ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Canivetes Victorinox

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Sandro



Mensagens : 463
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 50
Localização : Naviraí - MS

MensagemAssunto: Canivetes Victorinox   Sab Jul 21, 2012 3:58 am

Eu resolvi escrever este post para aquelas pessoas que (como eu no passado), não acreditam que um pequeno canivete pode servir para uso como ferramenta de sobrevivência e bushcraft.
Não sou nenhum historiador, mas como projetista, adoro entender como um determinado equipamento foi projetado, executado e como surgiu a idéia de sua criação, então...

Um pouco de história.
Fundada por Karl Elsener em 1891 e depois de uma fracassada tentativa de contrato para atender ao exército suiço no qual foi derrotado pelas fábricas alemãs, já mais bem aparelhadas e com menores custos e prazos de entrega. Apezar disso, Elsener passou a fabricar produtos para o uso civil voltado a algumas classes específicas, como o canivete do fazendeiro, do estudante, do cadete, etc. mas em 1897 lançou o canivete dos oficiais que tornou-se o seu primeiro grande sucesso de vendas. Com seis ferramentas agregadas, leve e de formato elegante utilizava talas de fibra.

Com muitas imitações surgindo Elsener consegue em 1909 a autorização do governo suiço para utilizar como marca registrada a cruz suiça, o que sem dúvida atestava a autenticidade e qualidade do produto e o diferenciava dos concorrentes.
A fabrica passa a chamar-se VICTORIA, devido a uma homenagem à sua mãe.
Elsener falece em 1918, seus filhos Carl e Alois assumem a direção da fábrica e, em 1921, após a criação do aço inoxidável, material rapidamente incorporado à linha de produção de camivetes da VICTORIA, decidem os diretores mudar o nome da fábrica para VICTORINOX (junção dos nomes Victória e Inox), nome utilizado e reconhecido até hoje.
Hoje existem mais de 100 diferentes combinações de canivetes, sendo o que possui o maior número de possibilidades é o modelo SuissChamp com 33 funções sendo considerado uma verdadeira caixa de ferramentas portátil.
O modelo Champion, precursor do SuissChamp com 24 funções foi escolhido pelo museu de arte moderna de Nova York para represetar excelência em design e funcionalidade.
Os canivetes VICTORINOX são tão apreciados e reconhecidos como marca registrada de qualidade e bom gosto que os presidentes norte americanos, a partir de Lyndon Johnson, seguido por Ronald Reagan, Bill Clinton, George Bush entre outros, costumam presentear estes canivetes aos seus convidados quando em visita à casa branca.
A nasa tem o canivete VICTORINOX como equipamento padrão em todos os ônibus do programa espacial Columbia.
A VICTORINOX hoje emprega mais de 1700 pessoas é a maior empresa de cutelaria da Europa
Mesmo após ter perdido a concorrência para os canivetes alemães no início, a Victorinox conseguiu reverter esta situação fazendo exatamente o mesmo, ou seja, por volta de 1995, juntou-se com a fabricante de armas de fogo Mauser e, sob a distribuição da Umarex, conseguiu dotar o exército alemão dos excelentes canivetes que fabricava, embora estes recebessem o nome da Mauser como fabricante.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Acima, canivete victorinox do contrato alemão, reparem na logomarca da mauser na empunhadura
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Acima o atual canivete do exército alemão, ainda victorinox, porém agora sem subterfúgios.
Esta estratégia foi tentada também pela Aitor espanhola que pretendia dotar o exercito alemão das excelentes facas de sobrevivência Commando (já devidamente comentadas neste forum), mas que não logrou sucesso pois a faca escolhida foi a Osso Negro da mesma Aitor sem os ditos apelos promocionais.
Hoje, a Victorinox ainda é a fornecedora dos famosos canivetes do exército alemão e em um modelo muito mais atual e eficiente. Os modelos tradicionais da Victorinox possuiam 95 mm de comprimento e os militares, 111 mm. Atualmente a empresa passou a revender canivetes de 111 mm de comprimento também para o mercado civil e com variadas combinações de lâminas, sendo o mais completo o Workshamp com 21 funções.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Acima, canivete suisschamp
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Acima, capa com duplo bolso
Uma questão de gosto.
Pessoalmente, desde criança sempre tive fanatismo por facas, canivetes e outras lâminas que tivessem relação direta com as atividades ao ar livre, tais como camping, caça, pesca e, sobrevivencialismo, então, assim que vi pela primeira vês o modelo Suisschamp com sua prática capa de transporte, já me senti impelido a comprar um para o meu uso, mas foi somente em 1993 que um amigo, ao ganhar um de presente e, sabedor da minha apreciação por lâminas, veio a oferecer-me, ainda na caixa e completamente sem uso exatamente este modelo que era o meu favorito e hoje, meu companheiro inseparável por mais de 18 anos. No início achava meio exagerado e pesado para se portar à cintura, hoje, realmente sinto-me nu quando por qualquer motivo saio sem ele, tamanha é a identificação que sinto com o meu fiel parceiro de quotidiano.
Esse canivete é feito de 64 partes separadas e passa por mais de 450 processos na sua produção. O primeiro modelo que possui tinha apenas 30 funções e após isso comprei um com 32 e, agora, com o lançamento não muito recente do modelo com 33 funções, ganhei um novo objetivo.
São realmente inumeráveis as situações em que este fiel escudeiro me salvou ou solucionou nesse longo tempo de parceria. Somente para ilustrar, algumas das pequenas tarefas tais como, descascar frutas, podar galhos de árvores, soltura ou aperto de parafusos, corte e desbaste de chapas de ferro ou alumínio, abertura de latas e garrafas, limpeza de peixes e até mesmo na pesca quando percebi que havia esquecido os anzois, foi recorrendo ao kit de pesca que pude não fazer feio frente a alguns companheiros bem gozadores.
Alguns anos depois de bom uso, deparei-me com um novo tipo de bolso feito para o mesmo canivete porém, com um espaço extra para a guarda de mais equipamento (farolete minimaglite, régua com bússola e termômetro, etc.) e não tive dúvidas de que meu velho parceiro merecia uma nova roupagem.
Assim como o meu velho SuissChamp, um outro amigo me ofereceu um Handymann que já tinha a lâmina menor quebrada (e que aguarda o momento certo para ser enviado para reparos) que também foi incorporado à coleção.
Atualmente possuo dois Suisschamp, o meu velho companheiro com 30 funções e um na configuração mais atual com 32 funções, o Handymann e a minha mais recente aquisição, um Workchamp que será muito bem empregado em minhas incursões ao campo.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Acima, a minha pequena coleção. Da esquerda para a direita: Suisschamp 30 funções, Suisschamo 32 funções, Handymann e o Workchamp
Tenho usado meus canivetes em diversas atividades e posso assegurar que qualquer um deles tem características mais do que suficientes para acompanhar qualquer bushcraftman em suas atividades campestres com sobra. É comum nessas atividades carregar-se serras dobráveis e outras ferramentas de maior porte facilmente substituíveis por um canivete de lâminas longas (111 mm) com esse tipo de lâmina. Os sistemas de travamento de lâmina que estão sendo usados agora evitam que a lâmina se feche nas mãos do usuário, evitando acidentes, o que, admito, já aconteceu comigo em mais de uma vês.
Apenas sinto falta nesses novos modelos de 111 mm, do formão, realmente de grande valia na confecção de armadilhas e objetos de tamanho reduzido.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Acima, as opções do Workchamp.
Quanto à capa para o porte, já procurei uma nas lojas do ramo mas não gostei dos modelos pois gostaria de encontrar uma que tivesse espaço para farolete, pedra e régua, além de um sistema de acendimento de fogo, então, acho que vou acabar projetando e encomendando uma para algum especialista em artes com couro e ver no que dá.

Para bushcraft.
Normalmente, para a prática de bushcraft, se utiliza uma faca robusta com uma lâmina curta e grossa pois essa tem que ter resistência mecânica para aguentar pauladas quando se for utilizar para o corte de madeira e torções quando se for trabalhar essa madeira além da manutenção do corte. Mas há os momentos em que a precisão de corte é o que mais se necessita, pois armadilhas requerem mecanismos de disparo delicados e de acabamento liso para deslizar ao menor toque. Uma faca muito pequena traz limitações quando se pretende cortar algum tipo de madeira mais grossa para suportar uma ponte de travessia de um curso d’água, uma fenda no solo etc, então eu escolho como um tamanho ideal uma faca com lâmina não menor que 16 cm e não maior que 22 cm pois que qualquer coisa abaixo desse mínimo limita muito a sua utilização e acima é peso desnecessário. Então, como companhia adequada a essa faca, um canivete de 111 mm de tamanho me parece o complemento certo para o que se precisar fazer que exija menor esforço e maior precisão.
Não sei se as pessoas deste fórum sabem disso mas a grande maioria das serras em facas são ineficientes ou por que tem formato impróprio, ou porque não tem o grau de abertura para auxiliar no escoamento de material serrado ou, ainda, porque foram idealizadas para enfeite mesmo, mas use uma serra de um canivete VICTORINOX e terá uma grata surpresa pois essa verdadeira trituradora não respeita nada, madeira dura ou mole, ossos, alumínio e até mesmo latão.
Para aquelas pessoas que costumam ir pescar, caçar, acampar ou somente contemplar a natureza, leve consigo um destes canivetes, pode ser um com 10 ou 12 funções e passe umas 8 horas com ele no campo e diga depois quantas foram as ocasiões em que se utilizou dele.

A vantagem.
A grande vantagem que um canivete como estes nos oferecem é estar sempre à mão. Em algumas situações de emergência você pode antever o risco e preparar-se para minimizar os problemas que surgirão, por exemplo, perder-se durante uma caçada, ser pego desprevenido por uma enchente relâmpago quando em uma pescaria, vendo-se ilhado em um local ermo, ser pego de surpresa por uma temporada de chuvas mais prolongada quando em uma excursão de travessia de uma área de pouca densidade demográfica, enfim, para estas situações em que você já sabe que vai estar em um local isolado e, portanto, os riscos de que algo dê errado são maiores, você pode precaver-se, levando uma mochila com um kit de pesca, kit de acendimento de fogo, alguns pacotes de sopa instantânea, além de cantil com caneco e fogareiro, uma boa faca e, até mesmo um facão. Há, porém, situações que são completamente inusitadas e que nos pegam desprevenido por completo. Querem um exemplo:
A cerca de 4 anos atrás, logo que vim morar no MS, em uma pescaria que fizemos e ao desviarmos de uma poça d’água na estrada, ficamos com o carro encavalado em um desvio cuja terra subsolada afundou os pneus. Sem muito o que fazer e, como tínhamos saído direto do trabalho para o rio, portanto, só estávamos munidos de varas de pesca e não tínhamos sequer uma faca, foi com a serra do canivete que cortamos algumas varas no mato para, depois de macaquear o carro, inserirmos sob as rodas e criar uma espécie de esteira de madeira para dar sustentação e poder retornar à civilização.
As lâminas pequenas e finas desses canivetes são ideais para fazer artesanato, não artesanato comum, mas esse voltado à sobrevivência, cortar madeira para a confecção de talheres e utensílios, retirar tiras de couro com precisão, fazer entalhes em ponteiras de arcos, confeccionar fisgas para a pesca, gatilhos para armadilhas (como já mencionado), entre outras tantas atividades possíveis.
Dê-se ao luxo de levar consigo um desses escudeiros em uma bainha ou mesmo no bolso (para os modelos mais leves pois os mais pesados são perfuradores de bolso implacáveis) e veja, mesmo na cidade, o quanto lhe serão úteis.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Sab Jul 21, 2012 8:14 am

caramba, que aula, parabéns Sandro pela paciência de elaborar um tópico tão cheio de detalhes e informações, show de bola
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vitorino



Mensagens : 427
Data de inscrição : 10/01/2012
Localização : RS

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Sab Jul 21, 2012 1:52 pm

Fantasticos canivetes! Eu possuo um, modelo Ranger, inseparavel. Mais adiante quero comprar um dos modelos de 111mm, penso em um New Soldier ou o Workchamp por ter mais funções.

Sandro escreveu:
Quanto à capa para o porte, já procurei uma nas lojas do ramo mas não gostei dos modelos pois gostaria de encontrar uma que tivesse espaço para farolete, pedra e régua, além de um sistema de acendimento de fogo, então, acho que vou acabar projetando e encomendando uma para algum especialista em artes com couro e ver no que dá.
Haha... Somos Dois!

Sandro escreveu:
Então, como companhia adequada a essa faca, um canivete de 111 mm de tamanho me parece o complemento certo para o que se precisar fazer que exija menor esforço e maior precisão.
Grande verdade, Sandro. Tenho a mesma concepção e faço o mesmo.

Valeu pelo topico!
Voltar ao Topo Ir em baixo
collaco



Mensagens : 1024
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Sab Jul 21, 2012 6:15 pm

Eu gosto do modelo Tinker. Ferramentas mais úteis em tamanho menor. Ao invés de um saca-rolhas tem uma chave phillips. E tem a versão mini dele também.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

_________________
Abraços!    -     Rafael Collaço
"Quem guarda o que não presta sempre tem o que precisa."
__________________________________________________
Falco Trophy Vintage 40#
Brasilbows Salomão Slim 40#
Bearpaw Recurve Grizzly Hunter 40#
Bearpaw Viper Longbow 40#
Hoyt Helix Recurve + Carbon 550 Limbs 38#
Voltar ao Topo Ir em baixo
Fly
Hunter
Hunter


Mensagens : 2359
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 45
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Sab Jul 21, 2012 10:46 pm

Sandro escreveu:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Acima o atual canivete do exército alemão, ainda victorinox, porém agora sem subterfúgios.



Sandro, excelente seu tópico, muito bom mesmo.

Eu tenho um Victorinox Soldier deste acima, confesso que quando comprei achei até que não seria tudo o que prometia.
Me enganei.
É uma excelente ferramenta, boa empunhadura. Com a serra já derrubei até eucaliptos com quase 10 cms de diâmetro.
Me acompanha diariamente, até ao cinema.
Versátil, ja me tirou de algumas roubadas.

abcs

Fly

_________________
E pensar que têm pessoas que acreditam que se acabarem com as armas no mundo os seres humanos se tornarão pacíficos.
Devem ter alguma falta grave de inteligência.
Fly.
Voltar ao Topo Ir em baixo
rogers2



Mensagens : 25
Data de inscrição : 06/07/2012
Idade : 32
Localização : Lages, SC

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Qui Ago 02, 2012 1:12 pm

Grande Sandro e demais colegas:
o que vocês acham do modelo ranger, em relação ao swisschamp? o preço do 1º praticamente é a metade do segundo. vale realmente a pena essa diferença em relação às funções?

_________________
"Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível." o pequeno Mahatma Gandhi
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vitorino



Mensagens : 427
Data de inscrição : 10/01/2012
Localização : RS

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Qui Ago 02, 2012 1:20 pm

rogers2 escreveu:
Grande Sandro e demais colegas:
o que vocês acham do modelo ranger, em relação ao swisschamp? o preço do 1º praticamente é a metade do segundo. vale realmente a pena essa diferença em relação às funções?
Roger. Possuo um Ranger, não há como comparar com um Swisschamp, porque esse ultimo é um dos Tops!
Antes de comprar um victorinox, pesquisei bastante a relação 'preço x utilidades oferecidas pelo canivete'. Nessa relação, segundo a minha pesquisa, o Ranger foi o vencedor. Mas, se tiver condições de partir direto para um swisschamp, não tem nem conversa.
Observando de outro ponto, seria interessante dar uma pesquisada naqueles alicates multifunções (de diversas marcas), pois me parecem mais "heavy duty". Mas aí já entra a finalidade em que será empregado.

_________________
"Os povos que desdenham as virtudes e não se preparam para uma eficaz defesa do seu território, de seus direitos e de sua honra, expõem-se às investidas dos mais fortes e aos danos e humilhações conseqüentes da derrota".
Voltar ao Topo Ir em baixo
rubensrw



Mensagens : 2994
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra - SP

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Qui Ago 02, 2012 1:32 pm

Sempre achei esse modelos com 125439 funcoes uns trambolhos, e o custo absurdo, mas nunca deixei de parar numa loja para admira-los...

Agora, com depoimentos e relatos tao minuciosos com esse do Sandro e depois de ja ter acompanhado alguns posts dele, onde percebe-se ser um grande conechedor de laminas e afins, sou obrigado a rever minhas opinios.

recentemente (2007) adquiri um canivete que nao sei de que marca é, vendido pela UEB (Uniao dos Escoteiros do Brasil), numa Aventura Nacional Senior em Florianopolis, e confesso que o uso que dou a ele é quase que exclusivamente em acampamentos escoteiros.
Percebi a diferenca de ter uma ferramenta de qualidade nas maos, pois diversas vezes socorri so meninos tentando cortar bambus com facoes ou serras mal afiados, quando saco meu "canivetinho" e puxo a pequena serra com dentes opostos todos riem de mim, deopis do primeiro bambu cortado invariavelmente eles vem me pedir o canivete emprestado.

Um dia ainda compro um canivete Suiço (VERDADEIRO)....

_________________

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
04/2012 - 09/2012 - Recurvo OnePiece Thimberhawk Sparrow 48" 36@24 - vendido
05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
05-2012 - 03/2013 - Recurvo BearPaw Hard Hunter 62" 35#@28 - vendido
09/2012 - ......... - LongBow Bodnick Dakota 64" 45#@28
12/2012 - ......... - Samick Phantom 62" 45#@28
04/2013 - ......... - Samick Phoenix 60" 35#@28
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Fly
Hunter
Hunter


Mensagens : 2359
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 45
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Qui Ago 02, 2012 3:00 pm

Tenho um, como ja disse anteriormente, um destes Vic Soldier.

Muito robusto, e a serra é pau pra toda obra.

Pra mim o conjunto de ferramentas dele é suficiente, tem um escariador ótimo pra fazer furos, chave philips, fenda grande e pequena, abridor de latas/garrafas, serra, lâmina principal com serrilhado e corte normal e mais alguma coisa que nem lembro.

Confesso que quando comprei, achei que seria um treco mais frágil, mas é pau pra toda obra.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

abcs

Fly

_________________
E pensar que têm pessoas que acreditam que se acabarem com as armas no mundo os seres humanos se tornarão pacíficos.
Devem ter alguma falta grave de inteligência.
Fly.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Sandro



Mensagens : 463
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 50
Localização : Naviraí - MS

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Sex Ago 03, 2012 12:31 am

Olá pessoal, obrigado pelos comentários. Gosto de escrever sobre as coisas que aprecio e que realmente tem qualidade, só que sou muito sazonal, hora gosto de escrever e hora gosto de ir ao campo pois infelizmente não dá pra fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
Quanto aos modelos, realmente o suisschamp é o top da linha de 95mm e o workchamp o top da linha de 111mm, mas que o vicsoldier é lindão pacaray, isso é né, e ainda tem agrande vantagem de poder-se abrir com uma única mão a lâmina principal (acho que é isso mesmo né fly, pois aquele furo nas costas da lâmina normalmente é pra isso, mas me corrija se estiver errado). Além do look militar daquela capa verde, pra ser melhor que isso, na minha opinião, só mesmo se fosse recartilhada igual aos da AITOR que também são muito bons, mas nem se compara aos Victorinox em funções e design das ferramentas.
Esses canivetes realmente surpreendem as pessoas que não acreditam na utilidade deles, eu conheço pelo menos uma meia dúzia de pessoas que achava eles meio trambolhão mesmo (e na verdade eles são pesados mesmo), mas depois que começam a usá-los em casa mesmo, logo começam a carregar consigo pois como um amigo meu falou uma vês, esses troços são como pipoca, você não consegue comer uma vês só (ou usá-los uma vês só).
Abraços a todos.


Última edição por Sandro em Qui Dez 27, 2012 11:51 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Fly
Hunter
Hunter


Mensagens : 2359
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 45
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Sex Ago 03, 2012 1:43 pm

Sandro,
é isto mesmo, aquele furo na lâmina serve pra abri-lo com apenas uma mão.

A empunhadura tem um bom "grip".

E continue nos presenteando com seus textos.

abcs


Fly

_________________
E pensar que têm pessoas que acreditam que se acabarem com as armas no mundo os seres humanos se tornarão pacíficos.
Devem ter alguma falta grave de inteligência.
Fly.
Voltar ao Topo Ir em baixo
rogers2



Mensagens : 25
Data de inscrição : 06/07/2012
Idade : 32
Localização : Lages, SC

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Ter Set 25, 2012 6:25 pm

acho que vou ganhar a pá de ouro, mas vá lá...
Sandro e demias mestres:
o que vocês acham dos alicates victorinox, o swiss spirit? é vantagem sobre o swisschamp?
o que eu espero de uma multiferramenta dessas é que se preste para os mais variados serviços, tanto no campo quanto na cidade. alguém tem uma recomendação? e quanto à empunhadura, qual é mais ergonômico? eu nunca tive nenhum dos dois nas mãos, por isso esse catatau de dúvidas...
um abraço!

_________________
"Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível." o pequeno Mahatma Gandhi
Voltar ao Topo Ir em baixo
rubensrw



Mensagens : 2994
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra - SP

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Ter Set 25, 2012 7:47 pm

Modelo RETRO Victorinox

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

_________________

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
04/2012 - 09/2012 - Recurvo OnePiece Thimberhawk Sparrow 48" 36@24 - vendido
05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
05-2012 - 03/2013 - Recurvo BearPaw Hard Hunter 62" 35#@28 - vendido
09/2012 - ......... - LongBow Bodnick Dakota 64" 45#@28
12/2012 - ......... - Samick Phantom 62" 45#@28
04/2013 - ......... - Samick Phoenix 60" 35#@28
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Sandro



Mensagens : 463
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 50
Localização : Naviraí - MS

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Ter Set 25, 2012 8:42 pm

Rogers2.
Eu nunca fui muito afeto dos alicates de 1001 utilidades pois a principal função, pra mim, é me atender em campo pois na cidade você sempre acha ferramentas por perto (nem sempre, mas ai são casos mais esporádicos ainda), então o Suisschamp é imbatível (por isso é que tenho 2). Outro canivete excelente é, sem dúvida o Workshamp que é maior que o primeiro (em tamanho de lâmina, não em quantidade de utilidades) e pras atividades de bushcraft são muito bons mesmo. Se é pra investir em um com muitas funções, o Suisschamp, se você quer algo um pouco maior, o Workshamp mas se quiser algo mais parrudo e que aguente mais paulada, ai já ai ter que partir pra uma faca mesmo.

Rubensrw.
Gostei do modelito.
Onde a gente acha pra comprar desse ai??
Achei muito criativo o cnivete dos Flintstones.

Abraços.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vitorino



Mensagens : 427
Data de inscrição : 10/01/2012
Localização : RS

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Qua Set 26, 2012 12:05 am

rogers2 escreveu:
acho que vou ganhar a pá de ouro, mas vá lá...
Sandro e demias mestres:
o que vocês acham dos alicates victorinox, o swiss spirit? é vantagem sobre o swisschamp?
o que eu espero de uma multiferramenta dessas é que se preste para os mais variados serviços, tanto no campo quanto na cidade. alguém tem uma recomendação? e quanto à empunhadura, qual é mais ergonômico? eu nunca tive nenhum dos dois nas mãos, por isso esse catatau de dúvidas...
um abraço!
Não sou mestre mas vai a minha opinião.
Acho absurdos os preços dos alicates (multi tools) da Victorinox. Até no estrangeiro são relativamente caros. Tempos atrás, creio que ainda continua sendo, a Leatherman possuia uma superioridade na confecção de multi tools e custam mais barato. Há também outras marcas que produzem multi tools boas, como a Gerber e a SOG.
Voltar ao Topo Ir em baixo
rogers2



Mensagens : 25
Data de inscrição : 06/07/2012
Idade : 32
Localização : Lages, SC

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Qua Set 26, 2012 7:09 pm

Rubens, boa...
obrigado a todos pelas dicas. acho que em fevereiro vou ao paraguai, aí posso ver melhor tanto o canivete quanto o alicate.
abraço

_________________
"Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível." o pequeno Mahatma Gandhi
Voltar ao Topo Ir em baixo
Sandro



Mensagens : 463
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 50
Localização : Naviraí - MS

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Qua Set 26, 2012 10:22 pm

Vitorino.
Eu posso até concordar com a Leatherman ser superior e tal (na verdade não sei pois nunca tive em minhas mãos um Leatherman), tenho certas suspeitas sobre os Gerbers pois a dureza das lâminas deles é meio baixa (53-54 RC).
Mas os preços dos que eu vi de ambos não era mais baixo do que os Victorinox não. Tenho que dar uma procurada melhor.
Voltar ao Topo Ir em baixo
MaverickMCS



Mensagens : 107
Data de inscrição : 10/10/2012

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Sex Out 12, 2012 3:15 pm

Sandro escreveu:
Vitorino.
Eu posso até concordar com a Leatherman ser superior e tal (na verdade não sei pois nunca tive em minhas mãos um Leatherman), tenho certas suspeitas sobre os Gerbers pois a dureza das lâminas deles é meio baixa (53-54 RC).
Mas os preços dos que eu vi de ambos não era mais baixo do que os Victorinox não. Tenho que dar uma procurada melhor.

Sandro,
Tome cuidado com os Gerber, pois eles tem bons modelos, mas tambem tem tem modelos que pareçem de brinquedo.
-
Sobre a qualidade, só colocando lado a lado mesmo. Nos fórums americanos, é bem unânime a escolha dos Leatherman como sendo o que há de melhor, mas vale lembrar que eles são bem nacionalistas.
Abraços!
Voltar ao Topo Ir em baixo
miojox



Mensagens : 862
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 32
Localização : São Paulo - SP

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Seg Nov 19, 2012 12:51 pm

Interessante como vi reviews ótimos dos canivetes victorinox...
Pessoalmente (e isso é difundido entre todas as pessoas que conheço), minha idéia sempre foi que canivete victorniox = lixo com lâmina de latão pra você dar pra criança brincar. Sério.
Tive uns 3 quando era criança (até adolescente) e eram péssimos.
Pelo visto a Victorinox deve ter investido em qualidade de lá pra cá, o que me deixa surpreso e aliviado, já que ficar importando coisas da United Cutlery o tempo todo é um pouco custoso...
Voltar ao Topo Ir em baixo
MaverickMCS



Mensagens : 107
Data de inscrição : 10/10/2012

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Seg Nov 19, 2012 3:28 pm

miojox escreveu:
Interessante como vi reviews ótimos dos canivetes victorinox...
Pessoalmente (e isso é difundido entre todas as pessoas que conheço), minha idéia sempre foi que canivete victorniox = lixo com lâmina de latão pra você dar pra criança brincar. Sério.
Tive uns 3 quando era criança (até adolescente) e eram péssimos.
Pelo visto a Victorinox deve ter investido em qualidade de lá pra cá, o que me deixa surpreso e aliviado, já que ficar importando coisas da United Cutlery o tempo todo é um pouco custoso...

Miojox, tenho um Victorinox com mais de 20 anos, outro com mais de 15, tenho modelos recentes e já tive tantos outros que não possuo hoje, e dos mais antigos aos mais novos, sempre achei o padrão de qualidade deles bem acima da média, e infinitamente superior a qualquer coisa chinesa da mesma época. Será que os que você teve contato não eram réplicas? Não sei como era antigamente, mas hoje em dia elas inundam o mercado, e tem umas MUITO bem feitas...
Abraços!
Voltar ao Topo Ir em baixo
miojox



Mensagens : 862
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 32
Localização : São Paulo - SP

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Seg Nov 19, 2012 3:29 pm

MaverickMCS escreveu:
miojox escreveu:
Interessante como vi reviews ótimos dos canivetes victorinox...
Pessoalmente (e isso é difundido entre todas as pessoas que conheço), minha idéia sempre foi que canivete victorniox = lixo com lâmina de latão pra você dar pra criança brincar. Sério.
Tive uns 3 quando era criança (até adolescente) e eram péssimos.
Pelo visto a Victorinox deve ter investido em qualidade de lá pra cá, o que me deixa surpreso e aliviado, já que ficar importando coisas da United Cutlery o tempo todo é um pouco custoso...

Miojox, tenho um Victorinox com mais de 20 anos, outro com mais de 15, tenho modelos recentes e já tive tantos outros que não possuo hoje, e dos mais antigos aos mais novos, sempre achei o padrão de qualidade deles bem acima da média, e infinitamente superior a qualquer coisa chinesa da mesma época. Será que os que você teve contato não eram réplicas? Não sei como era antigamente, mas hoje em dia elas inundam o mercado, e tem umas MUITO bem feitas...
Abraços!

Talvez Maverick, mas tinha até garantia!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Sandro



Mensagens : 463
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 50
Localização : Naviraí - MS

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Qua Nov 21, 2012 8:54 pm

Miojox.
Primeiro. O padrão dos canivetes Vctorinox é reconhecido mundialmente e já ganhou diversos prêmios por isso, por isso, como citei no texto, acompanham os astronautas do projeto APOLO desde muito tempo. Além disso e de toda a cutelaria americana, famosa pela grande propaganda que se faz sobre ela, os presidentes Norte Americanos presenteiam chefes de estado que visitam os EUA oficialmente com canivetes Victorinox... Não é nem Leaterman e nem Gerber que também produzem canivetes de múltiplas funções e que, cá pra nos é muitíssimas vezes melhor que a United Cutlery que é famosa por produzir coisas não tão de confiança assim.
Tenho canivete de porte da Victorinox a mais de 20 anos e tenha a certeza que ele já foi pra guerra várias vezes (não no sentido lato da palavra, é claro) e tá comigo até hoje e as lâminas não estão nem folgadas. A única coisa que não aguentou foram as talas da empunhadura que eu usei como martelo uma vez, então tive que trocá-las, mas de resto.

MaverickMCS.
A qualidade deles não mudou nada, são feitos pra durar uma eternidade e hoje se tivesse que sair da minha casa em um momento de desespero e só pudesse pegar um item, sem dúvida esse seria o meu Suisschamp com bainha que já tem um kit de obtenção de fogo, kit de pesca e outros acessórios que me ajudariam muito em um aperto e que não sai da minha cinta por nada.

Abraços.
Voltar ao Topo Ir em baixo
miojox



Mensagens : 862
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 32
Localização : São Paulo - SP

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Qua Nov 21, 2012 10:05 pm

Sandro escreveu:
Miojox.
Primeiro. O padrão dos canivetes Vctorinox é reconhecido mundialmente e já ganhou diversos prêmios por isso, por isso, como citei no texto, acompanham os astronautas do projeto APOLO desde muito tempo. Além disso e de toda a cutelaria americana, famosa pela grande propaganda que se faz sobre ela, os presidentes Norte Americanos presenteiam chefes de estado que visitam os EUA oficialmente com canivetes Victorinox... Não é nem Leaterman e nem Gerber que também produzem canivetes de múltiplas funções e que, cá pra nos é muitíssimas vezes melhor que a United Cutlery que é famosa por produzir coisas não tão de confiança assim.
Tenho canivete de porte da Victorinox a mais de 20 anos e tenha a certeza que ele já foi pra guerra várias vezes (não no sentido lato da palavra, é claro) e tá comigo até hoje e as lâminas não estão nem folgadas. A única coisa que não aguentou foram as talas da empunhadura que eu usei como martelo uma vez, então tive que trocá-las, mas de resto.

MaverickMCS.
A qualidade deles não mudou nada, são feitos pra durar uma eternidade e hoje se tivesse que sair da minha casa em um momento de desespero e só pudesse pegar um item, sem dúvida esse seria o meu Suisschamp com bainha que já tem um kit de obtenção de fogo, kit de pesca e outros acessórios que me ajudariam muito em um aperto e que não sai da minha cinta por nada.

Abraços.

Olá Sandro ,MUITO obrigado pela informação... Então nossa conversa aqui me leva a crer que fui realmente ENGANADO esse tempo todo.
Pelo jeito o pessoal anda fazendo umas cópias boas por aí.
Melhor assim, porque agora já sei uma marca pra comprar um canivete legal... Algum revendedor de confiança que vocês possam me indicar?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Sandro



Mensagens : 463
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 50
Localização : Naviraí - MS

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Qui Nov 22, 2012 8:59 pm

Você encontrará ótimos modelos a preços bem atrativos no mercadolivre, inclusive tem representantes que anunciam lá e às vezes pode encontrar alguns canivetes "usados", mas em condições quase mint a preços bem abaixo da média. Eu tenho um Suisschamp comprado lá dessa forma no começo do ano.
Voltar ao Topo Ir em baixo
MaverickMCS



Mensagens : 107
Data de inscrição : 10/10/2012

MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Qui Nov 22, 2012 9:17 pm


Miojox, se você tiver como comprar pelo Ebay, de vendedores americanos, você encontra excelentes opções, de modelos novos, usados, modelos raros, etc...


Última edição por MaverickMCS em Qui Nov 22, 2012 9:22 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Canivetes Victorinox   Hoje à(s) 3:48 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Canivetes Victorinox
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Chave canivete!!!!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: