ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Arco recurvo artesanal (molas de fusca)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
TopBoww

MensagemAssunto: Arco recurvo artesanal (molas de fusca)   Sex Fev 08, 2013 12:37 am

Olá amigos!

Me desculpem por qualquer bobagem falada, é meu primeiro post, espero aprender muito com vc's! Very Happy

Desde criança, sempre alimentei a vontade de ter um arco, fazia arco de cipó com barbante... bons tempos!! Alguns dias atrás tive a ideia de comprar um arco, mas vi que bons arcos são meio que "caros" pro meu bolso, pra lá de 500 dinheiros... então, depois de muita pesquisa aqui no fórum resolvi fazer um arco, e pra um iniciante, alguns por aqui dizem que o arco é de cunho industrial!!!

Depois de analisar várias alternativas levando em conta não só o preço, mas principalmente a "durabilidade e precisão" do arco, vi que o arco de molas seria a opção mais viável, consegui as molas (o feixe inteiro, 5 molas cheers ) em um ferro velho aqui próximo sem nenhum custo, a madeira de ipê para o riser no entulho de construção, os parafusos allen especificamente para madeira eu já tinha, os gastos basicamente foram 2 tubos de linha de poliéster encerada "Linhanyl", a durepoxi pra fazer as pontas das lâminas onde encaixa a corda, a tinta pra pintar as molas, 3 brocas de vídea pra furar as molas (broca para parede, a pedido do torneiro) e o trabalho do torneiro mecânico pra furar as molas.

Bem, vamos às fotos, desculpem pela má qualidade da imagem, espero conseguir uma câmera decente pra fazer alguns vídeos do arco em ação.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

O arco de tamanho menor tem as molas com espessura mais fina em relação ao arco maior, ficando com a puxada um pouco mais leve, mas é bastante forte, o arco maior tem as molas mais grossas, conferindo uma força impressionante, o braço treme na ancoragem, e olha que não sou fraquinho.... pelo que pesquisei, este está com algo em torno de 40~50 libras, depois vou medir a força dos dois precisamente.

Alguns detalhes; O riser, trabalhei-o apenas no cinzel, visto que a ripa de ipê basicamente tinha a largura da mola, fixei a mola no riser com parafuso para madeira, furei o riser com uma broca de mesma bitola do parafuso, então os sulcos do parafuso entram cortando a madeira, fazendo a rosca, não espana nunca, tive que limar a lateral da cabeça dos parafusos pra fazer a rosca com chave inglesa, a chave allen espanou o parafuso logo no início da rosca, não aguenta cortar, e o parafuso cortei-o no limite visando não atravessar a madeira, fixação perfeita! A corda fiz com 10 fios (5 amarelos e 5 pretos), o silenciador de corda fiz com os pedaços que sobraram da corda (créditos do silenciador de corda ao seu Jorge!), apenas coloquei os pedaços entre os fios da corda, também fiz um corte triangular na ponta das molas onde encaixa a corda antes de colocar a durepoxi, as flechas eu fiz de madeira de grade de cama, cortei as tiras, raspei os cantos do quadrado com a faca e depois rodei as hastes com uma furadeira segurando uma lixa, depois fiz a parte aerodinâmica da flecha com fita adesiva, ficaram da hora, mas vou comprar algumas pontas e as vanes pra fazer flechas decentes e fazer um alvo "eterno" com roupas, o alvo de compensado, mesmo com flechas sem ponta sofreu um bocado.

Fiz vários testes com diferentes "curvaturas" nas extremidades das molas, e diferentes cortes onde fixa a mola no riser, pra quem está fazendo um arco de molas, não precisa de várias molas emendadas pra dar força, apenas curve-a na extremidade, e faça o riser sem cortar muito a madeira onde fixas a mola, ou nem corte, deixando o arco quase que naturalmente "reto" no meio, assim, quando encordoar o arco este já vai estar com uma força considerável no início da puxada, se cortar muito o riser deixando-o "arqueado sem corda", vai perder muita força, segue exemplo.

Com certeza não é um arco "pro", mas funciona bem que é uma beleza!!

Preço final dos 2 arcos..

2 tubos de fio encerado - R$20,00
Durepoxi - R$4,00
Spray preto - R$12,00
3 brocas de vídea - R$15,00 mais 10 do trabalho do torneiro

Total = R$61,00

Desculpem pelo extenso post, qualquer dúvida sobre os arcos, estou à disposição, espero que gostem dos arcos!!

Grande abraço a todos!!!

Última edição por TopBoww em Sex Fev 08, 2013 2:31 am, editado 1 vez(es)
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Arco recurvo artesanal (molas de fusca)   Sex Fev 08, 2013 1:12 am

cara parabens ficou muito bom vou tentar fazer um pra mim to querendo trocar meu composto por um recurvo vou fazer se eu gostar troco o meu rsrs
PARABENS

abç...
TopBoww

MensagemAssunto: Re: Arco recurvo artesanal (molas de fusca)   Sex Fev 08, 2013 2:19 am

BrunoFernandes escreveu:
cara parabens ficou muito bom vou tentar fazer um pra mim to querendo trocar meu composto por um recurvo vou fazer se eu gostar troco o meu rsrs
PARABENS

abç...

Olá amigo!

Obrigado pela força, que bom que gostou! Very Happy

Nem eu pensei que ficaria tão bom, depois que fiz os arcos tenho praticado diariamente, até a patroa arriscou alguns disparos e se saiu muito bem, depois que eu fizer flechas decentes acredito que a brincadeira vai ficar mais interessante ainda!!!

Abraço!!
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Arco recurvo artesanal (molas de fusca)   Sex Fev 08, 2013 2:58 am

onde que voce furou a mola de fusca ? poderia me falar como furou amigo?
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Arco recurvo artesanal (molas de fusca)   Sex Fev 08, 2013 3:16 am

me corrija se estiver errado mas pra furar um metal duro como as molas usa-se material mais mole como as brocas de vidia sem a vidia retire a vidia e afia a broca como as de aço rapido e use bastante fluido de corte para nao esquentar os metais..
TopBoww

MensagemAssunto: Re: Arco recurvo artesanal (molas de fusca)   Sex Fev 08, 2013 3:40 am

Olá amigos!

srammaxx escreveu:
onde que voce furou a mola de fusca ? poderia me falar como furou amigo?

Leve as molas à um profissional conhecido por "torneiro mecânico", juntamente com umas 2 ou 3 brocas de vídea, ele fura rapidinho e vai te cobrar quase nada, não tente furar com broca de aço rápido, será inútil!

Abraço!

BrunoFernandes escreveu:
me corrija se estiver errado mas pra furar um metal duro como as molas usa-se material mais mole como as brocas de vidia sem a vidia retire a vidia e afia a broca como as de aço rapido e use bastante fluido de corte para nao esquentar os metais..

Uma pequena correção amigo Bruno..

Na verdade o que fura é a "vídea", uma espécie de ponta de "diamante"..

Quando cheguei ao torneiro mecânico, a primeira coisa que me mandou fazer foi comprar as brocas de vídea, disse ele, que, broca de aço rápido mesmo em baixa rotação e refrigerando com óleo queima e perde o corte, se também usar vídea em furadeira de alta rotação, a broca esquenta, a solda derrete e a vídea se solta da broca, tem que usar vídea em baixa rotação, o torneiro mecânico possui uma furadeira industrial de baixa rotação, usando a vídea ele fura as molas igual prego quente na manteiga.

Abraço!
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Arco recurvo artesanal (molas de fusca)   Sex Fev 08, 2013 4:00 am

obrigado por esclarecer vou tentar furar um pedaço de mola que tenho aqui assim ja vou ajustando para fabricaçao do meu..
Rigli

MensagemAssunto: Re: Arco recurvo artesanal (molas de fusca)   Sex Fev 08, 2013 10:23 pm

Parabéns pelo arco, vi as fotos porque nem rola ler a bíblia agora...

Ficou bonito.

MensagemAssunto: Re: Arco recurvo artesanal (molas de fusca)   Hoje à(s) 5:15 pm

Arco recurvo artesanal (molas de fusca)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Amortecedor e molas para GNV
» Suspensão dianteira
» Molas para amortecedor de fusca
» Molas helicoidais
» Amortecedores, Molas & Shock Absorber

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: