ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 onça - quem acampa tem medo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Convidado
Convidado



MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sex Jan 18, 2013 2:50 pm

Um conhecido meu(piloteiro), falou que quando sai pra pescar em alguns lugares no MT, eles apoitam o barco no meio do rio para dormir, inclusive ele conheceu o rapaz que foi arrastado de dentro da barraca, falou tbm da facilidade que hoje em dia se tem em visualizar a Rainha e da diminuição da população de capivaras que se viam em determinados locais. Já tive alguns sustos, como por exemplo: na volta pro acampamento ver rastro dela encima das minhas pegadas, ou sair pra pescar e deixar restos de iscas no barranco do acampamento e ela vir e levar, ou simplesmente estar a 4 ou 5mts de altura a noite e quando ligar a lanterna, ela esta bem embaixo de vc, rsrsrsrs, escutar os esturros dela que fazem vc passar a noite inteira na rede sem pregar o olho kkkkkkk.
Voltar ao Topo Ir em baixo
TRC



Mensagens : 6250
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 70
Localização : ItagçGo

MensagemAssunto: desequilíbrio   Sex Jan 18, 2013 8:47 pm

Há uma mudança de hábitos dos animais, desequilíbrio da natureza, talvez.
Para quem vai dormir no mato, ou anda no mato, é melhor prevenir.
Voltar ao Topo Ir em baixo
fontes



Mensagens : 571
Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 43
Localização : SORRISO-MT

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sex Jan 18, 2013 11:35 pm

Sou daqui do MT e digo a vcs que onça é CAÇADORA nata e INTELIGENTE! ela faz tocaia, pega qualquer ave na mata mesmo na seca onde pisar na folha seca faz barulho , ela é silenciosa!! ainda por cima IMITA e muito bem Macuco e até Choro de Gente!!! não tô de sacanagem não! eu respeito este animal! a Onça Preta que tem por aqui no norte de MT imita choro de gente e por aqui todos sabem! aqui em MT dependendo do lugar se for dormir na mata, durma em duas pessoas , bem alto , com revolver e faca na cintura1 e SOMENTE DESCA DA REDE QUANDO SOL SAIR!!! nunca desça a noite da rede ! nunca!


Fontes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Galego



Mensagens : 26
Data de inscrição : 03/10/2012

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 6:31 am

fontes escreveu:
... eu respeito este animal!...
Fontes.
Esse é o detalhe que não pode ser desprezado, afinal, ela é simplesmente “a rainha” do sertão, da mata, da floresta e de onde mais ela resolver pisar! E ela faz jus ao titulo!


fontes escreveu:
... a Onça Preta que tem por aqui no norte de MT...
Fontes.
A onça preta na verdade é a mesma onça pintada, que na natureza atinge 100 kg facilmente. A diferença é em decorrência de uma disfunção genética denominada melanismo que confere ao animal um grande acumulo do pigmento melanina e lhes confere a cor negra. É mais ou menos o inverso do albinismo que acomete o ser humano.

"A onça-preta, também conhecida por jaguar-preto, é uma variação melânica da onça-pintada (ou jaguar). Antes se pensava que poderiam tratar-se de espécies diferentes, mas sabe-se hoje que a onça-preta e a onça-pintada são da mesma espécie, Panthera onca. Observando-se atentamente, são visíveis as rosetas e pintas típicas da onça-pintada contra o fundo negro da pelagem da onça-preta.

A variante negra da onça-pintada é rara. Onças-pretas ocorrem na América do Sul, incluindo vários estados do Brasil e ainda na Venezuela, Paraguai, Peru, Guiana e Equador.[2] Onças-pretas também poderiam existir na América Central e México, mas a ocorrência desta variante nestas regiões não está confirmada.[2]

Na onça-preta, o melanismo é uma característica dominante, e estudos genéticos mostram que este fenótipo está associado a uma mutação no gene do Receptor de melanocortina 1 (MCR1), que regula a síntese de melanina nos melanócitos da epiderme.[1]”
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Melanismo_em_felinos

Voltar ao Topo Ir em baixo
fontes



Mensagens : 571
Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 43
Localização : SORRISO-MT

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 9:10 am

Não sei a explicação , mas a Onça preta é mais AGRESSIVA e destemida que a pintada!! quando vê gente de longe continua andando e te olhando e se estiver de perto ela parte para cima mesmo!!! realmente ela é mais TRONCUDA E pesada que a pintada atingindo facilmente os 100kg!!
No livro ESPERADOR do TICO tem um capítulo de contos de caça que ele descreve uma história bem interessante que aconteceu no XINGÚ- MT envolvendo uma onça preta! nesta história confirma sua SUPREMACIA na mata! ela é a RAINHA!!


Fontes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidado
Convidado



MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 9:51 am

Realmente Fontes,o que todos dizem e que a preta e mais agressiva que a pintada, e te falo que ela chega por baixo da sua rede e não escuta nada, o caboclo escuta um rato chegando, mas ela não. Aqui em Rondonia, não precisa andar muito pra encontrar rastros, moramos em lugares abençoados.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 10:36 am

todo cuidado é pouco, e acho muito legal os colegas dividirem experiências, criei o tópico imaginando isso, e está acima das expectativas

a uns meses atrás fomos limpar o mata num sítio do meu sogro, esse sítio é arrendado para cana e tem uma região de mata, mas no meio fica um casa velha e fomos limpar a área da cas que o mato estava tomando conta

cheguei com minha família e um cunhado um pouco antes dos peões que viam atrás, a surpresa foi ver trilhas de javalis (ou java porco como preferirem), bandos grande e depois de andar algumas trilhas a surpresa aumentou aiunda mais depois de ver pegadas da parda, com aquele mato alto a única coisa que me ocorreu foi deixar as crianças próximos a mim e ficar experto até as máquinas chegarem

o grande problema e nunca estarmos preparados para isso, achando sempre que onça só dá onde não existe ninguém, a uns 2 anos atrás fui a reserva Pataxó da Jaqueira (Porto Seguro), deixamos o carro na entrada e subimos uma trilha de uns 600 metros a pé, não fazia nem 10 minutos que estavamos lá chegaram 2 índias e relataram que uma onça pintada e 2 filhostes haviam passado sobre nossas pegadas, devia estar por perto ainda, na hora o sangue congelou, e o que pensei na hora foi isso, daqui pra frente todo mato pode ter uma surpresa, sempre tenho isso em mente depois do ocorrido
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidado
Convidado



MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 10:51 am

Mamute, depois que comecei a ir pra lida com balestra, fico pensando no 2 disparo, lembro daqueles garruchão que o pessoal chama de 2 tiros e uma carreira kkkkkkk, sendo com balestra um so
Voltar ao Topo Ir em baixo
Galego



Mensagens : 26
Data de inscrição : 03/10/2012

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 1:55 pm

Mamute-sc escreveu:
...deixamos o carro na entrada e subimos uma trilha de uns 600 metros a pé, não fazia nem 10 minutos que estavamos lá chegaram 2 índias e relataram que uma onça pintada e 2 filhostes haviam passado sobre nossas pegadas, devia estar por perto ainda, na hora o sangue congelou, e o que pensei na hora foi isso, daqui pra frente todo mato pode ter uma surpresa, sempre tenho isso em mente depois do ocorrido
Peço a Deus que nos livre de, nessas andanças, dar de cara com uma onça mesmo que seja a parda, nem jaguatirica eu quero por perto, ainda mais uma onça com filhotes.

Imaginem só: mesmo com um senhor arco ou senhora besta na mão e uma senhora faca na cintura, dar de cara com “A Onça Pintada”, 100 quilos de músculos e dentes, que nós provavelmente só perceberíamos caso ela quisesse dar um sinal de “Sai do meu terreno!”, ou o mais provável, depois que ela já tivesse resolvido atacar?

Deus nos defenda! Onça, ainda mais parida, é na pólvora e olhe lá se a sorte estiver do nosso lado!
Voltar ao Topo Ir em baixo
ENIO MONTARDO



Mensagens : 882
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 55
Localização : PELOTAS RS

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 2:29 pm

Tem o causo do Gaúcho que numa andança pelo Mato Grosso topou de cara com uma onça pintada e de pronto lhe ocorreu invocar ajuda divina,ajoelhou-se com um dos joelhos apenas apoiado pq precaução nunca é demais e lascou:
Deus do Céu,é com humildade que este índio guapo lhe pede: Se o senhor estiver do meu lado guia meu braço e faça com que a minha faca carneadeira acerte o coração dessa tinhosa não cusando sofrimento nenhum a este pobre gatinho....Mas se o senhor estiver do lado deste animalzinho pintado ,por favor, faça com que ela me de um tinguinhaço certeiro na jugular e que este pobre índio vago não sofra muito ao morrer... AGORA!!! Se o senhor quiser se manter neutro nessa empreitada,faça um PITO,puxe um banquinho e se assente ali do ladinho e se prepare pra ver a Peleia mais feia que o senhor já viu e já foi dando de mão na faca.

_________________

"...Não basta para ser livre ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude,acaba por ser escravo..."
Voltar ao Topo Ir em baixo
scaramal



Mensagens : 529
Data de inscrição : 20/09/2010
Idade : 41
Localização : J. Bonifácio/SP

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 2:58 pm

Boa historia essa meu amigo Enio. mais outro dia fui ao sitio do meu pai e acreditem se quizer, tinha uma onça parda deitada dormindo na varanda da casa, a hora que ela me viu saiu feito doida, vou falar a verdade não sei qual dos 2 ficou com mais medo e correu mais. e o pior que o sitio fica somente a 5km da cidade e não tem mato algum por perto, somente muita plantação de cana de açucar.

_________________
i love animals, they're delicious.
Voltar ao Topo Ir em baixo
v.b.-s.j.r.preto



Mensagens : 2977
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 3:05 pm

Onça é um gato grande. Se tem gato, pode ter onça. A diferença é a quantidade de comida.
O cálculo para grandes felinos é o conceito de área de ocupação. Um felino para cada tantos metros quadrados.
Nesses X metros quadrados é o espaço necessário para a alimentação do grande felino.

Se tem mata fechada com muitos roedores e grandes ruminantes vai ter mais felinos.
Se tem só cana e lavouras será necessário mais metros quadrados para cada felino.
Voltar ao Topo Ir em baixo
TRC



Mensagens : 6250
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 70
Localização : ItagçGo

MensagemAssunto: gaucho   Sab Jan 19, 2013 3:24 pm

kkkkkkkkrsrsrskkkkkkkkkrsrsrsrssrs
Boa essa do gaúcho!
Eita cara valente, chê!
Ô VB, se a onça é um gato grande a gente pega ela no colo e fica acariciando.
Crédo, hem?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Roth



Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/01/2013
Idade : 19
Localização : São Leopoldo - RS

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Jan 23, 2013 3:19 am

Thiago escreveu:
Um conhecido meu(piloteiro), falou que quando sai pra pescar em alguns lugares no MT, eles apoitam o barco no meio do rio para dormir, inclusive ele conheceu o rapaz que foi arrastado de dentro da barraca, falou tbm da facilidade que hoje em dia se tem em visualizar a Rainha e da diminuição da população de capivaras que se viam em determinados locais. Já tive alguns sustos, como por exemplo: na volta pro acampamento ver rastro dela encima das minhas pegadas, ou sair pra pescar e deixar restos de iscas no barranco do acampamento e ela vir e levar, ou simplesmente estar a 4 ou 5mts de altura a noite e quando ligar a lanterna, ela esta bem embaixo de vc, rsrsrsrs, escutar os esturros dela que fazem vc passar a noite inteira na rede sem pregar o olho kkkkkkk.




Esse foi arrastado de dentro da barraca como vc diz:

http://www.issoebizarro.xpg.com.br/blog/mundo-bizarro/onca-mata-pescador-em-caceres-mt/#
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidado
Convidado



MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Jan 23, 2013 10:42 am

Roth, esse cara que citei, conheceu esta pessoa que foi atacada pelas onças, inclusive ele fazia pacotes de pesca proximo a este local do ataque.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Jan 23, 2013 7:16 pm

Thiago escreveu:
Mamute, depois que comecei a ir pra lida com balestra, fico pensando no 2 disparo, lembro daqueles garruchão que o pessoal chama de 2 tiros e uma carreira kkkkkkk, sendo com balestra um so

nesses casos acho bom ir com algo que contenha pólvora mesmo, em qualquer área de risco é sempre bom estar bem acompanhado
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidado
Convidado



MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Jan 23, 2013 7:22 pm

Mamute, quando vou para lugares mais remotos uso polvora mesmo, mas para lugares perto de casa vou de balestra mesmo tendo o risco de encontrar a rabo mole.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qui Jan 24, 2013 1:25 pm

tanto longe quanto perto iria de besta, mas com um estoque de pólvora em volta da cintura Twisted Evil , melhor previnir do que remediar né
Voltar ao Topo Ir em baixo
douradosub



Mensagens : 310
Data de inscrição : 21/10/2012
Idade : 51
Localização : Araguaina TO

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qui Jan 24, 2013 4:25 pm

antes só do que mal acompanhado' é bom heim!?!?
pra espantar onça, solte um foquete (fogos de artifício) antes de descer da espera..... funciona que é uma beleza!!!

Voltar ao Topo Ir em baixo
rubens.galvan



Mensagens : 180
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 38
Localização : Cuiabá, MT

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 26, 2013 12:39 pm

Este ataque de Cáceres-MT foi feio mesmo. Se entrar no território delas é muito perigoso. Ainda mais se ela possuir filhotes, vixi!!

_________________
--------------------------------------------------------------
Mathews Conquest 4 -> Sure-Loc Supreme 550 9'' -  Scope Merlin MAC Ten Zone Target - Rest Trophy Taker Spring Steel - Release Merlin MAC Victory - Stabilizer Sebastian Flute Complete Carbon - Kit Peep and Aperture Kit - Flechas Carbon Express Medallion XR
Samick Polaris -> Laminated Wood Riser - Takedown Design - 62" AMO Length - 39# - 29'' - Flechas Carbon Express Predator II

Voltar ao Topo Ir em baixo
Temujin



Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 49
Localização : Valença/ RJ

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Dom Jan 27, 2013 4:16 pm

Outro dia, navegando pela net achei este blog de propriedade de Eloir Mário Marcelino para quem gosta da vida ao ar livre e de cinergia:

Zagaia: http://eloir-mario.blogspot.com.br/2011/12/zagaia.html

Causos de onça: http://eloir-mario.blogspot.com.br/2012/01/esturrador.html
este é o melhor que já li... http://eloir-mario.blogspot.com.br/2013/01/apresentamos-dois-livros-que.html

Vale a pena dar uma lida em todos, acharão "cousas" interessantes do século passado:

Passagem de Fred Bear no Brasil: http://eloir-mario.blogspot.com.br/2012/07/fred-bear-cacou-no-brasil.html

Hábitos de bichos do cerrado: http://eloir-mario.blogspot.com.br/2013/01/foto-captada-por-eloir-do-cerrado-e-dos.html


_________________
+++ PSE Stinger 2010 - 56#@27"+++
+++ Samick Sage Take down 40# e 55#+++
+++ Jandao 30#@28"+++
+++Flechas quebrei quase todas  lol! : BE Premium 100 e Easton GGXX75 2117+++
[ ] Vapor Trail Limb Driver pro

"A percepção é forte e a visão é fraca. Em estratégia, é importante ver o que está distante como se estivesse próximo e ter uma visão distanciada do que está próximo."

           Shinmen Musashi
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
NARDARI



Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/12/2011

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Ter Mar 25, 2014 4:19 pm

Cara!! tem onça em SP, perto da capital, meu pai tinha uma chacara, ha uns 20 e poucos anos, em Santana do Parnaiba fica 50 km do centro de São Paulo, a gente ia la e tinha um veinho que tomava conta de uma chacara la e que falava que tinha onça por ali, ouviamos um barulho como um amigo descreveu no inicio do post, huhuhuhuhu, ai ele, o véio, falava que aquilo era onça, vinha da mata a menos de 200 metros, duvidavamos e tinhamos vontade de rir, a uns dez anos atras fui no zoo de guarulhos e tinham duas onças la uma preta e outra pintada, ai ela fez esse som, cara!! gelei na hora, era o mesmo som, lembrei na hora do veinho, parece que ela ta tocindo sei la. Lembro que as vezes andamos a noite pela estrada, ficavamos até tarde do lado de fora. Estavamos nos arriscando de certa forma, sem saber.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Sandro



Mensagens : 463
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 50
Localização : Naviraí - MS

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Ter Abr 22, 2014 5:46 pm

Mamute-sc escreveu:
Thiago escreveu:
Mamute, depois que comecei a ir pra lida com balestra, fico pensando no 2 disparo, lembro daqueles garruchão que o pessoal chama de 2 tiros e uma carreira kkkkkkk, sendo com balestra um so

nesses casos acho bom ir com algo que contenha pólvora mesmo, em qualquer área de risco é sempre bom estar bem acompanhado

Caros Thiago e Mamute.
Nunca fui adepto de armas curtas e também de espingardas, mas estou pensando seriamente em comprar um revolver pras minhas pescarias aqui pois a população dos bichanos tem aumentado demais. A gente sempre leva B12 pra soltar à noite, principalmente quando sente o cheiro da bichana ou escuta o esturro, mas ultimamente elas tem ficado muito atrevidas pois a uns 2 meses atras, quando um amigo foi pescar no laranjaí, aqui perto, deixou os carros a uns 25 a 30 metros da fogueira e barracas e deu uma garoada de noite, no dia seguinte tinha rastros frescos a una 5 metros dos carros.
"_Lá eu não volto mais não", diz ele.
Como foram em poucas pessoas, ninguém ficou de vigília à noite. À tarde, quando estavam indo embora, conversando com o chacreiro ele falou que não era pra se preocupar porque as bichas estavam bem alimentadas, com a pança cheia de capivaras e novilhos dos fazendeiros da região.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Ter Abr 22, 2014 9:57 pm

a população de bichanas tem aumentado a olhos vistos (ainda bem, e dos outros animais também), na minha opinião graças ao final das queimadas em canaviais

é questão de tempo das pessoas tomarem consciência de que andar pelos matos não vai ser apenas um passeiozinho no parque de diversões, pena que ainda vamos ler e ouvir algum caso desastroso, mas isso sempre foi a lei da natureza, muitos de nõs brasileiros é que perdemos a noção dos perigos que viver na natureza impõem

criei esse tópico a algum tempo, quando fotografei a primeira parda na região que frequento, agora, laém de aumentar os casos de avistamento das pardas já se tem notícias de pintada chegando perto, e moro no meio do estado de São Paulo, imagina os outros locais, portanto não é questão de ficar desesperado, é apenas para sempre ter em mente que HÁ a possibilidade de se defrontar com uma dessas por aí, portanto nunca baixem a guarda
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Ter Abr 22, 2014 11:44 pm

ouçam que beleza

Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Hoje à(s) 12:35 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
onça - quem acampa tem medo?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Palavras muito animadoras pra quem costuma viajar de avião rsrsrs.
» TO MORRENDO DE MEDO DE COMPRAR UM KA
» Pra quem gosta de cerveja.
» Sistema anti-cambalhota para quem gosta de empinar motos
» HAYABUSA OU CBR 1000 RR, QUEM LEVA?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Camping e Bushcraft-
Ir para: