ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Arcos e flechas dos indios do Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
kozinheiro

MensagemAssunto: Re: Arcos e flechas dos indios do Brasil   Qua Maio 22, 2013 1:32 pm

Ótimo tópico! parabéns!

Murillo- sua ponta merece uma foto melhor, ve se consegue arranjar uma foto mais nítida e de outros ângulos também.

abs
Sasha Siemel

MensagemAssunto: Re: Arcos e flechas dos indios do Brasil   Sab Maio 25, 2013 7:45 pm

Tava pesquisando sobre arcos primitivos e acabei me deparando com esse topico, de um outro forum, feito por um americano q morou um tempo com indios na amazonia quando era pequeno. Como as informaçoes sobre arcos indigenas sao muito escassas vou repostar aqui umas fotos. Quem souber ingles vale a pena dar uma conferida! Aqui ta o link: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

The bows are tillered and scraped with the lower jaw of a wild pig. This gives them almost a triangular cross section.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Their draw length varied. Notice how far the boy in this photo is drawing.

I measured the bows. 7 1/2 feet seems to be about average. The arrows are a foot and a half to two feet shorter. I don't know exact draw weight but they were very powerful bows. Their arrows could easily reach game 100+ feet up in tall rainforest trees. They would kill a tapir, quite a large animal, with one shot. They didn't own bows for separate tasks, so these bows were used for everything--hunting, fishing, target shooting, etc. Here are a few more pics. The last one shows Damon (not sure if he hangs out here) holding a couple of the bows at my dad's house in AZ.

Here is an Indian man carrying a tapir head. These animals are big and excellent to eat.

Native fletching an arrow.

Some of the arrow points used.

Some of the tribes did have shorter arrows, using the same cane, but they used long foreshafts which added the needed weight. Here are a couple more photos. The first is the natives getting ready for some target shooting. The second is the natives painting arrow tips with poison to shoot monkeys. These tips are notched in order to break off easily. Monkeys are tough, hence the poison. I've shot monkeys before with non-poisoned arrows and they just took off with the arrow. My dad goes back to visit these natives every other year. There are only a couple left that still make bows and arrows.

Sasha Siemel

MensagemAssunto: Re: Arcos e flechas dos indios do Brasil   Sab Maio 25, 2013 7:54 pm

Uma pena oq ele fala no fim, o pai dele ainda visita essas tribos de vez em quando mas restaram muito poucos indios q ainda fazem seus arcos e flechas... infelizmente eh mais uma tradiçao q pode acabar se perdendo...
pedrocast

MensagemAssunto: Re: Arcos e flechas dos indios do Brasil   Seg Set 30, 2013 9:03 pm

Afinal, alguém pratica com estes arcos?
Sabem onde podemos conseguir arcos indígenas ou algum lugar onde se pratique no Brasil?

Seria uma iniciativa interessante para apoiar a cultura indígena a prática de arco e flecha com arcos tradicionais indígenas não acham?

"Sendo nômade pode-se crer que eu não venho de país algum, de cidade alguma, de tribo alguma.
Eu sou o falcoeiro das areias, minha pátria é a caravana, e minha vida, a mais inesperada das travessias do deserto..."

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://www.pvalentini.net
HugoCaffe

MensagemAssunto: Re: Arcos e flechas dos indios do Brasil   Seg Set 30, 2013 10:03 pm

Otimo topico, realmente conseguiu informações muito raras a repeito dos arcos indigenas sulamericanos. Eu já tive o prazer de ver aquele arco que atira pedra no museu de arqueologia da USP (chamado bodoque , mas em outras regioões do Brasil, chamam o estilingue de bodoque), tentei fazer um em casa e tomei uma pedrada no dedão e nunca mais tentei atirar de novo.
O que achei interessante vendo as fotos é que eles puxam a flecha bem para traz da orelha, assim como os ingleses atiravam com os longbows de mais de 120lbs antigamente e praticamente sem um estudo de tecnicas mais avançados. Outro ponto que gostaria de levantar é que uma vez eu li que na média os arcos indigenas tinham em torno de 30 libras.
Parabens pelo conteudo pesquisado.

Abçs
Hugo Caffé
denisgamero_o

MensagemAssunto: Re: Arcos e flechas dos indios do Brasil   Qua Out 09, 2013 4:57 pm

muito legal esse tópico o/

aquele arco que me pareceu servir pra pesca, atira uma flecha que mais parece uma lança rapaz o.o"
vitor123

MensagemAssunto: Re: Arcos e flechas dos indios do Brasil   Qua Out 09, 2013 7:22 pm

HugoCaffe escreveu:
Otimo topico, realmente conseguiu informações muito raras a repeito dos arcos indigenas sulamericanos. Eu já tive o prazer de ver aquele arco que atira pedra no museu de arqueologia da USP (chamado bodoque , mas em outras regioões do Brasil, chamam o estilingue de bodoque), tentei fazer um em casa e tomei uma pedrada no dedão e nunca mais tentei atirar de novo.
O que achei interessante vendo as fotos é que eles puxam a flecha bem para traz da orelha, assim como os ingleses atiravam com os longbows de mais de 120lbs antigamente e praticamente sem um estudo de tecnicas mais avançados. Outro ponto que gostaria de levantar é que uma vez eu li que na média os arcos indigenas tinham em torno de 30 libras.

Abçs
Hugo Caffé
Para o bodoque atirar direito, o lugar onde põe a pedra deve ser um pouco acima da empunhadura, eu comprei um de uma comunidade quilombola e é assim, e para atirar, precisa torcer um pouco a corda, fazendo com que a pedra saia pelo lado do alco, sem bater na madeira.
qualquer duvida, pode perguntar.

MensagemAssunto: Re: Arcos e flechas dos indios do Brasil   Qua Out 09, 2013 8:58 pm

Parabéns pelo conteúdo deste tópico, gostei, interessante ver os diferentes tipos de pontas, inclusive aquela ponta com formato de serra (para pesca né? ) se assemelha em diferentes tribos. Gostei da flecha que tem três pontas!! Fiquei até com vontade de ter um arco desses. cheers 

.
Kamuio

MensagemAssunto: Re: Arcos e flechas dos indios do Brasil   Qua Out 09, 2013 9:38 pm

Parabéns pelo tópico, elucidou muita coisa sobre a cultura indígena!
MURILLO

MensagemAssunto: Re: Arcos e flechas dos indios do Brasil   Sex Out 11, 2013 11:34 am

Bom dia a todos! Ha algum tempo não entrava neste tópico , as novas fotos etão um show!!

Jose Americo Dantas Bahia

MensagemAssunto: Re: Arcos e flechas dos indios do Brasil   Sex Out 11, 2013 1:22 pm

Excelente tópico,parabéns!
vitor123

MensagemAssunto: Re: Arcos e flechas dos indios do Brasil   Seg Out 14, 2013 10:34 am

Posso publicar em outro forum que participo com os devidos creditos?

MensagemAssunto: Re: Arcos e flechas dos indios do Brasil   Dom Nov 10, 2013 9:08 am

alguém já ouviu falar desse livro?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

"A arte genuína não conhece nem fim nem intenção."
A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen.
ortizz2309

MensagemAssunto: Re: Arcos e flechas dos indios do Brasil   Dom Nov 10, 2013 3:36 pm

Mto legal o tópico...

Cara moro aqui no sul na região dos 7povos missioneiros, principalmente perto das ruinas de São Miguel,  procurem no Google as imagens algo mto legal d conhecer!  

Dentro disso quando vc visita seguido encontra indios vendendo artesanato como arco e flechas, já comprei algumas vzes, é algo mto legal, tu pega arquinhos de 40cm q eles fazem e tu manda flechas sem precisão mas a uns 25metros!!! 

Dai me despertou a curiosidade, de uma hora solicitar se é possível fazer um tradicional como antigos dles!

Vale apena conhecer! !

"O segundo nada mais é que o primeiro dos perdedores." (Senna)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Red Arrow (Ricardito)

MensagemAssunto: Re: Arcos e flechas dos indios do Brasil   Sex Out 28, 2016 4:28 pm

HugoCaffe escreveu:

Abçs
Hugo Caffé

Eu tenho um feito de pereiro, é pequeno porém é muito bom.
Engraçado que nunca acertei os dedos.
Fui treinado pelo meu avô, haha, você deve virar o arco na hora do disparo.
Os índios utilizavam para caçar pássaros, eram muito bom de mira. Laughing
Tópico muito bom, é sempre bom saber sobre a cultura.
-------
Ah!As flechas são grande pois e de pesca!
Mancusi

MensagemAssunto: Parabéns pelo tópico!   Qui Mar 30, 2017 12:07 pm

Parabéns pelo tópico!
Foi parte fundamental da minha pesquisa, obrigado!

Arco: Mathews Monster Chill X Pró 2015 Package Black 31", 60# RH, ATA 35" 340FPS, Arrows Carbon One, Sure-loc Lethal Weapon Red With Retina loc
Mathews Monster Wake 2015

[b]GI
() – Justiça/ YUU () – Coragem/ JIN () – Benevolência/
REI () – Polidez/ MAKOTO () – Sinceridade/ MEIYO () – Honra/ CHUU () - Lealdade.[/b]
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Arcos e flechas dos indios do Brasil   

Arcos e flechas dos indios do Brasil
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Novo Fiesta no Brasil Pode ser Lançado em 2010!
» Quatro Rodas: Como é caro o carro no Brasil...
» 205 o piorio dos arcos
» Utilitário Duster Renault no Brasil!
» Lista dos 10 carros que se destacaram no Brasil em 2008 - GazetaOnline

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: