ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Alexandre_Ramos

MensagemAssunto: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Qua Dez 26, 2012 11:20 am

Segue abaixo link de um movimento que tenta legalizar o abatimeto ao javali em Minas Gerais, tomara que tenham sucesso.
Clique aqui

Segue também link de um mapa que mosrta à incidencia dos animais na região:
Clique aqui

Sei que parece utopia pensar que isso dara certo em breve, mas tudo tem um começo, e agora parece que as pessoas certas estão tentando fazer acontecer.
ALAN VITOR ANDRADE

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Qua Dez 26, 2012 12:53 pm

passou da hora...

se libera quero desse a flechada...
Alexandre_Ramos

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Qua Dez 26, 2012 1:35 pm

O 1º link é um pouco antigo, de 2005, mas o mapa do 2º já utiliza dados de 2011; Tendo isso em mente é visível o aumento da população dos animais, o que reforça os argumentos.
Segue mais um link de um artigo interessante mostrando uma "experiência" de caça feita em Itápolis-SP autorizada pelos órgãos responsáveis:
Clique aqui

Apesar de ser noticia velha, os processos continuam em andamento, e o mais importante acontece o tempo todo, o animal continua se reproduzindo livremente e em escala exponencial.
Quando digo que é o mais importante, não é por querer muito a liberação, digo isso por que quanto mais tempo demora à aparecer uma solução mais se agrava o problema.
Gaia

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Qua Dez 26, 2012 1:39 pm

Parabéns aos que tiveram a iniciativa,,,,,se der resultado positivo irá com certeza ser um passo importante para mudar o quadro da caça em nosso país, dando esperança para novos horizontes nesse sentido. Pena que é muita coisa para ser mudada, pois vivemos um momento de incessante imposição de restrições ao direito de posse de armas. Ainda tem uns loucos mundo afora para dar argumentos aos "pacifistas". Quem sabe nossa única opção será mesmo a caça com arcos ou crossbows....!!!
lubisomem01

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Qua Dez 26, 2012 3:04 pm

No RGS esta permitida pelo menos já é um avanço
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://pumaslubisomem.blogspot.com.br/
Alexandre_Ramos

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Qua Dez 26, 2012 3:30 pm

lubisomem01 escreveu:

Se não me engano no RS já foi proibido novamente... Sad
Ficando apenas SC liberado.
SeniorViking

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Qui Dez 27, 2012 11:44 pm

Alexandre_Ramos escreveu:
lubisomem01 escreveu:

Se não me engano no RS já foi proibido novamente... Sad
Ficando apenas SC liberado.
Se engana, você não pode transportar a carne para fora da sua propriedade,se fazer isso é crime sanitário!
Alexandre_Ramos

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Sex Dez 28, 2012 12:03 am

SeniorViking,
Em RS pelo menos é possivél abater o animal, mesmo que não possa retirar a carne da propriedade...
Em Itapolis, acho que a caça ao javali está liberada com algumas ressalvas, estou tentando encontrar alguma noticia mais concreta, mas segue um link com uma matéria que cita a liberação da caça no municipio:
Clique aqui

PS: leia a parte interessante no último paragrafo da reportagem!!!
Cristiano/RS

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Sex Jan 04, 2013 12:43 am

Aqui no RS o caminho foi com as associações rurais e produtores rurais... só assim foi possível liberar a caça deles no RS. Quando o Estado começou a ser ameaçado de arcar com os prejuízos do javali, ai a coisa andou. Imagine só, se um animal causa problemas e o Estado o tem como animal protegido, não permite caçar, o Estado deve ser responsabilizado pelos danos... a coisa foi mais ou menos por ai mesmo, não lembro bem, só sei que as associações e produtores rurais foram um dos maiores responsáveis pela liberação da caça ao Javali no RS.

Abraços!
CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Sex Jan 04, 2013 10:07 am

A diferença que o sul do país tem gente educada e civilizada, diferente de todo o resto. E sou de SP heim?

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com
fabio carneloci

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Sab Jan 05, 2013 8:50 am

Cristiano/RS escreveu:
Aqui no RS o caminho foi com as associações rurais e produtores rurais... só assim foi possível liberar a caça deles no RS. Quando o Estado começou a ser ameaçado de arcar com os prejuízos do javali, ai a coisa andou. Imagine só, se um animal causa problemas e o Estado o tem como animal protegido, não permite caçar, o Estado deve ser responsabilizado pelos danos... a coisa foi mais ou menos por ai mesmo, não lembro bem, só sei que as associações e produtores rurais foram um dos maiores responsáveis pela liberação da caça ao Javali no RS.

Abraços!

SIM, se os produtores não se reunir para pressionar o governo e o ibama, nada muda... aqui eu ja notei em fazendas que perderão mais de 30% da safra devido os java-porco... e até agora nada!

http://www.arcoeaventura.com.br
Cristiano/RS

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Sab Jan 05, 2013 11:39 am

Falta alguém para organizar esse pessoal em uma mobilização pela liberação na caça do javali. Aqui no RS está liberado todo o ano, sem numero de abate ou tamanho.... e isso não está mudando em praticamente nada no controle dos bichos, cada vez aparece mais! O controle dessa espécie será praticamente impossível, no máximo oque ocorrera é reduzir um pouco os prejuízos e diminuir um pouco, atentem bem a palavra, um pouco a proliferação dessa espécie. Voces acham que será possivel o controle dos javalis no Brasil???? Digo por experiência própria que essa é uma causa perdida.... O máximoooo que poderemos fazer é atenuar os prejuízos e aprender a conviver com essa praga.
Gaia

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Sab Jan 05, 2013 12:47 pm

Rapaz, não dá para entender então. Ai tá faltando caçador ? Só pode ser pela burocracia da legalização....e também pela fiscalização, que deve existir na região, não encontro outra resposta.
Como vc mesmo já disse que caça com cachorros.....não tem nada que escape a uma caçada de cachorros. Pode escapar num dia, mas nos próximos (se não mudar de região)vai morrer. Não conheço uma caçada mais predatória do que a com cães, pois eles matam filhotes, jovens e adultos. Li que os cães são treinados para caçarem apenas javalis. Na prática, o que acontece é a manada mudar de região quando são caçadas com cães. Geralmente eles afugentam os bichos que são suas pretensas presas, dispersam bandos. Pelo menos é o que já vi acontecer com manadas de catitus e capivaras. Nunca fui adepto da caça com cães, a não ser no caso de perdizes, no qual já acompanhei amigos que caçavam nesta modalidade (Argentina). Mas já vi caçadores ilegais, inclusive que vendem carne de animais silvestres, e por onde eles passavam com seus cães, era um limpa. E onde não existe fiscalização, com certeza os javalis são controlados pelos ilegais.
Cristiano/RS

MensagemAssunto: Amigo Gaia:   Sab Jan 05, 2013 1:45 pm

Talvez até seja difícil de entender mesmo.... Mas só imagine uma situação:

América do Norte: Invasão de javalis! Hoje nos EUA o javali está praticamente sem controle, causando imensos prejuízos em lavouras, criações e coisas do tipo. Então eu pergunto: Falta caçadores nos EUA? Acho que não. Imagine a situação: Caça nos EUA, legalizada, desburocratizada, com acesso a armas e calibres que aqui, em terras tupiniquins não passam de um sonho... isso sem contar a facilidade de compra de equipamentos que ainda nem sequer sonhamos em possuir de forma legal aqui, como lunetas com visão noturna e os termais... Agora analise a situação nossa:

Acesso a armas dificultado, de calibres restrito nem precisamos falar, pq é um verdadeiro parto de égua com burro para comprar.. visão noturna??? Se eu comprar uma o Governo é capaz de me enjaular um bom tempo me acusando de no minimo planejar assassinato... Licença de caça? Infelizmente é para poucos... com todas as taxas e burocracias, uma grande parte que pode, acaba desistindo... Isso sem contar a extensão territorial do país e os vários nichos que essa praga pode se instalar. Qual a situação futura?? O javali espalhado por todo o Brasil, sem controle, e quando "cair a ficha" nas "otoridades" será tarde de mais... Sonhemos que esse ano a caça do javali será aberta em todo o país... e as armas serão desburocratizadas! Mesmo assim, vai faltar caçadores e sobrar porcos... Isso que nem levamos em conta o oportunismo nato de alguns vendedores e fabricantes de armas, que pedem preços absurdos, por armas de péssima qualidade. Quanto a caçar com cachorros Gaya, infelizmente é um mal necessário, pois os porcos se reproduzem rápido demais e o controle dessa praga, mesmo que difícil, não é mais uma questão de esporte, mas sanidade animal, saúde pública. Nosso Estado esteve ameaçado de sair de área livre de aftosa com vacinação pela proliferação dos porcos.... Há uns 2 meses atrás, estive em uma ilha (isso mesmo, uma ilha!) e fiquei impressionado com a quantidade de Javalis.... andando, sem cachorro, matei uma porca de bem seus 100 e poucos Kilos... abri a porca, deixei embaixo de umas arvores e continuei, matei mais um, voltei pelo mesmo caminho para chamar os amigos para me ajudarem a arrastar para o barco, qual foi a minha surpresa ao retornar encontrar 2 leitões mamando nas tetas da porca morta! Isso é que eu chamo de adaptação! Oque pode se esperar de um animal desses em um país em que eles são mais defendidos que combatidos?? Tirem suas conclusões! Basketball

Abraços!
Gaia

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Sab Jan 05, 2013 1:50 pm

Realmente temos vários países dentro de um só. Basketball
Cristiano/RS

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Sab Jan 05, 2013 2:01 pm

Já tem ai no teu Estado?
Gaia

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Sab Jan 05, 2013 2:05 pm

Já ouvi boatos de que no sul do estado têm, mas não tenho certeza. Como moro no médio norte, na minha região não tem.
Cristiano/RS

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Sab Jan 05, 2013 2:16 pm

Mas daqui a pouco eles andam por ai Gaya, ai tu vais testemunhar "in loco" oque eu estou falando, e claro, vais te divertir muito também, que é a parte boa da coisa!

Abraços!
Gaia

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Sab Jan 05, 2013 2:23 pm

Espero que cheguem, ai poderei atestar 'in loco" o que é mito e o que não é !!!!
KKK....onde tem caça e pesca, tem estória.
Mas o que quero é separar a historia da estória. pirat
Bração companheiro.
CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Sab Jan 05, 2013 2:52 pm

não se esqueça, só com autorização!!!

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com
Cristiano/RS

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Sab Jan 05, 2013 2:52 pm

Está certo companheiro véio, boa sorte, e que a tua espera não se alongue demais!
fabio carneloci

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Sab Jan 05, 2013 2:58 pm

só quem ja caço javali com cão pode falar se é predatório ou não essa modalidade... vai por mim, mesmo com 20 cachorros ja voltei pra casa sem porco e com 2 cachorros feridos.

dependendo do terreno, nem todos os caes do mundo e nem toda a tecnologia da jeito nisso.

Gaia

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Sab Jan 05, 2013 3:46 pm

Fabio, já teve dia dos cães matarem diversos filhotes?
Já aconteceu de matarem animais não alvo da caçada?
Quando vc caça num mesmo local com os cães, vc vê a sempre a mesma quantidade de animais no mesmo local ou nota que eles vão escasseando cada vez mais (mesmo que na caçada propriamente dita vc não abata sempre)?

fabio carneloci

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Sab Jan 05, 2013 3:58 pm

Gaia escreveu:
Fabio, já teve dia dos cães matarem diversos filhotes?
as veses, mais o que matamos em 1 ano é o mesmo que uma porca apenas cria em um ano
Já aconteceu de matarem animais não alvo da caçada?
volta e meia vai um tatu, mais isso é raro... muito raro... pois os caes são treinados para porco
Quando vc caça num mesmo local com os cães, vc vê a sempre a mesma quantidade de animais no mesmo local ou nota que eles vão escasseando cada vez mais (mesmo que na caçada propriamente dita vc não abata sempre)?
sim, sim não porque matamos dimais, mais sim pois os javas são nomades e não ficam no mesmo local por muito tempo, quando destroem 20% de uma fazendo, mesmo nos batendo em cima direto, quando não há mais porco nessa fazenda eles ja estão em outra com numero maior com estragos maiores.
e assim vai, até a divisão desse grupo de porco em menores numeros, mais que se somado tudo ja duplicarão.

Gaia

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Sab Jan 05, 2013 4:30 pm

Obrigado pela sinceridade nas respostas!
Só acrescentando, a mudança de área é uma característica de comportamento dos javalis, mas também são dos catitus, queixadas e até mesmo porcos da "brabeza". Eles têm um território grande, e exploram uma área até que algum fator faça com que mudem para outra área circunvizinha. Esse fator pode ser um predador recorrente, escassez de água ou de comida...entre outros. Mas é uma estratégia de sobrevivência, tempos depois, os líderes do bando conduzirão novamente os remanescentes para a área anterior. Assim essa área terá tempo para se restabelecer. Fazem tipo uma rotação de áreas de ocupação, mas as mesmas. Quando a população aumenta muito, aí sim saem machos solitários em busca de outras áreas e para estabelecerem novos bandos, esses vagarão até acharem uma área favorável para ocuparem.
Quando disse que não gosto da caça com cães, é unicamente porque SEI do que acontece numa caçada com cães. Meus antepassados (pai, avôs e bisavôs) caçaram nesse estilo de caçada (imagino que os seu também) e eu já participei de algumas, e pelas características destas caçadas, não gosto dela. Mas para exterminar animais, é a mais efetiva que conheço (caça-se veados, mas mata-se tatús, porco espinho, tamanduás, quatis).....tanto que até para caçadas humanas são utilizadas!!!
É como pescar com tarrafas e redes....vc pega o que quer e o que não quer, mata o que precisa e o que não vai utilizar. Abomino redes e tarrafas, mas tem gente que só acha interessante pescar se for pra "Limpar o poço". Não estou dizendo que vc faça desta forma, não me entenda mal. Como disse em outro tópico, não caço mais, mas pesco muito. Quando eu caçava e quando eu pesco, o faço de uma forma que se depender de mim, meus netos pescarão também.
Abraço!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG   Hoje à(s) 1:40 pm

Tentativa de regularização de caça ao Javali em MG
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Regularização alternativa de documentação
» Em Interlagos, tentativa de assalto deixa 1 morto e 6 ferido
» Regularização de Buggy
» Tentativa de micro detalhe.
» Manutença da pinça "tentativa'

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-