ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Arco Artesanal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
gabriel.costa

MensagemAssunto: Arco Artesanal   Sex Fev 15, 2013 10:44 pm

Boa noite galera.
Sou novo aqui no site e estou com algumas dúvidas.

Acabei de fazer um arco recurvo com mola de fusca, ficou bem bacana, deu um trabalho enorme, pois não tenho material algum de marcenaria ou serralheria, foi tudo na mão, serra e muito suor, sem falar na quantidade de cortes e hematomas.
Vou postar aqui algumas fotos para que vocês possam ver.
Agora uma dúvida que não quer calar.

Qual corda (artesanal) eu posso utilizar?? que tipo de material de corda eu posso usar pro meu arco simbólico??

Já vi vários vídeos falando de propileno, Dracon e sei lá o que, mas o tal de Dracon não se acha fácil e é meio caro aqui no Brasil, além do que você tem que ter uma boa noção para produzir a corda.
A corda de propileno eu fico na dúvida da espessura da corda e se realmente funciona.
Atualmente estou utilizando aquele nylon de cortar grama, dei duas voltas e até que está funcionando, mas acho que o arco está um pouco fraco.

Vou tentar medir a potencia em libras depois, com um cabo de vassoura e uma balança. Eu li isso em algum lugar =).

Bom, como prometido, segue as fotos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Arco Artesanal   Sex Fev 15, 2013 10:50 pm

Dacron é o mesmo que fio de poliéster. É bem barato. Nunca vi corda de polipropileno. Existem os materiais fast flight que são polietileno. No Brasil você encontra fio encerado, usado para costurar couro. Faz boas cordas. Melhor ainda é linha de pesca multi-filamento.

MensagemAssunto: Re: Arco Artesanal   Sex Fev 15, 2013 10:54 pm

Lincoln escreveu:
Dacron é o mesmo que fio de poliéster. É bem barato. Nunca vi corda de polipropileno. Existem os materiais fast flight que são polietileno. No Brasil você encontra fio encerado, usado para costurar couro. Faz boas cordas. Melhor ainda é linha de pesca multi-filamento.

Show de bola, amanha mesmo vou procurar esses itens e ver qual que fica melhor.
Outra dúvida que esqueci de mencionar é o tamanho da corda.. Quantos centímetros menor a corda deve ser?? por exemplo.

Medi meu arco e deu 1.45, por ai de comprimento. Quantos centímetros deve ser a corda?
Dico288

MensagemAssunto: Re: Arco Artesanal   Sab Fev 16, 2013 12:35 am

Esse fio encerado dizem que é bom, um amigo meu que fez uns arcos de mola disse que comprou o fio a R$ 2,00 o metro, porém vai muito fio para fazer, segundo ele, usa em torno de 10 metros para fazer a corda de 1 arco, não sei como ele faz, porém mencionou que nunca arrebentou nenhuma corda.
gabriel.costa

MensagemAssunto: Mas qual o tamanho da corda???   Dom Fev 17, 2013 11:07 am

Dico288 escreveu:
Esse fio encerado dizem que é bom, um amigo meu que fez uns arcos de mola disse que comprou o fio a R$ 2,00 o metro, porém vai muito fio para fazer, segundo ele, usa em torno de 10 metros para fazer a corda de 1 arco, não sei como ele faz, porém mencionou que nunca arrebentou nenhuma corda.

Obrigado irmão. Comprei o fio encerado, foi 6 reais um tubo com uns 70 metros. Comprei logo dois. =)
Agora continuo com a dúvida.

Qual o tamanho da corda??? como messo para saber quantos pounds, envergadura e o tamanho da corda ideal para o arco que fiz???

Sou leigo no assunto e estou me aventurando.... =)

Obrigado.
matheuscestari

MensagemAssunto: arco artesanal   Seg Fev 18, 2013 9:13 pm

existe alguma desvantagem em arcos com mola de fusca com relação ao tiro e lbs ?
bigspin

MensagemAssunto: Re: Arco Artesanal   Seg Fev 18, 2013 9:22 pm

Sobre o arco com molas de fusca, a depender do trabalho e do acabamento pode ficar muito bonito, fiz dois e ficaram lindos, mas são lentos as laminas muito duras de puxar. então aposentei eles e comprei um velox búfalo. Para fazer a corda compre linha encerada para costura em casa de estofados, custa em média uns 8 reais um rolo que da pra fazer umas 50 cordas.

Se a pessoa quer se aventurar e gosta de criar coisas e ver o resultado eu aconselho fazer um arco de
molas, mas se for fazer pelo arco em sí, aconselho comprar um velox sênior que vai te fazer bem melhor,
pesquise sobre como atirar e seja feliz, aqui no fórum tem tudo que vc precisa inclusive formas de fazer alvos duráveis.

Arco Velox Búfalo
Flechas velox silver 800
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Arco Artesanal   Hoje à(s) 11:08 pm

Arco Artesanal
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» oleo redutor de atrito
» Parabrisa arranhando!
» Buggy BIRD Vermelho