ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Construir flecha de cavilha ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Lyke21

MensagemAssunto: Construir flecha de cavilha ?   Qui Jan 17, 2013 10:22 am

Olá amigos,
Antes de tudo gostaria de dizer que olhei muitos tópicos que ensinam a fazer flecha mas a duvida que tenho provém de meu pai.Agora senta que lá vem história:
Esses dias estava atirando em casa sendo observado por meu pai e tio.Eles deram a ideia de fazer flechas com cavilhas de amarelão,madeira resistente,que são pedaços de madeira em formato de cilindros.Como podem ver abaixo:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Meu pai gostou da ideia porque assim poderia fazer muitas flechas para atirar no sitio.
Pois bem,pesquisei e pesquisei no fórum, Google e outro fórum.Os resultados que obtive foram:
Quanto a madeira:
-Fiquei sabendo que as estrias(acho que é assim que se diz) podem causar acidentes.
-Descobri relatos de pessoas que já fizeram flechas de cavilhas.Como podem ver:
"Opa flechas de cavilhas são minha praia rsrsrs
as minhas eu faço de canilha
Cavilha - feixe com 10 - 0.06 mm R$ 10,00
Prego cabeça dupla para ponta R$ 3,50 ( pct com 300 gramas + ou - 25 pregos )
EVA Amarelo e vermelho R$ 1,50 ( cada )
Lixa R$ 3,00 ( pct com 5 lixas )
Total R$ 18,00
com R$ 18 Faço 10 flechas so não faço mais por falta das cavilhas."
Essa é um oferta tentadora para quem tem pouco dinheiro e não tem como importar e não gosta das flechas nacionais, não ?
-A ideia era fazer flechas da seguinte maneira:
Comprar 1 metro de cavilha.
Lixar ela para tirar as estrias.
Meu pai, por ser vendedor de tratores,sabem onde pegar penas de ganso de graça.Depois é só colar as flechas.
A ponta seria apenas "APONTADA" como um lápis.
O nock seria feita na própria cavilha apenas cortando e lixando para não estragar a corda.
Prós do plano:
-Custo baixo;
-Grandes quantidades de flechas;
-Poder desperdiçar flechas;
Contras do plano:
-Não sei se flechas de cavilhas são seguras.

OBS:As flechas seriam divididas em dois grupos:
Flechas para desperdiçar=Flechas com ponta apontada.
Flechas para acertar o alvo=Flechas com pontas da Velox coladas.

Pensando assim parece bom não ?E vocês o que acham ?Tem algum erro ?Veem algum perigo ?
Tentei deixar o tópico menor mas, não consigo srsrs.Desculpem e agradeço desde já.

"O osso de dragão e duro como aço além de resistente,leve e muito flexível.Considerado o melhor arco pelos caçadores."
rfarj

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Qui Jan 17, 2013 10:49 am

Lyke, que bom que seu pai esta se interessando pelo esporte este que também e uma forma de unir pais e filhos.

bom vamos ao que interessa, não li a bíblia que digitou de qualquer forma pegue a ideia.

o que ocorre e o seguinte a FLECHA faz parte do processo no esporte, logo não e um ITEM a ser desconsiderado ou gambiarrado.

uma flecha precisa ser própria para a potencia e energia que seu arco exerce sobre ela, logo você fazer uma flecha de materiais que você não terá como saber se a flecha aquentara ou não a energia liberada pelo seu arco, poderá acarretar em graves acidentes, além do tiro sair totalmente errado, logo eu já não aconselho este tipo de pratica, para mim todos aqueles que tem interesse em fazer suas próprias hastes de flecha deveriam ter antes uma forma de ver se a haste ira ou não servir para seu próprio arco.

pelo que vejo deste tipo de madeira que usa em armários e gavetas e que iram estourar no disparo, podendo voar pedaços em sua mão e olhos.

ate hoje para mim a maior economia que se pode ser feita em flechas e comprar as easton jazz que são de alumínio aeroespacial e são as mais baratas do mercado e bem usadas duram bastante tempo, as minhas tenho desde que comecei a atirar.

ps. também escrevi uma bíblia(acho q hoje estou empolgado) espero que não seja preguiçoso que nem eu =],

Arco Composto: Hoover XingLing Mother F***ker LH PL001LCB
Arco Recurvo: Samick Polaris 70"
Flechas: Easton Jazz

Raphael Di Mambro
Crie&Ative - Bordados e Estamparia
http://www.crieeative.com.br
Lyke21

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Qui Jan 17, 2013 2:13 pm

Olá rfarj,
Bem...Eu conheço os perigos de se criar flechas,mas mesmo assim continuo tentando a testar.Será que usar uma luva grossa e óculos, continua perigoso ?
No caso da flechas Easton, não tenho como importar,nem pedir ajuda para meu pai.Ele já teve uma péssima experiencia com importações.
Pelos comentários em outro tópico cavilhas de pau marfin deram certo.Vou pegar amarelão e pau marfin e ver qual é mais resistente.
Obs.:Já vi as fotos de flechas nas mãos e não gostei...Mas venho perguntar: Como eu iria testar um flecha, para saber se ela aguenta ?Tem alguma ideia ?Alguém ?

Sobre as bíblias,acho que é pelo caso de acompanhar as Cronicas do Gelo e Fogo.(867 páginas)
Obrigado pela ajuda.

"O osso de dragão e duro como aço além de resistente,leve e muito flexível.Considerado o melhor arco pelos caçadores."
rfarj

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Qui Jan 17, 2013 2:59 pm

Lyke21 escreveu:
Olá rfarj,
Bem...Eu conheço os perigos de se criar flechas,mas mesmo assim continuo tentando a testar.Será que usar uma luva grossa e óculos, continua perigoso ?
No caso da flechas Easton, não tenho como importar,nem pedir ajuda para meu pai.Ele já teve uma péssima experiencia com importações.
Pelos comentários em outro tópico cavilhas de pau marfin deram certo.Vou pegar amarelão e pau marfin e ver qual é mais resistente.
Obs.:Já vi as fotos de flechas nas mãos e não gostei...Mas venho perguntar: Como eu iria testar um flecha, para saber se ela aguenta ?Tem alguma ideia ?Alguém ?

Sobre as bíblias,acho que é pelo caso de acompanhar as Cronicas do Gelo e Fogo.(867 páginas)
Obrigado pela ajuda.

bom minha considedaração foi dada, sobre saber se o spine e correto existe no forum um post ensinando a fazer um medidor, procure por estes 3 topicos

MEDIDOR DE SPINE PARA FLECHAS DE MADEIRA by Mamute
Escala do Spine by abdullah_yusuf
GABARITO PARA MEDIR SPINE DAS FLECHAS???? by manoel pedro farinha

Raphael Di Mambro
matheuscolla

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Qui Jan 17, 2013 4:40 pm

Flecha de cavilha ate funciona sim, ja fiz umas com cavilha em barra, sem estrias...nao fica a melhor flecha do mundo, mas da pra brincar, eu uso ela pra testar alvos novos, angulos novos de tiro aqui no quintal, pois se acertar a parede a dor no bolso e pequena.

Sebastian Flute Optimo Plus - 70"30#28"
Samick Sage - 62"45#28"
Velox Bufalo - 45#28"

Flechas Easton Gamegetter

======================================================

O PIOR arqueiro do mundo com o melhor arco do mundo vai continuar sendo o PIOR arqueiro do mundo !!!

BE THE ARROW
>====================>
http://www.facebook.com/matheuscolla
Lyke21

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Qui Jan 17, 2013 5:57 pm

Olá,
Muito obrigado pela ajuda de todos.Ainda vou conferir os tópicos que o rfjar citou.
Bem,matheuscolla, poderia me dar mais informações de como você fez.Tipo: Qual madeira ?Lixou ela ?Pintou em alguma parte ?Comprou ponta ou fez ?Penas de EVA ou natural ?Usou cola para colar as penas e pontas ?Qual a pontência do seu arco ?Composto, Recurvo ou Longbow?(Creio que flecha de madeira seja em recurvo ou longbow) Diga-me mais porfavor.
Agradeço desde já,
Lyke21

matheuscolla

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Qui Jan 17, 2013 6:24 pm

Lyke21 escreveu:
Olá,
Muito obrigado pela ajuda de todos.Ainda vou conferir os tópicos que o rfjar citou.
Bem,matheuscolla, poderia me dar mais informações de como você fez.Tipo: Qual madeira ?Lixou ela ?Pintou em alguma parte ?Comprou ponta ou fez ?Penas de EVA ou natural ?Usou cola para colar as penas e pontas ?Qual a pontência do seu arco ?Composto, Recurvo ou Longbow?(Creio que flecha de madeira seja em recurvo ou longbow) Diga-me mais porfavor.
Agradeço desde já,
Lyke21

Entao Lyke a que eu fiz foi bem improvisada, so pra ver se dava certo, entao nao sei a madeira dela, sei que e uma cavilha em barra de 9mm, eu lixei ela com lixa grossa para diminuir um pouco a espessura e com lixa fina para dar um acabamento, nao pintei, mas pretendo dar uma envernizada nela , tem uns tutoriais aqui no forum sobre como fazer sem deixa uma camada muito grossa de verniz, eu fiz uma ponta de estilo primitivo, basicamente e uma ponta de metal com em forma de triangulo inserida em um corte na frente da flecha, penas usei umas de galinha, e mole e detona rapido mas quebra o galho, colei com super bonder e passei fio encerado ao estilo flecha medieval para ajudar a segurar, na ponta a mesma coisa, meu arco e um recurvo de 30 libras, na minha puxada fica com 34 libras.

Samick Sage - 62"45#28"
Velox Bufalo - 45#28"

O PIOR arqueiro do mundo com o melhor arco do mundo vai continuar sendo o PIOR arqueiro do mundo !!!

BE THE ARROW
>====================>
bitohc

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Qui Jan 17, 2013 7:55 pm

aproveitando o post, fazer flechas com aquele bamboo de jardim, aqueles que tem as folhas meio amareladas, será que da certo ? é muito parecido com o bamboo de fazer flecha Smile desculpe qualquer coisa
abraço

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Qui Jan 17, 2013 8:21 pm

Acho que o problema do bambu e deixar ela reto, ele sempre esta torto pra algum lado, mas se conseguir deixar reto e capas de funcionar.

Samick Sage - 62"45#28"
Velox Bufalo - 45#28"

BE THE ARROW
>====================>
Venilton-junior

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Sex Jan 18, 2013 10:55 am

Bom dia senhores! ao amigo Lyke: eu ja usei flechas improvisadas com varetinhas que comprei aqui na minha cidade em uma loja de artigos p/ marcenaria, elas são bem lisas e retinhas e paguei uma merrequinha nelas, só que o negocio é vc jogar um bom papo no vendedor e pedir p/ ele te levar no deposito p/ vc escolher quais varetinhas vc vai lavar, cada uma media um metro sendo assim tive que cortar no tamanho adequado. As vanes, acredite se quiser, eu fiz com eva e continuam funcionando bem, colei com super bonder, as pontas eu fiz colando um pedacinho de um tubinho de metal que achei aqui na garagem e achatei a ponta e depois cortei para ficar pontiaguda. os nocks não da p/ simplesmente fazer um cortinho na flecha e pronto, vc tem que fazer um reforço, do contrario vai lascar facilmente. Outra coisa muito improtante: SEGURANÇA carinha um pedaço de flecha voltando no seu rosto pode machucar bastante por isso é melhor ler com muita atenção os topicos que ensinam como ver o SPINE adequado p/ seu arco e se o arco for mais potente recomendo comprar flechas de fabricantes conhecidos. Essas flechas que eu fiz eu só uso com um arco fraquinho que tenho aqui, só p/ brincar no quintal de casa, p/ atirar de verdade mesmo eu uso flechas de aluminio compradas de um fabricante conhecido e que me da garantia do produto. Outra coisa que quase esqueci: usei uma seladora p/ tornar mais facil de limpar as flechas caso alguma acabe batendo na terra, e fiz a pintura de algumas com spray de latinha mesmo. No final de tudo contando tinta, EVA, ETC eu gastei R$30,00. Boa sorte ai carinha.
Lyke21

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Sex Jan 18, 2013 5:58 pm

Olá,
Obrigado pela ajuda de todos.Estava viajando hoje e acabei de chegar no hotel.Vou aproveitar para ver os tópicos do rfarj.
Venilton-Junior como saber quais as melhores cavilhas ?Prestar atenção em quais detalhes ?E o reforço do nock poderia me dar alguma ideia de como fazer ?
Bem os tópicos de spine,eu ainda não li,vou ler agora.Vou ver como fazer o medidor de spine.Caso tenha alguma duvida eu volto aqui e tiro minhas dúvidas.
Obs.: meu arco é um Velox Senior de 28#,será que as flechas aguentam a potencia ?
Agradeço desde já,
Lyke

rfarj

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Sex Jan 18, 2013 6:07 pm

Lyke21 escreveu:
Olá,
Obrigado pela ajuda de todos.Estava viajando hoje e acabei de chegar no hotel.Vou aproveitar para ver os tópicos do rfarj.
Venilton-Junior como saber quais as melhores cavilhas ?Prestar atenção em quais detalhes ?E o reforço do nock poderia me dar alguma ideia de como fazer ?
Bem os tópicos de spine,eu ainda não li,vou ler agora.Vou ver como fazer o medidor de spine.Caso tenha alguma duvida eu volto aqui e tiro minhas dúvidas.
Obs.: meu arco é um Velox Senior de 28#,será que as flechas aguentam a potencia ?
Agradeço desde já,
Lyke

pelo que matheus falou o dele e de 30# logo o seu de 28# aguentaria.

Raphael Di Mambro
Venilton-junior

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Dom Jan 20, 2013 4:28 pm

Boa tarde senhores! Lyke o reforço do nock é simples vc pode usar um material mais duro que a madeira. EX: nas minhas flechas eu fiz um pequeno corte e inseri um pedaço de plastico colando com araldite depois de seco vc faz um corte perpendicular ao reforço imbutido na medeira e esta pronto. o plastico que eu usei como reforço nas minhas flechas eu nem sei qual é mas ta funcionando. no começo eu fiz uma apenas e testei dando muitos tiros com ela e depois avaliando e reavaliando a bichinha que continuava inteira eu fiz as outras da mesma forma. detalhe na hora de escolher as tais varetinhas é observar se não tem nenhum nó e também escolher aquelas que apresentam as fibras mais alinhadinhas, outra coisa que eu fiz foi dar uma vergadinha nelas p/ separar aquelas que eram mais moles e assim descartar estas. nas pontas é importante usar algo mais duro também, se vc apenas apontar as cavilhas como se faz com um lapiz elas logo vão estragar. Espero que te ajude um pouco detalhe importante eu as vezes uso elas p/ atirar com o sênior da velox e elas aguentão bem.
bitohc

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Dom Jan 20, 2013 8:57 pm

aonde eu compro cavilhas ? cidade pequena pequena é foda :/

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Dom Jan 20, 2013 10:03 pm

Cavilha é muito pesado. Deve fazer péssimas flechas. Mas não custa nada testar.

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Seg Jan 21, 2013 8:26 am

Olá,
Agradeço a todos pela ajuda.Acho que vou hoje ou amanha comprar as cavilhas.Tomarei cuidado com os detalhes.
Lincoln,bem as flechas são para perder então não precisam serem as melhores,mas para a flecha ter estabilidade,com um haste mais pesada, é preciso por uma ponta mais leve ou mais pesada ?Ou isso não tem nada a ver ?
Quanto aos tópicos de spine consegui entender boa parte,mas como sempre tenho dúvidas:
1-No tópico do Mamute sobre spine para flechas de madeira ele mostra uma Arrows Chart que é para recurvos e longbows com flechas de madeira.Os spine que estão lá já estão prontos para usarmos ?Ou ainda é preciso fazer algo ?
2-Fui ver como fazer um medidor de spine e entendi quase tudo,mas as fotos foram excluidas pelo site de hospedagem.Procurei no tio Google e aqui no fórum e todas foram excluidas até os videos alguém pode me ajudar a achar ?
Obrigado

Lyke21

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Qui Jan 24, 2013 10:12 pm

bitohc escreveu:
aonde eu compro cavilhas ? cidade pequena pequena é foda :/
Aqui na cidade onde moro (Mogi Das Cruzes) é normal achar em marcenaria ou depósito de construção.
Alguém pode responder minhas outras dúvidas ?
Obrigado

matheuscolla

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Qui Jan 24, 2013 10:30 pm

Aqui a cidade e pequena tambem, 50 mil habitantes, o que eu fiz foi procurar em uma marcenaria, ele nao tinha mas me indicou uma madeireira para comprar.

Samick Sage - 62"45#28"
Velox Bufalo - 45#28"

BE THE ARROW
>====================>
Codename Dakota

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Seg Mar 18, 2013 8:31 pm

Dae rapaziada

Só quero resaltar a importancia do spine. Pra que a flecha não quebre quando disparada e fure a sua mão vc tem que saber se ela é muito mole (spine alto) ou muito dura (spine baixo) por isso, mesmo em flechas de madeira APROPRIADA, algumas flechas muito semelhantes apresentam spines diferentes, ou seja, vc vai fazer o teste do spine com pesos nelas e vai ver que nem todas vão ser iguais, vai acabar fazendo em alguns spines. Se vai atirar fazendo testes devia usar uma luva e dependendo da força do seu arco não vai ser muito seguro não, o ideal seria luva de kevlar. Vc tá muito acostumado com marcenarias devia tentar fazer as flechas com uma madeira boa, é só pesquisar no fórum. Vc sabe qual o comprimento da sua puxada? Vai fazer as flechas em que tamanho? Quanto maiores, mais moles.

tentando ajudar
vlw
Codename Dakota

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Seg Mar 18, 2013 8:42 pm

as pontas vc tbm podia improvisar uma dessas

exemplos de pontas

Jah vi aqui no fórum colcarem pontas com cartuchos de munição e com dobradiças. Protege a ponta e conserva um pouco.
manoel pedro farinha

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Seg Mar 18, 2013 11:15 pm

ola pessoal....acompanhando....tambem to muito interessado em fazer minhas proprias flechas
de madeira e bambu...bom, toda experiencia e valida..desde que tem seguir certas regras...
segurança/segurança...acho que vc tem que saber que madeira o marcineiro usou pra fazer
essas cavilhas, de que forma foi cortada...e fazer um gabarito pra que vcs possam medir o
spinne...independente se o arco que vc esta usando e 20 libras ou 50 libras...eu escolheria
a madeira e mandava o marcineiro fazer dessa madeira que escolhi e sempre acompanhado
a veia da madeira...e passaria no gabarito....aqui no forum tem modelo que vc pode
fabricar o seu gabarito...nao e dificil!...
portanto muito cuidado ai em pessoal...nao vão se machucar!
boconcelob

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Ter Mar 19, 2013 8:46 am

Olha, n sei bem se a ideia de fazer flechas de cavilhas é boa, Pode dar M.... Para as bestas, eu faço com aqueles roletinhos de cabide, ficam boas! Agora arco, ai a coisa é outra, Uma dica, Caixeta e Louro Frejó são OTIMAS madeiras para flechas! Very Happy
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Construir flecha de cavilha ?   Hoje à(s) 10:08 am

Construir flecha de cavilha ?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Construir Unidade de Comando Electrónica
» Gerador Eólico para Aeromodelos
» Fazer um som simples pro Ka. Será que fica bom?
» Apresentação.Fã Nissan Datsun
» Drift de Responsa no Brasil, só podia ser coisa da Red Bull

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: