ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Pintando e envernizando... ou envernizando e pintando... ou....

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
EVC

MensagemAssunto: Pintando e envernizando... ou envernizando e pintando... ou....   Dom Jan 27, 2013 10:43 pm

Pois bem, preciso de umas dicas dos entendidos.

Estou refazendo o acabamento de umas lâminas que tenho:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Quase acabei o lixamento mais grosso (inicialmente com lixa 120 para remover o grosso do verniz e das tintas, depois 220 para tirar o resto da tinta (e aparentemente, verniz de base), falta apenas acabar as pontas das lâminas. Deu um trabalho do cão, sem contar o medo de estragar as meninas. O próximo passo é lixar com lixa d'água 360 e verificar se não fiz besteira (montar as lâminas no riser e verificar se o tiller está OK, bem como a potência). Se tudo estiver certo, a etapa seguinte é envernizar/pintar (não necessariamente nessa ordem, como ficará claro a seguir).

No momento, o belo padrão que o tecido trançado de fibra de carbono tem está visível, embora não com aparência uniforme. Acredito que melhore após o lixamento fino e fique perfeito quando for envernizado, pois quando umedeço a superfície, o trançado da fibra de carbono aparece em todo seu explendor.

A primeira e principal dúvida é sobre o tipo de verniz a usar e se poderia haver problema de compatibilidade com a tinta. Eu poderia ir por tentativa e erro mas como daria muito trabalho lixar de novo para remover o verniz e tinta, quero tentar fazer certo da primeira vez.

Estou pensando em usar o verniz aerosol para madeira da Colorgin, de poliuretano, já que ele suporta intempéries e essas lâminas poderão ser usadas sob chuva e sol. Em tempo: o Fernando da Brasilbows sugeriu levar a uma funilaria - lanternagem para os cariocas - mas estou pensando em ter maior controle do processo por causa da pintura dos logotipos, a ser feita com tinta acrílica dourada, também da Colorgin.

Enquanto estava lixando para remover o acabamento original, tive a impressão que antes de aplicarem as tintas, eles aplicaram uma camada ou duas de verniz. Definitivamente foi o caso na parte que encaixa no riser (à direita na foto acima). Assim, estou pensando em aplicar umas duas demãos de verniz, aguardar a secagem completa (3 horas segundo a lata), aplicar a tinta dourada para os logotipos (já tenho os stencils) e, após essa secar, aplicar mais umas duas ou três demãos de verniz e deixar as lâminas secarem por três dias (recomendação da lata para aplicar esforços mecânicos).

Assim minhas perguntas são:
1- Esse verniz é adequado para essa aplicação?
2- Há algum risco em aplicar a tinta sobre o verniz? Há problema de compatibilidade?
3- A estratégia toda (isto é, verniz, tinta, verniz) faz sentido?

Outro dilema que tenho é: verniz fosco ou brilhante? Meu dilema é estético (deve ficar bonito em qualquer dos dois casos) mas imagino se um tem alguma vantagem sobre o outro.

Antecipadamente agradeço.

Farleytufao

MensagemAssunto: Re: Pintando e envernizando... ou envernizando e pintando... ou....   Seg Jan 28, 2013 1:49 pm

Estes materiais fibrados normalmente são feitos com resina de polyester ou epoxi cristal, o que dá a impressão dela ser envernizada. Acredido que tinta e verniz seja mais do que o suficiente.
EVC

MensagemAssunto: Re: Pintando e envernizando... ou envernizando e pintando... ou....   Qua Jan 30, 2013 6:20 am

Farleytufao escreveu:
Estes materiais fibrados normalmente são feitos com resina de polyester ou epoxi cristal, o que dá a impressão dela ser envernizada. Acredido que tinta e verniz seja mais do que o suficiente.

Sim, mas que tipo de tinta e verniz? Particularmente que tipo de verniz aderirá bem a esse material e que tipo de tinta pode ser aplicada sobre o verniz com aderência?
Farleytufao

MensagemAssunto: Re: Pintando e envernizando... ou envernizando e pintando... ou....   Qua Jan 30, 2013 8:14 am

EVC escreveu:
Farleytufao escreveu:

Sim, mas que tipo de tinta e verniz? Particularmente que tipo de verniz aderirá bem a esse material e que tipo de tinta pode ser aplicada sobre o verniz com aderência?
Amigo, não sei quais as tintas e vernizes são adequados para este tipo de aplicação pois ainda sou novato aqui no forum e no mundo da arqueiria. o que posso dizer, é que em outras peças por exemplo, um para-choque automotivo, não se aplica o verniz primeiro nunca, sempre fazem o seguinte procedimento: Lixam a peça para remover qualquer tipo de sujeira e oleosidade, lixam com uma lixa fina para corrigir pequenos defeitos, aplicam um primer (primer PU no caso), mais uma vez lixam corrigindo as imperfeições que o prime revela, aplicam a tinta na cor desejada, (tinta PU) e finalizam com um verniz cristal. ou seja o verniz sempre é o ultimo a ser aplicado.

No aeromodelismo, os aeromodelos que são feitos de fibra de vidro, recebem o mesmo tratamento descrito acima.

Não acredito que com os arcos o processo seja muito diferente. exceto pelo material utilizado e maior flexão dos materiais envolvidos.

Boa sorte.
Ranger_df

MensagemAssunto: Re: Pintando e envernizando... ou envernizando e pintando... ou....   Qua Jan 30, 2013 8:58 am

EVC meu camarada, Tinta e resina são suficientes no teu caso brother...
A única recomendação no caso ai é que as duas devem ter a mesma base. Tipo: poliester para as duas, poliuretano para as duas....
Recomendo poliester, pois são mais comumente usadas no carbono por terem maleabilidade. Algumas resinas epoxy, dependendo da composição, podem ficar muito rígidas.... Mas vai do teu gosto.... Resina é melhor que verniz e o acabamendo é o "mesmo".
Abraço

Sinto muito, é a reação automática de um verdadeiro caçador. Matar pela carne, não por um falso esporte, ou por uma forma de prazer sádico, "lamentar" a morte de um animal, mas, ao mesmo tempo, reconhecer sua necessidade.
EVC

MensagemAssunto: Re: Pintando e envernizando... ou envernizando e pintando... ou....   Qua Jan 30, 2013 9:25 pm

Ranger, obrigado.

Existe um verniz automotivo da Colorgin a base de poliéster (aparentemente) e acredito que as tintas automotivas deles também o sejam. Minha idéia é realmente usar tinta apenas para o logotipo e envernizar, para deixar a fibra de carbono à vista. O próprio fabricante das minhas lâminas tem essa opção de acabamento (só que é na Escócia então está fora de cogitação mandar para eles). Vi umas fotos e fica absolutamente lindo. Na verdade a própria base das lâminas já deixa a fibra aparente e é muuuuito legal.

Obrigado.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Pintando e envernizando... ou envernizando e pintando... ou....   Hoje à(s) 8:45 am

Pintando e envernizando... ou envernizando e pintando... ou....
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Pintando liga-leve - passo a passo
» Pintando Bengala - Passo a Passo
» PINTANDO TANQUE DE MOTO
» Pintando o motor da Bandit 650N 2009/2010 de preto...
» Pintando as bengalas YBR - YBR Factor

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: