando atiro (infelizmente como o arco ficou pequeno (tenho 1,82m), minha puxada com ele não passa das 26 ou 27" e meu polegar chega a tocar meu queixo, mas mais a frente da puxada correta, dou uma compensada com o braço que seguro o arco, curvando um pouco ele. Aí percebi que a flecha não vôa totalmente reta em direção ao alvo e sim com a "rabeta" para cima (o nock fica mais alto que a ponta enquanto ela está voando)!!!!!!!!!!

Também percebi que meu tiro sempre vai abaixo de onde eu miro, aí acabo mirando sempre um pouco acima do alvo para poder acertar ele.

Então pergunto: O Erro está na minha largada? No arco que é muito pequeno? Flecha inadequada? Ou tudo?? (detalhes é que as flecat que estou usando são de FV com pontas de treino, vanes de algum tipo de plástico (eu acho) com 30"

Desculpem aí o texto enorme, mas estou tentando me acertar por aqui.

Falou!!!!
Cenoura

MensagemAssunto: Re: Ajuda com tiro   Seg Mar 25, 2013 9:24 am

acredito que sejam as vanes.
nesse caso de arco, imagino que esteja atirando sem rest.
logo precisa usar penas naturais nas flechas.

eu ainda peguei umas flechas de alumínio aqui e colei as penas naturais, mas não deu muito certo, pois o spine era muito baixo pro arco. ai comprei umas flechas de madeira e meu recurvo ficou preciso!
eu não uso rest nele.

abraço

Carabina Hatsan BT65 5,5mm 60J
collaco

MensagemAssunto: Re: Ajuda com tiro   Seg Mar 25, 2013 9:31 am

Se a flecha está voando com a rabeta para cima é porque o ponto onde você encaixa a flecha na corda (nock point) está alto demais.
E o contrário. Se a flecha voa com a rabeta para baixo é porque o nock está muito baixo.

Mas o curioso é que quando o nock point está alto se costuma acertar baixo demais. Aí algo pode ser problema de largada.

Tente mudar aos poucos o ponto do nock e veja o que acontece.

Falco Trophy Vintage 40#
Brasilbows Salomão Slim 40#
Bearpaw Recurve Grizzly Hunter 40#
Bearpaw Viper Longbow 40#
Hoyt Helix Recurve + Carbon 550 Limbs 38#
collaco

MensagemAssunto: Re: Ajuda com tiro   Seg Mar 25, 2013 9:33 am

Bem lembrado Cenoura. Ele pode estar usando vanes ao invés de penas.

Aquelas penas plásticas (vanes) só podem ser usadas se o arco tem o apoio para flechas (rest), que afasta a flecha do arco.

Aí então a rabeta está sendo desviada para cima quando a vane está batendo no arco, ou na sua mão.

Falco Trophy Vintage 40#
Brasilbows Salomão Slim 40#
Bearpaw Recurve Grizzly Hunter 40#
Bearpaw Viper Longbow 40#
Hoyt Helix Recurve + Carbon 550 Limbs 38#
therion.akkad

MensagemAssunto: Re: Ajuda com tiro   Seg Mar 25, 2013 10:50 am

Pois é, as vanes são de plastico ou borracha, padrão das flechas baratas de fibra de vidro. Vocês acham que é mais vantagem apenas mudar para flechas de madeira com penas naturais, ou vale a pena instalar um rest? Vi uns magneticos que achei legal, com um pequeno imã.
therion.akkad

MensagemAssunto: Re: Ajuda com tiro   Seg Mar 25, 2013 11:12 am

Nos links abaixo, tenho fotos do recurvo que fiz, assim como um pequeno vídeo atirando com ele.

Antes que me falem, eu sei que o "Brace Height" está muito grande, vou fazer uma corda mais comprida, pois a que está ali tem umas 6" menos que o arco, tavez até seja o (ou um dos) motivos que não consigo trazer minha puxada mais proxima do rosto.

Aí vocês me dão opiniões.

Valeu as resposta!!!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda com tiro   Hoje à(s) 8:49 am

Ajuda com tiro
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Simulador de tiro