ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Dúvidas de Mais Um Iniciante.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Chackall

MensagemAssunto: Dúvidas de Mais Um Iniciante.   Seg Mar 18, 2013 10:57 pm

E ai galera, blz???

Ontem iniciei as aula de Arqueria com um Instrutor que reside perto da minha cidade, o cara é responsa, já foi 5x campeão brasileiro na categoria dele e tals.

Contudo, como eu moro a 100km da cidade dele, isso encarece MUITO as minhas aulas... frente a isto, eu perguntei a ele quanto tempo eu precisaria fazer de aulas até ter uma noção razoável e já poder comprar um Arco para treinar na minha cidade.

Ele falou que eu vou precisar de cerca de 4 meses de aulas, sendo que faço 1 aula por semana com duração de 2 horas cada... o que totalizaria 32 horas/aula.

Vocês acham que isso é realmente necessário???
Eu imaginei que após cerca de 8 ou 10 horas/aulas eu já teria uma certa noção, ou ao menos já poderia comprar um Arco para não ficar atirando apenas em finais de semana.

Outra dúvida, eu tenho as seguinte medidas:
Altura: 1,90m
Envergadura: 1,93m

Fiz as contas que encontrei no fórum, e obtive um resultado de 30.393"... e usando uma outra técnica, medindo do queiro a ponta do dedo, deu cerca de 30.5"...
É isso mesmo, meu arco tem que ser entre 30" e 31"???

Sobre o tipo de Arco e fins, eu queria um Arco Composto, minha intenção inicial é Lazer, mas dependendo do meu desenvolvimento, eu realmente gostaria de participar de algumas competições. Uso voltado apenas para Alvo... nada de caça/pesca.
Levando tudo isso em consideração, eu queria comprar um Arco pra ficar um bom tempo, mas tenho medo de comprar um que não consiga usar... mas tb não queria comprar um iniciante e ter que vender depois pra comprar um melhor... até por isso estou fazendo aulas e usando Arcos Recurvos com cerca de 23 libras...

Acham que o ideal é realmente esperar... ou já é possível encontrar algo que em pouco tempo eu consiga dominar, sendo de nível mais profissional e que dure um bom tempo???

Vlw ai!

MensagemAssunto: Re: Dúvidas de Mais Um Iniciante.   Seg Mar 18, 2013 11:35 pm

Prezado,

Vou responder o mesmo que falo para todos. Se você esta aprendendo a atirar voce precisa um arco para esse fim. Se você esta competindo, precisa de um arco para competir. E IMPOSIVEL, que o primeiro arco que você compra seja um arco que você ira a utilizar a vida toda.
Então arco para quem esta aprendendo,e quer usar para lazer, e no futuro competir não existe.
Então recomendo que você procure um arco para aprender. Aliás pelo que entendi você têm aulas de recurvo mas quer atirar com composto?

Abs,
Sebastian
http://www.spinarchery.com.br
Chackall

MensagemAssunto: Re: Dúvidas de Mais Um Iniciante.   Seg Mar 18, 2013 11:58 pm

megaseba escreveu:
Prezado,

Vou responder o mesmo que falo para todos. Se você esta aprendendo a atirar voce precisa um arco para esse fim. Se você esta competindo, precisa de um arco para competir. E IMPOSIVEL, que o primeiro arco que você compra seja um arco que você ira a utilizar a vida toda.
Então arco para quem esta aprendendo,e quer usar para lazer, e no futuro competir não existe.
Então recomendo que você procure um arco para aprender. Aliás pelo que entendi você têm aulas de recurvo mas quer atirar com composto?

Abs,
Sebastian

Então, é que essa foi minha primeira aula! A próxima é só sábado, e até lá vou ter que ficar sem treinar, pois na aula uso os Arcos do instrutor, já que não possuo um.
Por isso começamos com o Recurvo, só pra "sentir" o esporte, pois nunca havia atirado antes.
Acredito que conforme o andar da carruagem, o instrutor ira evoluir os Arcos e a distância dos tiros.

Então acho que o ideal no momento é eu esperar, aprender utilizando os arcos fornecidos pelo próprio instrutor, e futuramente comprar um mais evoluído.

Com relação ao tempo para ter uma noção básica e a minha puxada que questionei acima... o que me falam?

Vlw pela resposta Sebastian!

MensagemAssunto: Re: Dúvidas de Mais Um Iniciante.   Ter Mar 19, 2013 7:11 am

Tiro com arco é um dos esportes mais "ingratos" que pratiquei. Principalmente o arco recurvo.
Qualquer detalhe faz a diferença, principalmente em competições.
Para você ter uma idéia, são necessários pelo menos 2 anos para formar um bom arqueiro. Na Coréia do Sul, onde atualmente formam grandes arqueiros, o tiro com arco começa na infância e dentre milhões de praticantes somente alguns serão aptos a competir em alto nível.
O mínimo de treinamento requerido para um bom arqueiro é 3x por semana, pelo menos 2 horas por seção. E entenda-se por seção não apenas atirar mas postura, concentração, treinamento físico, etc. E no começo o que importa é postura e condicionamento físico que pode ser treinado apenas com um elástico.
Uma outra observação é em relação ao grau de dificuldade que cresce exponencialmente com a distância. Atirar a 10 m e acertar o centro do alvo é uma coisa, atirar a 70 m e acertar a palha já está bom demais!

No início muda muita coisa. Puxada, força etc em função da postura e do desenvolvimento da musculatura correta. Se comprar um arco e flecha agora, somente com algumas aulas, vai precisar mudar daqui a alguns meses. Aguarde pelo menos até o término de todas as aulas para decidir. E compre com a orientação do técnico.

E não seja imediatista. Tiro com arco requer paciência. Paciência para conseguir bons resultados e paciência para economizar dinheiro e comprar um bom equipamento só lá para frente.

Sds.
megaseba

MensagemAssunto: Re: Dúvidas de Mais Um Iniciante.   Ter Mar 19, 2013 7:19 am

Ruy escreveu:
Tiro com arco é um dos esportes mais "ingratos" que pratiquei. Principalmente o arco recurvo.
Qualquer detalhe faz a diferença, principalmente em competições.
Para você ter uma idéia, são necessários pelo menos 2 anos para formar um bom arqueiro. Na Coréia do Sul, onde atualmente formam grandes arqueiros, o tiro com arco começa na infância e dentre milhões de praticantes somente alguns serão aptos a competir em alto nível.
O mínimo de treinamento requerido para um bom arqueiro é 3x por semana, pelo menos 2 horas por seção. E entenda-se por seção não apenas atirar mas postura, concentração, treinamento físico, etc. E no começo o que importa é postura e condicionamento físico que pode ser treinado apenas com um elástico.
Uma outra observação é em relação ao grau de dificuldade que cresce exponencialmente com a distância. Atirar a 10 m e acertar o centro do alvo é uma coisa, atirar a 70 m e acertar a palha já está bom demais!

No início muda muita coisa. Puxada, força etc em função da postura e do desenvolvimento da musculatura correta. Se comprar um arco e flecha agora, somente com algumas aulas, vai precisar mudar daqui a alguns meses. Aguarde pelo menos até o término de todas as aulas para decidir. E compre com a orientação do técnico.

E não seja imediatista. Tiro com arco requer paciência. Paciência para conseguir bons resultados e paciência para economizar dinheiro e comprar um bom equipamento só lá para frente.

Sds.
Excelente resposta. Aliás os treinos eu nao defino por tempo e sim por flechas. O treino ideal e de no mínimo 144 flechas por dia.
rubensrw

MensagemAssunto: Re: Dúvidas de Mais Um Iniciante.   Ter Mar 19, 2013 8:36 am

tenho me contido muito mas nao resisti... vou responder...

Eu acho que existe um verdadeiro terrorismo quanto a AULAS DE TIRO COM ARCO.... principalmente da galera que segue a linha "target"

tenho 50 anos (faco 51 em Junho).. Sem contar com as brincadeiras de infancia com galho de arvore amarrado com barbante, bambu amarrado com varal e etc... a primeira vez que atirei foi em Maio/2012, na achei uma foto do primeiro tiro em Sao Roque ta no face e nao consigo acessar por aqui;

Logo na semana seguinte conheci o pessoal do Arco & Felcha Morumbi (Toca do Morumbi) e comecei a praticar la com meus dois filhos, nos emprestaram uns Velox Senior 30# e nos deram nocoes basicas de tiro, e principalemtne seguranca.

Logo na proxima semana ja peguei uma recurvo TD Gratreee Mohegan com 40# com mira, e passei a treinar com ele, recebi UMA MANHA de orientacao com o ERICK BRANCO, que ja foi campeao Brasieliro com tiro instintivo e menteve o recorde por bom tempo.. e la na Toca nos nos corrigiamos... mas .. é PRATICA... logo abandonei a mira e passei a atira apenas com "TIRO NATURAL"
Procurei videos na Internet e li... li ... li.. muito aqui no Forum.

No final do Ano o Jorge Windl me deu um CD sobre TIRO NATURAL de um tecnico argentino, muito bom.... mas confirmou que eu estava no caminho certo dos meus tiros... me senti seguro... logo na semana seguinte fui a RD Arqueria e fiz um curso de tiro Instintivo I com o Raul, com algumas tecnicas que ele trouxe da alemanha... Esse curso confirmou o que eu ja vinha fazendo e aprendido no Video, e trouxe algumas pequenas correcoes...

Hoje continuo trinando na toca.. sem orientacao FORMAL.... e acho que minha tecnica esta bastante boa... embora eu nao seja um eximoio atirador...

Se seu objetivo é ir competir nas olimpiadas... ai tudo bem retiro TUDO o que falei acima... procure uma academia um bom tecnico e se dedique aos treinos com o tecnico do seu lado...

Se seu objetivo e se divertir e atirar com os amigos, e participar de torneios FIELD pelo prazer do contato com a natureza o convivio com os amigos e o desafio pessoal de SE SUPERAR, melhorar gradualemente a SUA pontuacao...
enatao meu camarada.. leia algumas coisas aqui no Forum.. pegue um arco intemediario... um Hard Hunter ou Sage ou algo nesse linha entre 30 e 40# e va atirar... é o melhor que voce pode fazer.

Abaixo algumas fotos mais ou menos em ordem cronologica para ilustrar as diferencas no tiro com o tempo.

Primeiraas secoes de tiro com o Gratree Mohegan 62" 40#
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Primeiro torneio com o Hard Hunter 62" 35# (do meu filho)

Atirando com os amigos... so pelo prazer de atirar

Outro torneio ja no fim do ano em Pedreira... com Long Bow Dakota de 45#, nessa foto ainda nao tinha chegado na ancoragem.

Meu ultimo torneio em Marco desse ano com o Samick Phantom 62" 45#, o pe de tras esta deslocado porque eta um tira atras de uma arvore e o pe da frente tinha que obrigatoriamente estar encostado na estaca.

04/2012 - 09/2012 - Recurvo OnePiece Thimberhawk Sparrow 48" 36@24 - vendido
05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
05-2012 - 03/2013 - Recurvo BearPaw Hard Hunter 62" 35#@28 - vendido
09/2012 - ......... - LongBow Bodnick Dakota 64" 45#@28
12/2012 - ......... - Samick Phantom 62" 45#@28
04/2013 - ......... - Samick Phoenix 60" 35#@28
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"
tferrs

MensagemAssunto: Re: Dúvidas de Mais Um Iniciante.   Ter Mar 19, 2013 8:57 am

Cara.... na boa????

leia muito e siga a risca os manuais de arqueria.... descubra o que realmente quer e corra atrás.

Cursos de arco e flecha são apenas uma referencia.... o arqueiro que faz o arco e o esporte.

Existem pessoas que atiram de forma estranha mas acertam tiros perfeitos..... já outras... cursam meses e meses e mal acertam o EVA.

Treinar 1x por mês não te fara um arqueiro.... e 2h por fds também não.

# Riser Kaya K3 Carbon (PSE C3) / Limbs Tradetch Blackmax Carbon 68" 40#
# Flechas Easton Excel 500 (Outdoor) / Carbon Express CXL (Indoor)

Não existe evolução sem disputa
http://cursandoengenharia.wordpress.com
megaseba

MensagemAssunto: Re: Dúvidas de Mais Um Iniciante.   Ter Mar 19, 2013 9:54 am

tferrs escreveu:
Cara.... na boa????

leia muito e siga a risca os manuais de arqueria.... descubra o que realmente quer e corra atrás.

Cursos de arco e flecha são apenas uma referencia.... o arqueiro que faz o arco e o esporte.

Existem pessoas que atiram de forma estranha mas acertam tiros perfeitos..... já outras... cursam meses e meses e mal acertam o EVA.

Treinar 1x por mês não te fara um arqueiro.... e 2h por fds também não.

Existem algumas diferenças entre um curso e um técnico de arco.

Um curso vai te ensinar a posição básica e os conceitos do tiro com arco. A partir de ai (aprendendo por curso ou não) e treino.

So que em algum momento ira se deparar (sobre tudo com tiro de arco FITA) com que sua puntação fica estancada.

Um técnico e um arqueiro experiente que vai observar a sua forma e te ira apontar o que você faz errado. Não e uma coisa simples de ser vista mesmo porque os erros são bem sutis.
Erros também não se corrigem de um dia para outro, sabendo o que olhar vc pode acabar percebendo o que faz de errado.

So para numerar os erros mais comuns no tiro com arco recurvo:

Ombro que segura o arco alto
Braço que segura o arco não esta completamente estendido
Dedos que seguram a corda apertando a flecha,
Cotovelo do braço que segura a corda baixo.
Corda encostando no queijo antes que na nariz
Mover a cabeça para frente quando puxa o arco
Braço que segura o arco mexendo
Soltando a corda não continua o movimento da mão ate a orelha
Fica muito tempo fazendo mira com o arco armado
Pulso da mão que puxa a corda torto
Mão que puxa o arco "tensa"
Ao largar segura o punho do arco fechando a mão
Apos soltar a flecha mexe o braço da frente (só deveria mexer o braço apos a flecha fazer impacto)

Estes são alguns. Como coloquei são erros do recurvo para quem atira em round fita. Quem faz tiro instintivo a posição de tiro e diferente.

Por tanto um bom técnico vai te auxiliar sim a ver estes erros logo no inicio, evitando que eles virem vícios permanentes os quais para serem corregidos posteriormente demoram muito mais tempo e trabalho.
Eu que diga, atualmente estou com uma luta com o ombro que levantava (luta vencida) agora estou lutando com a cabeça e a largada da flecha.

Isto e uma luta permanente, e normal corrigir um problema e que apareça outro. Como também e bem normal acertar um problema e algum tempo depois ele aparecer novamente.

No arco alem de diferentes tipos de equipamento temos também diferentes tipos de competição e de tiro. Cabe descobrir qual cada um gosta o da prazer para ele.

Eu pessoalmente adoro o tiro olímpico e os rounds fita. Colocar um 10 ou um 9 a 90 metros de distancia acho que e uma das maiores satisfações que o tiro com arco me da. Mesmo assim atiro também com instintivo (num arco mongol) e em breve vou começar a atirar com composto.

Nenhum e estilo ou tipo de arco e melhor que o outro. São somente diferentes!

Abs,

Sebastián
rubensrw

MensagemAssunto: Re: Dúvidas de Mais Um Iniciante.   Ter Mar 19, 2013 9:59 am

Sebastian... é exatamente o que eu postei... tem muitas variaveis... mas voce acha que dizer pro cara que para ele atirar bem vai ter que ter dois anos de aula.... esta incentivando um camarada que ta super afim de comecar a atirar... mas que o Tecnico/Professor mora a 100 Km de distancia???

Voce nao acha que ele pode sim aprender com observacao de videos?? com alguns toques aqui pelo Forum...
se possivel com alguns amigos uns observando os outros???

05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"
megaseba

MensagemAssunto: Re: Dúvidas de Mais Um Iniciante.   Ter Mar 19, 2013 10:25 am

rubensrw escreveu:
Sebastian... é exatamente o que eu postei... tem muitas variaveis... mas voce acha que dizer pro cara que para ele atirar bem vai ter que ter dois anos de aula.... esta incentivando um camarada que ta super afim de comecar a atirar... mas que o Tecnico/Professor mora a 100 Km de distancia???

Voce nao acha que ele pode sim aprender com observacao de videos?? com alguns toques aqui pelo Forum...
se possivel com alguns amigos uns observando os outros???

Rubens, e tudo relativo.
Atirar bem para mim leva uma vida Very Happy
Com certeza não precisa do instrutor constantemente sobre ele. E so fazer BEM o que foi passado e não tentar ficar queimando etapas.
Quanto ao tempo e MUITO RELATIVO. Eu demorei quase 2 ano e uns quebrados a chegar nos 90 metros. Para minha primeira competição de Indoor demorei mais de 8 meses de treino. Tem gente no clube que apos 2 meses de treino esta competindo. Como tambem vi gente que apos mais de ano de treino não sai do lugar e continua atirando a 10 metros de distancia.

Cada um tem seu tempo, por tanto falar que em x dias estará pronto e no fundo uma mentira.

Por tanto.. treino treino treino. Se tem essa dificuldade da distancia, e conveniente sim comprar um arco para você treinar. Vai ser a unica forma de evoluir.

E como sempre falo, esta aprendendo a atirar, então precisa de um arco para aprender. Não adianta comprar um arco fodastico de 60 libras porque não vai ir a lugar nenhum. Muita gente acha que pode comprar um arco e vai atirar com ele para sempre. Canso de falar, isso não e possível. O primeiro arco vai durar alguns meses... vai sim mais e um mal nessesario.

Não esta usando mais, vende! compra outro e vende ou melhor, quem sabe pode emprestar para algum amigo ou conhecido e voce acaba ganhando um companheiro de treinos.

Comecei a treinar com um arco de R$ 400 como os que vendo. Hoje atiro com um arco que passa os R$ 5000. Entre estes dois teve mais um punho, varias laminas, varias miras, estabilizadores etc.

Tudo aos poucos, o material que usei, algum emprestei, outro vendi, o seja ainda esta em uso.

Então conselho, pesquise bastante, veja o que realmente você gosta (experimente se possivel) o seja se quer recurvo compra um recurvo se esta a fim de um composto compra um composto. e TREINO TREINO TREINO.

O melhor material do mundo não te faz o melhor arqueiro.

Abs!

Sebastian
Ruy

MensagemAssunto: Re: Dúvidas de Mais Um Iniciante.   Ter Mar 19, 2013 2:03 pm

megaseba escreveu:
Com certeza não precisa do instrutor constantemente sobre ele. E so fazer BEM o que foi passado e não tentar ficar queimando etapas.

...

Abs!

Sebastian

Exatamente! O problema é queimar etapas, ser precipitado e imediatista.
Sair comprando um arco com 50# de cara só vai causar problemas físicos e tiros desagrupados. E desânimo...
Cada arco conforme a necessidade e competência. Quando o limitante for o equipamento, vá atrás de algo melhor, senão fique com um que seja compatível com o seu estágio.

Sds.
Chackall

MensagemAssunto: Re: Dúvidas de Mais Um Iniciante.   Ter Mar 19, 2013 4:38 pm

Bom, eu primeiro lugar quero agradecer ao Sebastian (megaseba), Ruy, rubensrw e tferrs por terem cedido um tempinho pra me responder com tanta prestatividade.

Filtrei tudo o que vocês disseram, e na verdade, se eu pudesse, faria 2, 3, 4 anos de aula sem chiar... porque acho bom ter por perto alguém que manja do esporte, corrigindo erros que passam desapercebidos pelo arqueiro.

Mas como o Rubens falou, meu problema é que a cada aula, tenho que andar 200km e pagar 4 pedágios. E pra piorar minha situação, minha namorada é de fora, mora a 70km no sentido CONTRÁRIO ao do clube (Clube em Ribeirão Preto - SP e Namorada em Uberaba - MG). Assim eu só a vejo nos finais de semana, quando disse que ia dividir os finais de semana entre ela e o Arco, ela quase arrancou meu apêndice com um alicate de unha... Shocked

Por isso eu estou tentando limitar tanto essas aulas, por fins financeiros e pessoais... caso contrário eu ia dormir no clube...

Eu sei que o esporte precisa de paciência, mas ficar 4 meses treinando apenas nos finais de semana, acho que é um começo muito lento... por isso eu queria comprar um Arco para tentar treinar durante a semana na minha cidade.

Já comecei a dar uma olhada nos Classificados... mas ainda não achei nada com preço mais acessível... e pra ajudar, apesar de ser destro, meu olho dominante é o esquerdo... e eu me sinto melhor atirando com arco canhoto do que com arco destro... vai entender!!! Então preciso de um arco canhoto...

Vou começar a espiar a net... olhar de novo os classificados... com isso vou tentar fazer mais uma ou duas aulas antes da compra... quem sabe isso me ajude na escolha, e talvez consiga até convencer meu instrutor a indicar algo adequado para mim antes dos 4 meses que ele citou.

Agradeço novamente pela ajuda e pelos comentários de todos... abraços!

MensagemAssunto: Re: Dúvidas de Mais Um Iniciante.   Ter Mar 19, 2013 4:42 pm

Chackall escreveu:
...ela quase arrancou meu apêndice com um alicate de unha... Shocked
...!

Sorte sua que foi o apendice nao foi o propucio.... heheheh

Em MG tem escola de arco e flecha tb... leva ela junto...

Chackall

MensagemAssunto: Re: Dúvidas de Mais Um Iniciante.   Ter Mar 19, 2013 5:46 pm

rubensrw escreveu:
Chackall escreveu:
...ela quase arrancou meu apêndice com um alicate de unha... Shocked
...!

Sorte sua que foi o apendice nao foi o propucio.... heheheh

Em MG tem escola de arco e flecha tb... leva ela junto...

Kkkkk... pois é... mas eu acho que ela só ia começar no apêndice... agora onde ela ia terminar que é o problema!

Eu dei uma procurada de Clubes em MG... mas não encontrei nada aqui por perto... só achei em BH que são 540km daqui...

Mas em Ribeirão esta sussa... estou tendo aulas com o mesmo instrutor do Mamute... o Ronaldo Nacaxe... cara é fera demais!
O triste é não poder seguir por muito tempo com essas aulas pelos motivos que citei...

Mas no final da tudo certo!

MensagemAssunto: Re: Dúvidas de Mais Um Iniciante.   Hoje à(s) 10:17 pm

Dúvidas de Mais Um Iniciante.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dúvidas básicas W114 - Iniciante
» Mais um Buggy Bird Baiano na area
» [Utilidade Publica] Os carros mais roubados, consulte pelo CEP
» FORD KA 2010 CHEGA MAIS EQUIPADO E COM NOVAS OPÇÕES DE CORES
» [PESQUISA] - O que mais te aborreceu/magoou no Ka G2?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: