ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Dicas para o primeiro arco e encordamento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Grilloarqueiro



Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/08/2012

MensagemAssunto: Dicas para o primeiro arco e encordamento   Sex Ago 24, 2012 11:51 pm

Olá pessoal sou novo no ramo de arco , to querendo fazer meu primeiro arco de madeira alguém poderia me dar umas dicas sobre o arco e como fazer a corda ? obrigado !
Voltar ao Topo Ir em baixo
rfarj



Mensagens : 1189
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 38
Localização : Juiz de Fora - MG

MensagemAssunto: Re: Dicas para o primeiro arco e encordamento   Sab Ago 25, 2012 4:15 am

DICA

1 passo, aprenda a usar o fórum

2 passo pare de criar post repetido

3 passo utilize a ferramenta de Busca

4 passo leia bastante

5 passo mãos a obra

_________________
Camisetas com Tema Arco e Flecha

Arco Composto: Hoover XingLing Mother F***ker LH PL001LCB
Arco Recurvo: Samick Polaris 70"
Flechas: Easton Jazz

Raphael Di Mambro
Crie&Ative - Bordados e Estamparia
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.crieeative.com.br
Grilloarqueiro



Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/08/2012

MensagemAssunto: Re: Dicas para o primeiro arco e encordamento   Sab Ago 25, 2012 6:25 pm

rfarj escreveu:
DICA

1 passo, aprenda a usar o fórum

2 passo pare de criar post repetido

3 passo utilize a ferramenta de Busca

4 passo leia bastante

5 passo mãos a obra
tipo o arco ja sei fazer tudo , falta só aprender fazer a corda acho que é um poco complicado ....
Voltar ao Topo Ir em baixo
v.b.-s.j.r.preto



Mensagens : 2973
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

MensagemAssunto: Re: Dicas para o primeiro arco e encordamento   Sab Ago 25, 2012 6:51 pm

para aprender a fazer a corda é necessário assistir alguns vídeos e tentar repetir até acertar
ou
encontrar alguém que saiba fazer e aprender com essa pessoa

escrevendo não dá para detalhar isso
no youtube tem bastante vídeo sobre isso

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

outro sistema

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Voltar ao Topo Ir em baixo
Vittor Santos



Mensagens : 41
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 21
Localização : Resende-RJ

MensagemAssunto: Re: Dicas para o primeiro arco e encordamento   Dom Ago 26, 2012 12:55 am

Cordas
Um arco consiste no arco propriamente dito e, necessariamente, em uma corda. De nada adianta possuir um bom arco se você não tiver também uma boa corda. Existem diversos tipos de materiais utilizados na confecção de cordas, fibras vegetais (cânhamo, caraguatá, palmeiras etc), fibras de origem animal (tendões, tripas, couro) e as fibras sintéticas, como o poliéster, dacron, e outras. Os mais primitivistas preferem utilizar os materiais naturais, mas sendo estes de difícil obtenção e complexo processamento, a maioria dos arqueiros, mesmo os tradicionais, optam pelo uso de cordas feitas de fibras sintéticas.

No Brasil existe uma linha de poliéster vendida em lojas que fornecem artigos para sapateiros que já vem encerada, possui alta resistência a tração e pode servir para a confecção de cordas para arcos de ate 40 lbs de potência, talvez 45. Em arcos mais potentes este material apresenta um grau de elasticidade que inviabiliza sua utilização para este fim.

Uma das fibras mais utilizadas no mundo para a fabricação de cordas para arcos é o dacron B-50. Este possui as propriedades necessárias para um bom arco. Existem outras fibras que apresentarão desempenho superior ao dacron, mas estas são no mínimo 200% mais caras e não podem ser utilizadas em qualquer arco devido a sua elasticidade praticamente zero.

O dacron B-50 é produzido por uma empresa norte-americana especialmente para arcos e pode ser adquirido em lojas do ramo em carretéis de 0,25 lbs ou 1,00 lbs. Geralmente a corda é feita com duas ou mais cores para que se tenha um bom resultado estético. Visto que muitos brasileiros, por qualquer que seja o motivo, acham inconveniente terem que comprar dois carretéis inteiros para fazerem apenas uma ou duas cordas, nós estamos fornecendo informalmente o dacron B-50, produzido pela Brownell pelo preço de R$ 0,25 o metro (lembramos que o objetivo deste site não é comercial, estamos mais uma vez tentando ser úteis, a fim de facilitar a prática do esporte no país). Clique aqui para saber como adquirir este material.
A corda feita com linha de sapateiro
Antes de eu aprender a fazer cordas no estilo flemish, eu acabei inventando um tipo de corda. Talvez este estilo até já exista, mas até hoje eu nunca o vi em outro lugar a não ser em um arquinho de fibra de vidro com o qual eu dei meus primeiros tiros, que está pendurado lá no meu quarto.
Como eu não sei qual a espessura da linha que você conseguiu comprar, eu não poderei recomendar um número fixo de linhas que serão usadas. Recomenda-se que você faça um teste para saber quantos quilos sua linha agüenta. A maneira mais simples é você pegar um balde com alça e alguns sacos de mantimentos, como arroz, feijão, milho, macarrão etc. Amarre sua linha na alça do balde e suspenda-o, vá enchendo o balde com os sacos de mantimento lentamente até que sua linha estoure. Conte quantos quilos de mantimento tinha no balde quando a linha estourou, esta é a capacidade máxima de tração de sua linha. Converta esta capacidade para libras (1 libra = 453,6 g) e veja quantas linhas serão necessárias em sua corda, considerando que a capacidade de tração de sua corda será igual a soma das capacidades de tração de cada linha que forma sua corda.

Por segurança, adicione 30 lbs à potência de seu arco para saber qual a capacidade de tração que você precisa em sua corda final. Pode parecer muito mas não é.
O comprimento de linha que será gasto para fazer as alçinhas (loops) das extremidades será em média um palmo em cada extremidade. E considerando que sua corda ainda será torcida para ficar pronta para o uso, suas linhas terão de ser uns 50 cm maiores do que o comprimento esperado na corda final. É necessário que sua corda possua número par de linhas,( sempre adicione linhas, nunca retire, para ter o número desejado) posteriormente você entenderá o porquê.

Agora que você já cortou todas as linhas que serão usadas em sua corda, vamos a execução. Conte um palmo a partir de uma das extremidades e segure com o dedo, a alçinha será logo acima deste ponto. Segure com o dedo e torça o resto do feixe deste ponto até a extremidade (pelo menor caminho). Passar um pouco de cera pode ser necessário e ajudará a manter a torção em seu feixe de linhas, eu uso cera de abelha, mas parafina também serve.


Abaixo do seu dedo que ainda está segurando o feixe de linhas separe o feixe em duas metades e passe a parte do feixe que foi torcida pelo meio, agora sim você está fazendo a alçinha propriamente dita. Você vai passar até chegar ao tamanho da alça que você deseja.

Então você deverá torcer a porção logo abaixo da divisão anteriormente feita ( no mesmo sentido da torção feita inicialmente) dando umas duas voltas completas de modo a estrangular a aquela parte que passou entre as duas metades.

Abaixo desta torção separe o feixe novamente em duas metades e então passe aquela porção da extremidade inicialmente torcido novamente por entre a divisão. Repita a operação até o fim da extremidade que está sendo "costurada" por entre a porção principal da corda.

O excesso pode ser aparado (cuidado pra não cortar a corda toda junto!) ou desfiado. Desfiando você consegue uma aparência semelhante a um silenciador disposto em posição inadequada, fica até que que legal.
Repita a operação na outra ponta do feixe de cordas e sua corda de arco estará pronta. Agora é só torcê-la até chegar no comprimento esperado, se ela ficou pequena demais...é uma boa desculpa pra você fazer outro arco menor. E outra corda maior também.
Voltar ao Topo Ir em baixo
wpurgatto



Mensagens : 1223
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 41
Localização : Juiz de Fora - MG

MensagemAssunto: Re: Dicas para o primeiro arco e encordamento   Seg Ago 27, 2012 10:08 am

rfarj escreveu:
DICA

1 passo, aprenda a usar o fórum

2 passo pare de criar post repetido

3 passo utilize a ferramenta de Busca

4 passo leia bastante

5 passo mãos a obra

Acorda (click aqui)

_________________
Werlei Purgatto

>>>----------------------> "- Seja a flecha - Byron Ferguson"

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Preencha o seu PERFIL isso ajuda na hora das respostas
Antes de perguntar use o botão BUSCA (ali no menu).
"No Pain No Gain"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Lincoln



Mensagens : 5965
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 36
Localização : Campina Grande - PB

MensagemAssunto: Re: Dicas para o primeiro arco e encordamento   Seg Ago 27, 2012 10:17 am

É preferível indicar alguns tópicos pros iniciantes do que mandar-lhes usar a ferramenta de busca. Pra usar a busca é preciso conhecer algumas palavras chave, e quem nunca teve arco tem um vocabulário muito pequeno. E convenhamos que a busca do fórum é uma porcaria se comparada com o Google. Eu prefiro indicar a leitura dos tópicos fixos, ou de tópicos úteis que eu me lembre.

_________________
``Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better.'' [S. Beckett]
Voltar ao Topo Ir em baixo
wpurgatto



Mensagens : 1223
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 41
Localização : Juiz de Fora - MG

MensagemAssunto: Re: Dicas para o primeiro arco e encordamento   Seg Ago 27, 2012 10:26 am

blz, vou lembrar-me disso.

_________________
Werlei Purgatto

>>>----------------------> "- Seja a flecha - Byron Ferguson"

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Preencha o seu PERFIL isso ajuda na hora das respostas
Antes de perguntar use o botão BUSCA (ali no menu).
"No Pain No Gain"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Dicas para o primeiro arco e encordamento   Hoje à(s) 12:25 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Dicas para o primeiro arco e encordamento
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Europa - Dicas para uma viagem de moto
» Dicas para pilotagem
» Dicas para comprar moto usada
» Dicas para montagem do motor boxer.
» Dicas para usar Xenon em motos de baixa cilindrada

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: