ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

onça - quem acampa tem medo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sex Jan 18, 2013 2:50 pm

Um conhecido meu(piloteiro), falou que quando sai pra pescar em alguns lugares no MT, eles apoitam o barco no meio do rio para dormir, inclusive ele conheceu o rapaz que foi arrastado de dentro da barraca, falou tbm da facilidade que hoje em dia se tem em visualizar a Rainha e da diminuição da população de capivaras que se viam em determinados locais. Já tive alguns sustos, como por exemplo: na volta pro acampamento ver rastro dela encima das minhas pegadas, ou sair pra pescar e deixar restos de iscas no barranco do acampamento e ela vir e levar, ou simplesmente estar a 4 ou 5mts de altura a noite e quando ligar a lanterna, ela esta bem embaixo de vc, rsrsrsrs, escutar os esturros dela que fazem vc passar a noite inteira na rede sem pregar o olho kkkkkkk.
TRC

MensagemAssunto: desequilíbrio   Sex Jan 18, 2013 8:47 pm

Há uma mudança de hábitos dos animais, desequilíbrio da natureza, talvez.
Para quem vai dormir no mato, ou anda no mato, é melhor prevenir.
fontes

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sex Jan 18, 2013 11:35 pm

Sou daqui do MT e digo a vcs que onça é CAÇADORA nata e INTELIGENTE! ela faz tocaia, pega qualquer ave na mata mesmo na seca onde pisar na folha seca faz barulho , ela é silenciosa!! ainda por cima IMITA e muito bem Macuco e até Choro de Gente!!! não tô de sacanagem não! eu respeito este animal! a Onça Preta que tem por aqui no norte de MT imita choro de gente e por aqui todos sabem! aqui em MT dependendo do lugar se for dormir na mata, durma em duas pessoas , bem alto , com revolver e faca na cintura1 e SOMENTE DESCA DA REDE QUANDO SOL SAIR!!! nunca desça a noite da rede ! nunca!

Fontes.
Galego

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 6:31 am

fontes escreveu:
... eu respeito este animal!...
Fontes.
Esse é o detalhe que não pode ser desprezado, afinal, ela é simplesmente “a rainha” do sertão, da mata, da floresta e de onde mais ela resolver pisar! E ela faz jus ao titulo!

fontes escreveu:
... a Onça Preta que tem por aqui no norte de MT...
Fontes.
A onça preta na verdade é a mesma onça pintada, que na natureza atinge 100 kg facilmente. A diferença é em decorrência de uma disfunção genética denominada melanismo que confere ao animal um grande acumulo do pigmento melanina e lhes confere a cor negra. É mais ou menos o inverso do albinismo que acomete o ser humano.

"A onça-preta, também conhecida por jaguar-preto, é uma variação melânica da onça-pintada (ou jaguar). Antes se pensava que poderiam tratar-se de espécies diferentes, mas sabe-se hoje que a onça-preta e a onça-pintada são da mesma espécie, Panthera onca. Observando-se atentamente, são visíveis as rosetas e pintas típicas da onça-pintada contra o fundo negro da pelagem da onça-preta.

A variante negra da onça-pintada é rara. Onças-pretas ocorrem na América do Sul, incluindo vários estados do Brasil e ainda na Venezuela, Paraguai, Peru, Guiana e Equador.[2] Onças-pretas também poderiam existir na América Central e México, mas a ocorrência desta variante nestas regiões não está confirmada.[2]

Na onça-preta, o melanismo é uma característica dominante, e estudos genéticos mostram que este fenótipo está associado a uma mutação no gene do Receptor de melanocortina 1 (MCR1), que regula a síntese de melanina nos melanócitos da epiderme.[1]”
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Melanismo_em_felinos

fontes

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 9:10 am

Não sei a explicação , mas a Onça preta é mais AGRESSIVA e destemida que a pintada!! quando vê gente de longe continua andando e te olhando e se estiver de perto ela parte para cima mesmo!!! realmente ela é mais TRONCUDA E pesada que a pintada atingindo facilmente os 100kg!!
No livro ESPERADOR do TICO tem um capítulo de contos de caça que ele descreve uma história bem interessante que aconteceu no XINGÚ- MT envolvendo uma onça preta! nesta história confirma sua SUPREMACIA na mata! ela é a RAINHA!!

Fontes.
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 9:51 am

Realmente Fontes,o que todos dizem e que a preta e mais agressiva que a pintada, e te falo que ela chega por baixo da sua rede e não escuta nada, o caboclo escuta um rato chegando, mas ela não. Aqui em Rondonia, não precisa andar muito pra encontrar rastros, moramos em lugares abençoados.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 10:36 am

todo cuidado é pouco, e acho muito legal os colegas dividirem experiências, criei o tópico imaginando isso, e está acima das expectativas

a uns meses atrás fomos limpar o mata num sítio do meu sogro, esse sítio é arrendado para cana e tem uma região de mata, mas no meio fica um casa velha e fomos limpar a área da cas que o mato estava tomando conta

cheguei com minha família e um cunhado um pouco antes dos peões que viam atrás, a surpresa foi ver trilhas de javalis (ou java porco como preferirem), bandos grande e depois de andar algumas trilhas a surpresa aumentou aiunda mais depois de ver pegadas da parda, com aquele mato alto a única coisa que me ocorreu foi deixar as crianças próximos a mim e ficar experto até as máquinas chegarem

o grande problema e nunca estarmos preparados para isso, achando sempre que onça só dá onde não existe ninguém, a uns 2 anos atrás fui a reserva Pataxó da Jaqueira (Porto Seguro), deixamos o carro na entrada e subimos uma trilha de uns 600 metros a pé, não fazia nem 10 minutos que estavamos lá chegaram 2 índias e relataram que uma onça pintada e 2 filhostes haviam passado sobre nossas pegadas, devia estar por perto ainda, na hora o sangue congelou, e o que pensei na hora foi isso, daqui pra frente todo mato pode ter uma surpresa, sempre tenho isso em mente depois do ocorrido
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 10:51 am

Mamute, depois que comecei a ir pra lida com balestra, fico pensando no 2 disparo, lembro daqueles garruchão que o pessoal chama de 2 tiros e uma carreira kkkkkkk, sendo com balestra um so
Galego

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 1:55 pm

Mamute-sc escreveu:
...deixamos o carro na entrada e subimos uma trilha de uns 600 metros a pé, não fazia nem 10 minutos que estavamos lá chegaram 2 índias e relataram que uma onça pintada e 2 filhostes haviam passado sobre nossas pegadas, devia estar por perto ainda, na hora o sangue congelou, e o que pensei na hora foi isso, daqui pra frente todo mato pode ter uma surpresa, sempre tenho isso em mente depois do ocorrido
Peço a Deus que nos livre de, nessas andanças, dar de cara com uma onça mesmo que seja a parda, nem jaguatirica eu quero por perto, ainda mais uma onça com filhotes.

Imaginem só: mesmo com um senhor arco ou senhora besta na mão e uma senhora faca na cintura, dar de cara com “A Onça Pintada”, 100 quilos de músculos e dentes, que nós provavelmente só perceberíamos caso ela quisesse dar um sinal de “Sai do meu terreno!”, ou o mais provável, depois que ela já tivesse resolvido atacar?

Deus nos defenda! Onça, ainda mais parida, é na pólvora e olhe lá se a sorte estiver do nosso lado!
ENIO MONTARDO

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 2:29 pm

Tem o causo do Gaúcho que numa andança pelo Mato Grosso topou de cara com uma onça pintada e de pronto lhe ocorreu invocar ajuda divina,ajoelhou-se com um dos joelhos apenas apoiado pq precaução nunca é demais e lascou:
Deus do Céu,é com humildade que este índio guapo lhe pede: Se o senhor estiver do meu lado guia meu braço e faça com que a minha faca carneadeira acerte o coração dessa tinhosa não cusando sofrimento nenhum a este pobre gatinho....Mas se o senhor estiver do lado deste animalzinho pintado ,por favor, faça com que ela me de um tinguinhaço certeiro na jugular e que este pobre índio vago não sofra muito ao morrer... AGORA!!! Se o senhor quiser se manter neutro nessa empreitada,faça um PITO,puxe um banquinho e se assente ali do ladinho e se prepare pra ver a Peleia mais feia que o senhor já viu e já foi dando de mão na faca.

"...Não basta para ser livre ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude,acaba por ser escravo..."
scaramal

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 2:58 pm

Boa historia essa meu amigo Enio. mais outro dia fui ao sitio do meu pai e acreditem se quizer, tinha uma onça parda deitada dormindo na varanda da casa, a hora que ela me viu saiu feito doida, vou falar a verdade não sei qual dos 2 ficou com mais medo e correu mais. e o pior que o sitio fica somente a 5km da cidade e não tem mato algum por perto, somente muita plantação de cana de açucar.

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 19, 2013 3:05 pm

Onça é um gato grande. Se tem gato, pode ter onça. A diferença é a quantidade de comida.
O cálculo para grandes felinos é o conceito de área de ocupação. Um felino para cada tantos metros quadrados.
Nesses X metros quadrados é o espaço necessário para a alimentação do grande felino.

Se tem mata fechada com muitos roedores e grandes ruminantes vai ter mais felinos.
Se tem só cana e lavouras será necessário mais metros quadrados para cada felino.
TRC

MensagemAssunto: gaucho   Sab Jan 19, 2013 3:24 pm

kkkkkkkkrsrsrskkkkkkkkkrsrsrsrssrs
Boa essa do gaúcho!
Eita cara valente, chê!
Ô VB, se a onça é um gato grande a gente pega ela no colo e fica acariciando.
Crédo, hem?
Roth

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Jan 23, 2013 3:19 am

Thiago escreveu:
Um conhecido meu(piloteiro), falou que quando sai pra pescar em alguns lugares no MT, eles apoitam o barco no meio do rio para dormir, inclusive ele conheceu o rapaz que foi arrastado de dentro da barraca, falou tbm da facilidade que hoje em dia se tem em visualizar a Rainha e da diminuição da população de capivaras que se viam em determinados locais. Já tive alguns sustos, como por exemplo: na volta pro acampamento ver rastro dela encima das minhas pegadas, ou sair pra pescar e deixar restos de iscas no barranco do acampamento e ela vir e levar, ou simplesmente estar a 4 ou 5mts de altura a noite e quando ligar a lanterna, ela esta bem embaixo de vc, rsrsrsrs, escutar os esturros dela que fazem vc passar a noite inteira na rede sem pregar o olho kkkkkkk.

Esse foi arrastado de dentro da barraca como vc diz:

http://www.issoebizarro.xpg.com.br/blog/mundo-bizarro/onca-mata-pescador-em-caceres-mt/#
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Jan 23, 2013 10:42 am

Roth, esse cara que citei, conheceu esta pessoa que foi atacada pelas onças, inclusive ele fazia pacotes de pesca proximo a este local do ataque.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Jan 23, 2013 7:16 pm

Thiago escreveu:
Mamute, depois que comecei a ir pra lida com balestra, fico pensando no 2 disparo, lembro daqueles garruchão que o pessoal chama de 2 tiros e uma carreira kkkkkkk, sendo com balestra um so

nesses casos acho bom ir com algo que contenha pólvora mesmo, em qualquer área de risco é sempre bom estar bem acompanhado
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Jan 23, 2013 7:22 pm

Mamute, quando vou para lugares mais remotos uso polvora mesmo, mas para lugares perto de casa vou de balestra mesmo tendo o risco de encontrar a rabo mole.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qui Jan 24, 2013 1:25 pm

tanto longe quanto perto iria de besta, mas com um estoque de pólvora em volta da cintura Twisted Evil , melhor previnir do que remediar né
douradosub

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qui Jan 24, 2013 4:25 pm

antes só do que mal acompanhado' é bom heim!?!?
pra espantar onça, solte um foquete (fogos de artifício) antes de descer da espera..... funciona que é uma beleza!!!

rubens.galvan

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jan 26, 2013 12:39 pm

Este ataque de Cáceres-MT foi feio mesmo. Se entrar no território delas é muito perigoso. Ainda mais se ela possuir filhotes, vixi!!

Mathews Conquest 4 -> Sure-Loc Supreme 550 9'' -  Scope Merlin MAC Ten Zone Target - Rest Trophy Taker Spring Steel - Release Merlin MAC Victory - Stabilizer Sebastian Flute Complete Carbon - Kit Peep and Aperture Kit - Flechas Carbon Express Medallion XR
Samick Polaris -> Laminated Wood Riser - Takedown Design - 62" AMO Length - 39# - 29'' - Flechas Carbon Express Predator II

Temujin

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Dom Jan 27, 2013 4:16 pm

Outro dia, navegando pela net achei este blog de propriedade de Eloir Mário Marcelino para quem gosta da vida ao ar livre e de cinergia:

Zagaia: http://eloir-mario.blogspot.com.br/2011/12/zagaia.html

Causos de onça: http://eloir-mario.blogspot.com.br/2012/01/esturrador.html
este é o melhor que já li... http://eloir-mario.blogspot.com.br/2013/01/apresentamos-dois-livros-que.html

Vale a pena dar uma lida em todos, acharão "cousas" interessantes do século passado:

Passagem de Fred Bear no Brasil: http://eloir-mario.blogspot.com.br/2012/07/fred-bear-cacou-no-brasil.html

Hábitos de bichos do cerrado: http://eloir-mario.blogspot.com.br/2013/01/foto-captada-por-eloir-do-cerrado-e-dos.html

+++Flechas quebrei quase todas  lol! : BE Premium 100 e Easton GGXX75 2117+++
[ ] Vapor Trail Limb Driver pro

"A percepção é forte e a visão é fraca. Em estratégia, é importante ver o que está distante como se estivesse próximo e ter uma visão distanciada do que está próximo."

Shinmen Musashi
http://www.armasdear.com.br/forum/
NARDARI

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Ter Mar 25, 2014 4:19 pm

Cara!! tem onça em SP, perto da capital, meu pai tinha uma chacara, ha uns 20 e poucos anos, em Santana do Parnaiba fica 50 km do centro de São Paulo, a gente ia la e tinha um veinho que tomava conta de uma chacara la e que falava que tinha onça por ali, ouviamos um barulho como um amigo descreveu no inicio do post, huhuhuhuhu, ai ele, o véio, falava que aquilo era onça, vinha da mata a menos de 200 metros, duvidavamos e tinhamos vontade de rir, a uns dez anos atras fui no zoo de guarulhos e tinham duas onças la uma preta e outra pintada, ai ela fez esse som, cara!! gelei na hora, era o mesmo som, lembrei na hora do veinho, parece que ela ta tocindo sei la. Lembro que as vezes andamos a noite pela estrada, ficavamos até tarde do lado de fora. Estavamos nos arriscando de certa forma, sem saber.
Sandro

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Ter Abr 22, 2014 5:46 pm

Mamute-sc escreveu:
Thiago escreveu:

nesses casos acho bom ir com algo que contenha pólvora mesmo, em qualquer área de risco é sempre bom estar bem acompanhado

Caros Thiago e Mamute.
Nunca fui adepto de armas curtas e também de espingardas, mas estou pensando seriamente em comprar um revolver pras minhas pescarias aqui pois a população dos bichanos tem aumentado demais. A gente sempre leva B12 pra soltar à noite, principalmente quando sente o cheiro da bichana ou escuta o esturro, mas ultimamente elas tem ficado muito atrevidas pois a uns 2 meses atras, quando um amigo foi pescar no laranjaí, aqui perto, deixou os carros a uns 25 a 30 metros da fogueira e barracas e deu uma garoada de noite, no dia seguinte tinha rastros frescos a una 5 metros dos carros.
"_Lá eu não volto mais não", diz ele.
Como foram em poucas pessoas, ninguém ficou de vigília à noite. À tarde, quando estavam indo embora, conversando com o chacreiro ele falou que não era pra se preocupar porque as bichas estavam bem alimentadas, com a pança cheia de capivaras e novilhos dos fazendeiros da região.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Ter Abr 22, 2014 9:57 pm

a população de bichanas tem aumentado a olhos vistos (ainda bem, e dos outros animais também), na minha opinião graças ao final das queimadas em canaviais

é questão de tempo das pessoas tomarem consciência de que andar pelos matos não vai ser apenas um passeiozinho no parque de diversões, pena que ainda vamos ler e ouvir algum caso desastroso, mas isso sempre foi a lei da natureza, muitos de nõs brasileiros é que perdemos a noção dos perigos que viver na natureza impõem

criei esse tópico a algum tempo, quando fotografei a primeira parda na região que frequento, agora, laém de aumentar os casos de avistamento das pardas já se tem notícias de pintada chegando perto, e moro no meio do estado de São Paulo, imagina os outros locais, portanto não é questão de ficar desesperado, é apenas para sempre ter em mente que HÁ a possibilidade de se defrontar com uma dessas por aí, portanto nunca baixem a guarda
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Ter Abr 22, 2014 11:44 pm

ouçam que beleza

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Hoje à(s) 12:35 pm

onça - quem acampa tem medo?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Palavras muito animadoras pra quem costuma viajar de avião rsrsrs.
» TO MORRENDO DE MEDO DE COMPRAR UM KA
» Pra quem gosta de cerveja.
» Sistema anti-cambalhota para quem gosta de empinar motos
» HAYABUSA OU CBR 1000 RR, QUEM LEVA?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Camping e Bushcraft-
Ir para: