ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Atenção!!!!!!-JAVALIS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 11, 12, 13
AutorMensagem
TRC

MensagemAssunto: programa   Seg Abr 01, 2013 5:51 pm

Valeu Rayan.
Guardei os endereços.
O Google Earth eu já tenho no PC.
Assim facilita pesquisar as coordenadas.
Jhaimilson

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Ter Abr 02, 2013 4:44 pm

Eu já desisti... fiz contato com o advogado do clube de tiro de Rio Claro - SP e o processo é muito devagar mesmo, burocracia demais pra algo que poderia ser muito simples... Quando fizerem um processo mais descente quem sabe... por isso que 90% dos caçadores no Brasil caçam ilegalmente e também animais da fauna, seria muito mais simples fazer uma carteirinha que seja renovada a cada 6 meses ou 1 ano por exemplo e para controle de fiscalização é só mandar mais fiscais fazerem o serviço deles...

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Ter Abr 02, 2013 5:37 pm

Olha pessoal, venho acompanhando o post ao longo dos dias e venho contar a minha experiencia. Estou começando agora a caça de Javali com Balestra, antes ja praticava com Armas de Fogo. Quando saiu estas novas normas de carteira etc, na minha região não mudou nada, como antes a PATRAN que é a policia ambiental dentro da PM, fiscaliza normalmente ,as armas de fogo etc, mais em nenhum momente nem se quer tocarao em assunto de carteira para isto.. no Brasil sempre é assim , a ideia eh boa, dificil de fazer e jamais funciona perfeitamente...

PS: moro na serra gaucha. area com maior numero de Javalis do Brasil pelo que sei.
andrepimenta

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Qua Abr 03, 2013 4:08 am

Então, estava vendo o desafio em dose dupla, e vi algo interessante... Joe Teti fez um cercado e pois uma armadilha pra prender a pata do javali, assim que o bicho passou, a corda se prendeu na pata do bicho e o bicho não pode correr..... acho que pra que for caçar o bicho com ceva e for esperar ele passar em uma area eh uma boa.
Alguem so me faça o favor de especificar melhor como funciona isso, pq devido a minha falta de internet decente, fica complicado pra mim.
RodrigoM

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Qua Abr 03, 2013 1:16 pm

andrepimenta escreveu:
Então, estava vendo o desafio em dose dupla, e vi algo interessante... Joe Teti fez um cercado e pois uma armadilha pra prender a pata do javali, assim que o bicho passou, a corda se prendeu na pata do bicho e o bicho não pode correr..... acho que pra que for caçar o bicho com ceva e for esperar ele passar em uma area eh uma boa.
Alguem so me faça o favor de especificar melhor como funciona isso, pq devido a minha falta de internet decente, fica complicado pra mim.
Vi o programa ontem a noite tbm. Não levo mta fé nesses programas, as situações na sua maioria são criadas. Mais com ctz ele usou uma armadilha comun de laço, bota no google que tem ate como fazer.
Rayan Cardoso

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Qua Abr 03, 2013 2:34 pm

Eu sempre acompanho esse programas quando sobra um tempinho aqui, mas como o amigo acima disse, a maioria das situações são criadas, o ultimo que vi foi o desafio em dose dupla brasil, aquele léo viu um jacaré e o outro capitão la foi lá, lutou o com o jacaré e tals e matou o bicho e tudo mais... ai no final do programa colocaram, o jacaré abatido, era fruto de um criatorio legalizado, ou seja ta mais que na cara que eles pegam armam uma situação os caras aparecem fazem tal coisa e vai pro ar, mas tudo simulado... mas esta armadilha da qual vc se refere e uma armadilha de laço, mas eu não vejo a menor graça de caçar com armadilha, você vai coloca o laço, deita, dorme que nem um capado ai no outro dia vai lá o bicho ta preso, mata e cabo o papo, na minha opinião não tem a menor graça assim como o trabuco e outros afins que sou totalmente contra pois alem de servir pro bicho, serve pro cachorro, pro homem e por ai vai ...

mas de qualquer forma são interessantes estas armadilhas de sobrevivencia...

Att rayan cardoso

Rafael_p

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Qua Abr 17, 2013 9:55 am

Pra quem ainda nao conseguiu, segue um pdf bem simples que auxilia todo o cadastro

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

segue este link tbm como proceder com o manejo e nele ja tem tbm os links para enviar os relatorios de manejo

bom, nao é complicado como parece, vc faz o cadastro e ja emite os registros(que tem vAlidade de 3 meses), e tera q manter o registro ocm voce o tempo todo.
quando vc for fazer o manejo(Caçar), vc tera q ir a sede do ibama responsavel pela regiao, e protocolar o relatorio de manejo com os cadastros das pessoas que irar junto com vc, mas este protocolo vc nao rpecisa de uma resposta, e sim so do numero em que o manejo foi protocolado no ibama, pois é meramente informativo.

a unica duvida que fiquei, nao sei se alguem ja fez e pode ajudar nesta questao. existem dois tipos de relatorio de manejos, o de armas e o de armadilhas, mas vc pode ver claramente que o de armas é somente para armas de fogo , pois exige o cr e umas informações do exercito brasileiro. entao por eliminação obvia, acredito que quem irá usar arcos ou balestras devera preencher o relatorio de manejo ocm armadilhas. Está correta essa minha afirmação?

scaramal

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Qua Abr 17, 2013 9:16 pm

Este tipo de armadilha é proibido, a unica armadilha para javali que o Ibama autorizou é a de "chiqueiro" armadilha que só prenda o animal sem ferir, para o caso de pegar algum animal silvestre poder ser solto.

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Qua Abr 17, 2013 9:30 pm

entao qual relatorio devo usar?
DJALMA

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Qui Abr 18, 2013 12:52 am

Rafael_p escreveu:
entao qual relatorio devo usar?

cê num vai usa nenhum !!!!!
ate liberarem ''de fato'' vc ja desistiu .ja vai ta veinho e caduco de tudo .
Rafael_p

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Qui Abr 18, 2013 2:24 pm

hauhauh..vo tentar protocolar o de uso de armas, colocando a arma como arco e flecha, senao eu fico protocolo o de uso de armadilhas mesmo..e seja o q deus quiser
Jose Miguel

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Qui Abr 18, 2013 3:04 pm

Rafael_p escreveu:
hauhauh..vo tentar protocolar o de uso de armas, colocando a arma como arco e flecha, senao eu fico protocolo o de uso de armadilhas mesmo..e seja o q deus quiser

Rafael já fiz isso que vc ta tentando, preenchi o formulário de arma de fogo usando a opção outros e especifiquei arco e flecha.
A prega é que para o estado de são Paulo segundo informações do IBAMA SP e secretaria do meio ambiente, devido a lei paulista ser melhor regulamentada do que a normativa federal prevalece a lei de SP.
Entao no estado de são Paulo NÃO TERÁ LICENÇA OU AUTORIZAÇÃO DE ABATE POR MEIO DE ARMA OU QUALQUER OUTRO TIPO, SOMENTE CAPTURA, MARCAÇÃO E SOLTURA PARA CONTROLE.
Infelizmente é o veredito final que o IBAMA de SP me deu.
Pegou caçando, crime e terei que responder pelo mesmo!!!!!!!!
Infelizmente o sonho durou pouco se é que existiu!!!!
Rafael_p

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Qui Abr 18, 2013 5:11 pm

Sad...assim eu choro
Rafael_p

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Qui Abr 18, 2013 5:35 pm

temos advogados paulistas no Forum?

será que nao vale algum tipo de esforço, neste caso pois uma lei estadual está prevalecendo sobre uma normativa federal?

sei que em varios casos o estado pode prevalecer sobre a uniao, mas o STF é que pode decidir qual lei prevalecerá.

e como já prevalece em outros estados, sei lá, as vezes nao é um esforço muito grande pelo menos tentar
Jhaimilson

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Qui Abr 18, 2013 10:02 pm

Bom acho que esse tópico já está ficando um pouco repetitivo e poderia ser encerrado. Enfim, para os que estão com dúvida quanto ao Estado de São Paulo, tenho a posição do advogado do clube de tiro de Rio Claro, pois o pessoal do clube de tiro está realizando o abate normalmente na cidade, mas requer todo o processo burocrático do nosso precioso Ibama.

Olá Fábio,

Sou Jhaimilson, resido em Santa Bárbara D' Oeste - SP e conversei com o Camilo a respeito do Javaporco na cidade de Rio Claro, ele mencionou que o clube de tiro está realizando o manejo dos animais e que você é o responsável pela documentação vigente de acordo com com a Instrução Normativa IBAMA 03/2013.

Enfim, não sei se tem algum procedimento específico na cidade, se existe algum procedimento mais simplificado, mas o Camilo pediu para entrar em contato contigo para conversar a respeito.

Dia 27/03 estarei participando da reunião do conselho agrícola e tenho interesse de realizar o manejo de Javaporcos com mais pessoas. De acordo com os procedimentos impostos pelo IBAMA, os envolvidos precisam ter o CTF (Cadastro Técnico Federal) e portar uma das vias da declaração de manejo protocolada, sempre é preciso protocolar uma via para cada propriedade que realizar o manejo e após três meses encaminhar o relatório de manejo para o IBAMA.

Enfim, estou achando esse procedimento extremamente burocrático, principalmente a questão de obter o protocolo da declaração de manejo, pois o Ibama não recebe por e-mail, apenas por postagem e aguardar o retorno do Ibama creio que não seja algo tão pontual.

Gostaria de saber se é esse mesmo processo que segue em Rio Claro ou se tem alternativas.

Obrigado e tenha uma boa semana,
Jhaimilson

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A resposta do advogado

Boa tarde Jhaimilson, vc esta correto quanto ao procedimento a ser elaborado para o manejo do javali, a única ressalva que faço e ter a autorização do proprietário/detentor do local do manejo por escrito e juntar com os demais documentos exigidos para fazer o protocolo, pois, após o protocolo vc ja esta habilitado a fazer o manejo na propriedade indicada e pelo período que indicou no documento.

A instrução do Ibama e clara, após o protocolar do documento já esta valido e habilitado para o manejo, conforme consta na pagina 2, na declaração de manejo coma arma de fogo, na seção observações, segue o testo OBSERVAÇÕES
1. Este documento deverá ser protocolado na unidade do Ibama no estado onde for realizado o manejo e só será válido contendo protocolo de
recebimento no Ibama.

Assim, não ha necessidade de aguardar o Ibama se manifestar, e so protocolar e partir para o manejo.

Qualquer duvida estou a disposição.

Boa semana e bom manejo.

A principio vc ira fazer o manejo com o que ? Arma de fogo/cães ou armadilha ?

Att. Fabio Guardia Borghieri

Resumindo

É preciso realizar todo o procedimento que está apenas no site do IBAMA, legislação estadual não interfere em nada no abate de Javalis e não é preciso esperar o Ibama protocolar a via enviada, basta ter o número do protocolo e o CTF do site do Ibama e ir para o abate.

Mas envolve todo esse processo burocrático que está bem documentado

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Sab Abr 20, 2013 4:37 pm

Alexandre_Ramos escreveu:
Tiago.Pacheco escreveu:
Acho que o cadastro começa por aqui...

Me cadastrei pelo link passado. É bem fácil e rápido, mas assim como o Tiago, ainda não achei os outros formulários...

Alguem já tentou descobrir se é possível conseguir liberação para caça com Arcos e Balestras?
Wesley Rodrigo

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Seg Ago 04, 2014 11:43 pm

Meu caro Rayan já tô feliz da vida com essa com essa notícia que li hoje javas na cidade...vou tirar muitas fotos cada java é um flash...
Wesley Rodrigo

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Seg Ago 04, 2014 11:46 pm

A propósito Rayan vc é de jf se for podemos sai pra tirar umas fotinhas...kkkk
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Hoje à(s) 6:52 am

Atenção!!!!!!-JAVALIS
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 13 de 13Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 11, 12, 13
 Tópicos similares
-
» VAMOS PRESTAR MAIS ATENÇÃO AMIGOS!
» cuidado com javalis feridos