ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

onça - quem acampa tem medo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
AutorMensagem
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Ter Jul 22, 2014 12:01 pm

carlos ferreira escreveu:
então mamute, vc acha mesmo que n tem casos de cinomose aqui?? kk e vc acha que eles tornariam isso publico?? ja mais!! nunca que eles divulgariam que a onça ficou perigosa para o humano, isso seria um "desastre" para os ecochitas, pelo que andei conversando com um amigo do pantanal, tem muito mais ataques de onça q o divulgado, esse meu amigo, so ele sabe de quatro ataque q nunca foi falado, inclusive um que a pintada entrou na casa e pegou uma criança dormindo na sala, tem lugares que estão em guerra contra esses animais, por causa de ataques a pessoa e animais domesticos, o caso do cara da barraca foi o mais estranho ja divulgado, aquilo n foi normal, onça n caça desse jeito!

Só conheço um motivo que faça uma onça pular dentro de uma barraca para atacar uma pessoa, o filhote dela, de tudo quanto é causo de onça o mais mal contado é esse.
carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Ter Jul 22, 2014 12:57 pm

vc assistiu o video?? viu a sintuação da barraca?? as marcas no chão?? ve ai que vc vai ver, n era uma apenas, e sim duas, se fossem caçador teria arma e poderia ter matado a onça como no caso da que atacou o vaqueiro, nesse mesmo documentario fala de uma criança q foi devorada, e seu pai achou apenas a cabeça da menina, em uma cidadesinha aqui perto, chamada carbonita teve um caso exatamente igual, so foi emcontrado a cabeça de uma garotinha de 9 anos q brincava no terreiro do sitio, sei muito bem que animais pessonhentos matam muito mais q a onça, mas a população esta cressendo, os encontros vão ficar cada vez mais frequentes, e se por um acaso a cinomose for constatada nesses animais a coisa pode sim ficar muito perigosa! dentro e fora da mata!!

humilde filete d’água, mas
persiste e ganha força quando
encontra aliados córregos e
ribeirões"

BELLO
carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Ter Jul 22, 2014 1:03 pm

da uma olhadinha no video!

http://www.youtube.com/watch?v=zTBliYy7ks4&feature=youtube_gdata_player

ribeirões"

BELLO
henrique40

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Ter Jul 22, 2014 1:12 pm

na cidade que morro (Itirapina) não precisa ir pro mato pra dar de cara com uma onça...rssssssss

http://www.viaeptv.com/epnoticia/noticias/NOT,3,51,315209,Ha+mais+de+24+horas+em+arvore+onca+parda+e+atingida+por+tranquilizantes.aspx

lembro do circo que foi pra capturar a onça.... rssssss

“A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras."
Carlos Drummond de Andrade
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Ter Jul 22, 2014 2:26 pm

carlos ferreira escreveu:
da uma olhadinha no video!

http://www.youtube.com/watch?v=zTBliYy7ks4&feature=youtube_gdata_player

Carlos essa reportagem só mostra o cadáver, não explica nada, não pude ver o vídeo com o áudio, mas o que eu pude ver pelas imagens só confirma minha opinião de que se trata sim de uma história mal contada, pode ser que os felinos do pantanal e região apresentem esse comportamento mais agressivo ao ser humano, inclusive pelo própria busca de contato com esses animais pro parte de nós. Já no norte do estado região conhecida como portal da amazônia muito raramente se ouve algo sobre um ataque, tanto é que o bicho que se teme por aqui é justamente a "bico de jaca". Dos mais antigos e dos tempos em que a caça nem as armas eram proibidas e se encontravam facilmente ao alcance de todos nas lojas conhecidas como caça e pesca, era comum os causos de mateiros que ao abater a sua caça e depositá-la aos pés do "puleiro", depois de um tempo caso não aparecesse mais nada o vivente descobria que tinha sido roubado, ou seja a gata já tinha passado por baixo dele e sequer eles perceberão. Se tratando de onça pisou no mato onde tem dela pode ter certeza que você esta sendo observado ou pelo menos que o seu rastro foi cheirado.
Sandro

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Sab Jul 26, 2014 8:56 pm

A cerca de um ano atras um vizinho tinha umas cabeças de gado em um sítio arrendado a uns 10/12 km da cidade e me informou que um bichano estava atacando a fazenda e comendo as ovelhas do cunhado dele que também estavam lá. Este vizinho me perguntou se eu queria dar uma olhada pra tentar "dar um jeito nela", eu fui até lá e o que eu encontrei foi a seguinte situação:
Havia um canavial que terminava até cerca de 100 m da casa, ao andar ao redor da propriedade, logo encontramos os rastros da gata perto do pasto das ovelhas e entrando no canavial. Segundo eu pude observar, não era a primeira ovelha que ela pegava pois o local já estava liso e tinha um túnel no meio do canavial que iria terminar em uma mata de uns 200 hectares ao fundo, o que denunciava que ela sempre usava o mesmo trajeto.
O cunhado desse meu vizinho me perguntou quanto eu queria pra dar cabo dela. A resposta foi clara. Compra uns rojões, dá na mão do chacreiro e faça ele soltar toda noite na direção que achamos os rastros dela que não vai te custar quase nada pra afugentar e não vai te trazer dor de cabeça com o IBAMA.
Ainda, ele tinha um paiol onde guardava milho que ficava a cerca de 1,5 m de altura do chão, era só comprar uma tela e fechar as ovelhas lá toda a tarde.
Percebi que lá tinha também galinhas, galinhas de angola e patos e perguntei ao chacreiro onde as aves dormiam e ele me mostrou o galinheiro que não tinha portas, dai perguntei se havia desaparecido galinhas lá e ele me respondeu _Vishi! Pra mais de trinta.
A constatação que fiz é que eles estavam cevando a parda que estava vindo buscar um bichinho toda noite lá.
Fechado o galinheiro e as ovelhas, acabou o sumiço de galinhas e ovelhas e cerca de dois meses depois, o canavial foi queimado e parou-se o transito da bicha de vês na sede da fazenda, então, um pouco de boa vontade do próprio pessoal do campo pode servir de precaução contra ataques apenas não atraindo ela pra perto.
Quando ela tá cevada, se não achar bicho pra pegar, vai pegar gente mesmo, ainda mais no escuro da noite onde o ser humano não enxerga nada.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Jul 30, 2014 8:13 pm

onça (e qualquer outro predador) come o que estiver mais fácil, raramente atacam humanos porque ninguém dá mole, e sabemos também que quem estudou o assunto chegou à cifra de que em 4 investidas por alimento a onça consegue uma vez, portanto não é fácil encontrar comida a disposição, mas o ser humano não faz parte do seu cardápio MAS

quem assitiu ao programa que mencionei ficaria preocupado, inclusive teve o caso (mostrado no programa) de um guarda florestal dos EUA, ele falou exatamnete o que sabemos, que onça raramente ataca humanos e nunca o fazem pela frente, mas ele ali no mato, em sua caminhada de feriado deu de frente com uma, que tinha acabado de comer e mesmo assim veio de frente pra ele, sem medo algum, sem baixar a cabeça nem nada, como se nem ligasse se ele era humano ou um alce manco, e eles mostraram puma, tigre e outros felinos e perderam totalmente o medo de humanos, o medo de barulhos e o escambau e foram pra cima, mostrou uma cidade grande, mas grande mesmo, com uma onça correndo nas ruas, um tigre numa avenida que parecia a marginal tiete, portanto não estamos falando mais em como as onças são noramalmente, estamos falando em como elas ficam depois serem contaminadas por cinomose

eu nunca imaginei ver uma onça entrando dentro de uma casa atrás de 3 cachorros como aparece no vídeo, os cachorros não a acuaram, eles estava no quintal e começaram a latir, a onça foi por cima e continuou mesmo com eles entrando pela porta da casa, nunca vi onça sem medo assim, ou será que desaprendi?
carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Dom Ago 03, 2014 5:35 pm

exato mamute, todo mundo sabe como uma onça se comporta, como tem sua forma de ataque e tal, oq eu quis falar quando citei o ataque ao pescador, não foi um ataque normal, ela ir em dupla, rasgar a barraca, tirar o cara la de dentro, não se importar com o pai do cara gritando, carregar pro mato e comer, comportamento no minimo estranho, uma coisa é uma coisa vc ir andando no mato, e ter a "sorte" de passar pelo caminho de uma onça caçando e ser atacado, outra coisa bem diferente é ela invadir um acampamento, e fazer tudo q ja relatei! como ja falei, ja mais a noticia de uma contaminação por cinomose seria divulgada, e se vazar vai ser tratado como fato mentiroso, a onça é mais protegida que gente, e uma noticia dessa deixaria todo mundo em alerta, e a qualquer sinal de onça, passariam fogo nela, como eles fazem la fora!!

ribeirões"

BELLO
Sandro

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Dom Ago 03, 2014 7:40 pm

O que pode ter acontecido é que este cidadão que estava "pescando", como muitos que conheço que vão para a beira do rio pra garrafear, pode ter enchido o pandú de cachaça e estava roncando dentro da barraca e não acordou quando a bichana rasgou a mesma pois não é assim que ela ataca, simplesmente pulando na barraca, ms ela rasgou a lona e viu onde estava a cabeça do cara pois elas sempre pulam na cabeça e pescoço, daí não deu mais tempo pois o cidadão já "acordou morto".
Veja bem, eu disse que pode ser o que aconteceu, mas eu não sei da estória completa, então, não vou dizer que isso é um fato, mas simples especulação.
O fato é que os felinos em geral estão ficando mais ousados de uma maneira geral no mundo pois antigamente, todo mundo andava armado e apareceu um bichano desses nas imediações, recebia uma carga de chumbo quente na hora, mas hoje é como o amigo Carlos falou, eles são mais protegidos do que gente e principalmente se for gente honesta pois bandido também tem a sua proteção mais do que os honestos.
Fato é, que os avistamentos estão cada vez mais frequentes e cada vez mais próximos às cidades.
A cerca de uns 5 anos atras, eu ainda não tinha trazido a minha família aqui pro MS e estava indo passar o fim de semana em casa e já depois de ter entrado no estado do Paraná, por volta das 8:30 hs e quase em casa, um animal preto andava no meio da rodovia nas proximidades da cidade de Cianorte, de cara notei que o jeito meio malemolenga do bicho não parecia com um cachorro e era meio grande pra isso também, pois bem, era uma preta lindíssima, tava meio magrona, mas ainda assim muito bonita. Não era eu que estava dirigindo e nem o carro era meu, mas pedi que o amigo na boleia diminuísse a velocidade pra eu poder bater umas fotos mas o cara ficou com medo e acelerou, disse. _com esses bichos eu não quero brincadeira nem de longe.
Bom, acredito que ela não fosse nos atacar dentro do carro e ainda com os vidros fechados, e eu fiquei sem as ditas cujas das fotos.
Depois fiquei sabendo que a Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná tem uma grande reserva naquela região e, segundo consta, vários animais encontrados em um raio grande de terreno, quando são capturados pelo IBAMA, são soltos lá.
Que raríssima oportunidade perdida. Ou quem sabe, que sorte não ter virado jantar.
A exemplo do que aconteceu com o javali, outros animais tem se reproduzido e aumentado muito, assim como jacarés no pantanal, pombas no Paraná, Capivaras no interior de S. P., Lebres no R. S., enfim, existem vários exemplos do que uma má gestão de órgãos ambientais pode levar. Se vivêssemos em um pais de pessoas realmente preocupadas com o meio ambiente, já se teria estabelecido temporadas de caça pra amadores pra fazer o controle desses animais, alguns verdadeiras pragas (em Campo Mourão, a prefeitura teve de cortar árvores muito antigas na praça central da cidade pois as pombas vinham dormir lá e tinha que lavar a praça todas as manhãs pra desinfetar o maldito cheiro das fezes). Mas nessa terra de usurpadores nem armas pra defesa da sua casa o cidadão pode ter.
carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Ter Ago 12, 2014 10:11 pm

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2014/08/video-mostra-onca-pintada-em-calcadao-de-avenida-em-corumba-ms.html

olha ai mamute!!

ribeirões"

BELLO
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Ago 13, 2014 9:46 pm

não consegui abrir o link da Globo é esse vídeo aqui http://youtu.be/onj_KZSde30 ?

então né, não sei dizer se essa aí está com cinomose, mas que é uma preocupação a mais, isso é; muda totalmente os conceitos sobre esse animal; que foi o que disse no progama que citei o guarda florestal dos EUA que foi atacado, ele disse claramente que nunca imaginaria uma onça atacando-o como ela fez, portanto pessoal, é bom rever seus conceitos, ou pelo menos não dar sopa para o azar
carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Ago 13, 2014 10:11 pm

http://www.youtube.com/watch?v=poJ_ZZ8CifQ&feature=youtube_gdata_player

esse aqui mamute, na verdade é uma reportagem!! as pessoas estão tendo que mudar a rotina e os abitos por causa das onças!! isso mesmo, onças!! segundo a reportagem são sete onça q ja foram vistas na zona urbana! claro que tem possibilidade de ser a mesma onça!! agora oq me chamou atenção foi a tranquilidade da onça! em meio aos carros, era para ela estar desesperada, por ser um animal selvagem!!

ribeirões"

BELLO
Galego

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Out 15, 2014 12:40 pm

Desenterrando o tópico, na madrugada do dia 13/10/2014, por volta das 04h00min, encontrei estes rastros na fazenda em que trabalho. Os animais andaram a fazenda quase toda, pularam alguns alambrados com mais de 1,7m e pegaram algumas galinhas. Que eram onças eu não posso afirmar, pois não as avistei e não sou tão conhecedor, mas acredito que eram suçuaranas. Seguem as fotos:

Neste local havia muita areia e o rastro não ficou bem definido.

Já neste ponto, existia apenas uma fina camada de areia sobre a terra batida e as pegada ficaram mais evidentes.

Acredito que era pelo menos um animal adulto mais à direita, provavelmente uma fêmea, acompanhada de um filhote mais à direita. Antes que digam que o possível filhote tem apenas 3 dedos...

Conforme relatei, não sou biólogo, mas acredito sim que eram suçuaranas.
Ficarei agradecido se os companheiros mais entendidos puderem comentar, pois minha experiência no campo está bem aquém da grande maioria dos participantes do fórum.
Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Out 15, 2014 1:11 pm

Esta história do ataque em Cáceres está virando lenda. Eu acabei de chegar de Porto Jofre no Pantanal e vimos 3 onças que renderam umas fotos inclusive. Onças do Pantanal tem comida farta de jacarés e capivaras. Esses episódios como o do pescador são ocorrências isoladas e uma tremenda burrice.

Eu andei por vários lugares que tinham até placas (área de onças, não ande sozinho) e tem gente que não liga, fala muito e pouco conhece. As onças que aparecem em áreas urbanas são fruto de degradação de ambiente e falta de comida.
A regra geral é que onça pintada detesta contato com humanos e foge até de turistas. De Porto Jofre pra baixo, nas áreas próximas de rios a comida é farta e dá pra fotografar inclusive elas caçando. Na internet tem uma sequência de fotos bem famosa de uma onça predando um jacaré.

Acima de Porto Jofre eu já ouvi essa conversa de que tem gente que ceva as bichas. Isso na Africa do Sul, por exemplo dá cadeia. É um crime com os bichos.

Onde eu fui as onças não estavam nem aí para os humanos. Vi dois machos se estaoeando por causa de um jacaré que um caçou no terreno do outro.

E no outro dia uma Onça deu um bote maravilhoso numa Ariranha passando na beira do rio.

São bichos lindos livres e soltos. O negócio é que sempre tem um ser humano fazendo alguma besteira e que pode render um acidente ou uma reação fora do normal.

Eu gostei de ver. Fiz minhas fotos do rio a uns 20 metros. Toda vez que a chegava um barquinho a onça olhava e avaliava.

Ela sempre vai atacar para garantir a comida se tiver a chance e com o mínimo de esforço possível. Humanos em bando fazem a onça pensar duas vezes. Sozinho, ela cresce na situação. Se tem comida perto, sempre vai ser esta a 1a opção por mais que ela prefira a comida que está mais longe. E assim a vida vai.

Mathews No Cam HTR #50
PSE Stinger X #55
Martin Jaguar #35/62"
Bodnik Bows Brasil - RD Stick #35/58" (Em Jatobá - Edição Limitada 2015)
Bodnik Bows - Bearpaw Phantom #30/54"

Galego

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Out 15, 2014 1:28 pm

Afim de dirimir qualquer dúvida, dei  um zoom nesta foto e passei a analisá-la. Confrontei com as informações do Manual de Identificação Prevenção e Controle de Predação por Carnívoros.

]

Após uma analise mais detalhada, não tenho mais dúvidas, estou convencido que são os rastros de uma suçuarana, mas pra quem quiser confirmar, estou disponibilizando o Manual de Identificação Prevenção e Controle de Predação por Carnívoros no Google Drive. Segue o link:

https://drive.google.com/file/d/0BwxdqgIk5Mv1NHhGUjdheXIxX2c/view?usp=sharing
henrique40

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Out 15, 2014 2:03 pm

muito bom este livro, pena que não consegui visualizar não tenho permissão....

Galego

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Out 15, 2014 2:16 pm

henrique40 escreveu:
muito bom este livro, pena que não consegui visualizar não tenho permissão....
É um arquivo em pdf, se alguém puder me informar um mode de poder compartilhar deixando um link eu fico grato. Achei que qualquer pessoa logada no google teria acesso ao material. Me desculpem pelo equivoco.

Quem quiser, passa o e-mail que eu envio.

Estou apanhando do Google Drive, mas acredito que está resolvido, o compartilhamento estava desativado.
henrique40

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Out 15, 2014 2:26 pm

pela informação que aparece vc tem altorizar.... agora como se isso eu não sei...rsssss

henrique40

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Out 15, 2014 2:33 pm

agora ta fumegando..... já baxei.... valeu galego....

Daniel.FV

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Qua Out 15, 2014 8:40 pm

Poxa cara muito obrigado pelo livro! Acho fascinante a arte de rastrear os animais. Vou aproveitar e divulgar o guia que eu havia achado Rastros da Fauna Paranaense Dei uma olhada na formação da pegada que vc postou e achei muito mais parecido com pegada de Canídeo pois da pra ver as pontas das garras e felinos possuem garras retráteis. É somente minha impressão pois no manual que eu tenho a pegada de felinos parece um "soco inglês" sem as pontas das garras. Dá uma olhada em pegadas de Cachorro-do-Mato (Cerdocyon).

Agora sobre as onças eu acho que com as criações de "corredores verdes". eixos de preservação que podem conectar um estado ou até mesmo um país. a pressão das cidades no entorno é muito forte. Em um momento o animal está em mata fechada e de repente já sai na propriedade de alguém. O que me assustou foi essa notícia de que órgãos ambientais soltam animais de grande porte nessas áreas pois afinal de contas quando são capturados devem ser soltos em algum lugar e não trancados em zoológicos. Recomendo assistir o seriado Homens da Montanha do History Chanel. Um dos participantes trabalha afugentando onças pardas. nos EUA eles chamam de lion mesmo. com cães.

Sempre aprendo muito com o amigo Sandro. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.
carlos ferreira

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Dom Out 19, 2014 3:18 pm

Galego escreveu:
Desenterrando o tópico, na madrugada do dia 13/10/2014, por volta das 04h00min, encontrei estes rastros na fazenda em que trabalho. Os animais andaram a fazenda quase toda, pularam alguns alambrados com mais de 1,7m e pegaram algumas galinhas. Que eram onças eu não posso afirmar, pois não as avistei e não sou tão conhecedor, mas acredito que eram suçuaranas. Seguem as fotos:

Neste local havia muita areia e o rastro não ficou bem definido.

Já neste ponto, existia apenas uma fina camada de areia sobre a terra batida e as pegada ficaram mais evidentes.

Acredito que era pelo menos um animal adulto mais à direita, provavelmente uma fêmea, acompanhada de um filhote mais à direita. Antes que digam que o possível filhote tem apenas 3 dedos...

Conforme relatei, não sou biólogo, mas acredito sim que eram suçuaranas.
Ficarei agradecido se os companheiros mais entendidos puderem comentar, pois minha experiência no campo está bem aquém da grande maioria dos participantes do fórum.

Sem duvida foi uma onçinha que papou suas galinhas, a primeira foto onde ests sua mão sem duvidas é dela, mas as outras parece de canideo, se vc prestar atenção vai ver a diferença! A primeira tem os dedos redondos, as outras mostram as unhas!!

ribeirões"

BELLO
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: onça - quem acampa tem medo?   Hoje à(s) 3:57 pm

onça - quem acampa tem medo?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 5 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
 Tópicos similares
-
» Palavras muito animadoras pra quem costuma viajar de avião rsrsrs.
» TO MORRENDO DE MEDO DE COMPRAR UM KA
» Pra quem gosta de cerveja.
» Sistema anti-cambalhota para quem gosta de empinar motos
» HAYABUSA OU CBR 1000 RR, QUEM LEVA?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Camping e Bushcraft-
Ir para: