ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

capivara ao vinho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
fabio carneloci

MensagemAssunto: capivara ao vinho   Sex Out 29, 2010 12:41 pm

ingredientes:
1kg de capivara
1pimentão vermelho
1cebola
meia cabeça de alho
50ml de oleo de oliva
alecrin
louro e oregano a gosto
100ml de suco de limão
250ml de vinho tinto seco
sal e pimenta a gosto

modo de preparo
misture todos os ingredientes batendo no liquidificador , mergulhe a capivara neste molho e deixe por 4 horas marinado . asse em fogo brando por mais ou menos 30minutos sempre passando molho na carne .
http://www.arcoeaventura.com.br
halber

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Qua Nov 17, 2010 6:27 pm

Só uma duvida no preparo da Capivara... é que uma vez comprei um Pernil no supermercado... a carne é muito bonita, porem qndo começou a assar não teve quem aguentasse o mal cheiro... tentamos de tudo com a carne mas não teve geito foi pro lixo... o pior que o kg era caro na epoca ehehhe alguem sabe me dizer se a capivara tem esse mal cheiro mesmo e gosto ruim na carne? Tem alguma coisa que precisa fazer antes de preparar?
ENIO MONTARDO

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Qua Nov 17, 2010 6:47 pm

carne de capivara e outras tantas caças tem gosto e cheiro fortes... o principal é gostar de carne de caça senão não tem jeito...comer carne de caça e querer que tenha gosto de picanha é impossível,mas a forma de preparo e temperos corretos são fundamentais...outra coisa, animais jovens tem melhor sabor(o cheiro caracteristico de cada espécie é menor que nos adultos)
principalmente javalís e capivaras,quando for caçar escolha os jovens e desprese os "troféus"
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Qua Nov 17, 2010 7:15 pm

lembro quando era garoto que uma visinha comia muita capivara, mas detestava esse cheiro, o que ela fazia era colocar a carne picada numa lata de água (trocava a água a cada 12horas) e depois de 2 ou 3 dias ela temperava e não lembro se assava ou fritava, eu nunca comi para saber se ficava boa, mas deve sair todo o sangue e assim muda muito o sabor

vale a tentativa
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Qua Nov 17, 2010 7:25 pm

ENIO MONTARDO escreveu:
carne de capivara e outras tantas caças tem gosto e cheiro fortes... o principal é gostar de carne de caça senão não tem jeito...comer carne de caça e querer que tenha gosto de picanha é impossível,mas a forma de preparo e temperos corretos são fundamentais...outra coisa, animais jovens tem melhor sabor(o cheiro caracteristico de cada espécie é menor que nos adultos)
principalmente javalís e capivaras,quando for caçar escolha os jovens e desprese os "troféus"
O problema do cheiro tem mto a ver como se tira o couro do animal,...
halber

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Qui Nov 18, 2010 10:02 am

A questão do gosto da carne ser diferente de um picanha isso é lógico... agora comer uma carne com gosto e cheiro muito ruim é outra hehhee eu nunca cacei mas sempre gostei de experimentar carne de caça qndo tenho oportunidade... lembro que nesse dia chamei um amigo que dizia que o avô dele sempre fazia capivara... mas ele disse que só comia feito almondega, que segundo o avô dele a caracteristica do mal cheiro da carne vinha da gordura da capivara... e tinha que tirar toda a gordura pra fazer as bolinhas de carne... por isso fiquei curioso qndo vi na internet algumas receitas de capivara com os pedaços inteiros... alguem sabe se esse lance da gordura é verdade?
ENIO MONTARDO

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Qui Nov 18, 2010 11:38 am

É sim....começa lá no campo,escolha um animal jovem,após o abate sangre-o imediatamante e de preferencia evicere-o na hora retirando também o peritonio(aquela pele fininha colada ao costilhar e vazio do animal) de preferencia faça isso dentro dágua limpa e corrente,deixe um tempo mergulhada em agua corrente,depois coloque para orear e retire o excesso de gordura.....tempere a gosto...fogo....cerveja gelada e que gosto vai ficar?????? de capivara ora...eu nem a gordura retiro...até prefiro assado com farinha e limão....e gosto pessoal???? tem coisa com gosto muito pior que isso e a gente adora e ta sempre atraz....kkkkkkkkkkkkkk
CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Qui Nov 18, 2010 1:37 pm

sera que se fizer igual carneiro, deixar ela de molho no vinho branco de um dia pro outro nao melhora? a gente faz carneiro aqui assim e o cheiro vao embora totalmente.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com
fabio carneloci

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Qui Nov 18, 2010 1:37 pm

eu particulamente prefiro a capivara frita com um tempero de limão rosa e um pouco de vinagre ao meu ver e ja fiz o teste a carne ezala menos odor e quando comer , coma dandos ums pingos de limão rosa uhuhuuhuhu uma delicia .
meu tio ja fez linguiça de porco com capivara fica muito bom tambem .
mais oque me estranha halber é essa carne sua ter fedido tanto assim scratch tinha alguma coisa de errado com isso em ! . mais a limpeza do animal é fundamental para um aroma e gosto bom .
CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Qui Nov 18, 2010 1:40 pm

uma vez, há muitos anos atras, qdo fizemos PACA o cheiro era insuportavel tambem. assim como o gosto. não soubemos fazer provavelmente.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com
fabio carneloci

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Qui Nov 18, 2010 1:40 pm

CALIL escreveu:
sera que se fizer igual carneiro, deixar ela de molho no vinho branco de um dia pro outro nao melhora? a gente faz carneiro aqui assim e o cheiro vao embora totalmente.

praticamente todos os pratos de caça é bom colocar vinho tinto seco ou branco seco dependendo da receita isso não elimina mais ameniza o cheiro forte , como nessa receita que postei , vai vinho nela .
eschimidt

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Qui Nov 18, 2010 4:16 pm

Para que a carne não fique com o sabor forte, mergulhe-a por duas horas numa solução de água com bicarbonato de sódio.
Serve para qualquer animal...

halber

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Qui Nov 18, 2010 7:15 pm

e o pior que eu comprei o pernil da capivara em um grande supermercado em Goiânia que não recordo mais o nome... ja que estava vendendo la provavelmente é de algum criatório, e geralmente não se cria o animal ate que fique muito grande, se não encarece a produção... devia ser um animal medio ja que o pernil não era tão grande, agora como eles trataram o animal eles deveriam saber ja que se dispuseram a criar e vender os bixos!!! eheheh ainda vou esperimentar um bixo desses de novo
ENIO MONTARDO

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Qui Nov 18, 2010 9:47 pm

eschimidt escreveu:
Para que a carne não fique com o sabor forte, mergulhe-a por duas horas numa solução de água com bicarbonato de sódio.
Serve para qualquer animal...
E não tira o gosto da carne do animal em questão?
eschimidt

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Sex Nov 19, 2010 6:52 am

ENIO MONTARDO escreveu:

E não tira o gosto da carne do animal em questão?
Posso garantir que não.

manelsen

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Sex Fev 04, 2011 11:52 am

O que os franceses fazem com carnes fortes e duras é deixar mergulhada no vinho com tempero ("vinha d´alhos") por 24h e só preparar a carne depois. Fica mais macia e com menos cheiro.

O modo de preparo surgiu porque os "peasants" não tinham grana pra carne de primeira e mandavam ver nos galos mais velhos do terreiro quando apertava a fome. É a receita original do coq au vin.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Ter Abr 12, 2011 7:18 am

Me metendo no assunto...
Ja peguei carne ne capivara e veado "velhos", no momento de carnear tu ja percebe se a carne é forte ou não. Em caso positivo, evito fazer pedaços grandes (ex:assado) e faço bife.
Antes de fritar coloco todos dentro de um balde com alho picado e cubro com água. Em torno de 8 horas é o suficiente pra tirar o excesso de odor e a carne fica muito saborosa.
Nesses casos, na minha opinião, a melhor pedida é o bife no disco com cebola e pimentão!!
Baah!!
nem os cachorros comem!
...
n sobra
heheh
abs
leobvieira

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Ter Dez 13, 2011 10:56 pm

Meus amigos,estava lendo esse tópico e queria complementar com uma coisa que acho que ajudará bastante para quem gosta de comer uma capivara.As partes saborosas desse animal são os pernis e o lombo,isso é o meu gosto ok?A capivara tem um cheiro muito forte de óleo,e esse cheiro é muito enjoativo,para as pessoas que não tiveram uma boa impressão na primeira vez que experimentou a carne,devido ao forte cheiro e gosto,ai vai um palpite.Primeira coisa coisa a se fazer depois que abater o animal(não precisa se preocupar em limpar 100% a carne caso nao venha a come-la no mesmo dia,o q nao recomendo),é separar todas as partes que lhe interesse,tirar de preferencia todo o excesso de sangue em agua corrente e em seguida congelar as mesma.Depois de 10 a 15 dias,descongelar a carne pela manha,e assim que ela estiver em condições dê uma boa limpeza na mesma retirando o máximo possível daquela gordura branca que envolve a carne(é a responsável pelo cheiro e gosto ruim) e em seguida volte com ela para o freezer caso não faça no mesmo dia.Caso o 1°descongelamento seja para o preparo,retire toda a gordura branca;toda mesmo,limpe-a usando uma lupa de preferencia(kkkkkkkkkk), pique em cubos,em seguida deixe-a na gordura de porco por alguns minutos.Numa panela bem grande,coloque umas 2 colheres de gordura de porco e em seguida jogue a carne até dourar,retire e reserve.Na mesma panela coloque 2 colheres de manteiga,de 6 a 7 dentes de alho,2 cebolas grandes e volte com a carne para o fogo em seguida,coloque uma agua para ferver o suficiente para tampar a carne e deixa-la cozinhando.Voltando para o preparo da carne,coloque uma lata de cerveja preta,um pacote de creme de cebola,pimenta calabresa a gosto,salsa,cebolinha,um copinho de cachaça da boa,hortelã,e nos moscado e deixe no fogo ate começar a engrossar devido ao creme de cebola,complete com a agua fervendo e deixe no fogo cozinhando até ela ficar bem macia,a ponto do garfo entrar sem dificuldade; experimente para ver se esta bom de sal,e bom apetite.
Vou falar um negocio para vc´s,quem comer a que eu faço,eu duvido que alguem fale que esta comendo capivara.
Um abração.
fabio carneloci

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Qua Dez 14, 2011 8:45 am

leobvieira escreveu:
Meus amigos,estava lendo esse tópico e queria complementar com uma coisa que acho que ajudará bastante para quem gosta de comer uma capivara.As partes saborosas desse animal são os pernis e o lombo,isso é o meu gosto ok?A capivara tem um cheiro muito forte de óleo,e esse cheiro é muito enjoativo,para as pessoas que não tiveram uma boa impressão na primeira vez que experimentou a carne,devido ao forte cheiro e gosto,ai vai um palpite.Primeira coisa coisa a se fazer depois que abater o animal(não precisa se preocupar em limpar 100% a carne caso nao venha a come-la no mesmo dia,o q nao recomendo),é separar todas as partes que lhe interesse,tirar de preferencia todo o excesso de sangue em agua corrente e em seguida congelar as mesma.Depois de 10 a 15 dias,descongelar a carne pela manha,e assim que ela estiver em condições dê uma boa limpeza na mesma retirando o máximo possível daquela gordura branca que envolve a carne(é a responsável pelo cheiro e gosto ruim) e em seguida volte com ela para o freezer caso não faça no mesmo dia.Caso o 1°descongelamento seja para o preparo,retire toda a gordura branca;toda mesmo,limpe-a usando uma lupa de preferencia(kkkkkkkkkk), pique em cubos,em seguida deixe-a na gordura de porco por alguns minutos.Numa panela bem grande,coloque umas 2 colheres de gordura de porco e em seguida jogue a carne até dourar,retire e reserve.Na mesma panela coloque 2 colheres de manteiga,de 6 a 7 dentes de alho,2 cebolas grandes e volte com a carne para o fogo em seguida,coloque uma agua para ferver o suficiente para tampar a carne e deixa-la cozinhando.Voltando para o preparo da carne,coloque uma lata de cerveja preta,um pacote de creme de cebola,pimenta calabresa a gosto,salsa,cebolinha,um copinho de cachaça da boa,hortelã,e nos moscado e deixe no fogo ate começar a engrossar devido ao creme de cebola,complete com a agua fervendo e deixe no fogo cozinhando até ela ficar bem macia,a ponto do garfo entrar sem dificuldade; experimente para ver se esta bom de sal,e bom apetite.
Vou falar um negocio para vc´s,quem comer a que eu faço,eu duvido que alguem fale que esta comendo capivara.
Um abração.

leobvieira assim que der Twisted Evil vou fazer essa receita deve ser boa dimais em , me deu agua na boca de pensar no preparo dela humhumhum .

leobvieira

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Qua Dez 14, 2011 11:12 am

Fica bom mesmo Fabio.Aqui,se as peludas da sua regiao sumir,ja sei quem foi...kkkkkkkkk.Quem me dera se vc morasse perto meu amigo,ia ser duas alegrias,a primeira,te conhecer pessoalmente,a segunda,a gnt comer esse negocio junto e tomar umas!!!
Um forte abraço.
jorgegalatas

MensagemAssunto: mergulhada na agua e sal   Qua Dez 26, 2012 1:02 am

algo que fuz que deixa a carne pronta pra qualquer receita.

corta a carne no modo que for fazer
salga e coloca em uma bacia
encha de agua e deixa por 24 horas
depois coloca no sol pra escorrer toda a agua (não é pra ser carne de sol somente deixar toda agua escorrer).
O Pimenta

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Qua Dez 26, 2012 12:26 pm

Na minha época de faculdade a gente comia muito carne de capivara e o nosso cozinheiro era fera ele sempre cozinhava o pernil em folha de mandioca, depois temperava e colocava para assar realmente deve-se tirar toda a gordura do animal.Poem fazer que da certo.
jorgegalatas

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Qua Dez 26, 2012 12:39 pm

O Pimenta escreveu:
Na minha época de faculdade a gente comia muito carne de capivara e o nosso cozinheiro era fera ele sempre cozinhava o pernil em folha de mandioca, depois temperava e colocava para assar realmente deve-se tirar toda a gordura do animal.Poem fazer que da certo.

caracas com folha de mandioca nem tinha me tocado com certeza essa eu vou testar.
sgfnroger

MensagemAssunto: Só vale se for caçada pelo proprio cozinheiro...rs   Dom Dez 30, 2012 6:15 pm

Fica mais saborosa se for caçada pelo cozinheiro e feita pelo menos um dia depois de aberta e esquartejada devidamente. Já cacei umas por aqui em Tres Rios-RJ... Supimpa...rs
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Dom Dez 30, 2012 6:50 pm

O Pimenta escreveu:

Não perco tempo com esse bixo, mas a folha de mandioca e boa pra tirar o cheiro, mas cuidado que tem que ser pouca
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: capivara ao vinho   Hoje à(s) 3:44 am

capivara ao vinho
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Vinho da Semana
» ECOSPORT 2012 -VERMELHO ICARAI (VINHO) - VERSÃO FLS
» Carlos Rosa e Elisio foram ao Pinhão!
» RESPEITE! PRESCRIÇÃO MÉDICA.
» Dicas para tuning na YBR Factor (patroes) que geral curte