ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

onça - quem acampa tem medo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Brutus

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qui Jul 10, 2014 10:13 pm

MAMUTE.LENDO ESSES TÓPICOS,MESMO ANTIGO RESOLVI CONTAR COMO SE MATA ONÇA NA MINHA TERRA.
LÁ O CAÇADOR ANTES DE SANGRAR A BICHINHA,DÁ UNS TAPAS NOS BIGODES DELA PRIMEIRO PARA A LUTA FICAR MAIS DIVERTIDA.KKKK

General
General

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qui Jul 10, 2014 10:47 pm

Truco  Twisted Evil 
dbc785

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qui Jul 10, 2014 10:51 pm

Mamute-sc escreveu:
Truco  Twisted Evil 

Seis

Carabina Gamo Whisper IGT 5.5 + luneta rossi 4x32 ces-short-size vendida
Sandro

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qui Jul 10, 2014 11:53 pm

nove
coletto

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sex Jul 11, 2014 12:06 am

truuuuuco (barulha de batida na mesa de metal)
carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Dom Jul 13, 2014 7:19 pm

Galego escreveu:
Boa tarde a todos!

Permitam-me reacender o tópico apenas para ilustrar para quem não conhece a rainha do sertão!

Sou vigia noturno em uma fazenda a 23 km de Uberaba – MG (região do triângulo mineiro). Faço rondas de moto por toda a fazenda durante a noite e somos só eu, Deus, minha carabina e minhas facas. Felizmente, não tenho nada a reclamar das minhas companhias!

Porém vez ou outra a moto em que trabalho dá defeito e eu tenho que rodar a pé, e por 5 vezes já me deparei com essas pegadas:

Segundo um biólogo amigo meu, tratasse de uma suçuarana adulta com aproximadamente 50 kg, e que ela não teria força para esmagar meu crânio com os dentes e atacaria minha jugular para me derrubar e me matar, já uma onça pintada adulta, que pode atingir 100 kg, conseguiria esmagar meu crânio ou quebrar meu pescoço com facilidade usando os dentes e atacaria minha nuca ou minha cabeça! Animador ele, não?

Graças a Deus, a única onça que tive de enfrentar até hoje usa uma aliança e mora comigo!
Mas recentemente fui atacado por uma fêmea de lobo guará que investiu contra mim por 3 vezes em um momento que eu estava sentado em cima da moto desligada. Na primeira investida eu perdi o disparo, pois quando ouvi o ruído dela no mato ela já estava a uns 3 metros de mim, mas ela se assustou e correu uns 20 metros e já investiu novamente. Sem ter tempo de recarregar, pulei da moto e saquei minha faca que a fez parar, pois ela até emtão atacava uma única silhueta e quando pulei da moto ela passou a ver duas silhuetas e lobos não costumam atacar dois indivíduos, por sorte ela se enganou e parou. Recorri também a uma lanterna muito forte que carrego no cinto e ela passou a andar pra cima e pra baixo por breves segundos a me observar, o que me deu tempo de recarregar. Sentindo o coração querendo saltar boca a fora e temendo não ter tanta sorte novamente, tentei utilizar o strobo da lanterna para ofuscá-la e fazê-la desistir do ataque, porém quando a lanterna começou a piscar na cara dela ela investiu novamente. Dessa vez eu consegui atingi-la, pois ela deu um pulo e um ganido estranho, correu uns 40 metros, parou e me encarou novamente e fugiu em trote lento.

Mas antes que perguntem, ela não morreu ( deve ter sido alvejada só de raspão) pois ela já deu trabalho novamente e foi durante o dia.

Então fica claro que esse risco de ataque para quem acampa é pra lá de real!

me corrigam se estiver errado, mas esses rastros são de capivara, onça tem 4 dedos essa pegada tem tres!! pesso desculpa se estiver errado, mas n costumo me enganar com rastros!! mas posso estar enganado!!

humilde filete d’água, mas
persiste e ganha força quando
encontra aliados córregos e
ribeirões"

BELLO
will_zxt

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Dom Jul 13, 2014 7:52 pm

Acho que é de onça sim, tem 4 marcas e a grande embaixo delas. A 1ª e mais invisível das marcas está em um ângulo de 45º entre os dedos que formam um L da mão.

Mathews ZXT 27" #70
dbc785

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Seg Jul 14, 2014 9:29 am

Também acho que é de onça, olha esse de capivara aqui perto do sitio do meu avô:

carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Seg Jul 14, 2014 9:27 pm

cara onça n é, conversando com meu amigo fontes, e realmente não é uma capivara, mas ele tem 100% de certeza que é rastro de uma anta!!

ribeirões"

BELLO
dbc785

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Seg Jul 14, 2014 10:07 pm

Ai ta explicado entao, o de capivara eu conheço, ja o de onça , eu vi umas duas vezes, da parda, mas anta, aqui na região, não tem não, por isso eu desconheço.

will_zxt

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Seg Jul 14, 2014 10:24 pm

Pra mim ainda continua sendo de onça, até onde sei anta tem 3 marcas e a da foto aos meus olhos possui 4 e uma grande logo abaixo, típica de felinos e parecida com a de cachorro.

Fui dar uma olhada na internet e achei isso aqui

http://www.ipam.org.br/saiba-mais/Identificando-mamiferos-Pegadas/10#onca_parda

anta

onça pintada

onça parda

Mathews ZXT 27" #70
carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Seg Jul 14, 2014 10:56 pm

cara como vc pode ver nas fotos q vc postou a onça tem quatro dedos iguais, se vc olhar bem a foto tem tres dedos grandes e dois pequenos um de cada lado, se vc diminuir a foto vai ter uma visão melhor do que estou falando, esse rastro de anta q vc achou, cara no papel é diferente, na areia o pe afunda e as unhas da anta que ficam atras da pata tocam o chão! onça eu tenho certeza q não é, se elguem poder pesquisar "pegada de onça" e postar a foto aqui em um comparativo vai ver oq eu estou falando!!

ribeirões"

BELLO
will_zxt

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Seg Jul 14, 2014 11:12 pm

O que me confunde é que, nas fotos que ele postou eu vejo 4 marcas em forma de "bolinhas", iguais as de onça, não sou biólogo kkkkk, o que dificulta é que a pegada está na areia "mole", se fosse no barro só de olhar já saberíamos qual animal era. Vou olhar melhor e dar uma comparada, mas sem o tino de entendedor, no meu caso, é difícil rsrs. Pelo local do dedo esquerdo parece mesmo ser de anta, vendo as fotos e o formato, de onça é muito dentro de "esquadro" parece.

essa é de anta

da pintada

Mathews ZXT 27" #70
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Ter Jul 15, 2014 7:14 am

claro que não sou um bom entendedor, mas realmente essa pegada que aparece como onça está bem diferente, a parte da palma (que não são os dedos) está bem curta, diferente das outras fotos postadas
Sandro

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Jul 16, 2014 8:59 pm

Sei que ninguém pediu a minha opinião, mas mesmo assim... aqui vai ela.
O que acontece, explicando de maneira técnica, é que como a areia é mole, a patinha do bichano escorrega, logo, a parte da palma da pata vai parecer menor, haja vista que da forma que o bichano pisa (com a planta do pé e os dedos todos de uma vês) na areia firme fica uma forma de pegada, mas quando ela retira o pé do chão, na areia mole escorrega para trás e acaba por distorcer a forma do rastro. É fácil fazer uma experiência que mostra isso nós mesmos, andando na areia macia e verificando como ficam as marcas dos calçados.
Já vi rastros como estes na beirada de riachos onde ela parou pra beber água e também na areia seca onde ela andou depois em continuidade e ficaram muito parecidos com estes.
Bom.
Só tem uma espécie de animal que deixa rastros assim e são os felinos. Os cães, que são a única espécie que poderia deixar rastros grandes tem a forma do pé um pouco diferente, mas só daria pra saber se estivesse no terreno molhado, pois cães deixam marcas de unhas e felinos não.
Pelo tamanho em comparação com a mão do vivente, ou é uma suçuarana velha ou uma pintada de meia idade, pois a velha ele teria que colocar a mão espalmada sobre a pegada para encobri-la.
Aqui onde eu moro tem demais das duas e, inclusive da preta também, mais é mais rara.
Eu ando indo acampar muito pouco por aqui por causa desses bichanos pois só vou com mais um ou dois amigos e tá difícil conciliar os horários com eles mas sozinho eu não vou nem a pau. O risco é muito grande.
No último acampamento que fui com a família e mais um amigo e a esposa, acabamos dormindo no carro (dormindo ?!?!) pois as mulheres não deram sossego depois de ouvirem os esturros no mato, isso porque ela estava longe porque se tivesse perto as muié tinha se borrado.
Sandro

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Jul 16, 2014 9:02 pm

Ah!
Quase esqueci de dizer...
A outra opção é que esse vivente tá de malandragem e fez o rastro com a mão pra sacanear a gente e deixar um bando de bobo discutindo o que é e o que não é.
E, me adescurpe, sem querer ofender ninguém, mas é o que parece mais.
KKKKKKKK.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Dom Jul 20, 2014 9:54 pm

Estou assistindo um programa no Animal Planet, chamado "Felinos Sangrentos", é sobre felinos da África, Ásia e EUA que adquirem cinomóse canina e perdem totalmente o medo de humanos

Nos EUA a transmissão em um caso foi pelo Guaxinim (e não por um cachorro), na África (segundo a reportagem), numa região do Serenguete quase 1/3 dos leões estão infectados

Nos EUA, da Florida até os Grandes Lagos estão relatando ataques de puma onde os mesmos não mostram medo algum e alguns ataques são totalmente inusitados

Claro que em boa parte desses programas o pessoal quer chamar mais atenção do que realmente merece, mas vai aí a dica para quem quiser fazer uma pesquisa mais aprofundada

CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Seg Jul 21, 2014 3:16 pm

caraca, olha o perigo aí! puma tem até dentro de cidade (sem exagero, aqui acham direto nos condominios de casas)

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com
dbc785

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Seg Jul 21, 2014 3:22 pm

E essa doença não causa os mesmos danos que causa nos caninos ? se for isso mesmo, a coisa pode ficar feia.

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Seg Jul 21, 2014 5:01 pm

Os felinos não morrem, a única coisa que estão notando é que perdem totalmente o medo dos humanos

No programa mostra um puma entrando dentro de umacasa, atrás dos cachorros do dono da casa, o os come, antes da polícia chegar

Mostra uma trilha de bike, não muito longe de uma cidade onde um puma mata um ciclista e um tempo depois ataca uma mulher, que só se salva porque outras 3 pessoas a ajudam

Um guarda de parque, num dia de folga, é atacado e sobrevive, diz que nunca imaginou um ataque frontal como o que aconteceu

Enfins, pode ser tempestade em copo de água ou pode ser um belo pepino para descascar

E tudo isso sem falar dos ataques de tigres e leopardos na Ásia, inúmeros casos
carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Seg Jul 21, 2014 7:01 pm

e o mais interesante é que ouve casos em zoologicos tbm, é fato q eles exageram muitoooo nesses programas, outro dia estava vendo "monstros do rio"e o cara falando q uma piraiba podia engoli um homem inteiro, kkk mas no caso da cinomose, aqui ja pode ate ocorrido algum caso, como nesses ataques de onças, o da barraca mesmo foi um tanto estranho, duas onças, atacam.um cara dormindo dentro de uma barraca, e n se assusta com o pai do cara gritando, foi oq pensei assim q vi a materia sobre essa doença!

ribeirões"

BELLO
elisonj

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Seg Jul 21, 2014 8:04 pm

O pior é que com essa "perca do medo" dos humanos, é onde pode surgir algumas surpresas...

Imagina vc ouvir um barulho estranho no telhado e ir ver o que é, e eis que do nada:

hehehe...

Nessas horas é que os sedentários viram maratonistas...  Laughing 

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Seg Jul 21, 2014 9:08 pm

Carlos Ferreira, monstros do rio é uma babaquice se tamanho, não tem um programa que o cara não fala uma besteira, ele quer chamar a atenção em gente que não sai da frente do sofá e fala umas que dá vontade de vomitar

elisonj, no programa (adoraria encontrar o link para postar aqui) mostrou um puma (filmado com a camera interna da residência) que entra atrás de 3 cachorros, e ela entra pela passagem de cachorro que os caras tem na porta, a mãe tem apenas tempo de correr para um quarto com o fiilho e o puma começa a se banquetear com os cachorros, a polícia chega e acerta o puma depois dele já ter feito a "festa"

mas mostra duas cenas unisitadas, um tigre no meio de uma avenida movimentada (se não me engano na Índia) e um puma no meuio de uma cidade grande nos EUA, o pessoal andando na calçada e os policiais desesperardos em abater logo o animal antes que ele faça estrago, não dá para imaginar animais tão avessos a barulho e excesso de movimentos ficarem assim, e o pior é que qualquer animal pode transmitir a cinomose (pelo menos é o que deu a entender), como disse o Carlos, tem o caso num zoológico em que todos os felinos ficaram infectados, e a transmissão se deu pelo Guaxinim

enfins fica o alerta, porque onça parda eu tenho a 5km aqui de casa, não dá para apenas fingir que não vai acontecer nada
carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Ter Jul 22, 2014 8:53 am

então mamute, vc acha mesmo que n tem casos de cinomose aqui?? kk e vc acha que eles tornariam isso publico?? ja mais!! nunca que eles divulgariam que a onça ficou perigosa para o humano, isso seria um "desastre" para os ecochitas, pelo que andei conversando com um amigo do pantanal, tem muito mais ataques de onça q o divulgado, esse meu amigo, so ele sabe de quatro ataque q nunca foi falado, inclusive um que a pintada entrou na casa e pegou uma criança dormindo na sala, tem lugares que estão em guerra contra esses animais, por causa de ataques a pessoa e animais domesticos, o caso do cara da barraca foi o mais estranho ja divulgado, aquilo n foi normal, onça n caça desse jeito!

ribeirões"

BELLO
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Ter Jul 22, 2014 11:59 am

A questão de onça no pantanal principalmente em cáceres não se deve o aumento do numero de animais ou algo assim, simplesmente elas rendem dinheiro e como tal são cevadas com ossadas de frigorifico pelos próprios agenciadores pra turistada ficar tirando foto. Há casos de ataques de onças registrado por lá e inclusive de um "pescador" morto dentro da barraca por onças, historia mal contada e tendenciosa.
Existem vários fatores a serem considerados, primeiro ela só ataca pra se defender ou comer, fome elas não passam pelo menos o mato grosso não aqui tem gado o suficiente pra elas viverem de barriga cheia. Se ela estiver com filhotes é sim risco de vida. Aqui em meu município com 30 anos de existência e 75% do território em mato temos apenas dois ataques de onça, uma criada por um fazendeiro que ceifou a vida de um motorista que passou perto dela desavisado, e o outro de um rapaz que seguia pra caçada esse apenas levou uma tapinha que lhe rendeu uma cicatriz do umbigo ao pé do pescoço.
Ao meu ver onça representa perigo sim, porém não é algo tão terrível para os humanos, animais peçonhentos são bem mais perigosos pra nós do que onça, quer tirar a duvida ande na matar de preferência em estradas arenosas e logo em seguida volte e veja que por cima dos teus rastros os dela estão impressos, ou seja ela provavelmente te viu passar, pode até mesmo ter te seguido e ficado te observando de longe.
Não dando o azar de topar com ela parida ou acuada de cachorro o risco de um possível ataque é mínimo.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Hoje à(s) 1:52 am

onça - quem acampa tem medo?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Palavras muito animadoras pra quem costuma viajar de avião rsrsrs.
» TO MORRENDO DE MEDO DE COMPRAR UM KA
» Pra quem gosta de cerveja.
» Sistema anti-cambalhota para quem gosta de empinar motos
» HAYABUSA OU CBR 1000 RR, QUEM LEVA?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Camping e Bushcraft-
Ir para: