ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Alvo de Espuma de poliuretano expansível

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
giantorm

MensagemAssunto: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Ter Dez 28, 2010 12:12 pm

Alguém já pensou em fazer um alvo com espuma de poliuretano expansível? Poderia encher uma caixa de CPU de computador com esta espuma, enchendo 4 caixas, daria uma boa área para alvo.

E como falaram no tópico sobre alvo 3D, quando ficar cheio de furos, dá para recortar o pedaço danificado e refazer. Será que dá certo?

ENIO MONTARDO

MensagemAssunto: Re: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Ter Dez 28, 2010 12:27 pm

Já pensei nisso,acho que funciona,só não fica muito barato,ví um cara que encheu uma bola de plastico grande dessas que tem em qualquer esquina...aguenta bem os tiros...mas vai esfarelando com o tempo.Ainda fico com a lã,vou fazer um video com o meu alvo e postar aqui...acho que voces vão gostar...ai vou vender lã pra todo mundo kkkkkkkkkkkkk.
giantorm

MensagemAssunto: Re: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Ter Dez 28, 2010 12:35 pm

Pois é, será que um tubo de espuma expansível dá para encher uma caixa de CPU?

O bom é que quando uma parte estiver muito danificada, dá para recortar e encher novamente.

Hoje eu uso uma Caixa de CPU cheia de plástico bolha, para muito bem as flechas, mas a parte de trás da caixa ficou muito danificada, então agora as flechas estão empurrando o plástico bolha p/ fora da caixa. Vou ter q conseguir outra caixa. Ou tentar colocar uma placa de EVA na frente e outra atrás, uma com 20mm de espessura.

CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Ter Dez 28, 2010 12:41 pm

Gian certo dá mas o Enio falou bem nao vai sair muito barato. Acho que tem em grandes quantidades pra vender mas aí nao é spray (tem que pesquisar pra saber ao certo) Mas ela expande bem tambem.

Não sei se 1 lata dá. Só tem um jeito de saber, tentanto!

Eu acho que se voce for tentar compensa tentar de uma vez fazer o alvo 3D!

Se for apenas para alvo (treino diário) a lã, o plástico bolha ou os cobertores/edredons velhos são ainda imbatíveis no custo beneficio, facilidade em remover a flecha e facilidade de construção.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com
collaco

MensagemAssunto: Re: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Seg Fev 13, 2012 3:00 pm

Eu fiz um bom alvo com essa espuma. Usei aquelas esteiras de palha grossa [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Na prática, fiz uma lazanha de esteira de palha recheada com a espuma. Basta fazer um zig-zag com a espuma, não precisa preencher todo o espaço. Dei uma costurada com linha grossa, e ficou ótimo. A espuma dá rigidez ao alvo.

A "agulha" para costurar é uma chave de fenda que foi afiada na ponta, com um furo no meio. Para passar a linha pelo alvo.
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Seg Fev 13, 2012 3:34 pm

Já usei e não achei nada bom.

A espuma gruda na flecha, pois derrete com o atrito, e fica muito ruim de limpar depois.

O troço esfarela todo e faz uma bagunça. Também não dura muito.

Para tirar a flecha é péssimo também.

Em todo cado, em casas que vendem resina, você compra o PU expansível em latas grandes e bem mais barato que o spray. Uma lata é o PU, a outra é o catalizador.

Não aconselho, mas se quiser tentar, manda bala.

rfarj

MensagemAssunto: Re: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Seg Fev 13, 2012 3:47 pm

para mim ate hoje o melhor alvo e mais durável e o com roupas e tecidos velhos, porem ele também e mais caro de se montar.

Arco Composto: Hoover XingLing Mother F***ker LH PL001LCB
Arco Recurvo: Samick Polaris 70"
Flechas: Easton Jazz

Raphael Di Mambro
Crie&Ative - Bordados e Estamparia
http://www.crieeative.com.br
collaco

MensagemAssunto: Re: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Seg Fev 13, 2012 5:00 pm

E eu esqueci de mencionar. Faz tanto tempo que fiz que esqueci um "detalhe" importante.

Mantas de borracha de câmaras de ar de caminhões. hehehe Faz parte do recheio da lasanha. =)

Eu não vi grude nenhum. As flechas saem com muita facilidade, mais do que com EVA puro. Nem precisa fazer força. Acho que a lasanha de palha, borracha e espuma amortecem o impacto gradativamente, dando boa desaceleração. Porque parece que eu espetei a flecha lá com uma mão. E elas pouco atravessam o alvo. Quanto a poeira da espuma, ela fica dentro da palha, só dá para ver a espuma se vc olhar por cima.

Uma descrição de como montei:

A esteira é grande e retangular, uns 2x1m. Então vc pode corta-la ao meio e amarrar a corda de palha que segura.
Faz um zig-zag com a espuma sobre a palha, coloca os pedaços de câmara de ar, um pouco mais de espuma, e coloca outra camada de palha, e aperta.
Não se preocupe com as falhas entre as mantas de borracha, na outra camada vc coloca de outra forma para cobrir os buracos.
Foram três camadas de borracha e espuma e quatro de palha. Ficou com uns 20cm de espessura, e moderadamente pesado. Mas isso porque fiz grande (eu era ruim de mira na época), pode ser feito menor.
collaco

MensagemAssunto: Re: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Seg Fev 13, 2012 5:03 pm

Pode estar havendo confusão por causa da espuma. A que eu uso é dura de esfarelar. Dificil de romper com as mãos. Tem que cortar com estilete. É seca como isopor, mas tem mais resistência a tração, não rompendo com facilidade.
São vendidas em lojas de material de construção para preencher espaços em instalações como ar condicionado e etc.
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Seg Fev 13, 2012 6:26 pm

collaco escreveu:
Pode estar havendo confusão por causa da espuma. A que eu uso é dura de esfarelar. Dificil de romper com as mãos. Tem que cortar com estilete. É seca como isopor, mas tem mais resistência a tração, não rompendo com facilidade.
São vendidas em lojas de material de construção para preencher espaços em instalações como ar condicionado e etc.

É essa mesmo. Pode ser que no sanduíche ela fique melhor, mas pura é muito ruim. Derrete e gruda na flecha mesmo, principalmente se for arco composto, os quais atiram flechas com uma energia imensa.

Como já disse antes, passei literalmente por todo tipo de alvo caseiro. Nada vence a praticidade e o custo-benefício de uma sacola de nylon preenchida com retalhos pano. Os retalhos duram para sempre, só precisa trocar a sacola de ano em ano.

collaco

MensagemAssunto: Re: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Seg Fev 13, 2012 6:51 pm

É uma boa ideia usar tecido.
A única coisa que me incomoda no saco de pano é que... é um saco de pano. =)
Talvez dando forma com EVA, como uma caixa, e rechear com o saco de pano, e colocar na frente o alvo de papel, teremos um acabamento melhor. E talvez até uma alça de corda para carregar.
O bom das bordas de EVA é não danificar as flechas. No vídeo que vc mandou achei que as flechas entravam muito. Dependendo da potência pode danificar as vanes se a flecha atravessar. Acho que é aí que entra a borracha de câmara de ar. Duas ou três camadas entre os pedaços de tecido vão dar uma frenagem e absorção de energia gradual melhor.
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Seg Fev 13, 2012 7:19 pm

collaco escreveu:
É uma boa ideia usar tecido.
A única coisa que me incomoda no saco de pano é que... é um saco de pano. =)
Talvez dando forma com EVA, como uma caixa, e rechear com o saco de pano, e colocar na frente o alvo de papel, teremos um acabamento melhor. E talvez até uma alça de corda para carregar.
O bom das bordas de EVA é não danificar as flechas. No vídeo que vc mandou achei que as flechas entravam muito. Dependendo da potência pode danificar as vanes se a flecha atravessar. Acho que é aí que entra a borracha de câmara de ar. Duas ou três camadas entre os pedaços de tecido vão dar uma frenagem e absorção de energia gradual melhor.

Amigo,

Quando falei sacola de nylon, falei é tipo desta aqui ó:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Tem umas dessas gigantes (70x70cm), com zíper, que ficam ótimas. Além disso, as fibras se afastam quando a flecha penetra, ao invés de se romperem. Demora muito para fazer um estrago nelas. As com zíper são as melhores. Coloquei esta imagem só para exemplificar.

Para firmar a face, é só colocar um retângulo de EVA 5mm em cada face por dentro e pronto.

Fica bom demais. Esse, de todos os meus experimentos, foi o melhor alvo alvo que já fiz, tanto em custo tanto em eficiência e durabilidade.

Rafael.

collaco

MensagemAssunto: Re: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Seg Fev 13, 2012 7:30 pm

Gostei! Ja vem com alça! =D

Falco Trophy Vintage 40#
Brasilbows Salomão Slim 40#
Bearpaw Recurve Grizzly Hunter 40#
Bearpaw Viper Longbow 40#
Hoyt Helix Recurve + Carbon 550 Limbs 38#
Rafael_Votorantim

MensagemAssunto: Re: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Ter Fev 14, 2012 8:54 am

RafaelMorgan escreveu:

Amigo,

Quando falei sacola de nylon, falei é tipo desta aqui ó:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Tem umas dessas gigantes (70x70cm), com zíper, que ficam ótimas. Além disso, as fibras se afastam quando a flecha penetra, ao invés de se romperem. Demora muito para fazer um estrago nelas. As com zíper são as melhores. Coloquei esta imagem só para exemplificar.

Para firmar a face, é só colocar um retângulo de EVA 5mm em cada face por dentro e pronto.

Fica bom demais. Esse, de todos os meus experimentos, foi o melhor alvo alvo que já fiz, tanto em custo tanto em eficiência e durabilidade.

Rafael.

Rafael,

achei muito interessante essa sacola, eu fiz meu alvo aqui com os retalhos de pano dentro de uma caixa de papelão gigantesca

com uma placa de EVA na frente de 1000mmX1000mmX40mm, ainda não o usei, mas sei que o papelão estragara muito rápido

vou ver se encontro essas sacolas grandes que você mensionou

ai quando chegar meu arco (aproximadamente umas 6 semanas) eu testo e informo como ficou

Abraço
Rafael
collaco

MensagemAssunto: Re: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Ter Fev 14, 2012 1:13 pm

É Rafael demais. Três!

Rafael Votorantin. A idéia da sacola é ótima, pelo que o Rafael falou sobre as fibras que se abrem ao invés de rasgar.
Vc pode fazer a frente do seu alvo-caixa com um material semelhante. E pendura o alvo de papel na frente.
Ha sacos de nylon perfeitos para isso. A fibra não é tão resistente quando a da sacola, mas deve servir.

Falco Trophy Vintage 40#
Brasilbows Salomão Slim 40#
Bearpaw Recurve Grizzly Hunter 40#
Bearpaw Viper Longbow 40#
Hoyt Helix Recurve + Carbon 550 Limbs 38#
bigspin

MensagemAssunto: Re: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Sab Maio 26, 2012 4:13 pm

Amigos pensei em fazer um alvo assim:

dois circulos de mdf ou compensado vazado de 50x50cm por 10 mm de espessura. formando algo parecido com um pneu de bicicleta, entre os dois circulos colocaria uma lamina decompensado, dando forma a uma especie de tambor ou caixa redonda, a largura dessa lamina de compensado seria a profundidade do "tambor".

O recheio seria uma camada de lã prensada (alguem postou uma foto dela, para montaria), retalhos ou edredom dobrado no meio e depois outra camada de lã, por ultimo papelão e um alvo impresso.

O que vcs acham, reuni todas as informaçãoes sobre materiais duráveis que vcs postam aqui e mais a caixa redonda de compensado para dar forma redonda al alvo. Se esqueci de alguma coisa ajudem aqui.
Lembrando que o compensado da frente e de traz é vazado assim o unico atrito que a flecha sofreria seia com a lá e o edredom.
Acho que esteticamente ficaria melhor do que um saco amarrado.
mathe

MensagemAssunto: Re: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Qua Ago 08, 2012 10:30 pm

É mas se a flecha pegar no compensado...já era

MensagemAssunto: Re: Alvo de Espuma de poliuretano expansível   Hoje à(s) 4:07 am

Alvo de Espuma de poliuretano expansível
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Espuma filtro de ar (não é o separador)
» Filtro de Ar - Espuma x Papel.
» [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?
» Compro vaso de expansão (depósito anticongelante )1.9td
» FIXAÇÃO DE ALVO

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Tiro ao Alvo/Target-
Ir para: