ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

tamanho da corda ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
laloperera

MensagemAssunto: tamanho da corda ?   Ter Jun 26, 2012 12:20 pm

oi gente ,tenho uma duvida ou varias ,estou fazendo( tentando fazer)um longbow de ipe e bambu,a pergunta e ,quantas polegadas a menos que o arco tem que ter a corda ,vou fazer de dacron ,e o tamanho do arco se mede como?
abraço

Lincoln

MensagemAssunto: Re: tamanho da corda ?   Ter Jun 26, 2012 12:28 pm

O comprimento do arco se mede assim

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

A corda deve ser, mais ou menos, 4 ou 5 polegadas menor que essa medida.

MensagemAssunto: Re: tamanho da corda ?   Ter Jun 26, 2012 12:47 pm

Lincoln escreveu:
O comprimento do arco se mede assim

A corda deve ser, mais ou menos, 4 ou 5 polegadas menor que essa medida.
valeu lincoln !

Ruy

MensagemAssunto: Re: tamanho da corda ?   Qua Abr 09, 2014 4:20 am

Para não criar um tópico falando do mesmo assunto, vou pegar um gancho aqui.
Tenho um arco recurvo olímpico e utilizo uma corda que comprei há quase 2 anos. Essa corda começou a apresentar problemas no serving e resolvi trocá-la por uma nova que havia comprado para reposição, fios mais novos, material melhor etc.
Para minha surpresa a corda é quase 1" mais comprida que a velha e cheguei a colocar quase 30 voltas para conseguir chegar no brace anterior. E com 30 voltas a corda começa a ter comportamentos indesejáveis (começa a enrolar nela mesma) além do provável desgaste prematuro.
Fica a questão.
1. Antigamente as cordas, devido ao material, eram 4" menor que o tamanho do arco. Hoje são 3" devido aos fios modernos que cedem menos.
2. Hoje mesmo com risers e lâminas modernas, dependendo da configuração, a corda poderá ter tamanho, ou muito longo ou muito curto.
3. Para cada configuração de risers e lâminas haverá o brace ideal e também o tamanho ideal da corda.

Resultado : Uma vez que sou partidário de dar apenas poucas voltas na corda, as cordas padrões não me atendem, pedi para confeccionar uma outra no tamanho desejado, pelo menos para que atinja o brace mínimo.

Recomendação : Não compre cordas padronizadas a menos que você tenha certeza de que lhe servirá.

Algumas marcas de cordas padronizadas apresentam, na embalagem, o comprimento. Fui notar isso depois. Mas a maioria mostra apenas o tamanho do arco para o qual é indicado.

Bons tiros.
EVC

MensagemAssunto: Re: tamanho da corda ?   Qua Abr 09, 2014 6:27 am

Eu faço as minhas 3.5" a 3.75" mais curtas. As cordas têm dois tipos de esticamentos, elástico e não elástico. O último faz com que ela aumente até 1/2" (pelo menos o que tenho observado com 8125), estabilizando depois de uns 200 tiros ou um dia inteiro montada no arco. Algumas pessoas fazem um preesticamento da corda mas eu duvido que isso seja feito com cordas comerciais.

Pela minha experiência uma mesma corda vai precisar de algumas voltas adicionais em um WinWin do que em um Hoyt para dar um certo BH. Pode ser pelo fato de o Hoyt puro-sangue (riser e lâminas) ser um pouco mais longos que os WinWin puro sangue ou pelo fato de os riser Hoyt serem mais deflex (pelo menos o GMX é um pouco mais deflex do que os WinWin com que comparei.

Trinta voltas é ótimo a meu ver. Até ~60 voltas estaria dentro da recomendação da BCY e Brownell (1 a 2" por volta). Já usei cordas com até mais voltas que isso e, francamente, não notei diferença perceptível em termos de desempenho.

Sei que há toda uma conversa sobre perder energia quando a corda tem mais voltas mas nunca vi ninguém publicar evidências experimentais sólidas, apenas achismos (dos quais aliás o arqueirismo está mais que cheio). Também já vi gente dizendo que com poucas voltas há um efeito para-quedas porque as fibras se abrem. Sem evidências também e francamente me parece bullshit.

Abs.
Ruy

MensagemAssunto: Re: tamanho da corda ?   Qua Abr 09, 2014 8:19 am

EVC escreveu:
Eu faço as minhas 3.5" a 3.75" mais curtas.

Olá EVC, obrigado por responder.
Achei que o problema era o meu fora do padrão mas pelo visto 3" é pouco mesmo.
Ainda mais, como você disse, que Win&Win (que é o mesmo que SF)  tendem a ser mais curtas. E é o que acontece com as minhas duas lâminas (o riser é o mesmo).
Ontem mesmo fui a uma outra loja e, ao medir com uma trena, todas as cordas seguiam o padrão.

Particularmente não gosto de colocar muitas voltas, dá a impressão que as fibras sofrem mais com o atrito.
E ainda aquele problema de perder as voltas, por descuido, ao tirar a corda do arco. A vantagem é que a toda montagem você confere se o brace está certo.

Pelas medições, a minha corda original é 3.75" inferior que o tamanho do arco enquanto que a nova que comprei, 3".
Alguns proshops que fabricam cordas sob medida afirmam que todas são pré-tensionadas no momento da fabricação para ter o mínimo de deformação ao colocar no arco. Deve ser verdade. E pela diferença de preço, irrisória, compensa.

Bons tiros.
megaseba

MensagemAssunto: Re: tamanho da corda ?   Qua Abr 09, 2014 10:43 am

Ruy escreveu:

Para minha surpresa a corda é quase 1" mais comprida que a velha e cheguei a colocar quase 30 voltas para conseguir chegar no brace anterior. E com 30 voltas a corda começa a ter comportamentos indesejáveis (começa a enrolar nela mesma) além do provável desgaste prematuro.

So um detalhe,

A corda deve sim ser enrrolada. ou seja corda que os fios estão retos (sem volta nenhuma) não serve. Primeiro porque a tenssão entre os fios vai ter diferença. Ao roscar ela a tenssão e repartida entre todos os fios.

O maximo de voltas que voce pode dar numa corda e de 2 voltas por polegada. Então uma corda de 66" pode receber ate 132 voltas.

Abs,

http://www.spinarchery.com.br
Ruy

MensagemAssunto: Re: tamanho da corda ?   Qua Abr 09, 2014 11:28 am

Eu consegui o meu brace adequado com 15 voltas e achei bem razoável.
Acima de 30 voltas já começo a achar muito. Agora, mais de 100!

Deve existir um limite para distribuir bem as tensões em todas as fibras e evitar torções excessivas ou desgaste prematuro. E cada um desses polímeros devem ter os seus limites também.

Sds.
megaseba

MensagemAssunto: Re: tamanho da corda ?   Qua Abr 09, 2014 3:03 pm

Ruy escreveu:
Eu consegui o meu brace adequado com 15 voltas e achei bem razoável.
Acima de 30 voltas já começo a achar muito. Agora, mais de 100!

Deve existir um limite para distribuir bem as tensões em todas as fibras e evitar torções excessivas ou desgaste prematuro. E cada um desses polímeros devem ter os seus limites também.

Sds.

Ruy

Outro dia estava procurando justamente isso e foi em algum site do exterior que encontrei o tema da quantidade maxima de voltas de uma corda (o recomendado). Pior que não guardei o link mais isso era uma duvida que eu tinha.

Mas funciona exatamente como uma corda normal.

Se voce cortar 10 pedaços de fio de costura e segurar eles e puxar, vão arrebentar um antes que o outro. Agora se pegar os 10 fios e torcer eles juntos, provavelmente vai cortar um dedo fora antes de estorar eles.

Com a corda de arco e mas o menos assim. E cordas flemish por exemplo tem geralmente muita mais volta que cordas feitas com puro serving.

Alias elas são as que mais voltas toman pois o flemish acostuma esticar durante algumas semanas ate a corda asentar, e cada vez que estica obiamente vão mais voltas nela.

Abs

Lincoln

MensagemAssunto: Re: tamanho da corda ?   Qua Abr 09, 2014 3:11 pm

Perfeita colocação, Mega. Mas em todo caso é desejável aproximar ao máximo as tensões nos fios na hora dá confecção dá corda. Só que eu acho meio complicado sem equipanento profissional.

MensagemAssunto: Re: tamanho da corda ?   Qua Abr 09, 2014 3:52 pm

Lincoln escreveu:
Perfeita colocação, Mega. Mas em todo caso é desejável aproximar ao máximo as tensões nos fios na hora dá confecção dá corda. Só que eu acho meio complicado sem equipanento profissional.

Eu gosto sempre que faço as cordas ter o arco. Apesar de fazer alguma "avulsa" não fica tão boa quanto.

Basicamente dou as voltas necesarias de fio no gabarito, faço os dois loops da ponta fecho o gabarito e finalizo as pontas da corda.

Ato seguido coloco no arco e dou as voltas necesarias para a corda ficar com o brace. Uma vez que esta com brace faço o serving central.

Isso evita por exemplo voce fazer um serving central com os fios "retos" e depois quando coloca no arco para dar o brace vc não acaba ficando com fios retos dentro do serving central ou pior torcendo todo o serving o qual acaba ficando muitas veces bambo ou aberto.

Eu fiz um gabarito em madeira mas realmente espero em breve mandar fazer um de aluminio com parafuso sem fim. Muito melhor para trabalhar.

Corda flemish ate o mestre me ensino a fazer so que a primeira que fiz já desanimou kkkkkkkkkkkk. Eu tenho que arrumar um tempo para fazer algumas, no final e pura pratica.

Tem que ver o meu mestre com 82 anos de idade faz uma corda flemish em 30 minutos tomando cafe e batendo papo o velho e foda.

Quem não fez nunca corda aprenda não tem coisa melhor. Eu falo que alguem pode se chamar de arqueiro quando sabe montar suas flechas (colar pontas, colar vanes etc) e quando sabe fazer a corda do arco.

E importante não desanimen nunca. Primeira corda que fiz demorei 4 horas para fazer ela e ficou uma merda. hoje em dia faço elas em menos de 1 hora e asistindo tv.

Abs

Ruy

MensagemAssunto: Re: tamanho da corda ?   Qua Abr 09, 2014 4:38 pm

megaseba escreveu:

Se voce cortar 10 pedaços de fio de costura e segurar eles e puxar, vão arrebentar um antes que o outro. Agora se pegar os 10 fios e torcer eles juntos, provavelmente vai cortar um dedo fora antes de estorar eles.

Sebastian,
Essa questão está clara, que juntando os fios a corda resistirá mais. É consenso geral.
O que gostaria de saber é se existe um limite mínimo e máximo de twists ideal para as cordas. O mínimo para que a resistência ideal seja conseguida e um máximo para que não ocorra outros problemas, justamente para trabalhar entre esses dois valores.
Passando de 30 voltas é provável que a corda, ao ser retirada, torça sobre ela mesma como um rabinho de porco. Eu utilizo um clipe para manter as voltas mas muitas vezes acaba escapando na montagem do arco e tenho que ficar medindo novamente o BH.

Procurei no site da BCY, que é o fabricante dos fios da minha corda,  http://www.bcyfibers.com/FAQs.php
E lá diz que recomenda-se, inicialmente, entre 1/2 e 3/4 de volta por polegada (para uma corda de 60", entre 30 e 45 voltas), num arco composto podendo colocar mais voltas dependendo da situação. Se o material não ceder, não há necessidade de por mais voltas.

Mas ainda fica a dúvida. Existe o limite máximo? Se existe qual é esse valor?

No site da Hoyt
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
fala em no mínimo entre 15 e 20 voltas e no máximo 1 volta por polegada de corda para melhor desempenho.

Sds.
Lincoln

MensagemAssunto: Re: tamanho da corda ?   Qua Abr 09, 2014 5:59 pm

Um tempo atrás eu vi um vídeo de um cara que faz cordas profissionalmente. Tem tantos detalhes que eu nem imaginava que existiam. Um que me chamou atenção é o de tentar manter todas as voltas da corda com mais ou menos com a mesma tensão. Primeiro o jig do cara era altamente rígido e pesado, dava pra mexer em praticamente tudo através de um conjunto de manivelas, parecia um torno mecânico. Havia uma ferramenta para passar o fio nos braços do jig mantendo sempre a mesma tensão em todas as voltas. Depois depois de terminada essa parte de passar o fio, dando voltas ao redor dos braços do jig, ainda existe um procedimento para tentar ajustar os fios. Ele folga e aperta, encurtando e alongando o comprimento do jig, diversas vezes. Com o jig dele parece fácil, basta girar um manivela. Só ai que ele começa a fazer o serving das pontas.

MensagemAssunto: Re: tamanho da corda ?   Qua Abr 09, 2014 9:42 pm

Para manter a tensão entre os fios relativamente constante eu passo os fios pelo jig com o mínimo possível de tensão, apenas o suficiente para eles ficarem retos entre os postes. Após amarrar a ponta que fecha as voltas, eu aplico tensão puxando um dos suportes corrediços (no caso do jig abaixo, o do poste "solitário").

Aí faço o loop superior, inverto a corda e faço o loop inferior. O central é feito no arco. Ao contrário do Sebastian eu não dou voltas na corda antes do serving central. Após fazê-lo eu dou as voltas necessárias para chegar ao brace desejado e após algumas horas acrescento as voltas necessárias para voltar ao brace até estabilizar (normalmente após um dia). Como faço todos os servings enrolando no mesmo sentido, ao dar as voltas na corda o serving central acaba sendo apertado um pouco mais. E os fios sob esse serving torcem do mesmo jeito dos que estão expostos (verificado em cordas cujo serving central precisei refazer).

Nunca tive problema com essa técnica, tendo cordas feitas há um ano ou mais, constantemente usadas e ainda assim mantendo a "compostura".

Abs.
Ruy

MensagemAssunto: Re: tamanho da corda ?   Qui Abr 10, 2014 11:39 am

Na loja que encomendei a corda, o cara faz uma em menos de 10 minutos. Uma rapidez impressionante, qualquer dia gravo um vídeo dele trabalhando. Como está acostumado deve ter todas as medidas de cabeça.
Essa mesma loja começou a fabricar cordas de composto também. E, segundo o proprietário, eles compraram um jig especial que é possível pré tensionar uma corda até 400 libras. Deve ser algo parecido com esse que o Lincoln falou.

EVC, gostei da forma como você fabrica as suas. Se um dia eu for me meter a fabricar uma, seguirei essas orientações. E cada um tem um tipo de jig. O meu é uma adaptação que fiz numa escada de ferro mas só uso para refazer os servings.

Hoje peguei a corda padrão que já tinha comprada e coloquei para ajustar o brace. Foram 50 voltas no total, ficou bom mas quando tirei, torceu como um rabinho de porco. Mas nada mau.

Sds.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: tamanho da corda ?   Sex Abr 11, 2014 10:21 am

Caramba, se foram 50 voltas não seria melhor uma corda um pouco mais curta?
Ruy

MensagemAssunto: Re: tamanho da corda ?   Sex Abr 11, 2014 11:32 am

Mamute-sc escreveu:
Caramba,  se foram 50 voltas não seria melhor uma corda um pouco mais curta?

Olá Mamute,

Também acho. A minha antiga, que inclusive refiz o serving, dou 15 voltas e chega no brace ideal.
Essa corda eu já tinha comprada faz tempo e, para não perder, experimentei ontem. Não ficou ruim, mas também não está do jeito que eu gostaria e por isso encomendei uma outra com as mesmas dimensões da antiga.
Mais do que 30 voltas, a corda começa a torcer nela mesma quando retirada do arco.
Como encontrei no site da Hoyt que disse que poderia ir até 60 sem perda de desempenho, confiei e mandei bala. Só consegui o ajuste ideal após 50 voltas.

Vou utilizar durante um tempo e deixar a nova guardada para ver o que dá. Depois posto o que acontece / aconteceu.

Sds.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: tamanho da corda ?   Hoje à(s) 3:05 am

tamanho da corda ?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Qual melhor tamanho das Rodas
» Loja GMOTOS - Capacetes tamanho 64
» corrente transmissao tamanho?
» Tamanho de capacete