ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Manutenção de corda e cabos de balestras.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Lincoln

MensagemAssunto: Manutenção de corda e cabos de balestras.   Seg Jul 09, 2012 2:17 pm

Segue um vídeo do fabricante de balestras Parker, sobre manutenção de corda e cabos. Como podem observar, não é nada de outro mundo. Usa-se um produto pra lubrificar o trilho, e deixá-lo escorregadio. Talvez seja silicone líquido. Também usa-se cera para as partes expostas da corda, como se faz em qualquer arco. Não se aplica cera nos servings, principalmente no central. Cera no serving vai por sujeira no mecanismo do gatilho, o que acarreta perda de performance e risco de acidentes. Pronto, agora ninguém precisa mais encerar a corda a cada 5 disparos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

MensagemAssunto: Manutenção de corda e cabos de balestras.   Seg Out 22, 2012 6:10 pm

Grande Lincon!

Mais dúvidas de iniciante. a corda de minha balestra já veio encerada no serving central, você diz que não há necessidade de lubrificar o serving, os servings das extremidades da corda não precisam ser lubrificados? no trilho posso utilizar a cera específica? Ou devo lubrificar tudo com o silicone? será que esse silicone para borracha de automóvel pode ser utilizado em minha balestra?
Desde já agradeço.
Justme_Allan

MensagemAssunto: Re: Manutenção de corda e cabos de balestras.   Ter Out 23, 2012 8:28 am

Olá companheiro, quando você lubrifica o serving central você corre o risco de inutilizar o sistema de gatilho e trava, pois, ficando escorregadio pode vir a chegar ao limite do pino que trava a corda forçando assim todo o conjunto e podendo quebrar este pino além do quê, estará atraindo pra dentro do sistema de gatilho poeira e outras sujeiras do ambiente que irão grudar nas peças e causar desgaste prematuro. Nos servings das roldanas também não é aconselhável pois, pode ter uma situação em que facilite que o serving escape da cava da roldana quando atirar, pois, este estará escorregadio. Portanto, encere apenas as partes sem serving pois, estão descobertos e podem ressecar e se partir. Silicones não recomendo pois são à base de petróleo e em contato com o sol irá reagir e danificar o equipamento (principalmente o automotivo). Se não puder comprar a cera específica para trilhos, utilize a cera de abelha pura. Espero ter ajudado.
GONZAGA

MensagemAssunto: Re: Manutenção de corda e cabos de balestras.   Qui Out 25, 2012 1:17 pm

Aproveitando a "deixa" do post... Em resumo, cera de abelha na parte exposta da corda. Já no trilho utilizo algum óleo lubrificante, pode ser óleo de máquina?
Justme_Allan

MensagemAssunto: Re: Manutenção de corda e cabos de balestras.   Qui Out 25, 2012 1:52 pm

Não indico, o ideal é a graxa original ou substitua por algo sem componentes de petróleo, tenho colegas que utilizam lubrificantes à base de água.
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Manutenção de corda e cabos de balestras.   Qui Out 25, 2012 2:41 pm

Pode ser silicone líquido. Aquele spray. É um lubrificante inerte.

MensagemAssunto: Re: Manutenção de corda e cabos de balestras.   Qui Out 25, 2012 7:12 pm

Ok então. Obrigado pelas dicas.
fabao

MensagemAssunto: Re: Manutenção de corda e cabos de balestras.   Qua Nov 14, 2012 8:53 pm

Eu queria saber se depois de mais ou menos 20 tiros com uma balestra de 80 libras o serving central começou a desfiar, isso é normal?
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Manutenção de corda e cabos de balestras.   Qua Nov 14, 2012 8:58 pm

O desgaste acontece mais rápido se não lubrificar o trilho. Sempre que estragar, refaça o serving. Precisa apenas de um carretel de serving, e uma ferramenta.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Existem fios recomendados para balestra. Provavelmente devem durar mais.

MensagemAssunto: Re: Manutenção de corda e cabos de balestras.   Qua Nov 14, 2012 9:27 pm

Lincoln escreveu:
O desgaste acontece mais rápido se não lubrificar o trilho. Sempre que estragar, refaça o serving. Precisa apenas de um carretel de serving, e uma ferramenta.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Existem fios recomendados para balestra. Provavelmente devem durar mais.
lincoln Desde ja eu agradeço a sua disposiçao em me ajuda, se possivel voce pode me informar um site bom que contem todos esses acessorios para esse esporte, se nao for pedir muito, Obrigado.
fabao

MensagemAssunto: Re: Manutenção de corda e cabos de balestras.   Sex Nov 16, 2012 12:09 pm

Bom, minha mae compro um silicone, aquele que se usa pra passa em carro, mas o rotulo fala que é base de agua, eu uso esse produto ou espero compra a cera apropriada(o que vai demora uns 10 dias, pra chegar aki em casa, pois minha cidade nao possui lojas especializadas em caça). Entao eu uso ou espero.
E tem uma coisa, na serving central a parte que esta desfiando é somente a parte onde pega a "bunda" da seta, pq esta acontecendo isso?
isaque silveira

MensagemAssunto: Re: Manutenção de corda e cabos de balestras.   Qui Nov 24, 2016 10:32 pm

Mais galera quando vc passa silicone no trilho pega tmb no serving central isso tmb pode estragar a trava ?
FBSCROSSB

MensagemAssunto: Re: Manutenção de corda e cabos de balestras.   Qui Nov 24, 2016 11:48 pm

isaque silveira escreveu:
Mais galera quando vc passa silicone no trilho pega tmb no serving central isso tmb pode estragar a trava ?

Não estraga porque não pega na parte do meio do serving, não pega na parte que "trava" no sistema de gatilho.
ipmucci

MensagemAssunto: Re: Manutenção de corda e cabos de balestras.   Sex Nov 25, 2016 9:14 am

Sempre ouvi que não é bom encerar o serving, pode fazer ele ficar solto e se desfazer. Cera apenas na parte da corda em que as "linhas" aparecem. Tira o excesso com uma linha e da uma esfregada com um pedaço de couro pra penetrar nas fibras. procura por Xfinder, eles tem umas ceras boas pra corda.
henrique40

MensagemAssunto: Re: Manutenção de corda e cabos de balestras.   Sex Nov 25, 2016 12:17 pm

a cera é para ser passada no trilho e no serving, isso é que evitar o desgaste prematuro do serving, não tem porque lubrificar as partes da corda que não estão em contado com o trilho....

usar silicone não tem problema, o único desconforto que eu senti é que como eu deixo minhas balestras penduradas na parede, o silicone escorri e era uma lambança...rssss

“A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras."
Carlos Drummond de Andrade
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Manutenção de corda e cabos de balestras.   Hoje à(s) 6:28 pm

Manutenção de corda e cabos de balestras.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Manutenção Preventiva garante vida longa ao carro
» Manutenção Assyst B - 32.000 Km
» Manutenção - dúvida básica
» Manutençao da W210 E320.
» Manual e livreto de manutenção de Classe A em PDF

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: