ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Desfazendo mitos - a velocidade real das flechas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
CLEBER MEDEIROS

MensagemAssunto: Desfazendo mitos - a velocidade real das flechas   Qui Jul 26, 2012 5:57 pm

Boa tarde pessoal,

tenho um cronógrafo Chrony F 1, o qual uso normalmente para aferir a velocidade de projéteis, mas hoje resolvi aferir as flechas em 3 bestas que eu tenho, na verdade seriam 4, mas no corredor do quintal fiquei receoso de disparar com a MK250 e resolvi deixar para fazer isso em outro local e oportunidade.
Foram testadas uma Microshock de 180 libras, uma Jaguar de 175 libras e uma recurva que eu fiz com um arco da Kantas.
Nada foi tão animador quanto o anunciado pelos fabricantes, mas vamos lá:

Microshock Velox
flecha original em fibra pultrudada e penas rotor tri - 150 fps
flecha de alumínio de 14 polegadas (kantas) e ponta de 100 grains - 160 fps
flecha de fibra de carbono montada com tubo de 7mm cortado a partir de flecha para arco composto e usando a mesma ponta de 100 grains - 170 fps

Jaguar
flecha de alumínio de 16 polegadas e ponta de 125 grains - 211 fps
flecha de fibra de carbono de 20 polegadas (Carbon Express) com ponta bullet de 125 grains - 208 fps

Besta de fabricação caseira com 150 libras ( na verdade não medi, mas usei um arco da MK que é o mesmo para as bestas de 120 a 175 libras, só muda o arrasto da corda até armar)
flecha de alumínio de 14 polegadas e ponta de 100 grains - 200 fps

Não testei outras flechas nesta besta porque a luz do sol estava ficando insuficiente para os sensores do cronógrafo.
Ainda vou testar nas bestas de 80 libras e nos arcos que eu tenho e depois passo o feed back.
Com a Jaguar a flecha de carbono fez um estrago sensacional, enquanto a de alumínio vazou uma almofada de EVA com 10 cm e atravessou um compensado de 15mm ficando só a ponta de fora, a flecha de fibra de carbono ainda avançou mais 10 cm para fora do compensado... O detalhe é que a flecha de alumínio estava com uma ponta de field e a de carbono com uma bullet, imaginem se estivesse com uma de caça?

Abraços e bons tiros!

http://www.clebermedeiros.com
eschimidt

MensagemAssunto: Re: Desfazendo mitos - a velocidade real das flechas   Qui Jul 26, 2012 7:28 pm

Excelente post....

Órix

MensagemAssunto: Re: Desfazendo mitos - a velocidade real das flechas   Qui Jul 26, 2012 8:36 pm

Valeu, cara! Ótima informação!
boconcelob

MensagemAssunto: Re: Desfazendo mitos - a velocidade real das flechas   Sex Jul 27, 2012 1:24 pm

Excelente topico! Nossa e a propaganda que dizem, cadeee????
CLEBER MEDEIROS

MensagemAssunto: Re: Desfazendo mitos - a velocidade real das flechas   Sex Jul 27, 2012 1:50 pm

Pois é amigos, creio que os fabricantes usem uma ponta super leve com 60 ou 75 grains, penas de 1,5'' e flechas em fibra de carbono bem curtas para chegar a velocidade anunciada e acho que nem assim chega. Com armas de ar comprimido e de fogo é a mesma coisa, mas geralmente nas de fogo o anunciado (conforme o tamanho do cano) é mais próximo do real.

Abraços e bons tiros!

Mário Sérgio

MensagemAssunto: Re: Desfazendo mitos - a velocidade real das flechas   Sex Jul 27, 2012 1:57 pm

CLEBER MEDEIROS escreveu:
Boa tarde pessoal,

tenho um cronógrafo Chrony F 1, o qual uso normalmente para aferir a velocidade de projéteis, mas hoje resolvi aferir as flechas em 3 bestas que eu tenho, na verdade seriam 4, mas no corredor do quintal fiquei receoso de disparar com a MK250 e resolvi deixar para fazer isso em outro local e oportunidade.
Foram testadas uma Microshock de 180 libras, uma Jaguar de 175 libras e uma recurva que eu fiz com um arco da Kantas.
Nada foi tão animador quanto o anunciado pelos fabricantes, mas vamos lá:

Microshock Velox
flecha original em fibra pultrudada e penas rotor tri - 150 fps
flecha de alumínio de 14 polegadas (kantas) e ponta de 100 grains - 160 fps
flecha de fibra de carbono montada com tubo de 7mm cortado a partir de flecha para arco composto e usando a mesma ponta de 100 grains - 170 fps

Jaguar
flecha de alumínio de 16 polegadas e ponta de 125 grains - 211 fps
flecha de fibra de carbono de 20 polegadas (Carbon Express) com ponta bullet de 125 grains - 208 fps

Besta de fabricação caseira com 150 libras ( na verdade não medi, mas usei um arco da MK que é o mesmo para as bestas de 120 a 175 libras, só muda o arrasto da corda até armar)
flecha de alumínio de 14 polegadas e ponta de 100 grains - 200 fps

Não testei outras flechas nesta besta porque a luz do sol estava ficando insuficiente para os sensores do cronógrafo.
Ainda vou testar nas bestas de 80 libras e nos arcos que eu tenho e depois passo o feed back.
Com a Jaguar a flecha de carbono fez um estrago sensacional, enquanto a de alumínio vazou uma almofada de EVA com 10 cm e atravessou um compensado de 15mm ficando só a ponta de fora, a flecha de fibra de carbono ainda avançou mais 10 cm para fora do compensado... O detalhe é que a flecha de alumínio estava com uma ponta de field e a de carbono com uma bullet, imaginem se estivesse com uma de caça?

Abraços e bons tiros!

Cléber, concordo com os rapazes, seu post ficou ótimo!
Mas faltou um dado fundamental! Que sem ele essas velocidades não tem muita valia, porque não podem ser comparadas.
Está faltando o PESO das flechas!! Como são flechas distintas não dá pra saber que besta é melhor, ou seja aquela que produz maior energia cinética a partir das libragens nominal.
Hipoteticamente, se a Velox atirar uma flecha de fiberglass da 450 grains à 150fps gera = 22.49 ft.lbs.
e o Jaguar uma carbono com 280 grains gera = 19.99 ft.lbs.

Capiche??

( Calculado em [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] )

Recurvo
Martin X200   60" 45#
Martin Hunter 62" 50#
Black Widow MA II 62" 45#

Longbow
FALCO Storm 54" 44#
RD Stick Premium 60" 40#
Martin Savannah 62"  40#
FALCO Force Carbon Vintage 68" 35#
FALCO Force Carbon Vintage 68" 45#
FALCO Force Carbon Vintage 68" 55#

Flat Bow em Ipê 40# feito pelo AZ

"Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém."
1 Coríntios 6:12

,======o00o _
//___l__,____,__
l_--- ___l---[0]lllll[0]
(o)_)-o- (o)_)--o-)_)
EVC

MensagemAssunto: Re: Desfazendo mitos - a velocidade real das flechas   Sex Jul 27, 2012 9:44 pm

Não sei como é com balestras mas as velocidades declaradas dos arcos compostos são obtidas com flechas de 5 grains por libra. Ou seja, nada realista. Bom para impressionar os que vão na onda dos departamentos de marketing dos fabricantes.

Abs.
CLEBER MEDEIROS

MensagemAssunto: Re: Desfazendo mitos - a velocidade real das flechas   Sex Jul 27, 2012 10:34 pm

Oi mário,

você tem razão, citei o tamanho e o tipo das flechas apenas como uma referência, pois a maioria está familiarizado.
Tenho uma balança de precisão e me comprometo a fazer a aferição do peso das flechas utilizadas nos testes, se tudo correr bem farei neste final de semana mesmo.

Cordialmente,

Cleber Medeiros
Mário Sérgio

MensagemAssunto: Re: Desfazendo mitos - a velocidade real das flechas   Sab Jul 28, 2012 8:37 am

CLEBER MEDEIROS escreveu:
Oi mário,

você tem razão, citei o tamanho e o tipo das flechas apenas como uma referência, pois a maioria está familiarizado.
Tenho uma balança de precisão e me comprometo a fazer a aferição do peso das flechas utilizadas nos testes, se tudo correr bem farei neste final de semana mesmo.

Cordialmente,

Cleber Medeiros

Legal! cheers
Vamos aguardar.

Recurvo
Martin X200   60" 45#
Martin Hunter 62" 50#
Black Widow MA II 62" 45#

Longbow
FALCO Storm 54" 44#
RD Stick Premium 60" 40#
Martin Savannah 62"  40#
FALCO Force Carbon Vintage 68" 35#
FALCO Force Carbon Vintage 68" 45#
FALCO Force Carbon Vintage 68" 55#

Flat Bow em Ipê 40# feito pelo AZ

"Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém."
1 Coríntios 6:12

,======o00o _
//___l__,____,__
l_--- ___l---[0]lllll[0]
(o)_)-o- (o)_)--o-)_)
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Desfazendo mitos - a velocidade real das flechas   Hoje à(s) 3:51 pm

Desfazendo mitos - a velocidade real das flechas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Velocidade tolerável do fusca 1300?
» Teste aferição do velocimetro YBR Factor 125 Moto Esporte
» Top Speed na Fazer 150....
» Velocímetro marcando a mais.
» Comparação entre velocímetro X GPS

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-