ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Teste em gelatina balística

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
CALIL
General
General

MensagemAssunto: Teste em gelatina balística   Sex Nov 12, 2010 4:42 pm

Depois de ver este vídeo resolvi fazer a minha propria gelatina. Nao fiz ainda qdo fizer posto aqui. Esse video retirei do Youtube

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa

Última edição por CALIL em Sex Nov 12, 2010 6:31 pm, editado 1 vez(es)
http://www.arcobrasil.com
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Sex Nov 12, 2010 5:34 pm

Calil, no programa Mythbusters (acho que é assim que escreve) "caçadores de mitos" numa das Discovery´s (não lembro qual) o pessoal usa e abusa dessa gelatina para fazer os testes, mas penso que sai um pouco cara a brincadeira e sem chance de reutilizar. A não ser que você saiba uma maneira barata de produzi-la, ai a conversa muda, pois sempre tive vontade de fazer uma maquete e encher de tiro Twisted Evil Twisted Evil
wpurgatto

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Sex Nov 12, 2010 5:51 pm

Eu ja vi um episódio desse Mythbusters no youtube que eles testam suas bestas feitas de papel em uma cabeça feita desta gelatina, só para ver quem ganhou a aposta de "a melhor besta de papel".

Não deu para eu ver aqui, mas acho que é este aqui:

>>>----------------------> "- Seja a flecha - Byron Ferguson"

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Preencha o seu PERFIL isso ajuda na hora das respostas
Antes de perguntar use o botão BUSCA (ali no menu).
"No Pain No Gain"
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Sex Nov 12, 2010 5:56 pm

CALIL escreveu:
Depois de ver este vídeo resolvi fazer a minha propria gelatina. Nao fiz ainda qdo fizer posto aqui. Esse video retirei do Youtube

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/gBu-Gf8cmQ0?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/gBu-Gf8cmQ0?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

Achei esta "formula" na net, não sei se funciona.... Se alguem quizer esperimentar...

Modo de preparo para uma gelatina balistica caseira
1-Esquente 250ML de água até começar a ferver;
2-Desligue o fogo e coloque na água quente:
3-100ML de Glicerina
4-24g de Gelatina Sem-Sabor

Misture até virar uma mistura homogênea;

Após este processo, coloque a gelatina em alguma fôrma untada com algum tipo de óleo lubrificante ou silicone, e leve para gelar em geladeira, na faixa de umas 7:30h dependendo da potência da geladeira. A gelatina irá ganhar a consistência desejada.

Glicerina pode ser comprada em fármacias e mercados.
Gelatina Sem-Sabor pode ser encontrada em mercados.
Você pode também incluir corante caso queira que a gelatina tenha alguma cor em especial.
CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Sex Nov 12, 2010 6:22 pm

Esssa receita nao conhecia.

Todas que vi eles gelam a gelatina por 2:30 hs, depois esquentam no fogo ate derreter e aí gelam novamente por 8 a 12 horas, aí a gelatina está pronta para o uso.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
Dash

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Sex Nov 12, 2010 7:31 pm

ARQUEIRO NEGRO escreveu:
CALIL escreveu:

Achei esta "formula" na net, não sei se funciona.... Se alguem quizer esperimentar...

Modo de preparo para uma gelatina balistica caseira
1-Esquente 250ML de água até começar a ferver;
2-Desligue o fogo e coloque na água quente:

Opções

3-100ML de Glicerina
4-24g de Gelatina Sem-Sabor

Misture até virar uma mistura homogênea;

Após este processo, coloque a gelatina em alguma fôrma untada com algum tipo de óleo lubrificante ou silicone, e leve para gelar em geladeira, na faixa de umas 7:30h dependendo da potência da geladeira. A gelatina irá ganhar a consistência desejada.

Glicerina pode ser comprada em fármacias e mercados.
Gelatina Sem-Sabor pode ser encontrada em mercados.
Você pode também incluir corante caso queira que a gelatina tenha alguma cor em especial.

Ja tinha visto uma receita parecida, e meu plano era descobrir como fazer com que essa gelatina ficasse mais densa, fazendo com que a flecha entrasse menos, daí eu faria meu alvo +_+

Tens alguma idéia?
CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Sex Nov 12, 2010 7:34 pm

Então, ela fica bem densa quando eles derretem no fogo e ai gelam novamente. Vou tentar fazer domingo e aí te digo. Mas pelo que vi ela segura muito bem sim mas tem que ser grande né. Tem que ser um bloco grande ou a flecha vai vazar.

Fiz um alvo num saco cheio de edredons velhos. Segura até a flecha do composto a 10 metros. Muito bom e nao gastei nada.

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Sex Nov 12, 2010 8:37 pm

CALIL escreveu:
Então, ela fica bem densa quando eles derretem no fogo e ai gelam novamente. Vou tentar fazer domingo e aí te digo. Mas pelo que vi ela segura muito bem sim mas tem que ser grande né. Tem que ser um bloco grande ou a flecha vai vazar.

Fiz um alvo num saco cheio de edredons velhos. Segura até a flecha do composto a 10 metros. Muito bom e nao gastei nada.
Creio que dê pra fazer um "Boneco" para alvo com alginato reversivel, daquele que usam em laboratório de prótese dentária. Para fazer o modelo é só cortar um manequim de roupa e encher... Quando ficar muito esburacado, é só aquecer e moldar a "vitima" outra vez. O material se consegue em lojas que vendem material odontologico.
Dash

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Sex Nov 12, 2010 9:44 pm

Calil eu tou com um projetinho pra fazer Alvo que eu acho que vai dar certo... segue o princípio do spider web...

quando tu tiver on por ae a gente troca uma ideia Wink

abraço
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Ter Nov 16, 2010 4:05 pm

alguém testou?
wpurgatto

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Sab Nov 20, 2010 2:53 pm

Vejam este teste com besta:

>>>----------------------> "- Seja a flecha - Byron Ferguson"

Preencha o seu PERFIL isso ajuda na hora das respostas
Antes de perguntar use o botão BUSCA (ali no menu).
"No Pain No Gain"
hoplita

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Ter Dez 07, 2010 1:49 pm

OI,um aporte al tema.Para aumentar a densidade se pode usar Maizena.A base es 50gr cada 150ml de agua.

saludos
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Ter Dez 07, 2010 10:53 pm

mas como faria a gelatina, só com maizena e água? ou precisaria de mais algum produto?
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Qua Dez 08, 2010 9:49 am

mamute-sc escreveu:
mas como faria a gelatina, só com maizena e água? ou precisaria de mais algum produto?
....a gelatina.... Basketball
hoplita

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Qua Dez 08, 2010 2:56 pm

Si,claro. Maizena+agua y logo a gelatina.Muitu importante,a maizena tene que ficar totalmente misturada com agua antes de adicionar a gelatina
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Qua Dez 08, 2010 6:10 pm

tem uma quantidade de gelatina mais adequada, ou coloca a proporção de água que vem escrito na embalagem?

se eu adicionar a maizena, precisa fazer alguma coisa do tipo esquentar novamente e reesfriar, ou adicionar glicerina?

preciso ter certeza se entendi como fazer para não perder tempo

1-misturo muito bem maizena na água na proporção de 50g de maizena para 150ml de água
2-aqueço a água com maizena (na proporção indicada na embalagem da gelatina) e na temperatura indicada eu adiciono a gelatina (tem alguma marca mais recomendada)
3-coloco a mistura numa forma untada com algum desmoldante e levo à geladeira por aprocimadamente 7:30h
4-retiro e está pronta para usar

é dessa forma?
hoplita

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Qui Dez 09, 2010 6:42 am

Disculpe,eu soi sintetico por demais.-
Voce puso tudo certinho,el acaecimento del agua es igual com maizena y sim ela.So verifique bem que a maicena se disolva bem.Como a maisena agrega um "alimento" a la mistura,es normal despues de una semana,y si a temperatura del ambente es quente(mais de 28°C)salgan bacterias al gel,y con un poco mas de tempo pode chegar a feder.Por iso es recomendable,usar bem y jogar fora.A policia centifica ,usa uma argila que se usa para dar mas densidade,es costosa.por eso a maisena.
El desmoldante poder ser grasa de silicone,si e molde es de vidro,no face falta desmoldante.-
Sim maisena el gel es muito liso,com maisena es rugoso y poco liso,e normal .-
abraços
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Qui Dez 09, 2010 12:22 pm

obrigado Hoplita, agora eu entendi
CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Seg Dez 20, 2010 10:27 pm

Voces acham que isso explode ou nao um cerebro?

CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Ter Dez 21, 2010 2:59 pm

Galera fiz uma receita aqui (tirada do video acima) que deu muito certo, porem foi em pouca quantidade:

24 gramas de gelatina em pó incolor (marca royal)
300 mL de água
100 mL de glicerina

Ferver a agua, desligar o fogo, dissolver a gelatina, adicionar a glicerina assim que dissolvida toda a gelatina e deixa na geladeira 7 horas.

Ela esta agora há 7 horas FORA da geladeira e só agora que começou a ficar mais mole porem sem perder a forma. Sucesso!

Para quantidades maiores só aumentar proporcionalmente as quantidades.

Fiz 16 litros de gelatina em 2 recipientes (8L em cada) sendo que adicionei meio quilo de uma outra gelatina que estou testando aqui, ainda esta em fase de resfriamento, se essa der certo posto aqui também. Mas a receita acima funciona mesmo!

CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Ter Dez 21, 2010 6:42 pm

Aqui estão os primeiros resultados. Eu botei no freezer de ontem pra hoje e deu certo pelo visto.

Aqui nos vídeos, o primeiro é com glicerina, o segundo é sem. Aparentemente resultados iguais mas aí reaqueci em banho maria e adicionei glicerina no tubo do segundo video (100 mL apenas igual fiz com o primeiro) só por desencargo de consciencia já que o certo, segundo a receita que postei acima seria adicionar 2.6 L de glicerina o que tornaria inviavel financeiramente (não vale a pena).

Amanha quando eu desformar eu filmo e tiro foto. Juntei esses 2 potoes numa forma só, vamos ver se dará certo. Irei usar o arco apenas já que a besta no momento não posso testar.

Um pedaço para verem a cor. Não irá ficar clara desse jeito mas a gelatina que comprei parece ser de boa qualidade sim. Consegui achar um lugar que vende de quilo. Foi 1/2 quilo para cada tubão desse (com 8L de agua cada) e apenas 100 mL de glicerina. Poderia ter usado meio litro mas na hora nao quis.

CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Ter Dez 21, 2010 6:55 pm

Prestem atenção na faca dobrando pra tirar o pedaço da gelatina. E esse tube é o sem glicerina. Ou seja, a consistencia ta otima. Embora tenha gelo na superficie em nenhum momento a gelatina congelou, o freezer estava regulado para nao congelar, ela formou gelo em cima porque que eu tirei esse tubo para fora e depois de uns minutos eu voltei ele pro freezer.

CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Qua Dez 22, 2010 4:44 pm

Feito!

Aqui estão os testes com as pontas de caça Bloadrunner 2 blades e Carbon Xpress XT

Primeiro com a Carbon Express XT

Corte preciso e de acordo com o tamanho das laminas, essas ponteiras na minha opinião são as de melhor custo beneficio, são boas, baratas e absurdamente afiadas!

Agora com a Bloadrunner 2 Blades. Tive que filmar mais essas para mostrar o tamanho do rasgo até que no 3º filme consegui uma boa amostra do que ela faz!

Esse filme sim mostrou o que eu queria.

Este ultimo filme mostra mais um tiro com ela porem no meio do filme pra frente eu mostro bem o tiro anterior pois aí eu destruo a gelatina. O corte é limpo e preciso, alem de muito amplo. Deve fazer um bom estrago à estilo das pontas Rage.

Aqui fotos do estrago da Bloadrunner

Espero que tenham gostado é simples, nao tem nada demais mas foi divertido de fazer. Abraços!

Última edição por CALIL em Qua Dez 22, 2010 5:02 pm, editado 2 vez(es)
eschimidt

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Qua Dez 22, 2010 5:00 pm

simplesmente excelente!!!

Meus parabéns!!

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Qua Dez 22, 2010 7:15 pm

Calil, atirou a que distancia e com quantas libras de potencia? affraid
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Teste em gelatina balística   Hoje à(s) 1:27 pm

Teste em gelatina balística