ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Sobre miras para target e scope

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ruy



Mensagens : 1969
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : Rio Claro / Assis - SP

MensagemAssunto: Sobre miras para target e scope   Sab Mar 09, 2013 7:15 pm



Miras para target e scope
Material compilado de vários autores


“Uma mira é uma mira, certo? Não! Há muitas miras no mercado que servem tanto para o arco como para o arqueiro com custos variando entre algumas dezenas de reais até algumas centenas. Então, o que faz uma mira ser melhor que a outra?


Construção e materiais – Primeiro de tudo, uma mira é o seu único ponto de referência e então deve ser sólido na construção e deve ser capaz de suportar vibrações do arco sem se afrouxar. A maioria das miras tem um braço de comprimento variável que permite que a cabeça e o centro da mira sejam afastados o mais longe possível. Isso significa que haverá também um peso extra fora do centro do arco e alguns fabricantes, pensando nisso, construíram modelos que têm a escala vertical atrás do riser. Mas o mais comum é encontrar a escala vertical na frente, juntamente com a cabeça da mira. Para maximizar a rigidez e minimizar o peso, a maioria das miras é fabricada em alumínio ou carbono ou uma mistura desses dois materiais. A massa da mira, em comparação com todos os outros equipamentos como estabilizadores e v-bars, é mínima e então compre aquele que cabe no seu bolso mas sempre teste antes para ter certeza de que possui todos os ajustes que você deseja e todas as travas necessárias.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Custo – Uma mira cara melhora a sua pontuação? Pouco provável. As principais características a serem observadas para uma mira é se ela fica bem travada e não tem partes soltas e mesmo uma mira de preço razoável como Arten Summit de 65 dólares irá cumprir o seu papel. Se você for paranóico com a questão do peso então vá de Arten Summit Olympic de 120 dólares. Quando você for bom o suficiente a ponto de ser patrocinado por alguém, use apenas o mais caro! Quando você alcança um bom nível de proficiência, será uma boa ideia adquirir uma mira que permita pequenos ajustes que possam ser reproduzidos tantas vezes que forem necessários tanto na elevação (ajuste vertical) quanto na lateral (ajuste horizontal) através de ajustes finos e de escalas apropriadas (uma escala do ajuste fino pode ser encontrada nos próprios parafusos).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Retículo com ponto, cruz ou circunferência – Muitos arqueiros renomados atiram somente com circunferência. Por alguma razão isso causa algum receio nos novatos. Mas tendo um ponto ou uma cruz pode encorajar um arqueiro a exagerar na mira e a última coisa que um arqueiro deve fazer conscientemente é mirar demasiadamente. O cérebro humano é extremamente bom para centrar círculos concêntricos (experimente colocar uma moeda no meio do prato e você verá que a precisão com que você a coloca é impressionante) e como a forma do alvo é circular e da mira também, essa tarefa será cumprida com bastante êxito. E uma coisa a menos com que se preocupar”.

Texto extraído do livro “Archers Reference” de Murray Elliot.




Lentes ópticas são utilizadas no tiro com arco composto para aumentar o tamanho da imagem do alvo. Esse tipo de utilização, como depende de uma série de fatores, pode ser suficiente ou em alguns casos ser acompanhada de uma indesejável perda de nitidez (imagem borrada). A utilização de apenas uma lente, instalada na mira, ou duas, uma instalada na mira e a outra no peep (como um telescópio) ainda é um campo bastante confuso para o arqueiro porque a maioria das lentes utilizadas são demasiadamente caras para serem definidas através do método da tentativa e erro. Os diagramas a seguir mostram um sistema com uma lente e outro com duas lentes, respectivamente.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


As equações para os sistemas são dadas a seguir:

M = – F1 / F2
onde M = magnitude, F1 = dioptria da lente 1 chamada objetiva, F2 = dioptria da lente2 chamada ocular

d = 1 / F1 + 1 / F2
onde d = distância entre o peep e o scope, F1 = dioptria da lente1 (objetiva), F2 = dioptria da lente 2 (ocular).

Se não houver a lente 2, a dioptria deverá ser considerada -1 para efeito de cálculo.

Se a magnitude M:
· for negativa, a imagem ficará invertida
· for positiva, a imagem ficará na posição original
· for menor que 1, a imagem ficará menor que o tamanho original
· for maior que 1, a imagem ficará maior que o tamanho original

A escolha da lente F2, dependerá do arqueiro uma vez que a distância d será definida pela característica do olho (existência de miopia, hipermetropia, acomodação), do arco, do draw length e do braço regulável da mira. Para melhor acuidade visual, o tamanho da pupila deve se situar entre 2 mm e 5 mm. Menor que 2 mm causa perda de acuidade visual por causa do efeito da difração e acima de 5 mm por causa da aberração esférica. Para conseguir que a pupila se contraia podem ser utilizados dois artifícios. O primeiro é aumentando-se a iluminação e o segundo é através do efeito pinhole conseguido com o diâmetro adequado do peep. Esse mesmo artifício é utilizado nos dioptros para carabinas de precisão. O tabela abaixo representa uma lente objetiva de dioptria 0.5 com as possíveis combinações de lentes oculares. O fato do valor da distância d não ser exatamente o desejado não significa que não haja possibilidade de visualização. O que poderá acontecer, neste caso, é que o objeto não fique perfeitamente nítido.

Dioptria F1Dioptria F2Magnitudedistância
0.50 -0.70 1.40 0.57
0.50 -0.80 1.60 0.75
0.50 -0.90 1.80 0.89
0.50 -1.00 2.00 1.00
0.50 -1.20 2.40 1.17
0.50 -1.40 2.80 1.29
0.50 -1.60 3.20 1.38
0.50 -1.80 3.60 1.44
0.50 -2.00 4.00 1.50
0.50 -2.20 4.40 1.55
0.50 -2.40 4.80 1.58
0.50 -2.60 5.20 1.62
0.50 -2.80 5.60 1.64
0.50 -3.00 6.00 1.67

Para praticar target com um arco composto, você precisará de um scope que é constituído basicamente do suporte, geralmente de alumínio ou plástico, do nível bolha, do retículo, mais a lente (ou as lentes se você utilizar mais uma no peep). Num scope a lente é tudo. E o preço dos scopes (Cartel, ArcSystéme, SureLoc, Shibuya, Beiter) é definido pelo preço das lentes variando de algumas dezenas de reais (como a Cartel) a algumas centenas (Zeiss e Swarovsky).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Uploaded with [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

A escolha do scope geralmente é em função da modalidade que for praticar. Para tiros 3D geralmente são utilizados aumentos de 3x ou 4x e para Field e Fita variam de 3x a 8x.


Um pouco sobre lentes – As lentes são caracterizadas pela sua forma, diâmetro e material utilizado. Essas características, por incrível que pareça, não são facilmente reproduzíveis com qualidade fazendo o renome das marcas Zeiss, Leica, Schneider, Fujinon, Nikkor e Canon. Uma lente de boa qualidade é caracterizada pela mínima distorção indesejada (tanto de cor quanto de forma, chamada também de aberração) e maior refração possível (passagem da luz). Para aumentar a quantidade da luz, aumenta-se o diâmetro, sacrificando a leveza do material. Nos scopes para arcos compostos o diâmetro vai de 29 mm até 42 mm. O material utilizado pode ser cristal ou polímero. O cristal tem a vantagem de riscar menos e melhor qualidade apesar de serem mais pesadas e geralmente mais caras. Uma lente Zeiss, por exemplo, deixa passar uma grande quantidade de luz o que torna o objeto mais nítido, cores e formas bem definidas, podendo-se usar um diâmetro menor e consequentemente deixando o scope mais leve.
Quando um raio de luz atinge um objeto, sendo ele translúcido, uma parte é absorvida, uma parte é refletiva e uma parte é refratada. No caso de uma lente é importante que quase nada seja absorvida ou refletida e por isso o material utilizado tanto na manufatura quanto para recobrir a lente são de extrema importância. O tratamento que uma lente recebe pode ser anti-reflexiva (altamente desejável), anti-embaçante (importante numa caça) entre outras e em cada uma delas é depositada uma camada especial de substâncias mais homogêneamente possível.

Qual o aumento desejado – Considerando casos gerais em que é utilizada apenas uma lente, a do scope, siga a orientação do desenho a seguir tendo como base um alvo padrão FITA a 70 metros de distância. A primeira figura, 0 diopt (1x) é como você enxergaria a olho nu. Segundo a Beiter para um draw lenght de 28”AMO e um visor para target com braço a 6”, o scope estaria a 82 cm do olho, visto através do peep.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Uploaded with [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Para quem tiver uma pontaria razoável, uma lente ideal seria de 0.75 (todo o alvo), já para um excelente atirador, 1.25 pois os tiros geralmente estariam agrupados no dourado (centros 9 e 10)


Aumento x dioptria – Alguns revendedores afirmam que uma lente de dioptria de 1.0 é equivalente a um aumento de 8x. Mas o aumento é função de mais parâmetros como a distância entre o olho e a lente e a particularidade do seu olho propriamente dito. O gráfico a seguir permite estabelecer, com melhor precisão, o aumento em função da dioptria e da distância olho-lente.

· A coluna da esquerda é a distância entre a lente e o seu olho na posição de tiro.
· A coluna central é o aumento propriamente dito.
· A coluna da direita é a dioptria da lente.


Por exemplo, se a lente estiver posicionada a 100 cm do seu olho e se essa lente for de 0.5 dioptria, basta traçar uma reta entre esses dois pontos. A terceira variável se encontra no cruzamento dessa reta com a coluna desejada que neste caso é o aumento, ou seja, 2x.

Da mesma forma você poderá obter qualquer variável, conhecendo-se as duas outras.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Uploaded with [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

A fórmula correta é G = 1 / (1 – D * ESI / 39.37) onde G = magnitude, D = dioptria e ESI = distância em polegadas.

Diâmetro do peep – É possível utilizar um scope sem o peep? Não, o objeto que você estiver mirando, sem o peep, ficará extremamente borrado. Para um peep deve-se levar em conta o seu diâmetro e a utilização ou não de lentes corretivas ou clarificadoras. Para a escolha do diâmetro do peep (1/32”,3/64”, 1/16”, 3/32”, 1/8”, ¼”) considere qual o tamanho do scope utilizado, uma vez que olhando pelo peep você consiga ver todo o diâmetro do scope, nem muito mais para não perder precisão com a perda do alinhamento do scope com o peep, nem muito menos restringindo o campo de visão ao redor do centro.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Uploaded with [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Um bom peep permite substituir os inserts escolhendo o diâmetro conforme a necessidade. A tabela a seguir, serve como uma referência grosseira para a escolha do diâmetro mais apropriado mas não deve ser mais relevante que a sua própria experiência.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Uploaded with [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Lentes clarificadoras – Essas lentes são polarizadas para que o feixe de luz entre num determinado ângulo ajudando o olho a obter imagens mais brilhantes. O principal uso dessa lente é associado à lente do scope de grande magnitude. A luz refletida no objeto e que chega até os nossos olhos perde a intensidade proporcionalmente ao quadrado da distância, ou seja, se dobrarmos a distância de um objeto, a intensidade luminosa será de apenas 1/4 da original. A tabela a seguir sugere a utilização dessas lentes.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Uploaded with [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Quando for começar – Existem inúmeros fabricantes de scopes, lentes e peep. As marcas de entrada, ideais para começar, são Cartel e Booster, relativamente baratas, lentes que distorcem um pouco as imagens mas que servem para distâncias até 35 metros em locais bem iluminados. A Cartel fabrica basicamente dois tipos de scopes, um 29 mm (você precisará também do adesivo para pelo menos um círculo), lente cristal e a outra 40 mm com fibra central e lente de polímero. Experimente um deles e
compre aquele que lhe for mais adequado, considerando que lentes de polímero riscam facilmente e que no começo um diâmetro maior facilita a visualização do objeto. Da mesma forma quanto a dioptria da lente, não exagere, porque você não será capaz de acertar nem numa melancia a 70 metros de distância apesar de conseguir enxergá-lo tremidamente com uma lente de 1.0. E essa lente não lhe servirá para alvos próximos. Um scope Cartel de 0.50 para distâncias curtas para locais bem iluminados é uma boa opção e esse mesmo scope poderá servir de backup quando você conseguir comprar um melhor.

Quando progredir - Quando começar a exigir um pouco de qualidade, existe a Arc Systéme com uma gama enorme de scopes, lentes e peep, peças intercambiáveis, que utilizam lentes da Zeiss tratadas, muito nítidas e considerada como os melhores na relação custo / benefício. A partir daí surgem as famosas SureLoc com lentes Swarovsky e Shibuya com lentes da Nikon que, confesso, nunca vi de perto.



Sds.


Última edição por Ruy em Ter Mar 19, 2013 7:35 pm, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
sampaioas



Mensagens : 620
Data de inscrição : 31/03/2012
Idade : 33
Localização : teresina/pi

MensagemAssunto: Re: Sobre miras para target e scope   Sab Mar 16, 2013 8:46 pm

perfeito! seria o ideal se tivéssemos essas aulas por escrito sobre todos os compomentes e acessórios do nosso esporte, q possui uma vasta quantidade de materiais e possibilidades de ajuste. parabéns e obrigado.
abraço
andre sampaio
Voltar ao Topo Ir em baixo
mfbruno



Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 26

MensagemAssunto: Re: Sobre miras para target e scope   Seg Mar 18, 2013 4:24 pm

muito bom! creio que nunca pensei em boa parte disso tudo que foi dito. Obrigado!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Sobre miras para target e scope   Hoje à(s) 7:52 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Sobre miras para target e scope
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Sobre regras para trazer peças na bagagem
» Dúvida sobre cavalete para roda traseira
» Ajuda compra de miras
» licença para detectorismo
» Duvida sobre carta para as 125

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Acessórios - Rests, Miras etc-
Ir para: