ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

lubrificaçao da balestra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: lubrificaçao da balestra   Sab Mar 09, 2013 7:05 am

posso usar vaselina ou silicone no trilho!!....aqui na minha cidade nao tem >onde comprar cera
Lincoln

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Sab Mar 09, 2013 7:22 am

Melhor usar silicone spray. Você encontra em supermercado, ou em lojas de produtos automotivos.

Tem muita gente no Brasil que usa cera de abelha no trilho, o que eu considero completamente equivocado. O trilho deve ser liso. Quanto menor o atrito com a corda menos ela desgasta, e mais rápido vai a flecha. Também não deve-se passar cera de abelha no serving central, ou qualquer produto não recomendado pelo fabricante. Isso pode prejudicar o mecanismo do gatilho. Cera somente nas partes expostas da corda. Recomenda-se refazer o serving central sempre que desgastar, e trocar o conjunto de cordas e cabos uma vez por ano.

Tem uma ferramenta bem simples para refazer o serving

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Aqui algumas dicas de quem entende

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Sab Mar 09, 2013 9:22 am

eu tenho usado vaselina sólida pro trilho e cera pras cordas.
não sei se é o mais indicado, mas a aplicação com um pincel é facil.
gostei da idéia da spray de silicone... Cool

Carabina Hatsan BT65 5,5mm 60J
Lincoln

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Sab Mar 09, 2013 9:58 am

O bom do silicone é que é um lubrificante inerte, não ataca praticamente nenhum material; e ainda protege da radiação UV, da umidade e do oxigênio. Não altera suas características faça calor ou frio. Tenho uma faca de aço carbono que está guardada há cerca de 6 meses, usei apenas silicone spray. Fui ver hoje e não apresenta nenhum ponto de ferrugem, nem mesmo manchas. Isso porque eu moro há cerca de 400 metros do mar, aqui até plástico enferruja. Mas tem que ser o silicone SPRAY, pois não contém água. O silicone líquido, de passar em painel de carro, não serve.

Convidado

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Sab Mar 09, 2013 10:55 am

Lincoln escreveu:
O bom do silicone é que é um lubrificante inerte, não ataca praticamente nenhum material; e ainda protege da radiação UV, da umidade e do oxigênio. Não altera suas características faça calor ou frio. Tenho uma faca de aço carbono que está guardada há cerca de 6 meses, usei apenas silicone spray. Fui ver hoje e não apresenta nenhum ponto de ferrugem, nem mesmo manchas. Isso porque eu moro há cerca de 400 metros do mar, aqui até plástico enferruja. Mas tem que ser o silicone SPRAY, pois não contém água. O silicone líquido, de passar em painel de carro, não serve.
valew msm...obr..outra duvida: acorda escapoliu do arco 2 vezes e aquela proteçao q tinha soltou tah aparecendo os fios... o q eu faço?????
JUNIORCASJ

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Sab Mar 09, 2013 1:26 pm

o silicone spray tem que toma cuidado com o solvente na mistura se não já era,eu tava usando vaselina 100%,dei umas centenas de dispara mais notei que começou a cheira a queimado,o serving só não foi pro espaço pela qualidade do material.

uso agora silicone 100% puro, a diferencia é gritante,aqui eu estava com dificuldade de encontrar,eu consegui em uma loja de manutenção de maquina de custura, mais em casa de rolamentos tem, mais no momento estava em falta.
PedroZebendo

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Seg Mar 18, 2013 6:09 pm

O que é serving?
carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Seg Mar 18, 2013 10:34 pm

serving meu grande, é essa parte da corda que é recorberta por uma linha encerada, serve para proteger contra o atrito com o trilho(no caso das bestas) e com as bordas do arco, é uma parte q desgasta facio então é bom refaze-la sempra para não perder a corda evitando trocala antes de um ano!

humilde filete d’água, mas
persiste e ganha força quando
encontra aliados córregos e
ribeirões"

BELLO
boconcelob

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Ter Mar 19, 2013 9:52 am

Silicone pray, nas medievais, eu costumo usar Vaselina no trilho!
kwe´Si

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Ter Mar 19, 2013 12:57 pm

Lincoln escreveu:

Lincoln, nesse video da parker crossbows que vc mostrou, ele usa 2 tipos de cera, um para o trilho e outro para a corda e cabos, é a mesma cera ?? Ou são coisas diferentes, pois estou aplicando a mesma cera, no trilho, e cabos.

Lincoln

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Ter Mar 19, 2013 3:38 pm

Pras cordas e cabos é uma cera, pros trilhos é um lubrificante líquido. Provavelmente ambos a base de silicone. Mas não é bom passar cera no trilho, pra não entrar cera no gatilho.

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Ter Mar 19, 2013 5:27 pm

Lincoln escreveu:
Pras cordas e cabos é uma cera, pros trilhos é um lubrificante líquido. Provavelmente ambos a base de silicone. Mas não é bom passar cera no trilho, pra não entrar cera no gatilho.

ish, ja estou fazendo errado entao, mas que tipo de lubrificante passa no trilho ?? Aqui no brasil vendem somente a cera...

JUNIORCASJ

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Ter Mar 19, 2013 6:26 pm

kwe´Si escreveu:
Lincoln escreveu:

ish, ja estou fazendo errado entao, mas que tipo de lubrificante passa no trilho ?? Aqui no brasil vendem somente a cera...
Brother eu passo silicone 100%,mais tem que ser 100% aquele bem viscoso,eu passava vaselina mais tava fritando o serving,por ter petróleo no seu composto,quando dava cerca de 3 a 4 disparo tava saindo um cheiro de queimado,mais no começo eu usei vaselina por um bom tempo,depois que aconteceu isso,vai de cada matéria,o cenoura fritou o dele
rapidinho acho que com uns 10 disparo,eu dei mais de 300.
o silicone spray quase todos tem solvente,tem que fica ligado se for compra ele.
Primo

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Ter Mar 19, 2013 7:47 pm

Já utilizei bastante um tipo de vaselina sólida vendida em pequenos potes pouco maior que uma tampa de garrafa pet, é muito prática e dá um bom resultado, pago em minha região R$5,90 cada frasco, e dura muito tempo.
kwe´Si

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Ter Mar 19, 2013 9:19 pm

JUNIORCASJ escreveu:
kwe´Si escreveu:
Lincoln escreveu:

Brother eu passo silicone 100%,mais tem que ser 100% aquele bem viscoso,eu passava vaselina mais tava fritando o serving,por ter petróleo no seu composto,quando dava cerca de 3 a 4 disparo tava saindo um cheiro de queimado,mais no começo eu usei vaselina por um bom tempo,depois que aconteceu isso,vai de cada matéria,o cenoura fritou o dele
rapidinho acho que com uns 10 disparo,eu dei mais de 300.
o silicone spray quase todos tem solvente,tem que fica ligado se for compra ele.

não vi que a resposta das minhas perguntas estavam nos posts anteriores Razz

mas agora me surgiu outra dúvida, as partes da corda que ficam entre as roldanas não precisam ser aplicada a cera ?^(armar a besta e aplicar a cera para pegar as partes internas da corda) ??

BELLO BSB

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Qui Mar 21, 2013 3:54 pm

Existe no mercado dois tipos de cera uma mais dura é o caso da Tex Tite da Bohning que tem a função de unir os fios evitando a cabeleira e uma mais pastosa, que tem a função de lubrificar, ambas são fundamentais na vida útil da corda, e são usadas tanto em arcos como balestras, a cera é barata média de 19,00 a 25,00 reais, tem uma durabilidade boa e vale a pena comprar o produto proprio, não que outros produtos não atendam a necessidade do usuário, um amigo meu usa KY ( lubrificante vaginal )....kkkk..É de fuder, mas é a base dágua, funciona bem para lubrificar o trilho da balestra e aumenta consideravelmente a velocidade, eu particularmente só uso as indicadas, em cada arco e balestra tenho um tubo de cada, o ruim é que sempre na hora do tiro os amigos aproveitam para usar tambem..kkk...Mas fazer o que?...Faz parte da brincadeira....

mfbruno

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Sab Mar 23, 2013 4:22 pm

Estou utilizando o Spray de Silicone 100% nos trilhos, sinto a diferença clara, como o Junior falou aí, antes de lubrificar minha balestra a primeira vez eu sentia o cheiro de queimado também. Sorte que o serving não foi pro espaço.

Na corda eu passei isso pra testar:

Olha, eu comecei a passar ontem, diminuiu a incidência daqueles "cabelinhos" arrepiados na corda. Vou esperar mais um tempo e fazer um review decente disso pra galera. Mas se alguém já tiver informação sobre esse bastão e puder dizer se estou fazendo cagada, obrigado. hahaha

Abraços!
jeferson01

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Qui Abr 04, 2013 3:25 pm

pessoal, junto com as balestras da carbon express eles mandam somente a cera para corda, e nada para o trilho. pelo que eu li aqui a melhor opção(tirando a que o fabricante vende) é o spray de silicone (sem solventes), alguem sabe se esse daqui é ideal : [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Qui Abr 04, 2013 3:39 pm

jeferson01 escreveu:
pessoal, junto com as balestras da carbon express eles mandam somente a cera para corda, e nada para o trilho. pelo que eu li aqui a melhor opção(tirando a que o fabricante vende) é o spray de silicone (sem solventes), alguem sabe se esse daqui é ideal : [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Pelo que diz o vendedor, pode ser usado, pois não contém solvente. Eu usava um (não essa marca) assim e nunca tive problemas. Só não passe cera no trilho. Cera só na corda. Abraço!

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Qui Abr 04, 2013 4:26 pm

jeferson01 escreveu:
difícil saber,ele so diz q ñ tem solventes mais ñ especifica os outros componentes.
com certeza não é silicone 100%.
jeferson01

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Qui Abr 04, 2013 4:40 pm

JUNIORCASJ escreveu:
jeferson01 escreveu:
difícil saber,ele so diz q ñ tem solventes mais ñ especifica os outros componentes.

Pois é, estou meio em dúvida, estes sprays meia boca para esteiras..sei não..
achei este daqui:
esse parece ser o ideal.

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Qui Abr 04, 2013 5:45 pm

jeferson01 escreveu:
JUNIORCASJ escreveu:
jeferson01 escreveu:

Pois é, estou meio em dúvida, estes sprays meia boca para esteiras..sei não..
achei este daqui:
esse parece ser o ideal.
esse sim
GUGOMENEZES

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Ter Jun 03, 2014 6:10 pm

Olá.....No serving qual melhor passar? achei uma cera abelha especial pra couro (cerasjr.com.br) , isenta de produtos quimicos,(achei q ela derrete meio facil),arrumei um lubrificante para o trilho da Allchem.com.br Silicone sintético puro de alta viscosidades, para esteiras de academia!!! Me digam oque acham? abraço
Mmt

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Ter Jun 03, 2014 7:11 pm

Lincoln escreveu:

Valeu a dica Lincoln! Estava usando vaselina!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

(pra descontrair)

JUNIORCASJ escreveu:
o silicone spray tem que toma cuidado com o solvente na mistura se não já era,eu tava usando vaselina 100%,dei umas centenas de dispara mais notei que começou a cheira a queimado,o serving só não foi pro espaço pela qualidade do material.

uso agora silicone 100% puro, a diferencia é gritante,aqui eu estava com dificuldade de encontrar,eu consegui em uma loja de manutenção de maquina de custura, mais em casa de rolamentos tem, mais no momento estava em falta.

JUNIORCASJ, tem alguma marca q vc possa indicar desse silicone para nós? Não quero correr o risco de pedir um 100% e levar um 'meia-boca'.
deadft

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Qua Jun 04, 2014 5:48 pm

Uso esse spray e nunca deu problemas na minha balestra.

www lojadomecanico com br/produto/2983/32/250/silicone-spray-ln

Encontrei perto do meu trabalho, R$11 ... Muito bom. Não sei se faço errado de usar ele, mas até agora...

Utilizo a cada 5 tiros +/- ..

- CBC B12 F22 - 5.5mm
- MK80A4AL 80 lbs
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: lubrificaçao da balestra   Hoje à(s) 1:54 am

lubrificaçao da balestra
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Lubrificação Automática p/Transmissão
» TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
» Lubrificação dos cabos
» Lubrificação da corrente - o q vcs usam ?
» Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: