ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
cronus_cf

MensagemAssunto: Re: LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS   Sab Out 13, 2012 3:59 pm

Mamute-sc escreveu:
ficou muito bom o trabalho, parabéns

Amigo. fiz outro arco, dessa vez mais fraco. Usei 1ª lamina de fibra 40mm (largura) X 500mm (comprimento) X 0,6 mm (espessura), 2ª lamina de cumaru 40mm (largura) X 500mm (comprimento) X 3 mm (espessura), 3ª lamina de cumaru 40mm (largura) X 500mm (comprimento) X 3 mm (espessura), 4ª lamina de cumaru 40mm (largura) X 500mm (comprimento) X 0,6 mm (espessura). O riser medi 40cm

Pra minha surpresa ao testar o arco com puxada pouco mais de 25" a lamina quebrou uns 5cm depois da cunha.

O que deu errado? será q foi porque a lamina não era taperada?
Testei o arco antes de dar o acabamento de resina como fiz no primeiro. Será q isso pode causar a quebra da lamina?
Um arco com menos libra pode quebrar mais facilmente que um com mais?

O arco montado ficou com o tamanho de 1,40m

Me de uma dica, ja comecei a fazer novas laminas para esse arco, só q dessa fez taperei as laminas e usei uma camada de fibra entre elas. Vou testar possivelmente amanha, mas gostaria de opinião da galera.Abçs e desde ja obrigado.

cronus_cf

MensagemAssunto: Re: LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS   Seg Out 15, 2012 2:52 pm

manoel pedro farinha escreveu:
ola amigo cronus....esse tema de laminas taperada,ja bati bastante a cabeça.kkkk
fiz a maquina, e resolvi o poblema...parabens pelo arco , se vc puder passar com
quantas libras ele esta com a puxada sua 29 polegadas...seria bom, eu faço com
uma balança de pescador ou essas balanças que tem nas farmacias tambem da ok.
continua vc esta no caminho certo.
estou aguardando ansioso pra ver outro trabalho seu...mais uma vez parabens,

Medi a força do arco, com puxada 26" é de 44.092452437 Lb, me enganei em relação a puxada, disse que era 29" mais não é, o correto é 26", embora minha puxada é de 28", não tive coragem de puxar até os 28, embora o arco me pareça aguentar fico com medo dele quebrar e atingir a meu rosto, alguém sabe uma forma segura de testar o arco? Acho que se eu puxar até 28" ele deve chegar aos 50 Lb facilmente.
TRC

MensagemAssunto: libragem   Seg Out 15, 2012 10:07 pm

Rapaz!
Esse arco tem "tudo" esses quebradinhos de potência de puxada?
Que precisão, hem? kkkkkk
Uma maneira seria fixar o riser na posição horizontal, pendurar os pesos na corda até chegar nas 28 polegadas e medir quantos Kg dependurou.
A fixação pode ser amarrando o riser pelo centro de massa ou fixá-lo em pregos grandes enfiados em alguma viga de madeira.
É importante tomar o cuidado de não pregar o riser na viga de madeira, estraga. O riser, não a viga.
Desculpe a piada de mau gosto. rsrs
Se quebrar as lâminas, não tem rosto no caminho.
marovasco

MensagemAssunto: Re: LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS   Seg Out 15, 2012 10:28 pm

UMA MANEIRA SEGURA DE TESTAR A PUXADA E A POTENCIA E FAZER UMA MADEIRA COM ENCAIXES PARA A CORDA QUE VC VAI PUXANDO ATÉ ATINGIR PUXADA DESEJADA VC PODE COLOCAR NO CHÃO E SEGURAR COM OS PÉS TENDO A MADEIRA NO MEIO DO ARCO E NO MEIO DE SEUS PÉS DEPOIS QUE VC ATINGIR A PUXADA DESEJADA PUXE COM A BALANÇA. E QUANTO AO FATO DE TER QUEBRADO É BEM PROVÁVEL TER SIDO POR CAUSA DA FALTA DE TAPER COMO POR CAUSA DA DE VC TER USADO FIBRA DE VIDRO SÓ DE UM LADO PELO MENOS NÃO ESTA MENCIONADO NA LISTA DE MATERIAIS, TAMBÉM SUGIRO QUE VC FAÇA SEU ARCO MAIS LONGO PELO MENOS COM UMAS 68", AUMENTA MUITO A PROBABILIDADE DE NÃO QUEBRAR. E QUANTO A POTENCIA QUANTO MAIS POTENTE MAIS FÁCIL DE QUEBRAR.

MensagemAssunto: Re: LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS   Ter Out 16, 2012 10:19 am

marovasco escreveu:
UMA MANEIRA SEGURA DE TESTAR A PUXADA E A POTENCIA E FAZER UMA MADEIRA COM ENCAIXES PARA A CORDA QUE VC VAI PUXANDO ATÉ ATINGIR PUXADA DESEJADA VC PODE COLOCAR NO CHÃO E SEGURAR COM OS PÉS TENDO A MADEIRA NO MEIO DO ARCO E NO MEIO DE SEUS PÉS DEPOIS QUE VC ATINGIR A PUXADA DESEJADA PUXE COM A BALANÇA. E QUANTO AO FATO DE TER QUEBRADO É BEM PROVÁVEL TER SIDO POR CAUSA DA FALTA DE TAPER COMO POR CAUSA DA DE VC TER USADO FIBRA DE VIDRO SÓ DE UM LADO PELO MENOS NÃO ESTA MENCIONADO NA LISTA DE MATERIAIS, TAMBÉM SUGIRO QUE VC FAÇA SEU ARCO MAIS LONGO PELO MENOS COM UMAS 68", AUMENTA MUITO A PROBABILIDADE DE NÃO QUEBRAR. E QUANTO A POTENCIA QUANTO MAIS POTENTE MAIS FÁCIL DE QUEBRAR.

Acho que não me fiz entender. O arco que quebrou foi o de menor potencia, não devia ter nem 20#, esse que esta na foto não quebrou, puxei até 26", lancei flechas a mais de 100 m, mas não tive coragem de puxar aos 28, pq tem q fazer muita força, em 26" ele chegou a 44 Lb, aos 28 acho q chega mais de 50, mas a coragem de puxar e ele partir na minha cara foi o que faltou, em relação a usar os pés foi o q fiz inicialmente, mas se ele partir ira fatalmente atingir meu rosto, a proposta do amigo acima acho q vai ser mais segura, vou tentar.

A lamina do arco que partiu tinha apenas 40 mm com o mesmo material utilizado no arco potente, só que usei 2 laminas de madeira e não 4 com o de 50# além das de fibra.
cronus_cf

MensagemAssunto: Re: LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS   Ter Out 16, 2012 10:21 am

cronus_cf escreveu:
marovasco escreveu:

Acho que não me fiz entender. O arco que quebrou foi o de menor potencia, não devia ter nem 20#, esse que esta na foto não quebrou, puxei até 26", lancei flechas a mais de 100 m, mas não tive coragem de puxar aos 28, pq tem q fazer muita força, em 26" ele chegou a 44 Lb, aos 28 acho q chega mais de 50, mas a coragem de puxar e ele partir na minha cara foi o que faltou, em relação a usar os pés foi o q fiz inicialmente, mas se ele partir ira fatalmente atingir meu rosto, a proposta do amigo acima acho q vai ser mais segura, vou tentar.

A lamina do arco que partiu tinha apenas 40 mm com o mesmo material utilizado no arco potente, só que usei 2 laminas de madeira e não 4 com o de 50# além das de fibra.

Esse arco eu iria dar de presente pro meu filho de 8 anos, fiz outras laminas e estou dando os ultimos acabamentos hj, assim que eu testar posto aqui, dessa fez fiz com laminas taperadas.
marovasco

MensagemAssunto: Re: LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS   Ter Out 16, 2012 10:12 pm

acho que não precisa se preocupar com quebrar e pegar em seu rosto pois quando ele quebra a força que fica em sua direção é só a de seu braço ja quebrei vários arcos mas nenhum me machucou.

MensagemAssunto: Novo Arco 52", potencia 22#, puxada 22"   Sex Out 19, 2012 8:24 pm

Galera ai esta o novo arco que fiz pro meu filho de 7 anos. O Acabamento da ponta não ficou muito legal pq eu tinha que entregar no dia das crianças e ele ficou me perturbando ai já viu, com pressa não fica perfeito, mas já estou trabalhando em um de 30# para gente grande, esse ficará melhor do que o primeiro, assim que estiver pronto eu posto aqui.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Vittor Santos

MensagemAssunto: Re: LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS   Sab Out 20, 2012 11:29 am

Ca**te, não há nada de "não ficou muito legal", dá pra vender essa obra, e à rodo (significa vender bastante)

O serviço está profissional, se eu fosse você me preocuparia em criar minha assinatura nesses arcos, e desde já digo, teria o maior prazer em comprar um desses.

aqui, para o seu filhão, não seria melhor um arco ainda mais curto?

Bom, enfim, tiro o meu chapéu para você Cronos, continue inspirando outros bowmayer como eu.
cronus_cf

MensagemAssunto: Re: LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS   Sab Out 20, 2012 5:46 pm

Vittor Santos escreveu:
Ca**te, não há nada de "não ficou muito legal", dá pra vender essa obra, e à rodo (significa vender bastante)

O serviço está profissional, se eu fosse você me preocuparia em criar minha assinatura nesses arcos, e desde já digo, teria o maior prazer em comprar um desses.

aqui, para o seu filhão, não seria melhor um arco ainda mais curto?

Bom, enfim, tiro o meu chapéu para você Cronos, continue inspirando outros bowmayer como eu.

Que bom que gostou, vou continuar me aprimorando para fazer melhor, acredito q o próximo deve ficar bem legal, quando eu terminar posto aqui de novo,
Vitorino

MensagemAssunto: Re: LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS   Sab Out 20, 2012 5:57 pm

Muito bom, cronus. Muito bom mesmo! Parabéns.

"Os povos que desdenham as virtudes e não se preparam para uma eficaz defesa do seu território, de seus direitos e de sua honra, expõem-se às investidas dos mais fortes e aos danos e humilhações conseqüentes da derrota".
Marcio Fernando Barci

MensagemAssunto: Re: LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS   Qua Nov 07, 2012 5:11 pm

Cronus - vc ja pensou em fazer laminas de madeira devidamente protegidas por tendão (sinew) e couro cru no back?
Enfim - so novato em arqueiria - o que vem a ser 'taperar'? Desculpem a guinorança do pretenso!
cronus_cf

MensagemAssunto: Re: LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS   Qua Nov 07, 2012 8:08 pm

Marcio Fernando Barci escreveu:
Cronus - vc ja pensou em fazer laminas de madeira devidamente protegidas por tendão (sinew) e couro cru no back?
Enfim - so novato em arqueiria - o que vem a ser 'taperar'? Desculpem a guinorança do pretenso!

Marcio madeira taperada é quando vc vai afinando ela, exemplo: fazer com laminas em uma extremidade com 3mm e afinando até outra extremidade com 1mm

Esse recurso faz com que os limbs ao serem tensionados ditribuam a força igualmente por td ele deixando de concentrar no meio onde normalmente quebra. Bom não sou PHD no assunto, se eu estiver errado a galera MAIS EXPERIENTE ME CORRIJA
theu_

MensagemAssunto: Re: LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS   Qui Nov 08, 2012 5:13 pm

cronus_cf escreveu:
Marcio Fernando Barci escreveu:

Marcio madeira taperada é quando vc vai afinando ela, exemplo: fazer com laminas em uma extremidade com 3mm e afinando até outra extremidade com 1mm

Esse recurso faz com que os limbs ao serem tensionados ditribuam a força igualmente por td ele deixando de concentrar no meio onde normalmente quebra. Bom não sou PHD no assunto, se eu estiver errado a galera MAIS EXPERIENTE ME CORRIJA

É mais uma questão de torque. Se você imaginar que a lamina é uma alavanca de força, e sabendo que o toque é relacionado à distancia que a força é aplicada. Quando mais longe do ponto onde a força é aplicada maior vai ser o torque, logo maior vai ser o exforço então, para flexionar de forma igual, a lamina deve ser mais forte onde a força aplicada é maior e mais fraca proximo ao ponto de aplicação da força, onde o torque é menor.

Pura mecânica clássica. D:

MensagemAssunto: Re: LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS   Seg Maio 27, 2013 3:58 pm

Oi amigo, poderia me informar onde voce compro as laminas de fibra de vidro? Nos sites que eu vejo estão esgotadas.
cronus_cf

MensagemAssunto: Re: LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS   Seg Maio 27, 2013 5:00 pm

Silasmar escreveu:
Oi amigo, poderia me informar onde voce compro as laminas de fibra de vidro? Nos sites que eu vejo estão esgotadas.

Eu mesmo faço as laminas que preciso.
Silasmar

MensagemAssunto: Re: LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS   Seg Maio 27, 2013 5:40 pm

Voce usa algum tutorial especifico ou é arte totalmente sua mesmo.
cronus_cf

MensagemAssunto: Re: LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS   Qui Maio 30, 2013 2:54 pm

Silasmar escreveu:
Voce usa algum tutorial especifico ou é arte totalmente sua mesmo.

Na verdade foi ima miscelania de td q vi na internet, inclusive neste forum e tb minhas deduções, chegando assim uma forma particular de fazer as laminas.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS   Hoje à(s) 1:55 am

LAMINAS DE MADEIRA TAPERADAS
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Volta à Madeira..Parte 1
» PCX MADEIRA
» O que passar no painel de madeira?
» apresentaçao suzuki vitara madeira
» Yamaha cria miniaturas de madeira de suas motos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: