ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
charlesdias

MensagemAssunto: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Qua Jan 09, 2013 2:57 pm

Como as balestras Microshock Velox são muito indicadas nesse e outros fóruns do esporte, principalmente quando comparadas às bestas chinesas na faixa dos R$800, principalmente às mais antigas por conta do acabamento melhor, decidi por uma delas para ser minha primeira balestra.

Por sorte encontrei à venda no Mercado Livre uma Microshock Velox de 1989 com dois arcos (um de 130 e outro de 170 libras) bem conservada, com algumas flexas, bandoleiras e até manual com preço muito bom. O vendedor era de Aquidauana (MS).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Foi assim que a recebi.

Pois bem, fiz a compra e ontem a noite ao chegar em casa o pacote com ela estava me esperando.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Confesso que nunca tinha ao menos visto uma balestra ao vivo e em cores antes. Conhecia seu jeitão e esquema básico de funcionamento do que assisti em filmes, de livros e revistas. Li o que pude sobre a Microshock Velox antes de decidir por sua compra. De qualquer forma, foi muito legal abrir o pacote e desembrulhar a danada.

De cara posso dizer que essa Microshock Velox de 1989 passa uma forte impressão de resistencia. Dá para ver que é coisa muito bem feita para durar muito, mas muito tempo. O exemplar que comprei está em excelente estado considerando que ela já tem 23 anos de idade. Seu tamanho é bastante compacto e o desenho e arrojado. Muito interessante o sistema de gancho para armar dessa balestra, muito bem bolado, prático.

Sou atirador de pressão e confesso que gostei da ergonomia dessa balestra. Seu peso e o modo como está distribuído a torna muito equilibrada. O sistema de troca do arco é muito bom, apesar do parabuso allen que o segura no lugar não ser tão prático, mais para frete pretendo adaptar uma borboleta dele ou algo parecido para evitar a necessidade de chave para a troca/colocação/retirada do arco.

Apenas me incomodaram duas coisas. A "soleira" de madeira escorrega no ombro, mas nada que não possa ser resolvido facilmente. Outra coisa foi a "telha", muito fina e não muito prática. Já bolei uma manopla de madeira onde a mão encaixe com firmesa e segurança.

Ainda hoje farei uma boa limpeza nela, checarei e lubrificarei o sistema de gatilho. Após isso, farei um ou dois disparos de teste com uma das flexas que vieram junto.

DESMONTE

Segue um vídeo do desmonte dessa balestra.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

IMPORTANTE - Você precisará de uma chave do tipo Allen de 3/16 polegadas e uma chave de fenda para desmontar essa balestra.

Como há uma certa curiosidade quanto ao funcionamento do gatilho da Microshock Velox, preparei algumas fotos mostrando o mesmo e explicarnto. Basicamente, é um gatilho de funcionamento muito simples e básico, porém eficiente. Há apenas meia dúzia de peças nesse gatilho:

- Peça em formato de garra para segurar a corda do arco;

- Mola que faz a peça em formato de garra voltar para uma determinada posição;

- Gatilho;

- Peça em formato de gangorra que conecta a peça em formato de garra ao gatilho;

- Trava de segurança;

- Tubo de borracha que, acredito, tem a função de amortecer o movimento da peça em formato de garra no momento do disparo.

OBS - Há também um pino com mola na peça onde vai a alça de mira/luneta que pressiona o gatilho para baixo a fim de manter o sistema estável quando desarmado.

MECANISMO ARMADO - Quando a corda do arco é puxada, ela tensiona a peça em formato de garra e aciona a trava de segurança, a qual por sua vez impede o acionamento do mecanismo impedindo o movimento da gangorra.

MECANISMO DESARMADO - Ao soltar a trava de segurança, o sistema volta a poder funcionar. Ao pressionar o gatilho, a gangorra é movimentada liberando o movimento da peça em formato de garra, que então libera a corda do arco.

ERRATA - Tinha dito anteriormente que é a introdução da seta que aciona a trava de segurança, mas estava errado. É a própria corda do arco que faz isso.

Ao meu ver esse mecanismo de gatilho tem apenas um problema preocupante. Se a corda do arco não é levada para trás o suficiente, a trava de segurança não é acionada. Antes disso acontecer a balestra pode ser disparada em seco, o que não será nada bom.

Me chamou a atenção a falta de acabamento das peças do mecanismo do gatilho. As mesmas são feitas de aço bem resistente, porém o acabamento é mínimo! Sinceramente, esperava um acabamento menos grosseiro. Agora que essa balestra já tem mais de duas décadas de uso, os pontos de contato do mecanismo já foram naturalmente polidos pelos movimentos repetido, mas quando nova o gatilho dessa balestra deveria não ser nada bom por conta da falta de acabamento mais cuidadoso.

REVIEW

Senhores, finalmente preparei um review em video mostrando as principais características e funcionalidades da balestra MICROSHOCK VELOX.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

No último final de semana (19/01) finalmente pude brincar um pouco com a MICROSHOCK VELOX com o arco de 130 libras. Minhas primeiras impressões dessa balestra em condições reais de uso não poderiam ser melhores. Trata-se de uma balestra muito bem construída, resistente, prática e fácil de usar. Rapidamente peguei o jeito dela e logo estava acertando latas de refrigerante cheias d´água a 15 metros, atirando em pé sem apoio e utilizando apenas a mira aberta. Tudo bem que essa é uma distância bem curta, mas para quem nunca havia atirado antes com uma balestra, é motivo de alegria.

O arco de 130 permite utilização com precisão até 40 metros, pelos testes que fiz.

Segue um vídeo mostrando essa primeira sessão de tiro.

DUAS DECEPÇÕES E UMA INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Tenho de confessar que no último final de semana, feriadão para os paulistanos por conta do aniversário da cidade que esse ano caiu na sexta, tive duas grandes decepções:

1a decepção - Choveu o feriadão todo, da noite de quinta ao final da tarde de domingo e apesar de querer muito, não pude ir ao clube brincar um pouco com minha Microshock ... frustrante;

2a decepção - Estava animado para instalar na Microshock um red dot da BSA que comprei para utilizar no tiro de pressão e acabou ficando numa gaveta. Só que apesar de pequeno, pelo menos na minha balestra não tenho como usálo pois o botão de ajuste lateral do dispositivo fica no caminho do curso do braço de armar da balestra!

Recebi da Arqueria (http://www.arqueria.com.br) uma leva de setas novas de alumínio para minha Microshock. Como vieram com o corpo em preto fosco, ou seja, muito fáceis de perder na grama, usei um truque que aprendi num fórum gringo de balestras de colocar na ponta dela uma fita de cor berrante (rosa fluorescente no meu caso). Só que a chuva não me deixou testar se torna as setas mais fáceis de serem encontradas!

Como tenho campeonato de tiro de pressão no próximo final de semana, só no carnaval para brincar novamente com a Microshock. Enquanto isso farei um reparo nos vanes (penas) de duas setas usadas que vieram com elas e posto aqui como foi.

Também conversei com o Ailton da Velox sobre o uso de arcos de diferentes potências na Microshock. Ele me alertou que para modelos antigos dessa balestra como o meu, não é recomendável utilizar arcos com mais de 170 libras (justamente a potência do meu outro arco) uma vez que nos modelos mais novos há um reforço estrutural para dar conta de arcos com potências superiores!

CONTINUA ...

Última edição por charlesdias em Qui Jan 31, 2013 12:28 pm, editado 8 vez(es)
charlesdias

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Ter Jan 15, 2013 10:33 am

Tópico atualizado.
Simba

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Ter Jan 15, 2013 11:11 am

Se vc puder faz um vídeo pra galera conhecer melhor a besta. Wink

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Ter Jan 15, 2013 11:14 am

Achei esse no youtube, a qualidade ta ruim mas da pra ter uma noção da bestinha Laughing

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Ter Jan 15, 2013 11:16 am

Essa é igual a minha. Pagou quanto?

Eu acho essa cor preta muito mais bonita que o camuflado atual.
O Jair deveria dar opção de cor nos arcos dele.
charlesdias

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Ter Jan 15, 2013 12:45 pm

Com certeza farei vários vídeos dela, tanto descritivos quanto mostrando o desempenho da danada. Agora na hora do almoço dei um pulo em casa (moro pertinho do trabalho) e já comecei a desmontá-la para uma boa limpeza e lubrificação. O ex-dono disse que ela ficou muito tempo parada e está mesmo bem empoeirda, mas o mecanismo do gatilho funciona direitinho. Farei a lubrificação com graxa de teflon. Assim que a montar farei um video descritivo.

Simba escreveu:
Se vc puder faz um vídeo pra galera conhecer melhor a besta. Wink
charlesdias

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Ter Jan 15, 2013 12:47 pm

Peguei a minha por um ótimo preço. R$400 + R$30 de frete pela balestra com dois arcos e algumas flechas (apenas quatro de alumínio e uma de fibra de vidro são aproveitáveis).

O preto fica muito bom. Tem uma camuflada que vi num tópico aqui do fórum, com galhos e folhas, que tb ficou bonita. A pintura das Microshock atuais tb não fazem meu gosto.

Engraçado, pelo que li ela é anodizada ... mas a minha dá a impressão que é pintada original de fábrica, não anodizada.

v.b.-s.j.r.preto escreveu:

Bandoleiro

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Ter Jan 15, 2013 4:46 pm

Ai sim hein?!! Microshock preta eh mt bacana ela, se tivesse ela em preto pra vender direto do site do fabricante compraria ela ao invez da Panzer V que comprei.

------------------------------------------------------
Arco Recurvo Martin Saber TD (2013) 40#@28"
6x Easton XX75 Tribute 600 (1916) 29" Feathers
3x Easton XX75 Gamegetter 500 (2016) 29" Feathers
------------------------------------------------------
charlesdias

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Ter Jan 15, 2013 4:50 pm

Tenho de concordar que a pintura atual dela não é mesmo das mais bonitas. Tb achei um tanto estranha.

Bandoleiro escreveu:
Ai sim hein?!! Microshock preta eh mt bacana ela, se tivesse ela em preto pra vender direto do site do fabricante compraria ela ao invez da Panzer V que comprei.
charlesdias

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Ter Jan 15, 2013 10:24 pm

Tópico atualizado com um vídeo do desmonte dessa balestra.
Furadan

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Qua Jan 16, 2013 5:05 am

Charles, vídeo ótimo!

É também com esses tipos de analise que a confiança no produto cresce muito.

Alias, comprou ela por um ótimo preço, tanto pela foto quanto pelo vídeo ela esta com cara de bem conservada mesmo tendo 23 anos, sem dizer do pessoal que afirma que as Microshock Velox antigas são ainda melhores e melhores acabadas que a atual.

Vi que você tem outros videos sobre carabinas, me escrevi no seu canal. rs

danilomelgaco

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Qua Jan 16, 2013 9:30 am

v.b.-s.j.r.preto escreveu:

É um dos problemas da Velox. Falta opções de cores em seus produtos.

http://Pode-se marcar dessa forma: tudo sobre apelação de uma co
charlesdias

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Sex Jan 18, 2013 6:55 pm

Post atualizado com descritivo completo do funcionamento do sistema de gatilho com fotos.
charlesdias

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Qua Jan 23, 2013 9:40 pm

Tópico atualizado com uma pequena correção na parte de desmonte e funcionamento, além de um review em video e clipe com os melhores momentos da primeira sessão de uso dessa excelente balestra.
sampaioas

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Qua Jan 23, 2013 9:53 pm

minha contribuição:

Andrius Louis

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Qua Jan 23, 2013 10:58 pm

charlesdias escreveu:
Tópico atualizado com uma pequena correção na parte de desmonte e funcionamento, além de um review em video e clipe com os melhores momentos da primeira sessão de uso dessa excelente balestra.

Charles, se puder faça um video atirando num alvo a 30 metros com a velox, mas utilize aparador de flechas para não perde-las. Obs: tu atira muito bem, parabens pela sua microshock, voce está fazendo um ótimo review sobre ela, coisa de profissional, muito bons os vídeos.

Andrius Louis! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
charlesdias

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Qui Jan 24, 2013 7:36 am

Tinha assistido a esse seu video quando estava pesquisando sobre a Microshock. Tb pretendo fazer um teste de penetração com a minha no carnaval.

sampaioas escreveu:
minha contribuição:

charlesdias

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Qui Jan 24, 2013 7:42 am

Como amanhã (sexta) é feriado aqui na cidade de S. Paulo, vou para Minas e aproveitarei para brincar mais com minha Microshock, até porque recebi uma leva de setas novas de alumínio (18 setas). Atirarei em balões e latas a 20, 25, 30 e tb tentarei os 40 metros em balões. Tudo devidamente filmado, claro.

A ideia desse "diário de bordo" é de ser um guia definitivo para quem tem interesse em comprar uma Microshock.

Semana que vem mandarei o arco de 170 libras para a Velox para que receba corda nova e então farei novos testes com esse arco mais forte, que segundo o Jair permite boa precisão até 60 metros.

Quanto ao aparador, já bolei um com madeira compensada e uma placa de borracha reciclada.

Andrius Louis escreveu:
charlesdias escreveu:

Charles, se puder faça um video atirando num alvo a 30 metros com a velox, mas utilize aparador de flechas para não perde-las. Obs: tu atira muito bem, parabens pela sua microshock, voce está fazendo um ótimo review sobre ela, coisa de profissional, muito bons os vídeos.
charlesdias

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Qui Jan 31, 2013 11:10 am

Tópico atualizado com decepções e informações.
Furadan

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Qui Jan 31, 2013 5:17 pm

Charles, acho que já tinha visto uma discussão semelhante onde um cara queria colocar uma luneta, mas acho que foi até o próprio sampaioas que não recomendou pois já teve essa experiencia, então só utilizava miras menores como essa:

Acredito que nem seja um defeito a se considerar pois é o desenho antigo que perdura até hoje, acho que no inicio nunca consideraram a possibilidade de usar qualquer outro tipo de mira se não a própria padrão da besta.

charlesdias

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Sex Fev 01, 2013 11:46 am

Estava trocando uma ideia com um amigo e concluímos que dá para resolver o problema com dois espaçadores de 1cm e dois parafusos novos 2cm mais compridos. Tentarei essa solução em breve.

Furadan escreveu:
Charles, acho que já tinha visto uma discussão semelhante onde um cara queria colocar uma luneta, mas acho que foi até o próprio sampaioas que não recomendou pois já teve essa experiencia, então só utilizava miras menores como essa:

Acredito que nem seja um defeito a se considerar pois é o desenho antigo que perdura até hoje, acho que no inicio nunca consideraram a possibilidade de usar qualquer outro tipo de mira se não a própria padrão da besta.
tauan

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Dom Fev 10, 2013 6:02 pm

Charles qual o peso da sua microshock com o arco?

Abraço!
tauan

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Dom Fev 10, 2013 6:28 pm

Ah, tb me frustrei com a compra de um redot, no caso este:

Escolhi esse justamente por ser um dos menores redots do mercado porém a haste da besta bate no mesmo botãozinho de regulagem, a solução que encontrei foi instala-lo bem no final do trilho proximo ao arco pois durante a manobra de armar a haste não chega ate ele.
Os espaçadores não funcionariam no meu caso pois matariam o trabalho das bilhas de travamento que instalei tanto no corpo da besta como na coronha....
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989   Hoje à(s) 4:06 pm

DIÁRIO DE BORDO - Balestra Velox Microshock de 1989
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Vitrificacao Glare Silverado Bordo.
» Diário de Bordo (XTZ660)
» Diario de bordo viTTara miguel_156

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: