ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Técnicas de mira, postura, etc.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Vitorino

MensagemAssunto: Técnicas de mira, postura, etc.   Sab Set 15, 2012 4:02 pm

Bem, pessoal. Sei que existem tecnicas para mirar com um recurvo, tais como: gap, split vision, o proprio instintivo, etc. Sei também que a forma que cada um atira (postura, ancoragem, mira, etc) é algo bem peculiar... o que pode funcionar para um, não funciona para outro.
Eu gostaria de propor este espaço para discutirmos a forma, os macetes, as manias, etc. que cada um possui para ancorar, mirar, etc.
Como muitos aqui, eu também não possuo outro lugar, além do forum, para trocar idéias sobre tecnicas. E acredito que um espaço assim teria a sua valia.
Abraço a todos.

Última edição por Vitorino em Dom Set 23, 2012 12:27 am, editado 1 vez(es)
Mdiego

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Sab Set 15, 2012 7:41 pm

Boa inciativa!
Aproveita que a ideia foi sua e posta as suas ''manias'' e suas técnicas para mira!
Vitorino

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Sab Set 15, 2012 9:21 pm

Bem, vamos lá:
A começar pelos pés, não consigo deixá-los paralelos 90° do alvo, o pé que fica a frente sempre "aponta" para o alvo, assim como o tronco, não consigo deixá-lo "lateral" ao alvo, ele fica um tanto em diagonal.
A parte do braço que segura o arco creio fazer certo, pois atiro com um Mongol e um takedown e ambos não dão "lambada" no braço, ou seja, cotovelo "para fora". Também não seguro o arco, apenas apoio na palma da mão, mas tenho mania de deixar o dedo indicador fechado com o polegar.
Ancoragem, dedo médio no canto da boca e indicador no canto do nariz.
O arco, seja com ou sem rest, não consigo deixa-lo paralelo ao corpo (reto), sempre deixo em diagonal.
Questão de mirar, sei lá como chamo. Já tentei gap, mas quando alterava a distancia perdia a noção e acabei desistindo. Atualmente eu tento calcular a trajetória da flecha, fico com um foco dividido, mas com uma enfase maior no alvo, a flecha não fica tão nitida.
Não consigo usar luvas, tabs, etc. O arco que estou utilizando está com cordas de Fastflight e os dedos já ficaram só na carne... hehehe...
Quando houver oportunidade, faço um vídeo para ilustar melhor.
Atualmente o que me deixa mais "cabreiro" na historia é a questão mirar, tem dias que acerto tranquilamente e em outros tá uma porcaria. Percebo que quanto mais tiros dou em uma sessão pior vai ficando a mira, creio estar ligado ao cansaço.
É isto.

Lurian Molina

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Seg Set 17, 2012 9:39 pm

Gostei da ideia também!
Então vou postar as minhas manias também ué:
Bom, os pez consigo deixar nos 90º, tronco, tudo certinho. Também não levo 'lambadas e lambidas' da corda. As vezes eu dou uma 'pincelada' no nock da flecha, mais ai é só rever a puxada e tá tudo bem. Ancoro com a mão na altura do nariz, bem próximo a ele, acostumei assim e pra mim ajuda a mirar (é gosto néh).
No quesito mirar, eu também mentalizo a trajetória da flecha, me orientando pela ponta e pelo alvo. Já utilizei o gap, tava indo bem, mais ai errei feio o alvo e acabei perdendo uma flecha Shocked
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Seg Set 17, 2012 10:11 pm

O problema é que a mira só funciona se você atirar sempre igual. Não adianta gastar todos os neurônios fazendo mira, e ancorar diferente em cada tiro, ou mover a cabeça enquanto mira, ou encaixar os ombros diferente em cada vez que puxa, ou torcer a corda num tiro e no outro não. Quanto mais pesado o arco, mais ele é sensível aos erros do arqueiro, e mais tem que cuidar da postura e forma. Eu considero a mira muito pouco importante para o tiro com arco. Em minha opinião, os esforços devem ser para melhorar a execução do tiro. Se mirar fosse importante, o recorde olímpico não seria de um arqueiro cego.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Dong-Hyun Im: É considerado legalmente cego.

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Seg Set 17, 2012 10:19 pm

Lincoln escreveu:
... Se mirar fosse importante, o recorde olímpico não seria de um arqueiro cego.

Dong-Hyun Im: É considerado legalmente cego.

porisso que nem olho pra onde to atirando.... clown clown clown

Atirando com "cabo de vassoura no sabado" a 25 mts em 15/09/2012

04/2012 - 09/2012 - Recurvo OnePiece Thimberhawk Sparrow 48" 36@24 - vendido
05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
05-2012 - 03/2013 - Recurvo BearPaw Hard Hunter 62" 35#@28 - vendido
09/2012 - ......... - LongBow Bodnick Dakota 64" 45#@28
12/2012 - ......... - Samick Phantom 62" 45#@28
04/2013 - ......... - Samick Phoenix 60" 35#@28
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"

Última edição por rubensrw em Ter Set 18, 2012 7:39 am, editado 1 vez(es)
Vitorino

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Ter Set 18, 2012 12:18 am

Essa do Lincoln já entrou para as minhas "notas mentais do arquerismo".
E li algo relacionado em um forum estrangeiro:
"If you want to improve your shooting i would suggest that you work on improving your form - the aim is less than 10% of the shot. Do not snap shoot - pause at anchor concentrate on your spot and let the release by subconscious and keep looking at your spot till the arrow hits.
Traditional archery is much more about shot execution than the aim or method of aiming."

Mas, depois de garantido que a ancoragem está constante é sábio buscar uma tecnica de mira que melhor se identifique. Estou certo?

E Rubens... Queria eu dispor de um pessoal para treinar! É outra coisa...
Por aqui tenho espaço para o treino e não tenho pessoal pra acompanhar!
Douglas_dula

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Ter Set 18, 2012 10:09 am

Eu utilizo uma marca que tem no riser que parece uma seta, tiros de 15 metros sai perfeitos....
https://www.facebook.com/pages/Douglas-Pires-Ataide/271620979534
Vitorino

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Dom Set 23, 2012 12:31 am

Vou postar um vídeo que fiz, já era final de tarde, ficou uma bossa.
Tive que fazer uma gambiarra... a intenção era colocar os videos lado a lado, mas não rolou.
Assim que sobrar tempo, gravarei um video em um local maior.
A ordem dos alvos era em sentido horario, iniciando pelo superior esquerdo, como são cinco pontos para mirar o primeiro recebia duas flechadas. + ou - 12 metros.

Aceito pitacos e criticas... construtivas de preferencia.

Segue:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

***PS.: AC/DC pro Jorge não reclamar do som do arco! lol!
EVC

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Dom Set 23, 2012 7:17 am

Três coisas que me chamaram a atenção:
1- Você estar abrindo os dedos para largar e deixando a mão voltar; experimente simplesmente relaxar os dedos e deixar a corda tirá-los do caminho.
2- O braço está dobrando pouco antes de largar a flecha; tente mantê-lo estendido.
3- Você está buscando a corda com a cabeça; tente manter a cabeça parada durante a puxada.

Qual a potência do arco?

Abs.
Vitorino

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Dom Set 23, 2012 2:32 pm

EVC escreveu:
Três coisas que me chamaram a atenção:
1- Você estar abrindo os dedos para largar e deixando a mão voltar; experimente simplesmente relaxar os dedos e deixar a corda tirá-los do caminho.
2- O braço está dobrando pouco antes de largar a flecha; tente mantê-lo estendido.
3- Você está buscando a corda com a cabeça; tente manter a cabeça parada durante a puxada.

Qual a potência do arco?

Abs.
Obrigado, EVC. Tentarei sanar esses erros.
O arco possui 55#.
EVC

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Dom Set 23, 2012 4:06 pm

Vitorino escreveu:
O arco possui 55#.

Se sua puxada for maior que 28", significa que está puxando ainda mais libras-força e ele pode estar meio pesado. Se for possível reduzir a potência dele (pelo site da Hoyt é difícil saber se ele é ajustável), eu sugiro que o faça para trabalhar na técnica.

Abs.
Vitorino

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Dom Set 23, 2012 4:53 pm

EVC escreveu:
Vitorino escreveu:
O arco possui 55#.

Se sua puxada for maior que 28", significa que está puxando ainda mais libras-força e ele pode estar meio pesado. Se for possível reduzir a potência dele (pelo site da Hoyt é difícil saber se ele é ajustável), eu sugiro que o faça para trabalhar na técnica.

Abs.
No inicio senti uma grande diferença, migrando de um arco de 45# para esse de 55#. Agora já me acostumei... o que realmente incomodova era a dor nos dedos, já que a corda desse arco é de fastflight e eu não me adaptei bem a luvas.
Eu não creio que seja possivel alterar a potencia desse arco. E, salvo engano, parece que a Hoyt discrimina a potencia dos seus arcos, um de 55# sempre tem um pouco a mais.
Grato pelas dicas.
EVC

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Dom Set 23, 2012 5:02 pm

Use uma dedeira. Existe uma que é fácil de fazer. Tente com umas duas camadas de couro relativamente grosso (mas flexível).

Atirar sem dedeira pode, pelo que li, danificar seus tendões, ainda mais com um arco dessa potência.

Abs.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Dom Set 23, 2012 7:40 pm

como não tenho um video filmando a musculatura das costas vai uns pitacos do "acho", caso eu esteja errado desconsidere

creio que você está puxando a corda com a musculatura do ombro, por isso essa largada tipo "abrindo os dedos e deixando-os ir pra frente" (quem quiser defina melhor), se você puxar com a musculatura das costas vai fazer o ato de largar a corda uma continuação do movimento e ai sua mão irá naturalmente para trás

quando comecei atirar devia atirar muito parecido a isso, mas como não fiz filmagem fiquei só no acho (mas quase com certeza) levou uns bons meses treinando para corrigir o vício

bons tiros
Vitorino

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Dom Set 23, 2012 8:20 pm

Mamute-sc escreveu:
como não tenho um video filmando a musculatura das costas vai uns pitacos do "acho", caso eu esteja errado desconsidere

creio que você está puxando a corda com a musculatura do ombro, por isso essa largada tipo "abrindo os dedos e deixando-os ir pra frente" (quem quiser defina melhor), se você puxar com a musculatura das costas vai fazer o ato de largar a corda uma continuação do movimento e ai sua mão irá naturalmente para trás

quando comecei atirar devia atirar muito parecido a isso, mas como não fiz filmagem fiquei só no acho (mas quase com certeza) levou uns bons meses treinando para corrigir o vício

bons tiros
É, Mamutão. Isso eu mesmo já percebi, faço a puxada "no braço", não com as costas e o pior que acredito que será dificil curar esse vicio.
Obrigado pelos pitacos!
laisruffles

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Seg Set 24, 2012 2:33 pm

Alguém sabe dicas para melhorar a mira instintiva? Alguns exercícios? Outra pergunta é...aonde treino eles orientam que após o tiro, qndo vc solta a corda, vc deve seguir o movimento do braço para trás. Alguém sabe explicar o objetivo disso?
jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Seg Set 24, 2012 2:38 pm

laisruffles escreveu:
Alguém sabe dicas para melhorar a mira instintiva? Alguns exercícios? Outra pergunta é...aonde treino eles orientam que após o tiro, qndo vc solta a corda, vc deve seguir o movimento do braço para trás. Alguém sabe explicar o objetivo disso?

Sobre a primeira pergunta, tem varias tecnicas, aconselho a testar todas, depois ocê escolhe a que melhor se adaptou.

O objetivo de fazer a mão correr pra trais é que evita: que sua mão acompanhe a corda, e que você gatilhe a corda (toque harpa).

I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the goddamn valley!
laisruffles

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Seg Set 24, 2012 2:48 pm

Onde encontro essas técnicas?
Vitorino

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Seg Set 24, 2012 3:26 pm

laisruffles escreveu:
Onde encontro essas técnicas?
Neste tópico do Lincoln ele fala sobre algumas tecnicas de mira. [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
E esse aqui também me ajudou: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Seg Set 24, 2012 7:22 pm

essa de deixar a mão seguir o movimento "para trás" é o seguinte, se você fez a puxada com os musculos das costas, ao fazer a ancoragem esses musculos continuam tensionados (se realmente estiver usando-os), ao largar a corda é natural que a puxada continue e portanto a mão vai para trás, mas não vai porque você forçou-a a ir, e sim porque simplesmente continuou o movimento da musculatura

esse movimento é bem mais simples mostrar do que escrever sobre, espero que tenham entendido
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Seg Set 24, 2012 7:32 pm

Mamute-sc escreveu:
essa de deixar a mão seguir o movimento "para trás" é o seguinte, se você fez a puxada com os musculos das costas, ao fazer a ancoragem esses musculos continuam tensionados (se realmente estiver usando-os), ao largar a corda é natural que a puxada continue e portanto a mão vai para trás, mas não vai porque você forçou-a a ir, e sim porque simplesmente continuou o movimento da musculatura

esse movimento é bem mais simples mostrar do que escrever sobre, espero que tenham entendido

É como em uma disputa de cabo de guerra, onde a corda se rompre, e as pessoas caem para trás. No caso do arco, o romper da corda seria a largada.

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Dom Out 07, 2012 5:23 pm

Buenas gaúchada e demais gaúchos enrustidos (Jorge, Mamute, Fabio, Lincô, Collaco, Macaeh, Fly e cia.)
Depois dos pitacos de alguns e observando alguns videos, tentei dar uma melhorada na postura.
Editei o video para (tentar) deixar nos momentos de movimentos parecidos, assim fica mais facil uma comparação.
Agradeço, desde já, mais essa atenção e o proximos pitacos.
Abraço a todos!
Ps.: dei uma "clareada" na camera/celular porque tava vindo um temporal... aí ficou esse negocio branco demais!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Dom Out 07, 2012 9:18 pm

gaucho enrustido é foda heim kkkkkkkkkkk, paulista com orgulho, isso sim, mas vamos ao que interessa

não sei se o arco está muito pesado pra você ou se é a falta de luva (ou tab), mas você não está ancorando o suficiente para criar memória, você está atirando "na passagem", claro que isso é possível, mas difícil de dominar a técnica, tenta deixar a mão parada em algum ponto do queixo (nem que seja por 1 segundo), aí talvez consiga um agrupamento mais constante

quanto à puxada, parece que ainda é 100% ombro, vai ter que suar a camisa para mudar isso, caso ache necessário

em novembro, no encontro, quero ver se faço uns video (alguém vai ter que filmar e postar no YT) dando umas dicas de tiro para o pessoal, talvez aí facilite um pouco esclarecer o que eu tento escrever aqui

bons tiros
Vitorino

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Dom Out 07, 2012 9:31 pm

Mamutão! Valeu por mais essa...
Eu tentei alterar a postura, ficar mais ereto, com o tronco mais paralelo ao alvo possivel, não mexer mais a cabeça, etc. O que eu percebi foi que a puxada aumentou, me prestei a medir... e alterou! Ficou mais longa. Com isso, sinto o arco um pouco mais pesado.
Sinto um pouco mais a musculatura das costas em relação a antes. Mas como você disse, creio ainda estar usando muito o ombro. Até eu percebo isso no vídeo.
Tentarei ir sanando essas "manias".
Obrigado pela atenção... como sempre!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Técnicas de mira, postura, etc.   Hoje à(s) 4:24 pm

Técnicas de mira, postura, etc.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» ENTREVISTAS TÉCNICAS
» Técnicas para você atender bem o cliente
» Mira 2000
» Grutas de Mira de Aire e muitas praias
» ponto de mira( luminoso ou florescente)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: