ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Dor no ombro da depois do treino.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
emerson@

MensagemAssunto: Dor no ombro da depois do treino.   Qui Jun 07, 2012 7:39 pm

Oi pessoal, sempre que termino o treino com meu arco um hoyt 38 pro xt 2000, fico com o ombro ferrado, com 10 08 tiros já é o suficiente para começar a dor, teria algum exercicio específico para fortalecer a musculatura e eliminar esta dor ? Já estou cheio de antiinflamatório.
collaco

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Qui Jun 07, 2012 7:58 pm

Cuidado amigo. Pode ser que você esteja usando um arco ainda muito pesado para você.
Se o ombro está doendo assim pode ser só muscular. Mas você pode estar desenvolvendo inflamação em alguma estrutura. Tendão, cápsula articular, bursas.
Está alongando antes dos tiros?
Aconselho parar com os treinos até recuperar o ombro. Consultar um ortopedista BOM. Consultar um fisioterapeuta BOM. E depois começar um programa de exercícios.

Dê mais detalhes para avaliarmos. Sua constituição física. Como começou no arco. Seu preparo. Etc etc...

Falco Trophy Vintage 40#
Brasilbows Salomão Slim 40#
Bearpaw Recurve Grizzly Hunter 40#
Bearpaw Viper Longbow 40#
Hoyt Helix Recurve + Carbon 550 Limbs 38#
emerson@

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Qui Jun 07, 2012 8:26 pm

Rafael realmente eu ñ faço nenhum alongamento antes, e ñ imaginava que poderia ser tão sério. Vou seguir o teu conselho e procurar um BOM proficional médico para ver isto, + parar totalmente de atirar eu creio que ñ vou consegui. Agora uma coisa q vc falou q me chamou muito a atenção o peso do meu arco, vc disse que ele seria muito pesado para mim, qual ideal? Eu estou querendo comprar um Hoyt Kobalt o q vc acha? Valeu amigo.
collaco

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Qui Jun 07, 2012 8:40 pm

Não ha um peso ideal. Há o peso que você consegue puxar confortavelmente.

É como um exercício de academia. Ninguém que nunca malhou entra numa academia e vai levantar 50Kg na mesa de supino. Vai se machucar.
Arco é a mesma coisa.

E eu ja falei isso em outro tópico. Você pode ser marombeiro. Mas nunca atirou com arco. Seus músculos são feitos de várias fibras, e nem todas elas são "malhadas". Porque os aparelhos de academia são feitos para aquelas posturas fixas. Tanto que ha aparelhos que variam a postura exatamente para poder trabalhar todas as fibras.

Portanto ao fazer um exercício diferente. O arco. Mesmo que você seja malhador. Vai usar estruturas que nunca foram exercitadas, e de forma também diferente. Precisa começar devagar.

E alongar é primordial. Tanto para o iniciantes quanto para o atleta profissional olímpico. Evita lesões em qualquer esporte.

Falco Trophy Vintage 40#
emerson@

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Qui Jun 07, 2012 8:55 pm

E o q vc acha do arco hoyt kobalt? é menor q o meu 28 de ATA.
boconcelob

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Sex Jun 08, 2012 5:46 pm

qual ombro doi, o que segura o tranco ou oque ancora, procure um medico colega, pode ser inflamação, ou até pior.

Por causa da minhas costas, não posso mais atirar com bestas, td isso porque ignorei os avisos do meu corpo!
cuidado amigo.

tbm pode ser o modo que vc ancora, postura, etc..
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Sex Jun 08, 2012 5:57 pm

Como os outros disseram, procure curar a inflamação primeiro; depois procure auxílio para melhorar a postura e forma. Podem ser vídeos no youtube, livros ou aulas.

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Sex Jun 08, 2012 8:01 pm

Eu acredito em dois pontos, Arco com a potência muito alta. Se ele for um 50/60 libras, baixa ele para 50 libras, ou até um pouco menos. O meu eu comecei com 45 libras e agora estou com 52 libras.

Outro ponto que vc pode verificar é como está puxando o arco. Você não deve fazer força com o ombro, e sim com o músculo das costas. Dá uma olhada aqui no fórum , e procura por postura, tem alguns ótimos vídeos. Se possível, analisa bem o vídeo, e depois pede para alguem te filmar de costas, e compara as filmagens. Procura no youtube um vídeo do Roberval dos Santos, ele está sem camisa e dá para ver bem a musculatura que trabalha na puxada.

Para o que vc vai querer o Arco, Caça ou Target?

TRC

MensagemAssunto: dor no ombro   Sex Jun 08, 2012 9:36 pm

Emerson
Uma receita que aprendi com professores de judô, velhinhos, donos de academia, "balsamo de benguê".
Exercícios de abertura de braços com 1 kg em cada mão fortalecem a musculatura.
Um alongamento e uma boa massagem antes do treino e outra massagem melhor depois do treino, usando o "balsamo de benguê", certamente eliminaria esse tipo de dor.
Na minha opinião, desculpem-me os que pensam diferente, não há o mais leve ou mais pesado.
No judô, eu lutava com crianças, velhos, e com pesos pesados, e, mais ainda, com faixas pretas que "pregavam o pau" mesmo.
O "benguê", no judô, no futebol, sempre foi a minha salvação.
Se o músculo chia, se o esforço é muito, "benguê", "santo remédio"!
Tenho idade avançada e calcificação na coluna, com o "benguê", as dores amenizam.
TRC

collaco

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Sab Jun 09, 2012 12:02 am

Não é a mesma coisa não. Não dá para comparar arco e judô. É como comparar futebol com salto com vara. Exigências diferentes. Biomecânica diferente.
Arco não exige explosão. Exige sustentação de carga e com postura fixa. Repetitiva. A carga tem que ser adequada ou ocorrerão lesões.

E não sabemos que tipo de lesão está ocorrendo. Nem como ela está ocorrendo. Se é por sobrecarga ou erro de postura. Não se pode receitar nada sem avaliação.

Uma lesão crônica pode tirar o colega do esporte permanentemente. Se não podemos definir só podemos orientar a procurar quem possa.

Falco Trophy Vintage 40#
TRC

MensagemAssunto: repetição   Sab Jun 09, 2012 8:37 am

A questão "repetitiva" é importante.
A postura e a potência, também são importantes e decisivas.
O arqueiro precisa medir o tanto que consegue puxar em potência (libras).
Amarrar um balde bem grande num fio resistente, passar o fio pelo degrau de uma escada de madeira inclinada e bem apoiada, em posição de tiro, apoiar a mão do arco na escada e puxar o balde com a mão da corda.
Vá colocando água no balde até verificar quantos litros consegue levantar, bem comodamente, sem forçar os músculos.
Cada libra de potência corresponde a + ou - 0,453 litros dágua.
Assim dá para saber qual é a potência do arco que cabe ao arqueiro, mais ou menos.
O "benguê", é muito bom para curar as dores musculares. Não deixe de usar, principalmente à noite, antes de dormir.
TRC
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Sab Jun 09, 2012 9:15 am

eu já tive uma pequena lesão (uma semana sem arco e resolveu) por falta de alongamento antes de iniciar os tiros, posso dizer o que aconteceu ao longo de minh pequena trilha no arco e flecha (quase 2 anos de prática e perto de 20000 tiros), só aconteceu dor no ombro (tanto no que puxa a corda quanto no que segura o arco) por causa de erro de postura, se a postura e a técnica de tiro estão corretas essas dores localizadas não acontecem, pelo menos foi assim comigo, não estou falando de dores no corpo todo ( Twisted Evil ) que acontece quando o treino é muito longo e depois de um tempo parado, mas isso creio que é o que acontece em qualquer outro esporte, vários musculos fadigados, mas não dor localizada em apenas uma região do corpo

por isso que as vezes bato na tecla do pessoal procurar por uma academia, ou um instrutor com experiência, pelo menos para uma aula que te dê uma boa noção da técnica (claro que uma análise mais apurada em videos no YT, muitos postados por aqui, aliados a um amigo que veja e comente os erros é de grande valor também), esse foi um dos motivos principais de eu estar organiando o 1o. ENCONTRO ARCO BRASIL, em novembro, além de tornarmos as amizades virtuais em pessoais teremos muita instrução de tiros e dicas de manutenção de equipamento
TRC

MensagemAssunto: forum   Sab Jun 09, 2012 10:30 am

Sábias palavras, de todos os que aqui se manifestaram.
Congratulações!
Esse encontro arco brasil, excelente idéia. Onde seria o evento? SC?
TRC
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Sab Jun 09, 2012 10:46 am

só para deixar clara uma confusão que acontece geralmente, esse sc que está no meu nick é sc de São Carlos, centro do estado de SP e não SC de Santa Catarina, mas continuemos

o encontro será no feriadão da Republica (15 de novembro) e será na cidade de Orlândia-SP, fica a uns 60km ao norte de Ribeirão Preto,^quem tem interesse dá uma lida nesse tópico

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

hoje a noite ou amanhã vou iniciar um tópico sobre Ação entre Amigos, isso é, seria uma contribuição de quem desejasse ajudar a minimizar os custos de fabricação de alvos, transporte de alvos, organização e se sobrar algum seria para abater nos custos de hospedagem e alimentação dos participantes (os prêmios das competições será fornecido pelos patrocinadores do evento Bow Brasil (Guilherme Bunger) e CSP Archery (Sandro Penzente) e RD Arqueiria (Raul), já foi aberta uma conta no nome de um mebro do Forum (conta específica para o evento para facilitar uma prestação de contas a todos membros do Forum); buscamos a participação de todos, mesmo que não seja nos 4 dias do evento
TRC

MensagemAssunto: SC   Sab Jun 09, 2012 11:17 am

RSRSRSRSRSRS!!!!!
Eu sei Mamute, eu sei. Só abreviei!
Inda outro dia passei por aí. No vapt-vupt, de ônibus. Nem desci. rsrsrs
Conheço bem a nossa SC, morei aí um ano.
TRC
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Sab Jun 09, 2012 11:31 am

é verdade, vc fiocu de vir almoçar um dia aqui, quando quiser é só vir, marca anes é claro, pois posso estar passeando em algum trabalho por aí kkkkk
giantorm

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Sab Jun 09, 2012 12:03 pm

O que o Mamute comentou é o que tinha escrito no início, Potência do arco maior do que o ideal, e a postura e puxada errada.

Um amigo que é massoterapeuta e fisioterapeuta, e já me curou 2x onde os médicos não conseguiam, me recomendou o uso do Benguê, na região onde vai sofrer o maior esforço, no caso as costas. Ele serve para ativar a circulação e preparar o músculo para o esforço que está por vir.

Infelizmente como na maioria das vezes estou atirando sozinho, e não consigo eu mesmo passar nas costas, acabo não fazendo. E o cheiro que deixa na roupa, dá p/ sentir a 1km de distância, kkkkk.

Acho válido a sugestão do TRC, só não deve ser usado para mascarar dores decorrentes de erros como os falados acima. Uma dor localizada é sinal de que alguma coisa está esrrada, e se não for resolvido a causa, no futuro vai trazer problemas, e quem sabe até chegar ao ponto de não poder mais atirar.

TRC

MensagemAssunto: cheiro   Sab Jun 09, 2012 12:18 pm

Amigos, o "benguê" é dose, cheira mesmo.
Já acostumei com o uso dele, para mim, é milagreiro!
Usei muito, na juventude, posso dizer até que me ajudou sarar o menisco.
Agora, na senectude, alivia as dores de coluna calcificada. hê!hê!hê!
Minha esposa me ajuda, aplica a pomada no lombo.
Bom é a noite, antes de dormir, porque esquenta e cheira muito.
TRC
giantorm

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Sab Jun 09, 2012 12:49 pm

E no inverno é descongestionante nasal, kkkkk

TRC

MensagemAssunto: nariz   Sab Jun 09, 2012 3:33 pm

RSRSRSRS
Descongestiona mesmo! Deve ser por causa da cânfora!
Quando era moleque, a gente colocava um saquinho com cânfora pendurado no pescoço, por baixo da camisa.
Acho que era pra combater tosse comprida. rsrsrsrs
TRC
rodlopesms

MensagemAssunto: Ótimos exercícios para ombros   Qui Jul 05, 2012 9:42 pm

Para quem tá com dor no ombro ou para prevenção. Neste vídeo possui alguns exercícios simples mas muito eficiente para fortalecer as estruturas do ombro que geralmente inflamam e causam dores.

Recurvo PSE Sable 55#
Bobjf

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Ter Nov 20, 2012 9:34 pm

Comecei a atirar a pouco tempo e no começo também tinha dores no ombro... Comecei a fazer alongamento antes de atirar e pedi na academia para o professor me passar alguns exercícios para fortalecer a musculatura, faço uma remada frontal que me ajudou muito. Hoje com o alongamento e com a musculação consigo ficar muito mais estático e sem dores.
Bobjf

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Ter Nov 20, 2012 9:38 pm

Bobjf escreveu:
Comecei a atirar a pouco tempo e no começo também tinha dores no ombro... Comecei a fazer alongamento antes de atirar e pedi na academia para o professor me passar alguns exercícios para fortalecer a musculatura, faço uma remada frontal que me ajudou muito. Hoje com o alongamento e com a musculação consigo ficar muito mais estático e sem dores.

Esqueci de mencionar que inicialmente tinha até um pouco de dificuldade para 45#, mas com a prática e os exercícios já estou quase no meu objetivo de chegar aos 55#
w3rm

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Sab Dez 15, 2012 3:11 pm

collaco escreveu:

Está alongando antes dos tiros?

rodlopesms escreveu:
Para quem tá com dor no ombro ou para prevenção. Neste vídeo possui alguns exercícios simples mas muito eficiente para fortalecer as estruturas do ombro que geralmente inflamam e causam dores.

Fala galera!

Sou escalador e problema nos ombros é o nosso dia a dia... Já pesquisei muito e alongamento antes do treino não é indicado... dizem que os tendões ficam frágeis deixando o corpo mais propenso a lesões.... pesquisando no google vai ver varios artigos falando sobre isso... o ideal é um pequeno exercicio de aquecimento antes do treino. Tipo movimento de natação.... e levantar o braço a altura da cabeça alternadamente varias vezes até sentir que o ombro foi aquecido.... mas o mais indicado MESMO é o treino com garrote ou teraband que foi excepcionalmente mencionado pelo rodlopesms no post acima. Esse exercicio do video foi indicado a mim por um escalador e canoista de brasilia. ele me salvou. faço mais alguns movimentos que se quiserem eu faço um pequeno video e posto aqui pra vocês verem.
Alongamento, nos artigos que li, e conversando com os varios fisioterapeutas que conheço, SEMPRE depois.
Ah, vale mencionar que Yoga também é muito bom e indicado pra qq coisa na vida sempre até a morte! é um ótimo complemento pra qq esporte. tanto fisico quanto espiritual.

Falei na Yoga e na escalada pois assim com o arco são exercícios ISOMÉTRICOS aonde o movimento de contração dos músculos não é tão dinamico e sim de contração mantida.

abraços!

"A arte genuína não conhece nem fim nem intenção."
A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen.
emerson@

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Sab Dez 15, 2012 10:06 pm

Oi Pessoal realmente os dores que estava sentindo sumiram eu dei uma pausa e procurei desemfalmar a musculatura e melhorou muito. E depois de reunirmos o pessoal fissurado pela arqueria aqui em Teresina: Sancho, André o Fernando em nossos encontros eles me falaram que eu estava puxando o arco errado, estava puxando com a musculatura do ombro e ñ das costas, e agora estou melhorando a puxada e as dores se foram. Valeu pelas dicas!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dor no ombro da depois do treino.   Hoje à(s) 12:25 pm

Dor no ombro da depois do treino.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Mais um treino no Autódromo de Goiânia-Fotos 25-05-09
» Campos de treino
» Um pé, depois o outro...
» Campo de treino- AJUDA
» Motor pega e fica por fração de segundos ligado e depois apaga!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Tiro ao Alvo/Target-
Ir para: