ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Hunter Brazil

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Sab Ago 23, 2014 8:53 am

Galera. Alguem q teve problema com o exército ou receita esse ano?
paulo.sabino08

MensagemAssunto: IMPORTANTE - LEI 13004/14 ARTIGO 334A - Importação de produtos proibidos pode dar de 2 a 4 anos de CANA! Cuidado ao importar produtos controlados SEM CR!    Qui Ago 28, 2014 10:09 pm

Galera,eu vi este artigo no site da Jus Brasil,verifiquei que isto se aplica a produtos capturados do exercito (lunetas,red dots,etc) e foi aplicada no dia 26 de julho de 2014 que não mais executado um crime administrativo (como a retenção do produto) mais CADEIA!
Pesquisei mais um pouco e aqueles que fizeram alguma compra lá fora destes produtos ou algum amigo tentou enviar de fora sem ser dos meios normais (via CR,CII,invoice,etc) antes da data vigorando a lei (dia 26 de julho de 2014) não serão afetados,só aqueles que foram "barrados" após esta data que poderão ter algum tipo de problema.
Na lei que fala disto (334A) diz os produtos como "proibidos",mais tive um amigo que gastou uma grana nervosa para não ir pra cadeia no começo deste mês (Agosto/2014) por causa de importação de lunetas e red dots (eu fui testemunha e o acusaram nesta lei),porém não sei se ela vale para produtos controlados,caso tenha alguém que conheça legislação pudesse verificar o artigo eu agradeço! confused  No (DETALHE: ia colocar "PRESIDANTA" mais não ia ficar legal falar sério e colocar a zuera ... sou BR até serto ponto! Laughing (huehuehue))

A "PRESIDENTA" DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o O Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, passa a vigorar com as seguintes alterações: Ver tópico
“Descaminho
Art. 334. Iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.
§ 1o Incorre na mesma pena quem:
I - pratica navegação de cabotagem, fora dos casos permitidos em lei;
II - pratica fato assimilado, em lei especial, a descaminho;
III - vende, expõe à venda, mantém em depósito ou, de qualquer forma, utiliza em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedência estrangeira que introduziu clandestinamente no País ou importou fraudulentamente ou que sabe ser produto de introdução clandestina no território nacional ou de importação fraudulenta por parte de outrem;
IV - adquire, recebe ou oculta, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedência estrangeira, desacompanhada de documentação legal ou acompanhada de documentos que sabe serem falsos.
§ 2o Equipara-se às atividades comerciais, para os efeitos deste artigo, qualquer forma de comércio irregular ou clandestino de mercadorias estrangeiras, inclusive o exercido em residências.
§ 3o A pena aplica-se em dobro se o crime de descaminho é praticado em transporte aéreo, marítimo ou fluvial.” (NR)
“Contrabando
Art. 334-A. Importar ou exportar mercadoria proibida:
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.
§ 1o Incorre na mesma pena quem:
I - pratica fato assimilado, em lei especial, a contrabando;
II - importa ou exporta clandestinamente mercadoria que dependa de registro, análise ou autorização de órgão público competente;
III - reinsere no território nacional mercadoria brasileira destinada à exportação;
IV - vende, expõe à venda, mantém em depósito ou, de qualquer forma, utiliza em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, mercadoria proibida pela lei brasileira;
V - adquire, recebe ou oculta, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, mercadoria proibida pela lei brasileira.
§ 2o Equipara-se às atividades comerciais, para os efeitos deste artigo, qualquer forma de comércio irregular ou clandestino de mercadorias estrangeiras, inclusive o exercido em residências.
BlackEagleBR

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Sex Ago 29, 2014 5:34 pm

Ou seja, segundo o decreto da nossa...excelentíssima líder da nação....todo e qualquer produto que não seja tributado na entrada do país (com excessão dos isentos de tributação, como livros e revistas), automaticamente será considerado CONTRABANDO e passível de pena do receptor!
Nossa, como eu amo esse país e suas leis corretas e nem um pouco repressoras! #sqn

Esse é o pior trecho:
"IV - adquire, recebe ou oculta, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedência estrangeira, desacompanhada de documentação legal ou acompanhada de documentos que sabe serem falsos.
§ 3o A pena aplica-se em dobro se o crime de descaminho é praticado em transporte aéreo, marítimo ou fluvial.” (NR)"
Tá todo mundo preso de 2 a 8 anos depois dessa (importações via Correio que por acaso a Receita Federal não tribute)...

Martin Jaguar Take-down 50lbs

PSE Viper Copperhead 150lbs
Barnett Panzer V 150lbs
Hoover Camel 50lbs

Webley Rebel .177 airgun + 4x20 scope
paulo.sabino08

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Sab Ago 30, 2014 1:39 am

Black,ai que está o porém,será que vai ser barrado tudo ou só algo importado?
Isso ainda não descobri,essas leis são umas bagunças,parecem até que fazem de propósito para a gente não entender .... pale No Question
BlackEagleBR

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Sab Ago 30, 2014 7:45 am

Na verdade a lei é vaga justamente para permitir abuso e controle da população...quer um exemplo?
Por um motivo qualquer (nada difícil de imaginar no país bolivariano que estamos virando), a polícia entra na sua casa com um mandato de busca e apreensão. Eles encontram algum objeto importado (legalmente,com o pagamento de imposto) que vc perdeu a nota fiscal (digamos que tenha comprado há 8 anos e perdeu o papel por algum motivo): atualmente não teria o menor problema,pq "aquele que detêm a posse pacífica de um bem, a ele lhe pertence até que se prove o contrário", porém com essa nova redação da lei, vc passa automaticamente a ser criminoso,por evasão de pagamento de impostos!
Não estou falando que vão sair entrando nas casas (ainda), mas se por acaso entrarem e quiserem te ferrar (como aliás quase não acontece #sarcasmo), eles podem te enquadrar nisso..ou seja,mais uma segurança jurídica que foi para o espaço!
Mais um lei claramente visando a perda de lkberdades constitucionais!
Mas respondendo: só se aplica à importados e produtos para exportação (produtos fabricados aqui com único destino a exportação, geralmente de melhor qualidade e preço menor), que são o objetivo dessa lei na verdade (o governo ganha mais impostos com produtos que não sejam exclusivos para exportação,por isso querem inibir a compra interna desses produtos).
Agora, o maior problema para o consumidor comum, é que, tecnicamente falando, caso seu produto importado venha sem ser tributado, teoricamente vc deve notificar à Receita Federal para que seja cobrado o imposto equivalente. Com a legislação antiga, caso não fizesse isso, não teria maiores problemas, pq o produto é considerado como tendo valor irrelevante e a falha sendo da RF. Com essa nova redação,caso vc não pague (sendo tributado ou não pela RF, vc precisa pagar,exceto para objetos isentos, como livros), vc automaticamente se torna criminoso!
Nada como a liberdade e a segurança provida pelo PT! #sqn

Barnett Panzer V 150lbs
Hoover Camel 50lbs

paulo.sabino08

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Sab Ago 30, 2014 2:13 pm

BlackEagleBR escreveu:

Nada como a liberdade e a segurança provida pelo PT! #sqn

É difícil,nosso governo nos oprime e a gente nem vê ...Mais enfim,eu estou meio que com receio de importar agora (e com a alta do dolar é pior ainda) vou esperar mais um tempo.

Abraços e obrigado!
José Henrique

MensagemAssunto: Aquisição de balestra Barnett   Sex Nov 21, 2014 12:29 pm

Boa tarde, sou novo no fórum, tenho o desejo de adquirir uma balestra Barnett raptor FX, mais a mesma não se encontra em nenhuma loja no brasil. Queria saber se existe alguém que importa este equipamento para venda, vi alguns tópicos falando de um membro do fórum que faz este serviço, queria saber quem é como entrar em contato com ele.
Obrigado
NETTO

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Sex Nov 21, 2014 12:39 pm

Olhe o banner no cabeçalho do forum, ele que é o realizador dos sonhos de uma boa parte do pessoal kkkkk

LeandroCHT

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Sex Nov 21, 2014 10:09 pm

Tentei hoje comprar uma besta Barnett ghost em duas loja ambas me devolveram o dinheiro os dois responderam que não podem enviar para o Brasil, já que é um pais excluído segue abaixo o texto:

Dear Customer,

We sincerely apologize but we are not able to ship to Brazil as its a excluded country. Your money has been posted back to your account:

Refund (Unique Transaction ID # 83531348S56103841)

Sincerely,
Customer Service
1193
LeandroCHT

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Sex Nov 21, 2014 10:11 pm

Eu importo itens todo mês inclusive comprei um arco assim e nunca tinha tido este problema.
BlackEagleBR

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Ter Nov 25, 2014 1:02 pm

Leandro, acho que seria válido entrar em contato com a loja e perguntar o que querem dizer com o Brasil ser um país excluído e por quem (pela Barnett? só esse modelo?)..

Abraço,
Pedro

LeandroCHT escreveu:
Tentei hoje comprar uma besta Barnett ghost em duas loja ambas me devolveram o dinheiro os dois responderam que não podem enviar para o Brasil, já que é um pais excluído segue abaixo o texto:

Dear Customer,

We sincerely apologize but we are not able to ship to Brazil as its a excluded country.  Your money has been posted back to your account:

Refund (Unique Transaction ID # 83531348S56103841)

Sincerely,
Customer Service
1193

Barnett Panzer V 150lbs
Hoover Camel 50lbs

Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Ter Nov 25, 2014 1:41 pm

Tentou comprar com a luneta?

A lista de exclusão é, em geral, para lojas que não fazem o processamento de CIIs. Elas simplesmente excluem o país por ter regras restritivas para importação.

Luneta é produto controlado e algumas lojas tem esta informação em mãos e não permitem vender para países onde o material que está sendo importado possui controle do exército.

Outras lojas permitem desde que você envie a autorização do exército (CII) para aquilo que for controlado ou a loja precisa retirar o produto controlado da caixa para mandar ( no caso lunetas ou red dots ).

Comprar em lojas uma balestra com luneta na maior parte das vezes dá de cara com este tipo de restrição.

O melhor caminho para importar é o Sandro. Mas ele não é revendedor de Barnett que eu saiba.

De que loja foi?

Mathews No Cam HTR #50
PSE Stinger X #55
Martin Jaguar #35/62"
Bodnik Bows Brasil - RD Stick #35/58" (Em Jatobá - Edição Limitada 2015)
Bodnik Bows - Bearpaw Phantom #30/54"

LeandroCHT

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Ter Nov 25, 2014 7:47 pm

Henrique Coelho escreveu:
Tentou comprar com a luneta?

A lista de exclusão é, em geral, para lojas que não fazem o processamento de CIIs. Elas simplesmente excluem o país por ter regras restritivas para importação.

Luneta é produto controlado e algumas lojas tem esta informação em mãos e não permitem vender para países onde o material que está sendo importado possui controle do exército.

Outras lojas permitem desde que você envie a autorização do exército (CII) para aquilo que for controlado ou a loja precisa retirar o produto controlado da caixa para mandar ( no caso lunetas ou red dots ).

Comprar em lojas uma balestra com luneta na maior parte das vezes dá de cara com este tipo de restrição.

O melhor caminho para importar é o Sandro. Mas ele não é revendedor de Barnett que eu saiba.

De que loja foi?

Henrique realmente só pode ser isto, já que comprei meu arco sem problemas. São duas lojas do e-bay que não são especializadas em arqueria. Já encomendei um tenpoint com o Amaral da planet cossbow. Abrç
Gueevara

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Qua Nov 26, 2014 8:37 pm

Pessoal, comprei um red dot de 9 dólares (20 reais +-) no AliExpress (bem pequeno e simples, o mais barato que tinha, trilho de 11mm).
Será que vai ter algum problema com a justiça?

Será que posso ser preso (fiquei com medo depois do post do paulo.sabino08) por causa de 20 reais? haha
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Qui Nov 27, 2014 9:28 am

Gueevara escreveu:
Pessoal, comprei um red dot de 9 dólares (20 reais +-) no AliExpress (bem pequeno e simples, o mais barato que tinha, trilho de 11mm).

Será que posso ser preso (fiquei com medo depois do post do paulo.sabino08) por causa de 20 reais? haha

julgando pelo seu nick não lol!
Gueevara

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Qui Nov 27, 2014 10:45 am

danilo steinke escreveu:
Gueevara escreveu:

haha
Eu não sou comunista não

Mas sério, será que vou ter algum problema?
LeandroCHT

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Qui Nov 27, 2014 11:21 am

Gueevara escreveu:
danilo steinke escreveu:
Gueevara escreveu:

haha
Eu não sou comunista não

Mas sério, será que vou ter algum problema?

Não fica tranquilo o máximo que pode ocorrer é apreenderem o red dot. Já importei vários itens para minha arma (sou CAC) incluindo um reddot e não tive problema.

Conforme relatos aqui do forum quando algumas balestras foram enviadas para avaliação do exército sem CII eles retiram a luneta e liberaram apenas a balestra.
Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Qui Nov 27, 2014 12:21 pm

O que pode acontecer?

1) O correio não perceber que se trata de um produto controlado.
2) O correio pegar e mandar pro EB.

Na primeira hipótese, você recebe em casa ( mas precisa ter a sorte do Correio não pegar ).

Na segunda hipótese pode acontecer 2 coisas:

1) O exército apreende e destrói sem sequer te comunicar.
2) O exército te manda um telegrama pedindo para você mostrar a documentação de autorização da importação.

Na primeira hipótese você perdeu o bem e a vida segue.

1) Você pode tentar gastar uma bába de grana e tentar providenciar a autorização. vai sair caro e você vai chegar a conclusão que seu dot de 9 dólares vai custar R$ 200,00 pelas GRUs, despachante, transporte, estacionamento, correio, outras GRUs e sei lá mais o quê pra conseguir a CII antes dos caras mandarem pra debaixo do trator. Possivelmente você se arrependerá de ter tentado regularizar um dotzinho do ALi.

2) Você nem sequer responde ao telegrama. O tempo de regularização expira e o dot vai pra debaixo do trator. É um crime de descaminho mas você não será chamado a responder perante a justiça pois o crime de descaminho já se pune com o perdimento do bem.

Acompanhou?

Mathews No Cam HTR #50
PSE Stinger X #55
Martin Jaguar #35/62"
Bodnik Bows Brasil - RD Stick #35/58" (Em Jatobá - Edição Limitada 2015)
Bodnik Bows - Bearpaw Phantom #30/54"

Gueevara

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Qui Nov 27, 2014 2:52 pm

Henrique Coelho escreveu:

O que pode acontecer?

1) O correio não perceber que se trata de um produto controlado.
2) O correio pegar e mandar pro EB.

Na primeira hipótese, você recebe em casa ( mas precisa ter a sorte do Correio não pegar ).

1) O exército apreende e destrói sem sequer te comunicar.
2) O exército te manda um telegrama pedindo para você mostrar a documentação de autorização da importação.

Na primeira hipótese você perdeu o bem e a vida segue.

1) Você pode tentar gastar uma bába de grana e tentar providenciar a autorização. vai sair caro e você vai chegar a conclusão que seu dot de 9 dólares vai custar R$ 200,00 pelas GRUs, despachante, transporte, estacionamento, correio, outras GRUs e sei lá mais o quê pra conseguir a CII antes dos caras mandarem pra debaixo do trator. Possivelmente você se arrependerá de ter tentado regularizar um dotzinho do ALi.

2) Você nem sequer responde ao telegrama. O tempo de regularização expira e o dot vai pra debaixo do trator. É um crime de descaminho mas você não será chamado a responder perante a justiça pois o crime de descaminho já se pune com o perdimento do bem.

Acompanhou?

Ah, então tá de boa.
Gastei só vintão mesmo, com 50% de chegar ou não. Se chegar saio no lucro.
99 que não pago aqui.
jonas duarte

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Ter Mar 24, 2015 7:43 pm

Antes de mais nada, perdão por desenterrar este tópico lol!

Mas tenho uma humilde contribuição a fazer.

Red dots são classificados como miras optrônicas (controle 5, se não me engano...), portanto são de uso permitido, e só existe controle na entrada do país, e também não há limite de objetiva, por não ser classificados como dispositivos óticos. De uso restrito, são somente as mira laser, que projetam luz no alvo, o red dot projeta em uma lente que a reflete em seu olho.
Já as lunetas (controle 1), pode parecer piada, mas TODAS exigem permissão do exercito para a compra, CII para a importação, CR para as restritas, guia de trafego para o transporte, apesar de "us homi" raramente saberem. Portanto são vendidas livremente. Mas vocês podem ver que muita carabina de ar e airsoft vendida com luneta no exterior chega aqui sem, já que o EB "avisou" as importadoras para não as trazer assim.

Abaixo segue um vídeo, que um dono de loja de carabinas fez para instruir seus clientes:

PS.: Se não puder postar este vídeo, favor remove-lo. Nas regras só vi dizendo para ser educado scratch
BlackEagleBR

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Qua Mar 25, 2015 12:21 am

Jonas Duarte, muito obrigado pela contribuição no post!
Sempre que quiser dessenterrar um post para contribuir assim, seja bem vindo Wink

Barnett Panzer V 150lbs
Hoover Camel 50lbs

lucasic

MensagemAssunto: Cai na mesma   Qui Jun 25, 2015 11:04 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Vou desenterrar! rsrs

Cai na mesma situação que muitos! Já faz um tempinho que atiro de arco mas sempre tive aquela vontade de ter uma besta. Resolvi há pouco tempo comprar uma pelo amazon, uma barnett quad 400, naquele kit com luneta 5x32.

Paguei o frete mais caro, na esperança de chegar em 10 dias, but!, hoje foi encaminhado para o EB. Agora é torcer, para desenrolar da melhor forma possível! Crying or Very sad

Não havendo solução,
vou é procurar emprego fora, alguma recomendação? Sou formado em Informática, com foco em desenvolvimento de sistemas, porém, de alguns anos pra cá, administro duas empresas. Nessas horas, dá vontade de jogar tudo pro ar e vazar desse país! Alguem me arruma um emprego fora? cheers
megaseba

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Sex Jun 26, 2015 9:45 am

lucasic escreveu:

Vou desenterrar! rsrs

Cai na mesma situação que muitos! Já faz um tempinho que atiro de arco mas sempre tive aquela vontade de ter uma besta. Resolvi há pouco tempo comprar uma pelo amazon, uma barnett quad 400, naquele kit com luneta 5x32.

Paguei o frete mais caro, na esperança de chegar em 10 dias, but!, hoje foi encaminhado para o EB. Agora é torcer, para desenrolar da melhor forma possível! Crying or Very sad

Não havendo solução,
vou é procurar emprego fora, alguma recomendação? Sou formado em Informática, com foco em desenvolvimento de sistemas, porém, de alguns anos pra cá, administro duas empresas. Nessas horas, dá vontade de jogar tudo pro ar e vazar desse país! Alguem me arruma um emprego fora? cheers

Se foi para o exercito no melhor dos casos perdeu a luneta

Abs

http://www.spinarchery.com.br
lucasic

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Sex Jun 26, 2015 10:11 am

megaseba escreveu:
lucasic escreveu:

Vou desenterrar! rsrs

Não havendo solução,

Abs

Se so tirarem a luneta e despacharem a besta, estarei extremamente satisfeito! bom

Alguem sabe mais ou menos, quantos dias o EB leva para fazer esta avaliação?
megaseba

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Sex Jun 26, 2015 10:21 am

lucasic escreveu:
megaseba escreveu:
lucasic escreveu:

Vou desenterrar! rsrs

Não havendo solução,

Abs

Se so tirarem a luneta e despacharem a besta, estarei extremamente satisfeito! bom

Alguem sabe mais ou menos, quantos dias o EB leva para fazer esta avaliação?

No meu caso quando importei uma balestra de target foram quase 4 meses. Tem que esperar chegar um telegrama, entrar no site do EB (link vai no telegrama) baixar documentos preencher e mandar com tudo o que pedem para o EB (carta com aviso de recebimento, pode ser sedex, carta registrada etc) Ai vai para analise da documentação e depois eles devem ir onde a balestra esta retida e fazer a liberação. Ai depois segue tramite normal da receita federal, correios etc.

Abs

http://www.spinarchery.com.br
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...   Hoje à(s) 10:02 pm

Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» INFORMAÇÕES SOBRE MINI BUGGY
» informações sobre c180k 2006
» Informações SRAD 96
» Informações sobre Chery Tiggo
» INFORMAÇÃO SOBRE AMG

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: