ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Tamanho do clicker

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
EVC

MensagemAssunto: Re: Tamanho do clicker   Qua Ago 14, 2013 9:49 pm

TRC escreveu:
Amigos, esse tal do clicker está tirando a graça da arqueiria...Pelo que vi, essa peça marca certinho o tamanho da puxada para soltar a flecha...
TRC, não se iluda. O Clicker é seu melhor amigo, sabe aquele que fala a verdade, doa a quem doer? "Você está fazendo cagada", é o que ele vai lhe dizer por muito tempo. Não se iluda, ele não vai facilitar sua vida, muito pelo contrário.

Só porque a puxada teoricamente vai ser a mesma não significa que você vai acertar sempre no centro do alvo. Na verdade é muito mais fácil sem o clicker.
rubensrw

MensagemAssunto: Re: Tamanho do clicker   Qua Ago 14, 2013 11:07 pm

TRC escreveu:
Amigos, esse tal do clicker está tirando a graça da arqueiria.
Fico imaginando a indignação dos arqueiros que atiram com longbow, aqueles dois americanos famosos, o do bigodinho e aquele que esteve aqui na RDarqueria.
Pelo que vi, essa peça marca certinho o tamanho da puxada para soltar a flecha.
Daqui a pouco vão inventar um braço mecânico pra puxar a corda do arco na medida milimetricamente exata, igual o clicker.  srsrsrs
Mas ........ tenho que admitir ... e admito! ... o rest e o plunger, são essenciais para o olímpico.
Comprei um spigarelli e um plunger shibuia do amigo Mega, ontem coloquei no olímpico e percebi que são excelentes.
Excelente, o tal rest spigarelli; eu estava brigando com um magnético de colar, é grande a diferença entre os dois.
Recomendo esse tal de rest italiano, é bão igual macarronada com queijo parmesão.  kkkkkk
se eu te disser que no curso de tiro instintivo que fiz la ele nos mostrou um clicker para adaptar em arco tradicional... longbow e recurvo, voce acredita???

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
04/2012 - 09/2012 - Recurvo OnePiece Thimberhawk Sparrow 48" 36@24 - vendido
05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
05-2012 - 03/2013 - Recurvo BearPaw Hard Hunter 62" 35#@28 - vendido
09/2012 - ......... - LongBow Bodnick Dakota 64" 45#@28
12/2012 - ......... - Samick Phantom 62" 45#@28
04/2013 - ......... - Samick Phoenix 60" 35#@28
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"

Última edição por rubensrw em Qui Ago 15, 2013 9:56 am, editado 1 vez(es)
TRC

MensagemAssunto: clicker   Qui Ago 15, 2013 9:32 am

kkkkkkkkkkkkk
Acredito sim, amigo Rubens, mas que é estranho, é!
Entendi já o funcionamento do clicker, amigo EVC, mas é muita tecnocracia para um tiro.
O papel do clicker, eu acredito que o arqueiro mesmo o faria, ancorando no local certo do queixo ou na ponta do nariz, por exemplo.
Obriga, o clicker, pelo visto, também a atirar sempre com flechas de igual comprimento.
Quanto a acertar o centro do alvo, bem, aí depende da tremedeira do arqueiro. srsssr
Eu ronco meu papo por aqui, digo que a 18 metros já acertei a bolinha central, mas ... foi uma, na "peluda" ... com o olímpico ... as demais ... srsrsrsr ... passaram longe!

rubensrw

MensagemAssunto: Re: Tamanho do clicker   Qui Ago 15, 2013 10:05 am

TRC, a questão vai um pouco mais longe que apenas ancoragem e ontem entendi e aprendi isso...

o braco e mao do arco tem papel fundamental no processo de tiro, se a mao ou braco estiver ligeiramente flexionado de forma diferente do que voce costuma atirar, variou o tamanho da puxada consequentemente a forca aplicada sobre a flecha e o alcance e/ou trajetoria da flecha.

então o clicker fica numa posição "pentelhesimamente maior" que a sua puxada ancorada, ai é onde vai entrar a EXTENSAO do braco da frente JUNTO com a contração da musculatura da escapula extendendo a puxada ate o CLICK, ai e o ponto exato de relaxar os dedos continuando o movimento de extensao da puxada e deixar a flecha seguir seu curso....

em tempo.. ainda nao comecei a treinar com clicker... estou treinando exatamente a EXTENSÃO DA PUXADA.

05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"
miojox

MensagemAssunto: Re: Tamanho do clicker   Qui Ago 15, 2013 10:19 am

rubensrw escreveu:
...
então o clicker fica numa posição "pentelhesimamente maior" que a sua puxada ancorada, ai é onde vai entrar a EXTENSAO do braco da frente...
Vai vendo como cada professor é um... O meu dizia que não podia empurrar o braço da frente pra frente de jeito nenhum.
Pra clicar,  o negócio era aumentar o back-tension até o máximo. Quando chegava no máximo, clicava. Era difícil paka, mas quando fazia certo era 10, sem choro nem vela. A postura trava tão forte q o disparo sai perfeito... Se a mira estiver no 10 no momento da largada, é 10.

rubensrw

MensagemAssunto: Re: Tamanho do clicker   Qui Ago 15, 2013 10:58 am

Julio..

conversamos sobre isso ontem tambem...

a tecnicas sao ciclicas e as crencas mutaveis... heheh... em outras epocas se dizia que tinha que extender o braco da frente so... depois isso passou a ser execrado, e a extensao tinha que ser exclusivamente com back tension, depois chegou-se a conclusao que o ideal era a extensao nos dois vetores, braco da frente e back tension....

cada um tem um tecnico, nao se pode achar que o SEU tecnico ou o MEU tecnico, é o dono da verdade...

o que se deve fazer e seguir o que se acha coerente... pela explciacao deo Reinaldo e os resultados que vi no meu tiro achei coerente... por enquanto estou adotando essa tecnica.. pode ser que mais pra frente eu ache tudo isso uma boXXXta e largue tudo.. hehehe

miojox

MensagemAssunto: Re: Tamanho do clicker   Qui Ago 15, 2013 11:07 am

Sim sim, mesmo porque vc sabe a opinião que eu tenho sobre meu técnico anterior EAHUAEHUAEHUEAHUAEH Evil or Very Mad 

Só estou mostrando aqui como (eu acho) é interessante essa diferença entre as escolas e as técnicas. Eu gosto bastante disso, porque permite a cada um estar sempre experimentando e usar a técnica que se adaptar melhor... Eu tenho essa teoria de que cada arqueiro é pra uma técnica e cada técnica é pra um arqueiro. As coisas não são imutáveis pq as pessoas não são idênticas Wink 

TRC

MensagemAssunto: clicker   Qui Ago 15, 2013 11:25 am

kkkkkkkkkkkkkkkkk
Boas, as explicações, caros amigos.
Realmente, o assunto é interessante.
Mas, tem um porém nisso aí, as suas turmas estão mais avançadas, a minha, aqui, ainda estava brigando com o rest magnético.
Graças ao amigo Megaseba, agora já andei um passo, estou no rest spigarelli e no plunger, já abandonei o magnético.
Depois que eu me entender com o rest e plunger, alcançarei vocês na etapa do clicker. srssrs
Mas, valeram muito as suas explicações, realmente são didáticas.
megaseba

MensagemAssunto: Re: Tamanho do clicker   Sex Ago 16, 2013 6:42 pm

Quanto empurrar o braço para frente antigamente falavam nãoooooo hoje e normal fazer, Eu sou do pensamento que não importa como voce faça, se fizer sempre igual pronto amigo voce esta no caminho certo.
No final arco e flecha e isso fazer a mesma coisa sempre igual.

E bom o clicker e uma coisa nescesaria, eu sempre lembro para a galera do instintivo em tiro olimpico, eu devo acertar um 10 que e um circulo com 12cm de diametro que encontra-se a 90 metros de distancia. So isso.

Abs,

http://www.spinarchery.com.br
TRC

MensagemAssunto: zóio   Sex Ago 16, 2013 9:49 pm

Megaseba escreveu: - "eu devo acertar um 10 que e um circulo com 12cm de diametro que encontra-se a 90 metros de distancia".
Rapaz, essa rodinha aí? ... à 90 metros? ... eu nem enxergo!
EVC

MensagemAssunto: Re: Tamanho do clicker   Sex Ago 16, 2013 10:22 pm

megaseba escreveu:
Quanto empurrar o braço para frente antigamente falavam nãoooooo hoje e normal fazer, Eu sou do pensamento que não importa como voce faça, se fizer sempre  igual pronto amigo voce esta no caminho certo.
No final arco e flecha e isso fazer a mesma coisa sempre igual.
Essa técnica certamente funciona para alguns. Que eu saiba é ela que justifica o título do livro dos Frangilli, The Heretic Archer. Detalhe importante: é um livro para arqueiros avançados.

Pessoalmente não recomendo essa técnica para ninguém justamente porque é muito difícil ser consistente. Falo por experiência (longa história, não dá para contar em um fórum sem matar todos de tédio). O problema é que à medida que você se cansa, fica mais difícil empurrar e aí a precisão vai para o saco. A não ser que você consiga atirar umas 300 flechas por dia, seis dias por semana, além de musculação, para desenvolver resistência e condicionamento.

Para arqueiros iniciantes e seres humanos normais que não podem contar com um técnico e atirar aquelas proverbiais 300 ou mais flechas, a aplicação do princípio KISS é mais indicada.

Alguns vídeos do site Performance Archery, particularmente o vídeo que fala sobre o uso do esqueleto e o alinhamento correto para minimizar o uso da força musculare a série de vídeos do Archery GB indicam um caminho mais seguro, em minha opinião.
TRC

MensagemAssunto: aula   Sab Ago 17, 2013 8:29 am

Nosso amigo EVC, como sempre, brindou-nos com mais uma aula de arqueria.
Arquivei aqui o site Perfomance Archery ... jóia demais!
Vou dizer uma besteira ... srsrssr ... não penso muito nas regras, penso mais naquela "rodelinha" lá da frente.
Quiqueu tenho que fazer pra botar uma flecha nela?
Meto aquele canivete cheio de chave (não lembro o nome) de apertar os parafusos do lado das flechas, atiro e mexo na mira, no rest, no plunger, na altura da flecha, etc., até acertar mais perto.
Agora estou nos 18 metros, mas estou terminando um alvo para botar nos 30 metros.
Então, já que os amigos Mega e EVC estão ministrando uma bela aula, pergunto, qual a diferença entre mirar no composto e mirar no olímpico?
A posição do "zóio", no composto, é clara, "zóia" por dentro do peep.
E a posição do olho no olímpico?
Não tem peep!
O "zóio" fica pra cá da corda ou fica em cima da corda?
EVC

MensagemAssunto: Re: Tamanho do clicker   Sab Ago 17, 2013 10:05 am

Tentei achar links a respeito na Internet mas não consegui e tenho de vazar. Então...

Há argumentos plausíveis para defender as várias alternativas para posicionar o vulto da corda, isto é, vulto da corda sobre o riser, algum ponto à direita da abertura da mira (arqueiros destros - exatamente o oposto para sinistros) e à esquerda da abertura (idem). Colocar a corda na frente do zóio não me parece uma boa ideia. Wink

Sobre o riser:

À direita da abertura:

Minha OPINIÃO: onde você achar mais confortável, contanto que sempre faça do mesmo jeito.

TRC

MensagemAssunto: mira   Sab Ago 17, 2013 10:22 am

Valeu, EVC!
Excelente explicação.
Fazer sempre do mesmo jeito.
Também achei que seria isso, a mira regulada para o olho, na posição da ancoragem, independente da corda.
Entendi também que a ancoragem seria no queixo e a corda na ponta do nariz, definindo assim uma repetição de postura.
Uma mira feita de maneira diversa do composto, no qual a mirada é no centro da corda, visto que o peep nos mostra o centro da corda.
Boa!
Perguntei, porque vi uma foto frontal de alguém mirando no olímpico e, pareceu-me, que o mesmo mirava como se mira no composto.
Talvez tenha sido impressão minha, porque a segunda imagem mostra a corda mais perto do alvo, o que faz o zóio ficar mais próximo da corda.
EVC

MensagemAssunto: Re: Tamanho do clicker   Sab Ago 17, 2013 5:53 pm

Sobre o conceito de empurrar, o texto abaixo, tirado deste link foi escrito pelo Brady Ellison há muito tempo (suponho eu). Na minha opinião há muita coisa útil e eu destaquei algumas que considero mais importantes. Se ninguém tiver paciência de traduzir (eu não tenho), sempre se pode usar o Google ou outro tradutor.

Citação :

Spot on with the importance of consistent anchoring. But the textbook centre of chin anchor is actually far from universal in top archers, and hasn't been part of standard coach training since before I first trained as a coach in about 1980. Darrel Pace's long-standing 1341 FITA record (only recently gone) was shot with a full side of face anchor. And of course, barebow field archers practically never use under-chin anchors at all (and they're a lot better than you'd expect!).

Obviously you need a good, consistent face reference point, but current thinking is not to worry about where that is. It's at least as important to have a relaxed string hand and drawing arm aligned with the arrow, and the latter tends to take most people towards a side anchor, at least for a while. The same can be said of nose/chin referencing, particularly combined with a centre of chin reference. Like most things, it's dead useful if you can do it comfortably, but counterproductive if you can't. Most beginners shooting short bows can't do it easily. You will, though, see that good side anchor shooters almost invariably use nose contact, and nearly all top archers use a lot of face contact, including centre of chin by various means.

On the bow arm contact problem, bending the arm significantly is a good short term fix, but untenable as the bow weight goes up. I prefer to rotate the bow arm, usually clockwise for a right-handed archer without an inverted elbow. You end up with your bow hand rotated 45 degrees or so from a 'thumb vertical' position, making it easier to rotate the elbow out of the string path. A prerequisite is usually a good bow shoulder position - a shoulder rolled forward or carefully inserted in the left ear generally leads to some string contact. Shoulder set slightly down and back is the usual aim. Check it by leaning against a wall or drawing a bow. If the shoulder pushes up to your ear, it's mis-set. If it is genuinely solid (doesn't need holding in place) or tends to push back and down a little, you should be well set up. For a personal view; I suspect the problem often isn't in the bow arm at all, but in truly awful beginner's looses that send the string hard left. Strings never go straight, but the inward swing is less dramatic with a clean loose.

It may be better to give advice in terms of what you're trying to achieve, rather than what to do. For the 'anchor point' - you want a single, reproducible reference point that you can easily find and can verify by feel and/or eye. That may mean a centre of chin reference (easy to find and feel but awkward for some arms and shoulders) or a combined side of face anchor with nose contact and a visual string picture check. Or any combination. Just make it consistent and easy to find and check.

For bow arm setup, you want a stable bow arm set-up that doesn't interfere with the string. That usually means bow shoulder either just extended straight or held gently down and back (never up and forward), bow hand position rotated about 45 degrees clockwise from the 'thumb vertical' position (for right-handers) and hand not wrapped all the way round the bow (you can't get all four fingers tightly round a typical bow grip with this hand position). Arm should be fully extended but not usually forced to 'lock' (unnecessary hard work). You should be able to see plenty of clear space between the arrow line and your arm if you glance down from a pre-draw position. If you can't, try rotating the arm until you can. This bit is best practised with a light bow or leaning against a wall - most people are too strained with their normal bow weight at full draw. Finally, get your bow arm set up before you draw and don't move shoulders and elbows unnecessarily during the draw.

Other classic early problems are excessive bow arm movement (before or after the shot), poor release and follow-through, and a bunch of contributory features like not standing up straight (unexpectedly a major cause of all sorts of stuff). Standard advice for dropped bow arms is to set up early, and to maintain aim throughout the shot - the sight should be on the target and stable, but not held rigidly when you release, and you should be watching the arrows into the centre. Shooting 'on the move' is verboten - spend time practicing coming up to a stable aim position without shooting the arrow, then extend that into a good rhythm like 'up... back... aim... off!' taking about 3-7 secs in the aiming period. You can go longer or shorter, but resist going shorter if trying to overcome 'snap shooting'.

Poor releases are harder to deal with, as it's a symptom, not a cause. 'Creeping' - the arrow creeping forwards during aiming - is a related problem. Generally, the solution is to make sure that the bow arm is fully extended forwards and held there, that the draw is fully extended and the load is transferred onto the back and shoulder muscles, leaving a relaxed wrist and hand, and to adopt a 'stretch the arms and straighten the fingers' approach to loosing. The result should be a natural backwards movement of the string arm after the shot, but that must happen naturally as a consequence of the draw, not deliberately in isolation. Al Henderson's description is that the final movement needed to get through the clicker (if used) or (paraphrasing) the final stretch, is that the drawing elbow should move towards a person standing directly behind you (as in back to back, rather than directly away from the target). I don't subscribe entirely to that method, but it sure worked for the US squads Henderson coached.
Finalmente, o melhor conselho que vi sobre técnica veio de um dos primeiros livros que comprei e li, Precision Archery, no capítulo escrito pelo Don Rabska: "Realize that power comes from relaxation, not tension". Para o contexto inteiro, veja o seguinte link. Aliás, a maior parte dos problemas técnicos que observo (os meus próprios incluídos) têm a ver com tensão indevida nos músculos. Além de comprometer a precisão, a tensão dos músculos errados contribui para dores musculares e articulares e, acredito, lesões.

Abs.

Última edição por EVC em Sab Ago 17, 2013 8:38 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Ellison errado.)
TRC

MensagemAssunto: empurrar   Sab Ago 17, 2013 7:20 pm

Bão, entendido a questão do "zóio" e da mira do recurvo, vamos botar o beiço no empurra-empurra do arco. srssrsrr
Tenho aqui um composto br 50, o tal é meio duro, daí que se eu segurar o riser com a flecha abaixada, prendendo a corda na direita, e empurrar o arco ao mesmo tempo que puxo a corda, o dito cujo arma mais fácil.
Uso o músculo do peito para forçar o movimento; isso acontece porque as cams são duras, no início.
Com o olímpico é diferente, coloco o arco na posição de tiro, escorado na forquilha dos dois dedos, braço esquerdo ligeiramente arqueado, e puxo a corda com a direita até o ponto de ancoragem.
O arco é de 40 libras, a ancoragem demorada não é moleza não.
O specialist 50/60 é mais macio no início, a dureza é mais pro final, não preciso empurrar, apenas puxo.
EVC

MensagemAssunto: Re: Tamanho do clicker   Sab Ago 17, 2013 8:40 pm

Eu me referia a empurrar para clicar. Tiro com arcos compostos tem suas próprias controvérsias. Embora eu tenha algumas opiniões, não vou me meter nesse enrosco. Smile Quem sabe quando eu resolver atirar com rodinhas...
TRC

MensagemAssunto: empurrar   Sab Ago 17, 2013 11:33 pm

Não entendi, EVC.
Empurrar para clicar?
Eu não usei clicker, não vi um em funcionamento.
Quando puxa a corda, a flecha passa aquém do clicker e ele desarma, não é isso?
Como é que empurra?
kkkkkk
Eu tô pensando que é para distender a corda, puxa a corda, empurra o arco, coisa assim.
EVC

MensagemAssunto: Re: Tamanho do clicker   Dom Ago 18, 2013 9:52 am

Vide post do Rubens acima e posteriores.
TRC

MensagemAssunto: posts   Dom Ago 18, 2013 11:31 am

Rubensrw e Miojox escreveram:

"TRC, a questão vai um pouco mais longe que apenas ancoragem e ontem entendi e aprendi isso...
o braco e mao do arco tem papel fundamental no processo de tiro, se a mao ou braco estiver ligeiramente flexionado de forma diferente do que voce costuma atirar, variou o tamanho da puxada consequentemente a forca aplicada sobre a flecha e o alcance e/ou trajetoria da flecha.

então o clicker fica numa posição "pentelhesimamente maior" que a sua puxada ancorada, ai é onde vai entrar a EXTENSAO do braco da frente JUNTO com a contração da musculatura da escapula extendendo a puxada ate o CLICK, ai e o ponto exato de relaxar os dedos continuando o movimento de extensao da puxada e deixar a flecha seguir seu curso"....

Miojox
"Vai vendo como cada professor é um... O meu dizia que não podia empurrar o braço da frente pra frente de jeito nenhum.
Pra clicar,  o negócio era aumentar o back-tension até o máximo. Quando chegava no máximo, clicava. Era difícil paka, mas quando fazia certo era 10, sem choro nem vela. A postura trava tão forte q o disparo sai perfeito... Se a mira estiver no 10 no momento da largada, é 10".
Rubensrw
"a tecnicas sao ciclicas e as crencas mutaveis... heheh... em outras epocas se dizia que tinha que extender o braco da frente so... depois isso passou a ser execrado, e a extensao tinha que ser exclusivamente com back tension, depois chegou-se a conclusao que o ideal era a extensao nos dois vetores, braco da frente e back tension"....

"o que se deve fazer e seguir o que se acha coerente... pela explciacao deo Reinaldo e os resultados que vi no meu tiro achei coerente... por enquanto estou adotando essa tecnica.. pode ser que mais pra frente eu ache tudo isso uma boXXXta e largue tudo.. hehehe
"

Acho que entendi, mais ou menos, na teoria postada; na prática, não, pois não tenho click no arco para saber como funciona.
Mas deu para ter uma ideia.
A questão do empurra-empurra, refere-se a fazer o clicker sair de sobre a flecha.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tamanho do clicker   Hoje à(s) 11:12 pm

Tamanho do clicker
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Qual melhor tamanho das Rodas
» Loja GMOTOS - Capacetes tamanho 64
» corrente transmissao tamanho?
» Tamanho de capacete
» Tamanho da matricula....