ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Preconceito ou desinteresse?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
charlesdias

MensagemAssunto: Preconceito ou desinteresse?   Ter Jan 15, 2013 10:51 am

Senhores, sou novato de tudo no tiro com balestras, mas atirador de pressão já faz um bom tempo. Acho engraçado como essa parte do Arco Brasil dedicado às balestras é tão menos movimentado e mais superficial que as áreas dedicadas ao tiro com arco. É impressão minha de que há um certo preconceito quanto a esse tipo de equipamento ou apenas desinteresse por ser (diz-se) mais fácil que o tiro com arco?

Confesso que esperava discussões mais técnicas aqui como vejo nos fóruns de arcos.
Simba

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Ter Jan 15, 2013 11:00 am

Acho que o fato de ter menos movimento e ser mais superficial é que ela é um equipamento menos complexo, usar uma balestra é simplesmente pegar e atirar, diferente do arco onde existem diversas técnicas complexas e coisas meticulosas que tem que ser discutidas..Alias foi por isso que eu escolhi o arco e flecha, porque de inicio eu procurei o fórum pra saber sobre balestras e acabei me apaixonando pelo arco...acho q é isso, arco tem mais assunto que besta, não sendo preconceito muito menos desinteresse, até pq muita gente aqui tem os dois equipamentos...
abraços

General
General

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Ter Jan 15, 2013 11:25 am

acho que o arco causa mais interesse que a balestra mesmo. Eu do tempo que me conheço como gente até os 20 anos só queria saber de besta, queria uma a todo custo. O gosto por elas se foi e o interesse por arco veio.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Ter Jan 15, 2013 11:34 am

Acho que pra maioria das pessoas o arco é mais interessante que balestra. Talvez por ser mais primitivo, ou por exigir um tempo maior de aprendizado, ou por causa do Robin Hood no cinema... Não é uma questão de preconceito, é questão de mercado mesmo. O mercado mundial de arcos, tanto em variedade de equipamentos quanto campeonatos, é muito maior que o mercado de balestras. Basta procurar por campeonatos de arcos e balestras no youtube. Acho que mais de 99% dos resultados serão para arco.

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Ter Jan 15, 2013 2:23 pm

charlesdias escreveu:
Senhores, sou novato de tudo no tiro com balestras, mas atirador de pressão já faz um bom tempo. Acho engraçado como essa parte do Arco Brasil dedicado às balestras é tão menos movimentado e mais superficial que as áreas dedicadas ao tiro com arco. É impressão minha de que há um certo preconceito quanto a esse tipo de equipamento ou apenas desinteresse por ser (diz-se) mais fácil que o tiro com arco?

Confesso que esperava discussões mais técnicas aqui como vejo nos fóruns de arcos.

pra mim uma balestra e uma carabina que cospe flecha, logo ou atiro com arco ou atiro com carabina, para mim qualquer um atira bem com uma balestra já com arco para atirar bem tem de se ter técnica e treino

Arco Composto: Hoover XingLing Mother F***ker LH PL001LCB
Arco Recurvo: Samick Polaris 70"
Flechas: Easton Jazz

Raphael Di Mambro
Crie&Ative - Bordados e Estamparia
http://www.crieeative.com.br
Bandoleiro

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Ter Jan 15, 2013 3:23 pm

Ate nao vejo preconceito mas sim, pode se dizer desinteresse, desde que me inscrevi no forum sempre o pessoal que procura sobre balestras sao pessoas que viram em seriados, e outros lugares. Meu gosto principal eh por arco, tanto que disparei ainda so uma vez com a minha balestra, to esperando algumas setas chegar para depois fazer um treinamento em cima dela, desde mais novo sempre quis um arco, apesar de nao poder e nem mesmo saber aonde buscar informaçoes e aonde compra-lo apenas ano passado que me veio na cabeça, tava perto de epoca de ferias da faculdade entao acabou voltando essa antiga vontade da pratica. E eh como o pessoal falou acima, o unico esforço que vc tem na balestra eh arma-la, uma vez que a mira ja esta ajustada, eh apenas mirar e disparar, outro ponto que acho que nao há tantos adeptos das balestras quanto de arco eh pelo proprio esporte em si, quantos campeonatos de balestra tem por ai?! Acho que poucos.

------------------------------------------------------
Arco Recurvo Martin Saber TD (2013) 40#@28"
6x Easton XX75 Tribute 600 (1916) 29" Feathers
3x Easton XX75 Gamegetter 500 (2016) 29" Feathers
------------------------------------------------------
BlackEagleBR

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Qui Jan 17, 2013 5:41 pm

Fora que as escolhas em relação a uma besta não são muitas: depois que você compra, basicamente dá para mudar mira, comprar um ou outro acessório e no máximo 2 tipos de setas (carbono e alumínio)...sim, eu acho que existe um certo dessinteresse, mas devido ao fato das pessoas acharem arco mais interessante...
Pessoalmente eu prefiro bestas por achar mais legais (e sempre entro nessa sessão primeiro hehe) Wink

Martin Jaguar Take-down 50lbs

PSE Viper Copperhead 150lbs
Barnett Panzer V 150lbs
Hoover Camel 50lbs

Webley Rebel .177 airgun + 4x20 scope
Fly
Hunter
Hunter

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Qui Jan 17, 2013 7:11 pm

As bestas, não exigem do arqueiro tanto como o arco exige.

O arco em sim é bem mais divertido e menos monotono. Pois o desafio para dominá-lo é maior.

Por exemplo, em muitas batalhas os franceses sempre se f deram frente aos ingleses, por usarem bestas.. desde aqueles tempos os arcos despertam mais o interesse, não é só aqui no Fórum.

Mas sou fã de qualquer coisa que atire...

abcs

Fly

Simba

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Qui Jan 17, 2013 7:50 pm

Fly escreveu:

(2)

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Qui Jan 17, 2013 8:21 pm

rfarj escreveu:
charlesdias escreveu:

pra mim uma balestra e uma carabina que cospe flecha, logo ou atiro com arco ou atiro com carabina, para mim qualquer um atira bem com uma balestra já com arco para atirar bem tem de se ter técnica e treino
n concordo q qual quer UM atira bem com balestra,se fosse todo mundo seria atirador de elite,ARCO SAO MUITO MAIS DIFÍCIL CLARO.
Mathyz

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Qui Jan 17, 2013 8:24 pm

Simba escreveu:
Acho que o fato de ter menos movimento e ser mais superficial é que ela é um equipamento menos complexo, usar uma balestra é simplesmente pegar e atirar, diferente do arco onde existem diversas técnicas complexas e coisas meticulosas que tem que ser discutidas..Alias foi por isso que eu escolhi o arco e flecha, porque de inicio eu procurei o fórum pra saber sobre balestras e acabei me apaixonando pelo arco...acho q é isso, arco tem mais assunto que besta, não sendo preconceito muito menos desinteresse, até pq muita gente aqui tem os dois equipamentos...
abraços

idem, mesma coisa comigo, entrei aqui só por causa de balestras mas já estou planejando comprar um arco da velox...
JUNIORCASJ

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Qui Jan 17, 2013 8:25 pm

Fly escreveu:
As bestas, não exigem do arqueiro tanto como o arco exige.

O arco em sim é bem mais divertido e menos monotono. Pois o desafio para dominá-lo é maior.

Por exemplo, em muitas batalhas os franceses sempre se f deram frente aos ingleses, por usarem bestas.. desde aqueles tempos os arcos despertam mais o interesse, não é só aqui no Fórum.

abcs

Fly

CONCORDO.
BlackEagleBR

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Sex Jan 18, 2013 2:21 pm

Simba escreveu:
Fly escreveu:

(2)
(3)

Martin Jaguar Take-down 50lbs

PSE Viper Copperhead 150lbs
Barnett Panzer V 150lbs
Hoover Camel 50lbs

Webley Rebel .177 airgun + 4x20 scope
charlesdias

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Sex Jan 18, 2013 3:14 pm

Pelo jeito o que acontece no Brasil é que o arco tem status de esporte, enquanto a balestra é considerada apenas diversão. Mesma coisa que acontece com o tiro de pólvora e tiro de pressão.

Lincoln

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Sex Jan 18, 2013 3:29 pm

Se eu fosse deputado criaria uma lei proibindo balestra. É um treco muito feio, coisa do satanás. E quem fosse pego com balestra seria multado e teria que doar 5 arcos pra crianças carentes.

Pelamordideus, gente. Ficam procurando chifre em cabeça de cavalo. Nem arco nem balestra fazem parte da nossa cultura. Se no mundo existem muito mais arcos que balestras não foi escolha nossa.

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Sex Jan 18, 2013 3:38 pm

JUNIORCASJ escreveu:
rfarj escreveu:
charlesdias escreveu:

n concordo q qual quer UM atira bem com balestra,se fosse todo mundo seria atirador de elite,ARCO SAO MUITO MAIS DIFÍCIL CLARO.

atirar bem não te torna atirador de elite, atirar bem e acertar mais do que errar. e sim e muito mais fácil se atirar com uma besta do que com um arco, a balestra somente te oferece resistência na hora de armar que você pode usar o CORPO inteiro para te auxiliar, já o arco para se manter armado depende de sua musculatura, mesmo levando em consideração o let-off , e como falei para mim a diferença dela para uma carabina e o projetil, pois as mesmas técnicas de se empunhar, de respiração e de posição corporal são extremamente parecidas.

Raphael Di Mambro
Simba

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Sex Jan 18, 2013 3:38 pm

Lincoln escreveu:
Se eu fosse deputado criaria uma lei proibindo balestra. É um treco muito feio, coisa do satanás. E quem fosse pego com balestra seria multado e teria que doar 5 arcos pra crianças carentes.

Pelamordideus, gente. Ficam procurando chifre em cabeça de cavalo. Nem arco nem balestra fazem parte da nossa cultura. Se no mundo existem muito mais arcos que balestras não foi escolha nossa.
Arcos n fazem parte da nossa cultura? onde ficam os índios?

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Sex Jan 18, 2013 3:39 pm

Não acho que balestras sejam feias, muito pelo contrário. Não é a toa que a balestra usada no Walking Dead vem fazendo tanto sucesso, o visual tem um apelo.

É fato que a balestra não faz parte da nossa cultura, mas o mesmo não ocorre com o arco. Indígenas brasileiros usam arcos desde tempos imemoriais. Os negros africanos usavam arcos nos quilombos.

A questão do arco ser mais popular que a balestra tem a ver com os custos de produção nos tempos antigos. Para fazer um arco era preciso a grosso modo de uma bara de madeira adequada e uma corda de tendão animal, por exemplo. Custo de produção baixíssimo. Agora, construir uma balestra não era coisa para qualquer um, já que demandava peças de metal e de madeira em formatos específicos. Claro que hoje isso não mais se verifica, já que há tanto arcos quanto balestras caros ou baratos.

Lincoln escreveu:

Lincoln

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Sex Jan 18, 2013 3:47 pm

Ok, então mostrem-me livros sobre arco e flecha escritos no Brasil. Onde existe um livro sobre arcos indígenas escrito em português? Já livros sobre futebol...

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Sex Jan 18, 2013 3:48 pm

charlesdias escreveu:
Não acho que balestras sejam feias, muito pelo contrário. Não é a toa que a balestra usada no Walking Dead vem fazendo tanto sucesso, o visual tem um apelo.

Kra nego e tao tarado por este lance de zumbi que se no seriado tivesse um yo-yo que cortasse a cabeça do zumbi iria fazer tanto sucesso quanto a balestra, tudo de pende do foco dado, como a balestra deve ser a arma principal do mocinho então vira onda. quem nunca quis ter uma espada de luz, um boomerang de mad max ou do batman, uma estrela de krull, as armas de LOTR.

a pergunta e sobre preconceito ou desinteresse deveriam colocar também o fator modinha, porque pelo que vejo chutaria que 50% dos balesteiros que estão entrando no site e por causa da serie.

acho a balestra uma arma bacana pelo apelo medieval, mais não a acho tao desafiadora quanto um arco.

Raphael Di Mambro
JUNIORCASJ

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Sex Jan 18, 2013 3:51 pm

recentemente vi um documentário em um canal q falou q algumas tribos da amazônia, os índios usam os mesmo tipo de arco de seculos passado
charlesdias

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Sex Jan 18, 2013 3:55 pm

Rapaz, a estrela do Krull foi do fundo do baú!

Aí que está, se o uso da balestra em si não traz desafios, que o mesmo venha dos alvos e das distâncias dos alvos.

rfarj escreveu:
charlesdias escreveu:

Kra nego e tao tarado por este lance de zumbi que se no seriado tivesse um yo-yo que cortasse a cabeça do zumbi iria fazer tanto sucesso quanto a balestra, tudo de pende do foco dado, como a balestra deve ser a arma principal do mocinho então vira onda. quem nunca quis ter uma espada de luz, um boomerang de mad max ou do batman, uma estrela de krull, as armas de LOTR.

a pergunta e sobre preconceito ou desinteresse deveriam colocar também o fator modinha, porque pelo que vejo chutaria que 50% dos balesteiros que estão entrando no site e por causa da serie.

acho a balestra uma arma bacana pelo apelo medieval, mais não a acho tao desafiadora quanto um arco.

charlesdias

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Sex Jan 18, 2013 3:57 pm

Tenho um amigo que é médico do Exército na amazônia e ele diz que não apenas índios caçam e pescam por lá com arco e flecha, é equipamento de sobrevivência, não de esporte.

JUNIORCASJ escreveu:
recentemente vi um documentário em um canal q falou q algumas tribos da amazônia, os índios usam os mesmo tipo de arco de seculos passado
charlesdias

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Sex Jan 18, 2013 3:59 pm

Aí é covardia ... no Brasil se publica pouco e se lê pouco sobre muitos assuntos.

Lincoln escreveu:
Ok, então mostrem-me livros sobre arco e flecha escritos no Brasil. Onde existe um livro sobre arcos indígenas escrito em português? Já livros sobre futebol...
rfarj

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Sex Jan 18, 2013 3:59 pm

Charles, acertar no alvo ate jogando pedra e um desafio, o que quero falar e para manusear o equipamento, o manuseio do arco embora parecer mais simples para mim e muito mais complicado do que uma balestra.

e sobre técnica de tiro e como falei anteriormente e igual a de uma carabina, e controlar o gatilho e a respiração.

Raphael Di Mambro
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Preconceito ou desinteresse?   Hoje à(s) 8:13 am

Preconceito ou desinteresse?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum