ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Primeiro projeto - Inicio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
mangelli

MensagemAssunto: Primeiro projeto - Inicio   Qua Mar 20, 2013 3:40 am

Fala galera, bom. Estou a mais ou menos a quase 1 mes ?? Algo por ai só estudando, pesquisando, formas de se fazer, primitivo, takedown, recurbe, horse e etc.
Começei a fazer um primitive aqui em casa, tem um quintal com algumas arvores (não me pergunte qual haha) e cortei uma arvore que era comprida e fina. Ainda estou fazendo mas ta meio dificil de trabalhar nela pois é bem dura.. É mais pra experiencia do que outra coisa.
Mas to meio parado com ele e estou realmente pesquisando bastante em relação aos recurvos, Fibra de vidro, laminação, riser. Tenho tudo já pronto pra começar os testes, quebrar a cara várias vezes e ir aprendendo com os erros.
Pesquisei bastante coisa na internet, aqui no forum (maioria das coisas daqui).
Bom, chega de enrolar... O meu problema, problema não seria o caso. seria mais uma duvida, e sim, usei o buscar no forum, também estou indo de pagina em pagina olhando tópicos antigos, e até enviei algumas perguntas mais especificas por PM pra alguns, mas gostaria de uma ajuda com relação a madeira.
Na minha cidade (interior do rio - barra mansa) é uma m$#@% pois tem pouca escolha e fui em algumas madeireiras ( 2 rsrs) por aqui pra ver quais madeiras tem por aqui e preço. Até vi os topicos de madeiras que não são boas, e outro topico de quais madeiras sao boas mas geralmente tem pouca variedade.
Hoje consegui várias "ripas" de massaranduba e cambara rosa. Dão boas laminas pois já estão finas e compridas. Mas vi que algumas pessoas dizem que a massaranduba não é boa, e sobre a cambara rosa não cheguei a ver ninguem dizendo sobre ela. Alguem conhece? Parece bem flexivel e não me pareceu ser fraca.
Fui em uma outra madeireira que irei novamente quinta-feira para ver com mais calma e peguei uma lista de madeiras que tem por la que tem mais variedade.
Gostaria que por gentileza se alguem soube me dissesse quais destas são boas para se fazer uma lamina ou usar como riser. As laminas estarão com fibra de vidro na frente e atraz e madeira no meio. Irei tirar fotos pra mostrar.
Essas são as que vi pessoal comentando que não é boa ou então eu não vi ninguem comentando sobre.. Angelim, vi pessoas dizendo que não é boa. Cerejeira é boa? não achei algo dela. Muracatiara, Garapa, Caxeta, Canela Parda, Curupixa, Tauari, Perobamica, Catuaba, Sucupira, Louro Vermelho, Freijo, Amapa. Essas ai eu não conheço nenhuma. E não cheguei a ver ninguem falando delas também. alguem conhece ?
Ai vem as que vi o pessoal já usando ou falando bem, o Cedro, vi alguns até já usando no rise e cunha. ai tem Ipe tabaco e ipe champanhe. Essas 2 vou pegar pois sei que são boas, mas tenho vista pessoal dizendo que a ipe não da pra "modelar".. curvar elas, pois elas voltam. Seriam boas apenas para o Riser? Jatobá, Itauba e Cumaru.
Então são essas madeiras que tenho por aqui.. até que não são poucas. Espero que me desculpem o texto longo, e até me perdoem pelo meu primeiro tópico ser isso rsrs. Também estou trabalhando num motorzinho pra lixar e taperar as laminas (primeiro pensei em um motor de ventilador mas ele é fraco, então lembrei de uma esteira que tenho aqui fudida mas acho q o motor ta bom). Também estou fazendo um modelo pra fazer a lamina de FV (material chega semana que vem).
Novamente, espero que me desculpem o texto longo e principalmente, pois não me apresentei adequadamente no Tópico Apresentações, pois como disse, fiquei um bom tempo só lendo e até postei algumas coisas..
Espero que possam me ajudar. Agradeço a atenção =)

PS: Inclusive numa das pesquisas achei este link

Última edição por mangelli em Qua Mar 20, 2013 3:47 am, editado 1 vez(es) (Razão : Adicionar link)
FSETA

MensagemAssunto: Re: Primeiro projeto - Inicio   Qua Mar 20, 2013 11:23 am

Ipê é uma das melhores madeiras para arcos, inclusive lâminas. São muito usadas até pelos americanos como alternativa ao Osage. Muito usado para fazer longbows com backing de Bamboo.

Espero ter ajudado.

MensagemAssunto: Re: Primeiro projeto - Inicio   Qua Mar 20, 2013 12:39 pm

Aqui segue as fotos das ripas que peguei de cambara rosa e Massaranduba.

Dei uma testada num pedaço menor de cambara rosa e pelo que percebi ela tem uma flexibilidade legal mas não tem uma boa memoria. logo depois de forçar pra curvar, ela ficou curvada. Vou ver com a massaranduba ainda. Alem da Ipe, qual outra madeira aconselham?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]   [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Cenoura

MensagemAssunto: Re: Primeiro projeto - Inicio   Qua Mar 20, 2013 12:46 pm

fiz um riser em itaúba e ficou legal!
é a única colaboração que vou te dar ok?!

estarei acompanhando.

abraço e boa sorte na empreitada!

Carabina Hatsan BT65 5,5mm 60J
Seaven

MensagemAssunto: Re: Primeiro projeto - Inicio   Qua Mar 20, 2013 2:24 pm

mangelli,também estou com essa idei de produzir uma Arco,provavelmente um Long Bow,criei um topico para saber sobre qual tipo de madeira devo utilizar,gostaria que quando você começar a prduzir seu Arco,se você poderia me falar qual foi a melhor que você usou,obrigado Smile Smile Smile

MensagemAssunto: Re: Primeiro projeto - Inicio   Qua Mar 20, 2013 6:37 pm

Pooo Seaven .. eu não tinha visto o teu tb.. este dia acabei não olhando os novos topicos, ai quando criei vi que você criou algo também. Mas qualquer coisa que eu puder ajudar. vou fazer. Eu começei a fazer um long, mas como não sei q madeira q estou trabalhando, acabei não me animando muito mas vou ver se amanha dou uma mexida nela.. E tirar umas fotos pra mostrar.. Mas bora que é apenas o nosso começo =D
Seaven

MensagemAssunto: Re: Primeiro projeto - Inicio   Qua Mar 20, 2013 8:14 pm

mangelli escreveu:
Pooo Seaven .. eu não tinha visto o teu tb.. este dia acabei não olhando os novos topicos, ai quando criei vi que você criou algo também. Mas qualquer coisa que eu puder ajudar. vou fazer. Eu começei a fazer um long, mas como não sei q madeira q estou trabalhando, acabei não me animando muito mas vou ver se amanha dou uma mexida nela.. E tirar umas fotos pra mostrar.. Mas bora que é apenas o nosso começo =D

Pois é,concordo contigo...rsrsrsrsrsrsrsrs

MensagemAssunto: Re: Primeiro projeto - Inicio   Qua Mar 20, 2013 9:42 pm

ola amigo MANGELLI...O ipe e uma das melhores madeira....a massaranduba tambem e boa.
se voce que fazer um estilo LONGBOWingles ...vou te passar um sanduiche que vc pode usar;
use ipe e massaranduba ou jatoba:

1 ripa de 1,78cm x 4,0cm.......massaranduba ou jatoba.....5,27mm
1 ripa de 1,78cm x 4,0cm.......ipe..............................6,00mm
1 ripa de 1,78cm x 4,0cm.......massaranduba ou jatoba....13,15mm

voce cola elas, pode ser com cola epoxi flexivel ou cascola branca ok....deixe secar
por 24 horas.....como backing voce pode usar fiberglass ou bamboo....e e so dar
o formato do arco ok. nos nocks voce pode usar pontas de chifre de boi...fica muito
bom e resistente.
um garnde abraço.
collaco

MensagemAssunto: Re: Primeiro projeto - Inicio   Qua Mar 20, 2013 11:18 pm

Massaranduba quebra. E pesa como chumbo. Ao trabalha-la quebra em lascas ao invés de cortar. Racha quando seca. Esqueça.

Procure os tópicos do Jorge.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Falco Trophy Vintage 40#
Brasilbows Salomão Slim 40#
Bearpaw Recurve Grizzly Hunter 40#
Bearpaw Viper Longbow 40#
Hoyt Helix Recurve + Carbon 550 Limbs 38#
mangelli

MensagemAssunto: Re: Primeiro projeto - Inicio   Qui Mar 21, 2013 1:20 am

Valeu a ajuda galera. Amanha estarei indo a madeireira pra pegar algumas madeiras. a principio tentarei pegar ipe, champanhe, jatoba, itauba e acho q tem roxinho la também, e tentar começar a fazer o riser no fds. Só vou poder começar mesmo quando a resina epoxi chegar, pra colar e pode fazer o fiberglass. Ansioso pra chegar.
collaco, eu não devo fazer long não, ate tenho um que começei mas já é outro. E esses foruns do jorge, são muito bons, já os li, mas não tenho como conseguir um tronco desses tipo o Ipe que ele tem ali =/ (adoraria pra fazer um long mas por aqui não tem Sad ) Valeu pelos links Smile
Qualquer novidade posto fotos.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Primeiro projeto - Inicio   Hoje à(s) 9:11 pm

Primeiro projeto - Inicio
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» O MEU PRIMEIRO CARRO FOI UM CLASSICO CRX I-VT 150cv
» Inicio de reforma
» Projeto criminaliza atividade de flanelinha...ôba!!
» Primeiro vôo do meu Filho
» Primeiro som no primeiro Ka! Módulo e sub básico.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: