ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Arco com madeira de palmeira... alguém já tentou?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
pietropetris

MensagemAssunto: Arco com madeira de palmeira... alguém já tentou?   Qua Jun 27, 2012 11:09 am

Então galera, até hoje não vi ninguém que tentou fazer arcos com palmeiras.

No site do Toxóphilos o cara fala que alguns índios da amazônia usam uma palmeira chamada pati pra arcos. Até aí nada me chamou a atenção, até que meu pai veio me dizer que ele vai fazer um arco com madeira de coqueiro/palmeira.

Alguém aí já tentou fazer um arco com isso? Parece uma madeira bem "fibrosa", mas meio mole... scratch

Se meu pai começar a empreitada do arco vou postar o desenvolvimento aqui (se houver desenvolvimento hehehe).
jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Arco com madeira de palmeira... alguém já tentou?   Qua Jun 27, 2012 1:05 pm

Pessoalmente nunca tentei, mas é uma das que está na lista. Prestenção pra usar a parte dura da palmeira, pois algumas possuem o nucleo molenga, daí tem que usar a parte mais proxima da casca.

I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the goddamn valley!

Última edição por jorge_wiendl em Qua Jun 27, 2012 1:06 pm, editado 1 vez(es) (Razão : acertar o portugues!)
arcanjo

MensagemAssunto: Palmeiras    Qua Jun 27, 2012 7:47 pm

Pietro boa noite.
Sempre que conversava com o pessoal das antigas que conhecem o mato ou que caçavam, sempre pinta o nome da ORICANA.
Dizem que é uma palmeira, e a madeira dá ótimos arcos.
Logo saberei . Pois um primo meu ,que esta a fim de praticar o tiro com arco. Esta para conseguir um pedaço desta madeira e fabricar um long bow.
É esperar pra vêr.

MensagemAssunto: Re: Arco com madeira de palmeira... alguém já tentou?   Qua Jun 27, 2012 8:41 pm

Cara,voce tirou as palavras da minha boca...
Aqui na minha regiao,essa madeira é chamada de ARICANGA,e os antigos também falam muito dela,tanto para se fazer arcos de peneira e também para arcos e flechas. Ela é uma palmeira com pequenas dimensoes,já consegui algumas,mas foram mal aproveitadas,ainda era moleque e nao tinha o mínimo de conhecimento...Agora aqui na minha regiao tá escassa...tem muito poucas,mas quem sabe,eu nao arrisco e tento brincar de novo!

Jorge,voce nunca ouviu falar dessa madeira?
jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Arco com madeira de palmeira... alguém já tentou?   Qui Jun 28, 2012 7:37 am

Jose *** Dantas Bahia escreveu:
Cara,voce tirou as palavras da minha boca...
Aqui na minha regiao,essa madeira é chamada de ARICANGA,e os antigos também falam muito dela,tanto para se fazer arcos de peneira e também para arcos e flechas. Ela é uma palmeira com pequenas dimensoes,já consegui algumas,mas foram mal aproveitadas,ainda era moleque e nao tinha o mínimo de conhecimento...Agora aqui na minha regiao tá escassa...tem muito poucas,mas quem sabe,eu nao arrisco e tento brincar de novo!

Jorge,voce nunca ouviu falar dessa madeira?

Colega, José ***, aqui na região palmeira é mais dificil de achar que lavoura de arroz! Tenho um pedaço de uma que derrubei há mais ou menos 10 anos, que é a que vai servir pros testes!

I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the goddamn valley!
Jose Americo Dantas Bahia

MensagemAssunto: Re: Arco com madeira de palmeira... alguém já tentou?   Qui Jun 28, 2012 11:22 am

Que pena,pois seria interessante a gente ter o palpite de quem entende do assunto...

De qualquer forma,hoje pela manha,conversei com o pessoal do laticínios onde trabalho e conversei com um mateiro de 82 anos e falei sobre a tal da aricanga.Ele disse que tem muita ainda na nossa regiao e que ele é famosa pela sua grande flexibilidade e resistencia e também nao pega brocas(inseto tipo cupim).Ele vai arrumar algumas pra mim pra eu fazer alguns testes,agora que existe o fórum,vai ficar mais fácil ,aqui tem muita informaçao e qualquer dúvida,a gente enche o saco da galera sabida!!
pietropetris

MensagemAssunto: Re: Arco com madeira de palmeira... alguém já tentou?   Qui Jun 28, 2012 1:46 pm

Que legal galera!

Vou anotar os nomes e procurar por aqui. Se conseguir também quero testar.

Boa sorte pra todos com os projetos!
pietropetris

MensagemAssunto: Re: Arco com madeira de palmeira... alguém já tentou?   Qui Jun 28, 2012 2:27 pm

Se alguém começar alguma coisa relacionada, seja mesmo conseguir a madeira ou começar o arco, por favor postem!

MensagemAssunto: Re: Arco com madeira de palmeira... alguém já tentou?   Ter Out 23, 2012 10:07 am

Fiz a tentativa de fazer um arco com a palmeira aricanga que eu consegui,mas nao obtive bons resultados.Dei uma tillerada nele e deixai secar por 3 meses na sombra.Só que a madeira revelou-se muito fibrosa,macia e com muuuita memória!
Com certeza,minha próxima tentativa de fazer um arco,não será uma palmeira!
CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: Arco com madeira de palmeira... alguém já tentou?   Ter Out 23, 2012 12:09 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com

MensagemAssunto: Re: Arco com madeira de palmeira... alguém já tentou?   Ter Out 23, 2012 3:33 pm

Só pra salientar,eu usei a madeira da parte mais próxima da casca,como o Jorge recomendou...Mas foi um fiasco,talvez com outra palmeira,dê...A aricanga fez jus ao que os antigos daqui diziam,que eram usadas para a construçao de arco de peneira,pois é impressionante a flexibilidade e a memória que ela tem.
Kojak

MensagemAssunto: Re: Arco com madeira de palmeira... alguém já tentou?   Ter Out 23, 2012 6:19 pm

É que a palmeira tem muita água circulando dentro dela pra pode aguentar as secas. Daí c tira mais pra extremidade mesmo.

Drakenzi

MensagemAssunto: Re: Arco com madeira de palmeira... alguém já tentou?   Ter Out 23, 2012 7:22 pm

faz que nem indio... usa a pati... tenho uma trozoba feita com pati aqui...

Marcio Fernando Barci

MensagemAssunto: Re: Arco com madeira de palmeira... alguém já tentou?   Qui Nov 01, 2012 9:39 am

Drakenzi escreveu:
faz que nem indio... usa a pati... tenho uma trozoba feita com pati aqui...

Posso ajudar aqui - ja vi isso tudo
URICANGA - nome correto - palmeira tipica da zona do cerrado , nasce em touceiras na linha d'agua das nascentes...area mais pantanosa. Dá uns coqueirinhos compridos de até 8 cm de diametro e cerne razoavelmente duro. Deve ser colhido na epoca da seca em lua nova de mes ser 'r'. Seco em pé.
use mais a parte externa de qualquer palmeira.
Indios do meio norte usam Pati que tem a parte externa bem silicificada, o tucum tambem é bom pra isso mas eu perderia meu tempo com outra coisa pois ja passei muita raiva com arco blow
Tal como o bambu, a palmeira é um composite natural - mas sem epoxi hehehe, e rico em amidos e celulose - bom alvitre é mergulhar o mesmo, depois de pronto e aquecido devidamente - em solução piritica - dai vira composite mesmo, mas percam tempo com coisa que o valha
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Arco com madeira de palmeira... alguém já tentou?   Hoje à(s) 5:24 am

Arco com madeira de palmeira... alguém já tentou?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Alguém já usou isto...
» Volta à Madeira..Parte 1
» PCX MADEIRA
» O que passar no painel de madeira?
» Alguém já comprou no FC MOTO (Alemanha)?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: