ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Riser, laminas, corda e todo o resto!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Ter Ago 28, 2012 6:43 pm

a cunha vai ser colocada depois, essas 2 laminas somadas estão com 4-5mm, agora vai a cunha e uma camada de fibra de cada lado...
wpurgatto

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Qua Ago 29, 2012 10:08 am

Hâ então tá então, é q pelo seu esquema a cunha ia no meio das duas madeiras.

Outra coisa cadâ lamina de madeira taperada?

Ja leu este tópico aqui ??? O Murillo colou as laminas dele com resina de poliester, eu acho.

>>>----------------------> "- Seja a flecha - Byron Ferguson"

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Preencha o seu PERFIL isso ajuda na hora das respostas
Antes de perguntar use o botão BUSCA (ali no menu).
"No Pain No Gain"
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Sex Ago 31, 2012 11:50 am

pois é, pela funcionalidade a cabei não senguindo o esquema, mas vamos lá...algumas considerações:

Estou usando resina epoxi flexível, achei muito ruim de trabalhar. Foi recomendada por uma amigo que constroi barcos como sendo a top-top (cara ela é) mas é uma coisa...demora dias para curar totalmente (esta misturada corretamente e nas proporçoes exatas) é flexível de mais pro meu gosto...prefiro a poliester. No futuro erei testar com polliester para tirar a prova.

Laminação:

Ponta:

Cunha:

Depois de seco e preparado darei uma camada de resina com fibra de cada lado das laminas...e segue o baile
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Seg Set 10, 2012 12:38 pm

delaminou tudo...as laminas simplesmente se descolaram e racharam....desisto da epoxi...vou de poliester agora!!!

wpurgatto

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Seg Set 10, 2012 4:07 pm

Que M---- eim Sad , mas não desista é experiência adiquirida para os proximos. Laughing

Sturmo escreveu:
Poliester com madeira?????? Cê tem certeza que quer tentar? Cê acha que se poliester, que é mais barato, servisse pra madeira, o mundo inteiro não usaria no lugar do epoxy?

Tenho não, mas entra neste tópico (click aqui) e pergunta pro Murillo, ele disse que colou as laminas dele com resina de poliester.

"No Pain No Gain"
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Seg Set 24, 2012 11:25 pm

Pessoal, estava sumido, mas trabalhando um pouquino nas laminas...

Recurvei novamente a madeira, mas desta vez apenas de base para a fibra. Usei sedrinho com fibra poliester...6 camadas na frente, mas uma de reforço na curva e uma camada atras.
Furei e risquei a madeira para ancorar a resina, parece que agarrou, mas só o uso dirá.

Essa semana vou finalizar as lãminas e posto as fotos...
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Ter Out 09, 2012 1:26 pm

Até aqui parece estar indo bem...a potência esta fraca, vou laminar mais algumas camada uniformes para melhorar a potência e algumas camadas localizadas para ajustar a curvatura...

...
wpurgatto

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Ter Out 09, 2012 5:29 pm

Pregador de roupa???
Vamos ver!!!

"No Pain No Gain"
tallyst

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Ter Out 09, 2012 6:59 pm

quem ñ tem cão, caça com sabia
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Ter Out 09, 2012 9:13 pm

hahaha

Cão eu tenho...tenho grampos aqui de sobra, mas a pressão é muito alta e espirra toda resina para fora, o prendedor tem uma pressão moderada e no conjunto fica bem uniforme.
rubensrw

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Ter Out 09, 2012 11:14 pm

Sturmo... ao invez de fazer a lamina de fibra para depois colar... se laminar a FV direto sobre a madeira nao vai ficar melhor nao???
Assim a resina ira penetrar nos poros da madeira e fixar melhor.... eu acho

04/2012 - 09/2012 - Recurvo OnePiece Thimberhawk Sparrow 48" 36@24 - vendido
05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
05-2012 - 03/2013 - Recurvo BearPaw Hard Hunter 62" 35#@28 - vendido
09/2012 - ......... - LongBow Bodnick Dakota 64" 45#@28
12/2012 - ......... - Samick Phantom 62" 45#@28
04/2013 - ......... - Samick Phoenix 60" 35#@28
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"
jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Qua Out 10, 2012 8:48 am

rubensrw escreveu:
Sturmo... ao invez de fazer a lamina de fibra para depois colar... se laminar a FV direto sobre a madeira nao vai ficar melhor nao???
Assim a resina ira penetrar nos poros da madeira e fixar melhor.... eu acho

é vero, e se aquecer a madeira fica melhor ainda.

I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the goddamn valley!
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Qua Out 10, 2012 8:01 pm

primeiramente foi o que fiz...mas então decolou com a torção. Então resolvi fazer diferente.

1- Laminei a fibra com resina
2- curvei a madeira e criei pontos de ancoragem (rasgos e furos)
3- resinei a madeira ***
4- laminei a madeira com a fibra.

***O resinar a madeira antes tem um porem...a resina trabalha bem sem a fibra, durante a cura (antes de completamente seca) ela tem alguma flexibilidade, então ela se fixa melhor na madeira. Depois na laminação fibra-madeira a ancoragem é bem melhor, pois a resina sobre resina agarra pra valer.
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Qui Out 18, 2012 5:14 pm

Ta ainda sem acabamento, mas ta saindo.

Fiz as fixações, ajustei as laminas e agora vou partir para os detalhes.

O arco ficou com aprox. 1,80m. A curvatura das laminas ainda é desigual, então vou reforçar a mais fraca para equalizar a curva. De resto é torcer para que elas não quebrem...Depois de muitos tiros vou partir para o acabamento fino!
Vittor Santos

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Qui Out 18, 2012 7:20 pm

Ótimo trabalho, Sturmo, está de parabéns, uma pena a curvatura assimétrica, isso, ao menos a mim, me chateia muito, mas não desanime, nenhum trabalho é inútil, sempre melhora-se, seja neste, com seus reparos (deverão funcionar) ou em futuros arcos.

Ah, e a curvatura, você fez usando as lâminas retas e curvou na hora de colar e esperou secar? ou curvou no vapor?
Mais uma coisa: Alguém tem uma idéia de como fazer aquele esquema que capta o vapor para envergar a madeira? -> Aquela espécie de tampa que é um cano na extremidade.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Qui Out 18, 2012 9:27 pm

tá ficando muito bom mesmo, fora a experiência; parabéns
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Qui Out 18, 2012 10:02 pm

Vitor...não estou chateado em absoluto, a curvatura assimetrica não é em repouso, sem corda as lãminas são perfeitamente identicas!!!

Digo desigual, e isso é perfeitamente normal, quando puxo a corda(toda) uma lãmina sempre curva um pouco diferente da outra,,,um pequeno detalhe corriqueiro que será corrigido facilmente. Quen trabalha com madeira vai afinando um lado ou outro até ter curvas gêmeas, no meu caso vou acrescentando mais fibra atpe equalizar as curvas.!!!
fabiomic

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Sex Out 19, 2012 8:55 am

Sturno parabéns pelo belo trabalho, e obrigado por compartilhar sua experiência quanto à confecção de lâminas com fibra de vidro...
lubisomem01

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Sex Out 19, 2012 9:33 am

acompanhando..
http://pumaslubisomem.blogspot.com.br/
matheuscolla

MensagemAssunto: Belo Trabalho   Sex Out 19, 2012 1:46 pm

Muito bom o trabalho Sturmo, e um grande incentivo pra quem pretende se arriscar na fabricação de um arco um dia, como eu.Parabens e quero ver um video dele em funcionamento eim Very Happy
http://www.facebook.com/matheuscolla
Vittor Santos

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Sab Out 20, 2012 1:05 pm

Sturmo, a curvatura, você fez usando as lâminas retas e curvou na hora de colar e esperou secar? ou curvou no vapor?
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Seg Out 22, 2012 1:40 am

Pessoal muito obrigado pelo incentivo!!!

Essa é uma experiência interessante, comecei com epoxi etc e acabei "retrocedendo" para a poliester...explicação simples, não me agradou a epoxi, muito mito e pouca eficácia. Usei uma das melhores resinas epoxi, utilizada nos estaleiros e foi uma m...então decidi ir para o basico, na qual já conhecia, já havia trabalhado e acho bem interessaante o resultado. Deixo claro que não tenho NENHUMA CERTEZA do resultado final, esta muito bonitinho, mas ainda não esta em uso contínuo e não sei como irá se comportar, pode(espero que não) quebrar naos primeiros tiros.

Vou tentar detalhar verbalmente o que foi feito, se ainda restar dúvidas respondo assim que possível.

1- Curvei as laminas (cedrinho 3mm). Coloquei uma forma de aluminio, essas retangulares de pizza, no fogão cheia d'água, coloquei as laminas de molho e cobri com outra forma para não escapar o vapor. 45min e dobrou facil.
Obs: existem inumeras madeira de melhor qualidade, mas como usei apenas como base para fibra, um mero recheio, não garimpei nada melhor.

2 - Retire do vapor, curve e deixe descansar por 48h, curvada claro. ESPERE SECAR BEM!

3 - Pegue as laminas e risque e fure (furos pequenos E NUNCA ALINHADOS) toda a peça dos dois lados, criando pontos de ancoragem para a resina, a resina poliester tem grande chance de não grudar sem a devida ancoragem.
Obs: Na minha avaliação a resina pré acererada apresenta uma menor capacidade de colagem que a comum, pois é mais líquida. Sua vantagem é a praticidade, rapidez de cura.

4 - Aplique uma camada de resina (catalização media-baixa) em ambos os lados das laminas e espere quase secar, quanto estiver quase curada, mas ainda grudenta, aplique nova camada de resina (bem catalizada) e lamine com a fibra (eu usei a tecida ou aeronáutica, não aconselho usar a outra). Com uma espátula de nylon vc assenta a fibra, depois aplica uma nova camada de resina e com a espátula espalha uniformemente com pressão moderada para que penetre bem. Lamine ambos os lados.
Obs: a) Cada camada de laminação deve ser aplicada resina, depois a fibra e depois novamente resina. b) nunca deixe bolhas de ar os partes da fibra sem impregnação total de resina.

5 - Eu usei uma lamina de sedrinho 3mm, com uma cunha de angico de aprox 12cm de comprimento e expessura de 1cm na parte mais grossa como reforço de assentamento da lámina.
Na parte externa (que sofre tração) usei 8 camandas de fibra tecida + resina.
Na última camada fiz envelopamento, ou seja a fibra aplicada de um lado foi virada para o outro e laminada no verso. Essa foi uma maneira de tentar evitar a delaminação.
Na parte interna (que sofre compressão) usei 2 camadas fibra tecida + resina; 1 camada (grossa) fibra em manta + resina e por último 1 camada fibra tecida + resina.
Entre cada laminação esperei cura total e apliquei lixamento.

IMPORTANTE!!!
Use o mínimo de resina entra cada camada de laminação.
Nunca deixe bolhas de ar ou falhas na resina. Se ficar alguma raspe o material e aplique resina para corrigir a falha.
Trabalhe em ambiente ventilado.
Para limpeza da resina ( que vai grudar muito bem em tudo que não deve) use acetona ou thinner, CUIDADO com a intoxicação!

A resina sempre irá escorrer, gotejar etc , não espere uma laminação perfeita do ponto de vista estético, após cada lamina curada vc pode e dever fazer a nivelação da superficie, ou seja com uma lima (bastarda) ou lixa (tem que ter boa vontade) vc aplaina levemente a camada pra que fique lizinha e sem imperfeições, depois aplica nova lãmina.

A quantidade de lãminas que vc deve usar dependerá da madeira que será usada, se é que será, das características da resina, da largura da lãmina, do comprimento, da curvatura etc etc etc. Então cada um sabe que potencia quer e aumenta ou diminui as camadas conforme achar mais conveniente.

Não estou finalizando o post, tem muita coisa pra fazer ainda. Sou muito chato com os acabamentos e agora esta começando a parte que me agrada mais que é a "cosmética" hehehe. Caso alhgum dos amigos tiver interesse de se aventurar estou a disposição para trocar a minha minúscula experiência.

Em breve trago mais avanços.

Sturmo

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Seg Out 22, 2012 3:06 pm

Salve!

Buenas, as laminas estão indo para o acabamento e enquanto seca resolvi ir brincando com a corda. Comprei linha de sapateiro (poliester) marrom e bege e fui para a esperimentação.
Ajustei o tamanho, fixei os grampos como pinos para tencionar e fiz um loop contínuo com 4 fios marrons e 3 fios beges.
Nas pontas e no meio fiz o tradicional reforço com o mesmo fio. As fotos estão horriveis mas a corda ficou legal....da pra ver a cera transbordando da corda hehehe.

O riser resolvi modificar um pouco, suavisei todas as arestas, arredondei algumas curvas e rebaixei algumas partes...uma lixada bem boa e uma micro mão de verniz (aplicado com o dedo esfregando bem para impregnar) só pra ver a tonalidade.

Segue:

wpurgatto

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Seg Out 22, 2012 3:48 pm

Parabens tá ficando lindo, a cor da corda então ficou massa véi (kkkk) estilo old.

"No Pain No Gain"
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Ter Out 23, 2012 7:02 pm

Salve povo!

Buenas, hoje aproveitei um tempinho livre e resolvi ajustar as laminas (acertar) curvatura, sei que isso tem um nome, mas no momento não recordo heheh.
Bem, estava esperando um trabalhinho bem demorado, mas para minha grata surpresa na primeira camada a lamina mais fraca equalizou !!!! Aleluia!!!

Coloquei o riser em uma superficie nivelada encordoei e verifiquei.....BINGO!!! nivelou perfeito.

Fotinhos do menino...ainda bem feinho, mas o acabamento vem com o tempo.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Riser, laminas, corda e todo o resto!   Hoje à(s) 6:23 am

Riser, laminas, corda e todo o resto!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos similares
-
» SOM USANDO TODO O PORTA MALA C/ TAMPAO ORIGINAL
» Ventoinha ligada o tempo todo
» Três coisas que todo homem tem que ter, e não é gaia!!
» Vida Nômade tem buggy na parada - Sonho de todo bugueiro
» Largadas á corda Açores.( só rir)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: