ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

onças em canavial

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: onças em canavial   Sab Dez 08, 2012 7:10 pm

eu tenho insistido que com o final das queimadas muitos animais vão voltar a aparcer, e bastante

já tem acontecido por essas bandas e hoje li uma notícia que vai de encontro

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Temujin

MensagemAssunto: Re: onças em canavial   Dom Dez 09, 2012 10:34 pm

Manni,

Aqui perto de casa já capturaram uma jaguatirica a alguns anos atrás....e um outro fato curioso, quando era criança matava muita jararaca e urutu-cruzeiro de vez em quando uma coral nas enxurradas desta época do ano ...agora só tem aparecido cascavel. Estranho, não é?

+++Flechas quebrei quase todas  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] : BE Premium 100 e Easton GGXX75 2117+++
[ ] Vapor Trail Limb Driver pro

"A percepção é forte e a visão é fraca. Em estratégia, é importante ver o que está distante como se estivesse próximo e ter uma visão distanciada do que está próximo."

Shinmen Musashi
http://www.armasdear.com.br/forum/
Gaia

MensagemAssunto: Re: onças em canavial   Ter Dez 25, 2012 6:06 pm

Onde moro acontece um fato curioso....antigamente não se viam onças. Elas habitavam as matas sombrias das serras distantes em ''causos' dos caçadores antigos da região. Ultimamente é bem mais frequente ver uma amarela ou pintada.....até mesmo uma preta de vez em quando se dá notícias. Porcos, carneiros, burricos e mulinhas são mortos por elas; rastros, cascos de tatus pelos pastos e uma ou duas vezes por ano alguma morre atropelada nos asfaltos da redondezas. Não sei se elas aumentaram ou se apenas se vêem sem tanta opção para se esconderem e alimentarem. E olha que moro a 8 Km da cidade.
Sandro

MensagemAssunto: Re: onças em canavial   Sab Dez 29, 2012 3:37 am

Caro Mamute.
Não sei se já comentei isso em outro post, até acho que sim, mas vale falar de novo.
Aqui onde moro, Naviraí - MS, a natureza é muito presente, embora os "matos grossos" já tenham sido quase todos extinguidos pois você anda por centenas de km nas rodovias sem ver uma matazinha sequer nas margens da estrada, mas nas áreas mais interioranas, o que se vê são exemplares da fauna brasileira.
A alguns anos atras foi noticiado no jornal nacional que uma onça parda foi capturada dentro de um quarto da santa casa daqui. Era um filhotão ainda, mas deu trabalho pros bombeiros.
Alguns meses depois outra parda foi capturada em um quintal de uma casa.
A cerca de dois anos atras eu estava cheio de serviço em casa pois trabalhando na usina durante a semana e estudando durante a noite, só me restava os finais de semana pra fazer os meus projetinhos e ganhar um extra, então não pude ir a uma confraternização na fazenda de um amigo quando outros amigos passaram aqui pra me convidar. Se eu soubesse o que eu veria lá, não haveria projeto que me fizesse não ir.
A alguns dias estavam sumindo galinhas e porcos na fazenda e na noite anterior, o irmão desse meu amigo dono da fazenda saiu durante a noite pra fechar um galpão que havia ficado com a porta aberta e quando o seu pai perguntou onde ele estava indo ele brincou que estava indo pegar uma onça. Bom, ele foi até o galpão, fechou a porta e voltou. Não imaginava que havia uma pintada de 120 kg la dentro e ele prendeu ela lá. Na manhã seguinte ela aprontou uma algazarra pra tentar escapar e ai eles souberam que ela havia ficado presa. Um cunhado desse meu amigo que chegou pela manhã pra churrascada e foi ver a bichona, inventou de tentar filmá-la de uma pequena janela que tinha na porta e pois a mão pra dentro, ela de um bote abocanhou parte da mão dele com máquina e tudo e se não fosse a máquina ele teria perdido todos os dedos, mesmo assim, cortou profundamente três dedos da mão e teve de fazer uma cirurgia às pressas. Mais tarde o pessoal do IBAMA chegou e sedou ela, disseram que deram sedativo suficiente pra derrubar um boi e mesmo assim ela não apagou. Não deram mais sedativo com medo de matá-la por excesso. Com muito custo conseguiram fazê-la entrar na jaula que é presa na carroceria de uma caminhonete e fecharam ela lá, mas ela dava patadas na grade que quase não resistiu, e olha que a grade era feita de ferro de 3/4". Ela só se acalmou depois que cobriram a gaiola com uma lona preta.
Histórias de onça atacando rebanhos de gado e ovelhas aqui são tão comuns que se for contar, daria um livro aqui, mas a cerca de dois meses atras um amigo de Campo Mourão veio pra cá pra pescar e fomos acampar, ele com a esposa e eu com a esposa e filha, na margem do rio Laranjaí e levamos barracas e redes mas acabamos todos dormindo dentro dos carros por causa dos esturros que ouvimos a não mais de 50 m de onde estávamos, com certeza atraída pelo cheiro da carne do churrasco. Na manhã seguinte esse amigo e a esposa armaram acampamento as 6:00 d manhã e tivemos que vir embora. Esse local fica a menos de 50 km da cidade.
Bom, Tem muito mais, mas algumas nem da pra contar aqui.
Mas que a bicharada ta chegando perto... isso tá.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: onças em canavial   Sab Dez 29, 2012 11:13 am

fica a dúvida, estão sem espaço para sobreviver e se arriscam por aí, ou tem bastante ainda e sabem que é mais fácil encontrar comida próximo a agrupamento de pessoas do que ficar caçando no mato?
Sandro

MensagemAssunto: Re: onças em canavial   Sab Dez 29, 2012 2:58 pm

Na minha opinião, acho que é a falta de alimentos naturais no mato que está trazendo elas mais pras periferias das grandes matas e invariavelmente pra próximo das áreas urbanas.
Os corredores ecológicos feitos nas margens de rios passam muito perto de cidades e elas só tem esse caminho de ligação com as matas pois fora isso o resto é área agricultável e ai logo tem uma sede de fazenda por perto.
Sempre ouvi dizer que caçadores acabam com a fauna mas o que tenho visto é a agricultura acabando com a fauna. Sei que o mundo precisa de alimentos e, é lógico, eu também me enquadro nesse "mundo", mas tá realmente muito difícil pros animais que vivem em áreas selváticas pois a cada ano menos áreas assim existem e cada vês mais longe umas das outras, então, pra poder ir à caça eles tem que se aventurar por imensas áreas abertas.
Morei um tempo no Pará e a região de Altamira era muito rica de florestas, mas parte da minha família ainda está lá e algumas pessoas me contam que agora o que se vê é pasto de um lado da estrada e soja do outro desde o início até o fim da trans-amazônica. Mesmo com o governo aumentando a área de reserva obrigatória para 70% das propriedades, ninguém respeita e as queimadas correm soltas, matando e afugentando indiscriminadamente os animais e seus filhotes ou ninhos. Os que podem fogem, mas fugir pra onde? Pras áreas urbanizadas.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: onças em canavial   Hoje à(s) 3:05 am

onças em canavial
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: