ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Posição das Penas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Will_Menezes

MensagemAssunto: Posição das Penas   Ter Nov 13, 2012 10:32 pm

Olá pessoal,

gostaria de saber da opinião de vocês a respeito da posição das penas/vanes na flecha (reta, inclinada, helicoidal). Qual a implicação disso no voo da flecha em termos de estabilidade e penetrância?? Quais as experiências de vocês com as diferentes posiuções nas flechas?
Perdão pela dúvida banal, mas é algo que nunca me foi esclarecido completamente...

Valeu!
mateusw

MensagemAssunto: Re: Posição das Penas   Ter Nov 13, 2012 11:09 pm

Cara, quanto menor a vane menos arrasto ela vai ter, valendo o mesmo para as retas, se você por uma vane grande e helicoidal ela irá ter mais arrasto, isso é lógico.

Quanto mais arrasto tiver nas vanes menor vai ser a velocidade da flecha, mas em compensação a flecha vai estabilizar muito antes, vanes grandes e helicoidais (maior arrasto) são indicadas também quando se usa broadheads pesadas.

Mas o que eu mais vi até hoje, e é o que eu uso, é que no composto eu uso vanes de 2 ou 3" com um pequeno offset, no recurvo uso penas de 5" em helicoidal.

aqui vai uma imagem que cita as vantagens e desvantagens de cada configuração.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

da uma lida aqui: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
ali tem tudo o que você precisa saber sobre flechas

-> TradTech Black Onyx 15" ILF Riser  + recurve ilf limbs 56" 55#  + longbow ilf limbs 60" 60#
Mário Sérgio

MensagemAssunto: Re: Posição das Penas   Qua Nov 14, 2012 9:03 am

Tá esperto, hein, Mateusw!!
Parabéns pelo study study study study !!

Recurvo
Martin X200   60" 45#
Martin Hunter 62" 50#
Black Widow MA II 62" 45#

Longbow
FALCO Storm 54" 44#
RD Stick Premium 60" 40#
Martin Savannah 62"  40#
FALCO Force Carbon Vintage 68" 35#
FALCO Force Carbon Vintage 68" 45#
FALCO Force Carbon Vintage 68" 55#

Flat Bow em Ipê 40# feito pelo AZ

"Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém."
1 Coríntios 6:12

,======o00o _
//___l__,____,__
l_--- ___l---[0]lllll[0]
(o)_)-o- (o)_)--o-)_)
danilomelgaco

MensagemAssunto: Re: Posição das Penas   Qua Nov 14, 2012 11:39 am

mateusw escreveu:
Cara, quanto menor a vane menos arrasto ela vai ter, valendo o mesmo para as retas, se você por uma vane grande e helicoidal ela irá ter mais arrasto, isso é lógico.

Quanto mais arrasto tiver nas vanes menor vai ser a velocidade da flecha, mas em compensação a flecha vai estabilizar muito antes, vanes grandes e helicoidais (maior arrasto) são indicadas também quando se usa broadheads pesadas.

Mas o que eu mais vi até hoje, e é o que eu uso, é que no composto eu uso vanes de 2 ou 3" com um pequeno offset, no recurvo uso penas de 5" em helicoidal.

aqui vai uma imagem que cita as vantagens e desvantagens de cada configuração.

da uma lida aqui: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
ali tem tudo o que você precisa saber sobre flechas

Realmente Mário Sérgio, o matews deu uma aula!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://Pode-se marcar dessa forma: tudo sobre apelação de uma co
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Posição das Penas   Qua Nov 14, 2012 2:31 pm

Interessante a dica.

Se gira para a esquerda a ponta que é parafusada vai desparafusando e fica solta, por isso a preferência é o giro para a direita, para não soltar a ponta.

Na arqueria japonesa em competição é disparado 4 flechas. 2 com giro a direita e 2 com giro a esquerda. No caso com a pena natural a pena não fica em off-set é reta. O giro se dá pela diferença de textura do lado interno e o lado externo da flecha. Por isso o jogo de flecha é feito metade com pena esquerda e metade com pena direita. A pena natural é lisa pelo lado de fora e rugosa pelo lado de dentro. O ar corre mais rápido pelo lado de fora e mais lento pelo lado de dentro causando o giro, mesmo com a pena reta.

Pensando cá com meus botões. Se pegar as palhetas (vanes) e lixar (lixa fina 800) para texturizar um dos lados da vane e usar um esquema Straight de empenamento, provavelmente o lado lixado vai causar um leve arrasto e a flecha vai girar para o lado rugoso. E ficaria um empenamento com baixo arrasto, porém estabilizando. Uma ideia apenas.
Tiago.Pacheco

MensagemAssunto: Re: Posição das Penas   Qua Nov 14, 2012 3:23 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Interessante a dica.

Se gira para a esquerda a ponta que é parafusada vai desparafusando e fica solta, por isso a preferência é o giro para a direita, para não soltar a ponta.

Na arqueria japonesa em competição é disparado 4 flechas. 2 com giro a direita e 2 com giro a esquerda. No caso com a pena natural a pena não fica em off-set é reta. O giro se dá pela diferença de textura do lado interno e o lado externo da flecha. Por isso o jogo de flecha é feito metade com pena esquerda e metade com pena direita. A pena natural é lisa pelo lado de fora e rugosa pelo lado de dentro. O ar corre mais rápido pelo lado de fora e mais lento pelo lado de dentro causando o giro, mesmo com a pena reta.

Pensando cá com meus botões. Se pegar as palhetas (vanes) e lixar (lixa fina 800) para texturizar um dos lados da vane e usar um esquema Straight de empenamento, provavelmente o lado lixado vai causar um leve arrasto e a flecha vai girar para o lado rugoso. E ficaria um empenamento com baixo arrasto, porém estabilizando. Uma ideia apenas.

Usa penas quikspin, funcionam muito bem...
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Posição das Penas   Qua Nov 14, 2012 4:10 pm

Hunnn... valeu a dica, é isso mesmo.

Um dos lados da palheta é coberta por nano saliências para criar um arrasto.
Tiago.Pacheco

MensagemAssunto: Re: Posição das Penas   Qua Nov 14, 2012 4:19 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Hunnn... valeu a dica, é isso mesmo.

Um dos lados da palheta é coberta por nano saliências para criar um arrasto.

Exatamente, em um modelo mais antigo, ela vinha com uma saliencia, parecido com um aerofólio em um dos lados, gosto muito dessa vane, ela melhora muito o agrupamento, para as minhas flechas ao menos funcionam muito bem.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Posição das Penas   Hoje à(s) 7:51 pm

Posição das Penas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Chave Geral - 3 posições KA 2011
» Posição dos cabos de ignição
» LUZ DE POSIÇÂO
» Posição de pilotagem: Bandit X GS500E
» Posição de Condução Na Roadwin 125Fi