ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Composta X Recurva.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
lyonfreedom

MensagemAssunto: Re: Composta X Recurva.   Dom Nov 10, 2013 11:35 am

Facilidade em andar com uma balestra no mato?

Bom, depende do mato. Por que vou te falar uma coisa. Andava com uma Hoover 300 que era um saco. Engancha em galhas de pau, e como eu já tava puto, não desenrolava, mas passa reto, e em consequência rasgava o pescoço, batia na testa, no estomago, em fim...

NUNCA FUI A CAÇA com arco. Mas posso dizer que diante das dificuldade que tive com as balestras, é muito melhor.

Eu acredito André Lobo, que você quer subir junto com o arco. Bom, nem com balestra é aconselhável subir juntamente. Pois você pode precisar virar de costas para a arvore afim de equilíbrio, ou precisar de uma das mãos onde a balestra pode estar.

O mais correto, é você ter uma cordinha, para poder amarrar no arco ou balestra e quando já tiver lá em cima, você puxar ela.

Acredite, já cai por causa dessa brincadeira de subir com balestra tudo junto. Depois de muito apanhar, comecei a usar a corda pra depois de estar lá em cima, com tudo preparado, puxar o equipamento.

Mas vai por mim, andar de balestra em um mato (principalmente no nordeste) meio fechado, você vai ter tanta raiva que é capaz de nem voltar com a balestra.

ALAN VITOR ANDRADE

MensagemAssunto: Re: Composta X Recurva.   Dom Nov 10, 2013 3:21 pm

hj com tanta leitura e conteudo que descobri nesse forum...

mxb 360 e 320...
recurva... a matrix 380, eh fenomental pequena como muita composta e uma das mais leves do mercado sendo mais leve que a 320...
as tenpoints sao obras de arte, quem tem nunca mais pega outrra...
sao perfeitas em tudo, acabamento precisao, estetica ergonomia... so sao um pouco pesadinhas sim.
mas confesso que nao eh nada tao assombroso de andar com elas. ate pq se existe bandoleira...

tenho a 320 a vapor e quero a excalibur matrix...
e te garanto nao me desfaco de nenhuma delas...
a 320 eu atiro com uma unica mao... imagina a excalibur sendo mais leve ainda...

te que ver o gosto de cada comprador, nao adianta eu falar, nem dizer as qualidades, a primeira impressao eh a que fica, e quando alguem escolhe uma por estetica nao importa, ele escolhe por isso.
mas eu to doido p ter uma recurva....
BELLO BSB

MensagemAssunto: Re: Composta X Recurva.   Qui Nov 14, 2013 1:29 am

Órix escreveu:
Pelo que entendi não há nenhuma vantagem técnica ou funcional relevante em se ter uma balestra composta e ainda há a grande desvantagem da troca da corda, que fica pior se ela quebrar em campo. Na verdade só comprei a recurva por achá-la mais elegante, mas parece que fiz a coisa certa.
Sou adpeto das composta, a meu ver, existem muitas vantagens perante as recurvas, começando pelo tamanho, para quem tá na arvore faz toda a diferença, tocar corda, é uma questão que dificilmente acontece, comigo em mais de 20 anos nunca tive que trocar em campo, o cuidado de manutenção é muito simples, e quem tem arco ou besta composta tem que ter um Bow press mesmo que portatil, hoje temos ainda a Mission que não exige o uso de Bow Press, cada balestra tem seu charme, falando de recurva, somente assino embaixo das Excalibur e das TenPoint, o resto.....Agora gosto é gosto, cada um tem que ir naquilo que lhe faz feliz, porque na realidade não existe nada 100%, cada balestra tem seu lado positivo e negativo, mas eu pessoalmente, só uso composta, sem falar na saida de flecha que é bem mais rápida gerando mais impacto, andar no mato com uma recurva é tarefa ardua, sem falar no barulho, geralmente as recurvas são barulhentas, não que toda composta seja silenciosa, as barnett mesmo são terriveis em metéria de serem escandalosas, tanto no tamanho como no barulho do disparo.
BELLO BSB

MensagemAssunto: Re: Composta X Recurva.   Qui Nov 14, 2013 1:34 am

André Lobo escreveu:
Estava eu aqui na mortal dúvida... Recurva ou Composta? ... eis a questão... e ler as postagens foi decisivo na minha decisão. Possuo um arco composto, com o qual pesco, e sinceramente... sou apaixonado por ele. Porém, para caçar fica um pouco mais complicado, e embora tenho tido sucesso, achei um pouco complicado caminhar na mata acidentada, brejo, e subir em árvores com um arco composto na mão. Um amigo possui uma balestra recurva e vejo a praticidade com que ele se locomove com ela.
Por gostar muito do meu arco composto estava pensando em adquirir uma balestra composta. Simples né. Porém, aqui percebi que se a recurva é mais precisa, manutenção mais barata que a composta e é mais barata, irei aquirir um modelo recurvo. A recurva pode ser enorme como disse um parceiro aí a cima, mas tenta estar na mata com um arco... sua balestra recurva (enorme) vai parecer um estilingue de compacta.
Agradeço parceiros de arco!

Assim que adquirir minha balestra posto aqui.

Uma cordinha com duas pontas com 7 metros cada, uma sobe a mochila outra o arco, nas costas mesmo pra subir na arvore só a rede, depois de bem ancorado e tudo arrumado se sobe a tralha, idem pra descer, desce a tralha, por ultimo desamarra a rede e joga lá de cima, subir ou descer com trem na mão....Nem pensar. No caso de Treestand mesma coisa.....kkk
lyonfreedom

MensagemAssunto: Re: Composta X Recurva.   Sex Nov 15, 2013 3:56 pm

Pra quem é paranoico com a ideia de uma corda quebrar em plena lida; a solução vigente seria comprar um bowpress portátil. É um bowpress universal:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Carl Spackler

MensagemAssunto: Re: Composta X Recurva.   Seg Nov 25, 2013 1:46 pm

A grande vantagem da recurva é a precisão e a manutenção mais simples, principalmente aos iniciantes, porém, pra encarar uma mata fechada vira um pesadelo, pois elas são maiores e mais pesadas que as compostas.

Mesmo as compostas não são tão leves e pequenas que torne uma grande diferença na hora de encarar a mata.
É questão de gosto, pois falar que uma balestra composta não tem precisão é uma grande besteira, ainda mais se falarmos das marcas de topo.

Só discordo do Bello na questão do silêncio, pois ir pra lida com uma Excalibur Equinox, a coisa é bruta, não faz barulho nenhum na hora da locomoção, ao contrário de algumas compostas.

Outra vantagem da Excalibur é sua resistência, pode bater, cair, afundar na lama, que a mesma não te deixa na mão, não sei se a maioria das compostas agüenta o tranco, pois já vi relatos de quebra de lâminas (limbs) pela grande pressão exercida.

Vale ainda mencionar que as balestras não foram projetadas para a mata fechada, então que estiver pensando em iniciar com uma balestra, é melhor levar em conta as suas características pessoais, como tamanho, agilidade e força, pois carregar um balestra de aproximadamente 4 quilos o dia todo, pode parecer pouco, mais não é para qualquer um.

Bons tiros!!!
henrique40

MensagemAssunto: Re: Composta X Recurva.   Seg Nov 25, 2013 4:38 pm

muito interessante a discussão entre recurvas e compostas, eu ia colocar minha opinião, e ela seria em pro das recurvas, mas percebi que na verdade a grande diferença entre compostas e recurvas esta no gosto de cada um, todos sabemos das qualidades e defeitos de cada sistema, uns gostam das compactas outros das digamos exageradas, como a excalibur exomax que tem por volta de 1 metro de tamanho.

andar na mata fechada é difícil com ou sem balestra, depende o mato é uma "quisasa" só um mochila já da um trabalho danado enrosca em tudo, mas se vc for andar no cerrado é mais facil, já que parece uma savana.

e realmente andar com peso nas costas o dia inteiro não é pra qualquer um, pegando o exemplo do amigo  Carl Spackler, 4 quilos parece pouco mas parece que o peço dobra a cada hora.

“A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras."
Carlos Drummond de Andrade
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Composta X Recurva.   Sex Nov 29, 2013 12:01 am

eu só tenho uma man kung ching ling recurva 150 lbs gostei dela simples barata atiro com flechas que eu mesmo faço, ou com as compradas, lógico que se eu tivesse grana pra uma excalibur ou uma teen point sem duvida iria numa delas, mas com as ching ling da pra brincar e até arriscar uma caçada.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Composta X Recurva.   Hoje à(s) 6:28 pm

Composta X Recurva.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» [DÚVIDA] - Gasolina Argentina pode trazer problemas ao motor Zetec Rocam?
» A reserva é composta de quantos litros de combustível?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: